quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Jack Palance (nascido Volodymyr Palahniuk, 18 de fevereiro de 1919 - 10 de novembro de 2006) foi um ator americano. Durante meio século de aparições em filmes e televisão, Palance foi indicado para três Oscar, todos de Melhor Ator Coadjuvante, vencendo em 1991 por seu papel em City Slickers....Palance nasceu Volodymyr Palahniuk em 18 de Fevereiro de 1919 em seção Lattimer Mines de Hazle Township, Luzerne County, Pensilvânia, para Anna (née Gramiak) e Ivan Palahniuk, um mineiro de carvão antracito.  Os pais de Palance eram imigrantes ucranianos,  seu pai natural de Ivane Zolote no sudoeste da Ucrânia (moderno Ternopil Oblast) e sua mãe a partir da Lviv Oblast.
Um dos seis filhos, ele trabalhou em minas de carvão durante sua juventude antes de se tornar um boxeador profissional no final de 1930. Lutando sob o nome de Jack Brazzo, Palance supostamente compilou um registro de 15 vitórias consecutivas com 12 nocautes antes de perder uma decisão apertada para o futuro peso pesado Joe Baksi em um "Pier-6" rixa.  Anos mais tarde ele contou: "Então, eu pensei, você deve estar louco para obter a sua cabeça bater em por US $ 200"  a capacidade atlética do Palance variou de distância do círculo quadrado, bem.. Ele era um jogador de futebol colegial excelente e esta habilidade foi reconhecido por Raymond Wolf, o Head Coach da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Palance começou sua carreira na Carolina como um zagueiro, mas Treinador Lobo ea equipe sentiu que estava mais adequada para jogar na linha e, depois de alguma consideração, Palance deixou o jogo para o bem.
Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, carreira atlética do Palance e terminou sua carreira militar começou como um membro dos Estados Unidos Forças Aéreas do Exército. Rosto áspero do Palance, que levou muitas pancadas no ringue de boxe, foi dito ter se tornado desfigurado enquanto afiançando para fora de uma queima de B-24 Liberator bombardeiro durante um vôo de treinamento sobre o sul do Arizona (onde Palance era um piloto de estudante). Suas maçãs do rosto distintivos e olhos fundos  foram disse ter sido o resultado de cirurgia reconstrutiva. A história por trás rosto de Palance foi repetido inúmeras vezes (inclusive em obras de referência filme respeitados), mas após a sua morte, vários obituários de Palance citou como dizendo que toda a história tinha sido inventada: "assessores de imprensa de estúdio fazer qualquer coisa que eles querem, e os repórteres ir junto com ele. Um flack criou a lenda de que eu tinha sido explodido em um acidente aéreo durante a guerra, e meu rosto tinha que ser colocado de volta juntos por meio de cirurgia plástica. Se é um "cara biônico ', por que não fazer um trabalho melhor com isso? "
Palance foi dispensado do Corpo Aéreo do Exército em 1944. Depois da guerra, ele frequentou a Universidade de Stanford, deixando um crédito tímido de se formar para prosseguir uma carreira no teatro. (A bacharelado em Drama foi-lhe conferido, Classe honorário de '49, em '95)  Durante seus anos universitários, para fazer face às despesas, ele também trabalhou como cozinheiro ordem curta, garçom, empurrão de soda, salva-vidas em Jones Beach State Park, e modelo do fotógrafo.
O sobrenome de Palance era realmente um derivado de seu nome original. Em um episódio de "O que é minha linha?" ele descreve como ninguém conseguia pronunciar seu sobrenome e foi sugerido que ele ser chamado Palanski. Desde que ele decidiu usar apenas Palance vez.
Pausa na qualidade de Palance veio como substituto de Marlon Brando em Um Bonde Chamado Desejo, e ele acabou substituído Brando no palco como Stanley Kowalski.
Em 1947, Palance fez sua estréia na Broadway. Ele estreou na televisão em 1949, e este foi seguido um ano depois por sua estréia no cinema no filme Pânico nas Ruas (1950).  O mesmo ano, ele foi destaque em salões de Montezuma sobre os fuzileiros navais dos EUA na Primeira Guerra Mundial II, onde foi creditado como "Walter (Jack) Palance." Palance foi rapidamente reconhecido por sua habilidade como um ator de personagem, recebendo uma indicação ao Oscar por apenas seu terceiro papel no cinema, como Lester Blaine em Sudden Fear.
No ano seguinte, Palance foi novamente nomeado para um Oscar, desta vez por seu papel como o pistoleiro contratado Jack Wilson em Shane. Vários outros papéis ocidentais seguido, mas ele também desempenhou papéis tão variados como Dr. Jekyll e Mr. Hyde, Drácula e Átila, o Huno. Três anos antes Palance fez o papel, artista de quadrinhos Gene Colan baseou sua interpretação de Drácula para a aclamada série The Tomb of Dracula em Palance, explicando: "Ele tinha aquele olhar cadavérico, uma serpentina olhar em seu rosto. Eu sabia que Jack Palance faria o Dracula perfeito ".
Em 1957, Palance ganhou um Emmy de melhor ator por sua interpretação de Mountain McClintock no Playhouse 90 produção do Requiem de Rod Serling for a Heavyweight.
Jean-Luc Godard persuadido Palance para assumir o papel de produtor de Hollywood Jeremy Prokosch no filme vago 1963 nouvelle Le Mépris com Brigitte Bardot e Michel Piccoli. Embora o diálogo principal foi em francês, Palance Falou principalmente Inglês.
Mais tarde, em 1966, ele apareceu no filme Alice através do espelho dirigido por Alan Handley, no qual interpretou o Jabberwock.
Em 1969, Palance gravou um álbum de música country em Nashville, lançado pela Warner Bros Records. Ele apresentava auto-escreveu a canção de Palance "O Meanest Guy que já viveu". O álbum foi relançado em CD em 2003 pela gravadora água (Water 119).
Palance estrelou a série de televisão Bronk entre 1975 e 1976 para a MGM Television.
Em 1982, Palance começou a hospedar um revival de televisão de Ripley Believe It or Not !. A série semanal correu 1982-1986 na rede americana ABC. A série também estrelou três co-anfitriões diferentes de estação para estação, incluindo a filha de Holly Palance Palance, a atriz Catherine Condestáveis ​​e cantora Marie Osmond. Ripley Believe It or Not! estava em syndication reprise no Canal Sci-fi (Reino Unido) e Sci-Fi Channel (US) durante a década de 1990.
O sucesso de Palance em Ripley Believe It or Not! resultou em uma demanda por seus serviços. Ele fez aparições memoráveis ​​em Young Guns (1988), Tango & Cash (1989) e Batman de Tim Burton (1989), os quais serviram para revigorar sua carreira no cinema. Palance estaria envolvido em novos projetos a cada ano até o início do século 21. Ele também se apresentou no primeiro álbum Roger Waters lançamento solo Os prós e contras de carona, em 1984.
Palance, na época presidente da Fundação Hollywood Trident, saiu de um Festival de Cinema russo em Hollywood em 2004. Depois de ser apresentado, Palance disse: "Eu sinto que eu entrei no quarto errado por engano. Eu acho que o filme russo é interessante, mas eu não tenho nada a ver com a Rússia ou filme russo Meus pais nasceram na Ucrânia:.... Eu sou ucraniano Eu não sou russo Então, me desculpe, mas eu não pertenço aqui é melhor se deixarmos . " Palance foi agraciado com o título de" Artista do Povo "pelo presidente Vladimir Putin, nessa ocasião; no entanto, Palance recusou o título.
Em 2001, Palance voltou ao estúdio de gravação como um convidado especial no coração do álbum Holidays amigo Laurie Z para narrar o famoso poema clássico "The Night Before Christmas".
Em 2002, ele estrelou no filme de televisão de estar com os Mortos oposto Ted Danson, Mary Steenburgen e Diane Ladd. Em 2004, ele estrelou em outra produção televisiva, quando éramos Grownups opostos Blythe Danner; Palance jogado Poppy. Este seria o seu desempenho final.
Segundo o escritor Mark Evanier, criador de quadrinhos Jack Kirby modelou seu personagem Darkseid no ator.
Copywriter de publicidade lendário Eric Molina afirma repetidamente  Pele do Palance Braçadeiras comercial  é a razão pela qual ele entrou na profissão.
Quatro décadas depois de sua estréia no cinema, Palance ganhou um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 30 de março de 1992 por sua performance como Curly Washburn cowboy nos 1991 comédia City Slickers. Pisar no palco para receber o prêmio, os intimidatingly ajuste 6 '4 "(1,93 m) ator olhou para 5' 7" (1,70 m) apresentador do Oscar Billy Crystal (que também era sua co-estrela no filme), e brincou - imitando uma de suas linhas do filme - "Billy Crystal ... Eu porcaria maior do que ele." Em seguida, ele caiu no chão e demonstrou a sua capacidade, aos 73 anos, para executar uma mão flexões.
Cristal transformou isso em uma piada. Na primeira, ele brincou: "Eu disse a Jack antes da cerimônia," Decaf, Jack, descafeinado '", em seguida, em vários pontos da transmissão, ele anunciou que Palance tinha feito o seguinte:
estava nos bastidores na Stairmaster;
"... Apenas Bungee pulou do letreiro de Hollywood";
encontraram-se com o ônibus espacial em órbita;
pai de todos os filhos em um número de produção;
foi nomeado pela revista People Sexiest Man Alive;
tinha ganhado a eleição primária de New York.
No final da transmissão, Cristal disse a todos que ele gostaria de vê-los novamente, "Mas, eu apenas fui informado Jack Palance será a anfitriã do próximo ano."
Anos mais tarde, Billy Crystal apareceu no Inside the Actors Studio com James Lipton e carinhosamente lembrou que após a cerimônia do Oscar Palance aproximou-se dele durante a recepção ", Ele me parou e colocou os braços para fora e disse, 'Billy Crystal, que pensei que seria você ?. " Era a sua maneira muito engraçada de dizer obrigado a um pouco New York cara Jewy que ele obteve o Oscar ".
Em 1993, durante a abertura do Oscar, uma paródia de destaque que Oscar contou com Palance aparecendo para arrastar em um enorme estatueta Oscar com Crystal novamente hospedagem, andando de bicicleta na traseira do mesmo. A meio caminho através do estágio, Palance caiu no chão como se exausto, mas, em seguida, realizou vários one-armados flexões antes de recuperar seus pés e arrastando o gigante Oscar o resto do caminho através do estágio.
Em 10 de novembro de 2006, Palance morreu de causas naturais aos 87 anos para a filha para casa seu de Holly em Montecito em Santa Barbara County. Seus restos mortais foram cremados, as cinzas retido pela família e amigos.  Jack Palance viveu por um número de anos ao redor de Tehachapi, perto de Bakersfield, no sul da Califórnia.
Palance tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 6608 Hollywood Boulevard. Em 1992, ele foi introduzido no Performers ocidentais Hall of Fame no National Cowboy & Western Heritage Museum, em Oklahoma City, Oklahoma.
Palance era casado com sua primeira esposa, Virginia Baker, 1949-1968, com quem teve três filhos: Holly (nascido em 1950), uma atriz, Brooke (nascido em 1952) e Cody (1955-1998). No dia de Ano Novo 2003, a primeira esposa de Palance Virginia Baker, (07 de julho de 1922 - 01 de janeiro de 2003) foi atingido e morto por um carro em Los Angeles.
Sua filha se casou com Brooke Michael Wilding, filho de Michael Wilding Sr. (1912-1979) e Elizabeth Taylor; eles têm três filhos.
Cody Palance, um próprio ator, apareceu ao lado de seu pai no filme Young Guns. Cody morreria de melanoma maligno aos 42 anos em 16 de julho de 1998. Palance tinha hospedado O Cody Palance Memorial Golf Classic para conscientizar e levantar fundos para um centro de câncer em Los Angeles. Além de atuar Cody também era um músico.
Em maio de 1987, Palance se casou com sua segunda esposa, Elaine Rogers. Palance pintado e vendido arte da paisagem, com um poema incluído na parte de trás de cada imagem. Ele também foi o autor de The Forest of Love, um livro de poemas publicados em 1996 por Summerhouse Press.
Palance reconheceu um anexo ao longo da vida à sua herança Pensilvânia e visitou lá quando capaz. Pouco antes de sua morte, ele colocou sua Butler Township, Pensilvânia, Holly-Brooke fazenda à venda e sua coleção de arte pessoal acima para o leilão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário