quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Sir Ian McKellen Murray, CH, CBE (nascido em 25 de maio de 1939) é um ator Inglês.  Ele é o destinatário de seis Prémios Laurence Olivier Awards, um prêmio Tony, um Globo de Ouro, um Screen Actors Guild Award, um prêmio BIF, dois Saturn Awards, quatro Drama Desk Awards e dois Critics 'Choice Awards. Ele também recebeu duas indicações ao Oscar, quatro indicações ao BAFTA e cinco indicações ao Emmy. O trabalho de McKellen abrange gêneros que vão do teatro de Shakespeare e moderno à fantasia popular e ficção científica. Seus papéis no cinema incluem Gandalf em O Senhor dos Anéis e O Hobbit trilogias e Magneto nos filmes X-Men.
McKellen foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico em 1979,  foi nomeado cavaleiro em 1991 para serviços para as artes do espectáculo,  e foi feito a um companheiro de Honra por serviços prestados ao drama e à igualdade, no 2008 Nova Honras ano.  Ele foi feito um Freeman da cidade de Londres, em Outubro de 2014....McKellen nasceu em 25 de Maio 1939 em Burnley, Lancashire, o filho de Margery Lois (née Sutcliffe) e Denis Murray McKellen, um engenheiro civil. Ele era o segundo filho, com uma irmã, Jean, cinco anos mais velha que ele.  Pouco antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial em setembro de 1939, sua família mudou-se para o Wigan. Eles viveram lá durante a guerra e sua infância. Eles se mudaram para Bolton em 1951, depois que seu pai tinha sido promovido.  A experiência de viver através da guerra como uma criança teve algum impacto duradouro sobre ele, e ele mais tarde afirmou que "só depois de paz retomadas .. .. que eu percebi que a guerra não era normal " Em resposta a uma pergunta da entrevista, quando um entrevistador comentou que ele parecia bastante calma no rescaldo do 11 de setembro ataques, ele disse:" Bem, querida, você esqueça Eu dormia sob uma placa de aço até que eu tinha quatro anos. "
O pai de McKellen foi um engenheiro civil e pregador leigo, e era descendente de-irlandês escocês e escocês.  Ambos os avôs do McKellen eram pregadores, e sua grande-grande-avô, James McKellen, era uma "rigorosa, evangélico ministro protestante" em Ballymena, County Antrim. Seu ambiente doméstico foi fortemente cristã, mas não-ortodoxa. "Minha educação foi de baixa cristãos não-conformistas que sentiu que o levou a vida cristã em parte por se comportar de uma maneira cristã a todos que você conheceu."  Quando ele tinha 12 anos, sua mãe morreu; seu pai morreu quando ele tinha 24 anos de sua vinda para fora do armário para sua madrasta, Gladys McKellen, que era um membro da Sociedade Religiosa dos Amigos, ele disse: "Não só foi ela não perturbado, mas como um membro de um sociedade que declarou a sua indiferença para com anos de sexualidade das pessoas para trás, acho que ela estava apenas contente por minha causa que eu não estava mentindo mais. "
McKellen participaram Bolton School (Divisão Boys '), de que ele ainda é um torcedor, que frequentam regularmente para conversar com os alunos. Carreira de McKellen começou no Bolton Little Theatre, da qual ele é agora o patrono.  Uma fascinação precoce com o teatro foi incentivado por seus pais, que o levaram em um passeio em família para Peter Pan na Opera House, em Manchester, quando ele tinha três anos. Quando ele tinha nove anos, seu presente principal Natal era uma madeira e baquelite, dobrável teatro vitoriano de Pollocks Toy Teatros, com um cenário de papelão e fios para empurrar os recortes de Cinderella e de Hamlet de Laurence Olivier.
Sua irmã o levou para sua primeira peça de Shakespeare, duodécima noite,  pelos amadores de Little Theatre de Wigan, logo seguidos pela sua Macbeth e Wigan da High School para a produção de Sonho de Uma Noite de Verão Girls ', com música de Mendelssohn, com a papel do Fundo interpretado por Jean McKellen, que continuou a atuar, dirigir e produzir teatro amador até sua morte.
Quando ele tinha 18 anos, McKellen ganhou uma bolsa para a faculdade de St Catharine, Cambridge, onde leu literatura Inglês......Enquanto em Cambridge McKellen foi um membro da Sociedade Marlowe, aparecendo em Henry IV (como falta de) ao lado de Trevor Nunn e Derek Jacobi (Março de 1959), Cymbeline (como Póstumo, em frente Margaret Drabble como Imogen) e Doutor Fausto.  Sua primeira aparição profissional foi em 1961, no Teatro Belgrade, como Roper em um homem para todas as estações, embora uma gravação de áudio de Cymbeline da Sociedade Marlowe tinha ido à venda comercial como parte da série Argo Shakespeare.
Depois de quatro anos em teatros de repertório regionais, ele fez sua primeira aparição West End, em um perfume das flores, considerado como um "sucesso notável".  Em 1965, ele era um membro da National Theatre Company de Laurence Olivier no Old Vic, que levou a papéis no Festival de Chichester. Com o Prospect Theatre Company, McKellen fez suas performances inovadoras de Richard II (dirigido por Richard Cottrell) e de Marlowe Edward II (dirigido por Toby Robertson) no festival de Edimburgo em 1969, este último causando uma tempestade de protestos sobre a promulgação do homossexual escabroso morte de Edward.
Nos anos 1970 e 1980 McKellen se tornou uma figura bem conhecida no teatro britânico, realizando frequentemente na Royal Shakespeare Company eo Royal National Theatre, onde jogou vários papéis shakespearianos líderes, incluindo a parte titular em Macbeth (que ele tinha ensaiado primeiro para Trevor Nunn em uma "emocionante ... fora do comum" de produção, com Judi Dench, em Stratford, em 1976), e Iago em Otelo, em produções premiadas dirigido por Nunn.  Ambas as produções foram adaptados em filmes de televisão, também dirigido por Nunn.
Em 2007 ele voltou para a Royal Shakespeare Company, em produções de Rei Lear e A Gaivota, ambos dirigidos por Trevor Nunn. Em 2009, ele apareceu em um revival muito popular de Esperando Godot em Haymarket Theatre de Londres, dirigido por Sean Mathias, e atuando ao lado de Patrick Stewart.  Ele é Patron de Inglês Touring Theatre e também presidente e Patrono da Pequena Theatre Guild of Great Britain, uma associação de organizações de teatro amador em todo o Reino Unido.  No final de agosto de 2012, ele participou da cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos de Londres abertura, retratando Prospero de The Tempest.
McKellen tinha tomado papéis no cinema ao longo de sua carreira início em 1969 com o seu papel de George Matthews em Um Toque de Amor, e seu primeiro papel principal foi em 1980 como DH Lawrence em Priest of Love, mas não foi até a década de 1990 que ele tornou-se mais amplamente reconhecida neste meio depois de vários papéis em filmes de sucesso de Hollywood.
Em 1993, McKellen teve um papel de apoio como um magnata do Sul Africano nos aclamados pela crítica  Seis Graus de Separação, no qual ele estrelou com Stockard Channing, Donald Sutherland, e Will Smith. No mesmo ano, ele apareceu em papéis menores nas minisséries de televisão Tales of the City, baseado no romance de Armistead Maupin seu amigo, eo filme Last Action Hero, no qual ele interpretou Morte.
Mais tarde, naquele mesmo ano, ele também apareceu no filme para televisão E a faixa jogada sobre, sobre a descoberta do vírus da Aids, para o qual McKellen ganhou um prêmio CableACE por Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme e foi indicado para o Prêmio Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme.  Em 1995, ele interpretou o papel-título de Richard III, que transportou a configuração em um 1930 alternativo em que a Inglaterra é governado pelos fascistas. O filme foi um sucesso de crítica.  McKellen co-produzido e co-escreveu o filme, adaptação do jogo para a tela com base em uma produção teatral da peça de Shakespeare, dirigido por Richard Eyre para o Royal National Theatre, em que McKellen tinha aparecido Como produtor executivo, ele voltou a taxa de £ 50.000 para completar as filmagens da batalha final. Em sua resenha do filme, o crítico do Washington Post filme Hal Hinson, chamado o desempenho do McKellen uma "encarnação letalmente flamboyant ", e disse que seu" domínio florido ... domina tudo ". Seu desempenho no papel-título rendeu melhores indicações ao ator para o prêmio BAFTA e Globo de Ouro, e ganhou o European Film Award de Melhor Ator. Seu roteiro foi indicado para o prêmio BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado.
McKellen na estréia de O Retorno do Rei, em Wellington, Nova Zelândia, 01 de dezembro de 2003.
Ele apareceu no filme aclamado modestamente  Apt Pupil, que foi dirigido por Bryan Singer e baseado numa história de Stephen King. McKellen retratou um antigo oficial nazista, vivendo sob um nome falso em os EUA, que ficou amigo de um adolescente curioso (Brad Renfro) que ameaçou expô-lo a menos que ele contou sua história em detalhes. Ele foi posteriormente nomeado para o Oscar de Melhor Ator por seu papel no filme de 1998 Deuses e Monstros, em que ele jogou James Whale, diretor do Show Boat (1936) e Frankenstein.
Em 1999 foi lançado McKellen, novamente sob a direção de Bryan Singer, para jogar o vilão de quadrinhos Magneto nos 2.000 filme X-Men e sua seqüelas X2: X-Men United e X-Men:. The Last Stand  Enquanto filmando X-Men McKellen foi escalado como o mago Gandalf na adaptação de três filmes de Peter Jackson de O Senhor dos Anéis (que consistem em A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei). Ele recebeu honras do Screen Actors Guild de Melhor Ator Coadjuvante em um Filme por seu trabalho em A Sociedade do Anel, e foi nomeado para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo mesmo papel. Ele também forneceu a voz de Gandalf por várias adaptações de jogos de vídeo dos filmes.  Em 10 de janeiro de 2011, foi oficialmente confirmado que McKellen iria reprisar o papel de Gandalf no três partes filme adaptação de O Hobbit.
Em 16 de março de 2002, ele foi o anfitrião no Saturday Night Live. Em 2003, McKellen fez uma aparição como ele mesmo no desenho animado americano Os Simpsons, num episódio britânico de temática especial intitulado "The Regina Monologues", junto com Tony Blair e JK Rowling. Em abril e maio de 2005, ele desempenhou o papel de Mel Hutchwright em execução longa novela da Granada Television, Coronation Street, cumprindo uma ambição ao longo da vida. Ele narrou o filme de Richard Sino Dezoito, como um avô que deixa suas memórias da Segunda Guerra Mundial em áudio-cassete para seu neto adolescente.
McKellen já apareceu em filmes limitados de libertação, tais como Emile (que foi filmado em três semanas após o tiro X2),  Neverwas eo Asilo. Ele apareceu como Sir Leigh Teabing em O Código Da Vinci. Durante uma entrevista de 2006, 17 de Maio no The Today Show com o elenco Código Da Vinci e diretor, Matt Lauer fez uma pergunta ao grupo sobre como eles teria sentido se o filme tinha dado um aviso proeminente de que é uma obra de ficção, como alguns grupos religiosos queriam.  McKellen respondeu: "Eu sempre pensei que a Bíblia deve ter um aviso na frente ditado 'Isto é ficção." Quero dizer, caminhando sobre a água ... É preciso um ato de fé E eu tenho fé neste filme -?.. Que não é verdade, não que é factual, mas que é um bom história " Ele continuou: "E eu acho que o público é inteligente o suficiente e brilhante o suficiente para separar realidade e ficção, e discutir a coisa quando vi isso".  McKellen apareceu na série de Extras série de comédia Ricky Gervais '2006, onde jogou-se dirigir caráter Gervais 'Andy Millman em uma peça sobre amantes gays. McKellen recebeu um Primetime Emmy Award 2007 de Melhor Ator Convidado - nomeação Série de Comédia por seu desempenho. Em 2009 ele retratou o número dois do Prisioneiro, um remake da série cult 1967 The Prisoner  Ele repetiu seu papel, Magneto, em X-Men:. Days of Future Past, lançado em maio de 2014; ele dividiu o papel com Michael Fassbender, que interpretou uma versão mais jovem do personagem em 2011 do X-Men:. Primeira Classe
Em 2013, McKellen co-estrelou na comédia ITV Vicious como Freddie Thornhill, o marido de Stuart Bixby, interpretado por Derek Jacobi. A série gira em torno de um casal de idosos gays que estão juntos há 50 anos. Em 23 de agosto de 2013, o show foi renovada para uma segunda série de seis episódios que começou a ser exibida em junho de 2015.
Em novembro de 2013 McKellen apareceu no one-off de Doctor Who 50º aniversário homenagem comédia Os Cinco (ish) Médicos Reboot.
McKellen recebeu um doutorado honorário de Letras pela Universidade de Cambridge, em 18 de junho de 2014.
McKellen e seu primeiro parceiro, Brian Taylor, um professor de história de Bolton, começou seu relacionamento em 1964. Ele durou oito anos, a terminar em 1972. Eles viviam em Londres, onde McKellen continuou a prosseguir a sua carreira como ator. Por mais de uma década, ele tem vivido em uma de cinco andares conversão vitoriana em Narrow Street, Limehouse. Em 1978, ele conheceu seu segundo parceiro, Sean Mathias, no Festival de Edimburgo. Este relacionamento durou até 1988. De acordo com Mathias, o caso de amor de dez anos foi tempestuoso, com os conflitos sobre o sucesso da McKellen em agir contra carreira um pouco menos bem-sucedida de Mathias. Mathias mais tarde dirigiu McKellen em Esperando Godot no Theatre Royal Haymarket em 2009. A dupla entrou em uma parceria de negócios com Evgeny Lebedev, adquirir o contrato de arrendamento de As Vinhas casa pública na rua estreita.
No final de 1980, McKellen perdeu o apetite por carne com excepção de peixe, e assim a maioria exclui de sua dieta.
Ele tem uma tatuagem do número nove élfico, escrito usando Tengwar, em seu ombro, em referência ao seu envolvimento no Senhor dos Anéis eo fato de que seu personagem era um dos originais nove companheiros da Sociedade do Anel. Os outros atores de "The Fellowship" (Elijah Wood, Sean Astin, Orlando Bloom, Billy Boyd, Sean Bean, Dominic Monaghan e Viggo Mortensen) tem a mesma tatuagem. John Rhys-Davies, cujo caráter era também um dos originais nove companheiros, arranjado por sua dublê para fazer a tatuagem em seu lugar.
Ele foi diagnosticado com câncer de próstata em 2006.  Em 2012, McKellen afirmou em seu blog que "[t] aqui não é motivo para alarme. Estou examinado regularmente e que o câncer está contido. Eu já não precisava de qualquer tratamento. "
Ele tornou-se um ministro ordenado da Igreja Universal Life no início de 2013 , a fim de presidir o casamento de seu X-Men co-estrela Patrick Stewart para sua então noiva ensolarado Ozell McKellen foi premiado com um doutoramento honoris causa pela Universidade de Cambridge, em 18 de Junho de 2014, tornando-se um Doutor em Letras.
Ele foi feito um Freeman da cidade de Londres na quinta-feira 30 de outubro de 2014. A cerimónia teve lugar no Guildhall, em Londres. McKellen foi nomeado pelo Lord Mayor de Londres Fiona Woolf, que disse que ele foi escolhido como ele era um "ator excepcional" e "incansável militante pela igualdade".....Enquanto McKellen tinha feito a sua orientação sexual conhecido por colegas atores no início de sua carreira nos palcos, não foi até 1988 que ele saiu para o público em geral, em um programa na BBC Radio  O contexto que levou a decisão da McKellen -. Imperiosas quaisquer preocupações sobre um possível efeito negativo em sua carreira - foi que o controverso artigo 28 do projeto de lei do governo local, conhecido simplesmente como artigo 28, estava então sob consideração no Parlamento britânico  Artigo 28 propôs que proíbe as autoridades locais de promoção da homossexualidade. "... como uma espécie de relação familiar fingido".  McKellen tornou-se ativo na luta contra a proposta de lei, e, durante um programa da BBC Radio 3, onde ele debateu Seção 28 com o jornalista conservador Peregrine Worsthorne, declarou-se gay. McKellen afirmou que ele foi influenciado em sua decisão pelo aconselhamento e apoio de seus amigos, entre eles notável autor gay Armistead Maupin.  Em uma entrevista de 1998, que discute o 29º aniversário dos motins de Stonewall, McKellen comentou,
Eu tenho muitos arrependimentos por não ter saído antes, mas um deles pode ser que eu não me envolver na politicagem.
Minha própria participando dessa campanha foi um foco para as pessoas [que] ter conforto que se Ian McKellen estava a bordo para isso, talvez fosse tudo bem para outras pessoas para ser tão bem, gays e heterossexuais.
Seção 28 foi, no entanto, promulgada e permaneceu nos livros de estatuto até 2000 na Escócia e 2003 na Inglaterra e no País de Gales. Seção 28 nunca foi aplicada na Irlanda do Norte.
Em 2003, durante uma aparição no eu tenho notícias para você, McKellen reivindicado quando visitou Michael Howard, então secretário de Meio Ambiente (responsável pelo governo local), em 1988, para fazer lobby contra Seção 28, Howard se recusou a mudar sua posição, mas lhe perguntei para deixar um autógrafo para seus filhos. McKellen concordou, mas escreveu: "Foda-se, eu sou gay." McKellen descreveu ministros de Howard júnior, conservadores David Wilshire e Dame Jill Cavaleiro, que eram os arquitetos da Seção 28, como das irmãs feias "de um político pantomima.
McKellen continuou a ser muito activo nos esforços de direitos LGBT. Em um comunicado em seu site a respeito de seu ativismo, o ator comentou que:
I têm sido relutantes em fazer lobby sobre outras questões que mais preocupam - armas nucleares (contra), religião (ateus), a pena capital (anti), Aids (angariação de fundos), porque eu nunca quero ser para sempre jorrando, diluindo o impacto da abordando a minha preocupação mais urgente; igualdade legal e social para as pessoas homossexuais em todo o mundo.
McKellen é um co-fundador da Stonewall, um grupo de lobby direitos LGB no Reino Unido, nomeado após os motins de Stonewall.  McKellen também é padroeiro dos LGBT History Month,  London Pride, GAY-GLOS, The Lesbian & Fundação Gay,  e FFLAG onde ele aparece em seu vídeo "Os pais Falar".
Em 1994, na cerimônia de encerramento dos Jogos Gay, ele tomou brevemente ao palco para falar à multidão, dizendo: "Eu sou Sir Ian McKellen, mas você pode me chamar de Serena": Esse apelido, dado a ele por Stephen Fry, estava circulando dentro da comunidade gay desde cavalaria do McKellen foi conferido. Em 2002, ele foi o celebridade Grande Marechal da Parada do orgulho de San Francisco  e ele participou o Oscar com seu então namorado, o neozelandês Nick Cuthell . Em 2006, McKellen falou durante o pré-lançamento do Mês da História LGBT de 2007 no Reino Unido, emprestando o seu apoio à organização e ao seu fundador, Sue Sanders. Em 2007, ele tornou-se um patrono das Albert Kennedy Trust, uma organização que presta apoio aos jovens, sem-teto e conturbados pessoas LGBT.
Eu envio o meu amor a todos os membros de Oxford orgulho, seus patrocinadores e apoiadores, dos quais me orgulho de ser um ... Espectadores podem ser impressionados com a nossa confiança e determinação para ser nós mesmos e as pessoas homossexuais, independentemente da idade, pode ser consolado por ocasião de dar os primeiros passos em direção saindo e deixando o armário para sempre para trás.
McKellen tomou seu ativismo internacional, e causou uma grande celeuma em Cingapura, onde ele foi convidado para fazer uma entrevista em um programa matinal e chocou o entrevistador perguntando se eles poderiam recomendar-lhe um bar gay; o programa terminou imediatamente. Em dezembro de 2008, ele foi nomeado em lista anual Fora de Fora 100.
Em 2010, McKellen estendeu seu apoio para festival de Liverpool Homotopia em que um grupo de adolescentes Merseyside gays e lésbicas ajudou a produzir um pacote de campanha anti-homofobia para as escolas e centros de juventude em toda a cidade.  Em maio de 2011, ele chamou Sergey Sobyanin , o prefeito de Moscou, um "covarde" por se recusar a permitir paradas gays na cidade.
Em abril de 2010, junto com atores Brian Cox e Eleanor Bron, McKellen apareceu em uma série de anúncios televisivos para apoiar Age UK, a caridade recentemente formada a partir da fusão da Age Concern e Help the Aged. Todos os três atores deram o seu tempo gratuitamente.
Um fã de críquete desde a infância, McKellen arbitradas em março 2011 para uma partida beneficente de críquete da Nova Zelândia para apoiar vítimas do terremoto de fevereiro 2011 do terremoto de Christchurch.
McKellen é um membro do conselho honorário para a Nova York e Washington, DC baseado organização Só Make Believe. Só Make Believe cria e executa peças interativas em hospitais infantis e instalações de cuidados. Ele foi homenageado pela organização em 2012  e organizou sua Marca anual Acredite na Broadway Gala em novembro de 2013.  Ele ganhou publicidade para a organização descascando para baixo a seu Senhor dos Anéis a cueca no palco.
Enquanto na Nova Zelândia a filmar O Hobbit em 2012, McKellen anunciou um especial de turismo da Nova Zelândia Shakespeare, Tolkien, e Você! ", Com recursos provenientes dos shows vai ajudar a salvar o Isaac Theatre Royal, que sofreu grandes danos durante o terremoto de 2011 Christchurch . McKellen disse que optou por ajudar a salvar o edifício que foi a última teatro ele jogou na Nova Zelândia (Waiting For Godot em 2010) e do amor dos moradores por isso fez dele um lugar vale a pena apoiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário