quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



James Harrison Coburn III  (31 de agosto de 1928 - 18 de novembro de 2002)  era um ator americano. Ele foi destaque em mais de 70 filmes e fez 100 aparições na televisão durante sua carreira de 45 anos,  ganhar um Oscar por seu papel coadjuvante como Glen Whitehouse no Affliction.
Um homem de liderança capaz, tosco, seu sorriso cheio de dentes e corpo esguio fez dele um cara durão perfeito em numerosos líder e papéis coadjuvantes em westerns e filmes de ação,  como The Magnificent Seven, Hell Is For Heroes, The Great Escape , Our Man Flint, In Like Flint, Pato, Você Ventosa !, e Cruz de Ferro.
Durante o final dos anos 1960 e início dos anos 1970 Coburn cultivado uma imagem sinônimo de "cool" , e junto com contemporâneos como Lee Marvin, Steve McQueen, Charles Bronson e se tornou um dos proeminentes "durão" atores de sua época.....Coburn nasceu em 31 de agosto de 1928 em Laurel, Nebraska, filho de James Coburn, Jr. e Mylet Johnson. O Coburn mais velho tinha um negócio de garagem que foi destruída pela Grande Depressão.  se Coburn foi criado em Compton, Califórnia, onde ele participou de Compton Junior College. Em 1950, ele se alistou no Exército dos Estados Unidos, no qual ele atuou como motorista de caminhão e um disc jockey ocasional em uma estação de rádio do exército no Texas. Coburn também narrou filmes de treinamento do Exército em Mainz, Alemanha.  Coburn participaram Los Angeles City College,  onde estudou agindo ao lado de Jeff Corey e Stella Adler, e mais tarde fez sua estréia nos palcos no La Jolla Playhouse em Billy Herman Melville Budd.  Coburn foi selecionado para uma Remington produtos de barbear comercial em que ele foi capaz de raspar 11 dias de crescimento da barba em menos de 60 segundos,  enquanto brincando que ele tinha mais dentes para mostrar na câmera do que o outro 12 candidatos para o papel.
Estréia no cinema de Coburn veio em 1959 como o companheiro de Pernell Roberts no Randolph Scott Passeio ocidental Lonesome.  Coburn também apareceu em dezenas de papéis na televisão, incluindo, com Roberts, vários episódios de Bonanza, da NBC. Coburn apareceu duas vezes cada em duas outras NBC westerns Tales of Wells Fargo com Dale Robertson, um episódio no papel de Butch Cassidy, e The Restless Gun com John Payne em "The Pawn" e "The Way Back", o último segmento ao lado Bonanza de Dan Blocker.  Durante a temporada 1960-1961, Coburn co-estrelou com Ralph Taeger e Joi Lansing na série NBC aventura / drama, Klondike, situado no Alasca cidade corrida do ouro de Skagway. Quando Klondike foi cancelado, Taeger e Coburn foram reagrupados como detetives no México, em igualmente de curta duração Acapulco, da NBC. Coburn também fez duas aparições em CBS Perry Mason, ambas as vezes como a vítima de assassinato em "O Caso do Editor do invejoso" e "The Case of the Angry Astronaut". Em 1962, ele interpretou o papel do coronel Briscoe no episódio "Hostage Criança" na Rawhide da CBS.
Coburn tornou-se conhecido nos anos 1960 e os anos 1970 por seus papéis de durão em numerosos filmes de ação e ocidentais. Ele apareceu pela primeira vez com Yul Brynner, Steve McQueen e Charles Bronson no filme de John Sturges, The Magnificent Seven, e com Steve McQueen e Charles Bronson em The Great Escape, outro filme Sturges. Coburn fez o papel de um texano vilão no Charade sucesso (1963). Ele foi então escalado como um oficial naval glib em Paddy Chayefsky de A americanização da Emily. Coburn assinou um contrato de sete anos com a 20th Century Fox.  Seu desempenho como um tracker indiano maneta na Major Dundee (1965) lhe valeu muita atenção.
Em 1966, Coburn se tornou uma estrela genuína após o lançamento do filme paródia de James Bond Our Man Flint. No ano seguinte, ele foi eleito o décimo segundo maior estrela em Hollywood.
Em 1971, estrelou o Coburn Duck Zapata Ocidental, Você otário !, com Rod Steiger e dirigido por Sergio Leone, como um especialista em explosivos e revolucionário irlandês que fugiu para o México durante o tempo da Revolução Mexicana no início do século 20. Coburn trabalhou com o diretor Sam Peckinpah para o filme de 1973 Pat Garrett e Billy the Kid, no qual ele interpretou Pat Garrett. Os dois haviam trabalhado juntos em 1965 na Major Dundee. O produtor do filme, Jerry Bresler, assumiu a edição responsabilidades longe de Peckinpah durante a pós-produção. Peckinpah acusado Bresler de engajar-se em sabotagem de seu filme, e ele ameaçou o estúdio com uma ação judicial. Columbia Pictures cedeu, principalmente porque Charlton Heston, a estrela do Major Dundee, disse que ele deixaria de trabalhar para o estúdio a menos que Peckinpah foi permitido direitos de edição do filme. Embora algumas das exigências de Peckinpah foram cumpridas, o produto final ainda não foi satisfatório para ele, e Peckinpah deserdou-o.
No entanto, em 1973 Coburn foi eleito o 23o estrela mais popular em Hollywood.
Peckinpah e virou Coburn ao lado de Cruz de Ferro, um épico de guerra aclamado pela crítica que um fraco desempenho nos Estados Unidos, mas foi um enorme sucesso na Europa. Peckinpah e Coburn continuaram amigos até a morte de Peckinpah em 1984. Em 1973, Coburn estava entre as celebridades que aparecem vestidas na engrenagem prisão na capa do álbum da banda on the Run feita por Paul McCartney e suas asas banda. Coburn voltou à televisão em 1978 para estrelar uma de três partes versão mini-série de um romance policial Dashiell Hammett, The Dain Curse, adaptando seu caráter de suportar uma semelhança física com o autor. Durante esse mesmo ano como um porta-voz do Joseph Schlitz Brewing Company, ele recebeu US $ 500.000 para promover seu novo produto em propagandas de televisão por dizer apenas duas palavras: ".. Schlitz Light"
Por causa de sua artrite reumatóide grave, Coburn apareceu em poucos filmes durante os anos 1980 ainda continuou a trabalhar até sua morte em 2002. Ele passou grande parte de sua vida a escrever canções com cantor e compositor britânico Lynsey de Paul e fazendo séries de televisão como seu trabalho sobre Darkroom . Ele alegou ter se curado com pílulas contendo methylsulfonylmethane (MSM) um suplemento alimentar  Coburn voltou a filmar na década de 1990 e apareceu em papéis coadjuvantes em Young Guns II, Hudson Hawk, Sister Act 2:. Back in the Habit, Maverick , Eraser, The Nutty Professor, Affliction, e Payback. Desempenho do Coburn em Affliction, eventualmente, lhe rendeu um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Além disso, ele também forneceu a voz de Henry J. Waternoose III / Disney e da Pixar "Monster Inc."
O interesse de Coburn em carros rápidos começou com o negócio da garagem de seu pai e continuou ao longo de sua vida, como ele exportados carros raros para o Japão.  Coburn foi creditado por ter introduzido Steve McQueen para Ferraris, e no início de 1960 era proprietário de uma Ferrari 250 GT Lusso e um Ferrari 250 GT California Spyder SWB. Sua Spyder foi o décimo terceiro de apenas cinqüenta e seis construído. Coburn importou o carro pré-propriedade em 1964, pouco depois de completar The Great Escape.  O carro foi restaurado e vendido para 10,8944 milhões dólares americanos para Inglês emissora Chris Evans, estabelecendo um novo recorde mundial para o maior preço já pago por um automóvel no leilão.
Cal Spyder # 2377 foi redesenhada várias vezes durante a posse de Coburn; tem sido preto, de prata e, eventualmente, de Borgonha. Ele manteve o carro em sua casa-área Beverly Hills, onde ele foi muitas vezes servidos por Max Balchowsky, que também trabalhou sobre a suspensão e quadro modificações nesses GTs Mustang usados ​​nas filmagens de Bullitt de McQueen. Coburn vendeu o Spyder em 1987, após 24 anos de propriedade. Com o tempo ele também possuía a acima referida Lusso, um Ferrari Daytona, pelo menos, um Ferrari 308 e um 1967 Ferrari 412P esportes piloto.
Coburn morreu de um ataque cardíaco em 18 de Novembro de 2002 enquanto escuta a música em sua casa em Beverly Hills. Ele foi socorrido por sua segunda esposa, Paula (née Murad), filho James IV e uma enteada. Coburn foi cremado, suas cinzas foram enterradas em Westwood Village Memorial Park Cemetery e marcada por um banco de pedra inscrita com o nome dele. No momento da sua morte, Coburn era a voz do "Like a Rock" campanha publicitária de televisão Chevrolet. James Garner sucedeu-o para o restante do mesmo.
Em O Novo Dicionário Biográfico de Cinema, o crítico David Thomson afirma que "Coburn é uma raridade moderna:. Um ator que projeta preguiçoso, sexualidade Bem humorado É a falta de neurose, uma impressão de um macaco amável, que o faz parecer um pouco datado: um mais perceptivo Clark Gable, talvez, ou até mesmo um galopando Midwest Cary Grant. Ele fez uma variedade de falhas, filmes prazerosos, os méritos de que, invariavelmente, dependem de sua presença lacônico. Cada vez mais, ele foi a melhor coisa em seus filmes, sorrindo em particular, parecendo sugerir que ele estava em contato com alguma fonte profunda de diversões ".  Film crítico Pauline Kael comentou sobre as características incomuns de Coburn, afirmando que" ele parecia o filho do elemento de ligação entre o tenente Pinkerton e Madame Butterfly " . George Hickenlooper, que dirigiu Coburn em The Man from Elysian Fields chamou de "o homem masculino".  Andy García chamou de "a personificação da classe, o mais badalado do quadril", e Paul Schrader observou que "ele era de geração que 50. Ele teve que parte do moderno, parte cool-cat aura sobre ele. Ele era um dos que tipo de homens que foram formados pelo tipo de estilo Rat Pack "

Nenhum comentário:

Postar um comentário