Paul Franklin Dano (nascido em 19 de junho de 1984) é um ator e produtor americano. Dano começou sua carreira na Broadway antes de fazer sua estréia no cinema em The Newcomers (2000).
Ele ganhou o Independent Spirit Award de Melhor Performance Debut por seu papel em LIE (2002) e recebeu elogios por seu papel como Dwayne Hoover em Little Miss Sunshine (2006). Por seus papéis como Paul & Eli domingo em There Will Be Blood (2007), Dano foi indicado para o prêmio BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante. Ele também recebeu prêmios e elogios por papéis como John Tibeats em 12 anos a Slave (2013) e Alex Jones em Prisoners (2013). Seus créditos cinematográficos recentes incluem o retrato do músico Brian Wilson em Love & Mercy (2014).
Dano nasceu em New York City, New York, filho de Gladys (née Pipp) e Paul A. Dano. Ele tem uma irmã mais nova, Sarah. No lado de seu pai, Dano é de ascendência eslovaca e do lado de sua mãe, ele é descendente Checa austríaco, sueco e Bohemian.
Ele passou os primeiros anos de sua infância em Nova York e, inicialmente, frequentou a Escola Browning, enquanto seu pai trabalhava como um homem de negócios em Nova York. Enquanto ele era uma criança, a família de Dano mudou-se para New Canaan, Connecticut, finalmente se estabelecer em Wilton, Connecticut. Dano continuou seus estudos lá em Wilton Segundo Grau, graduando-se em 2002 e freqüentando Eugene Lang College em New York City. Ele estava envolvido em teatro da comunidade, e durante a execução em Nova Canaã, seus pais foram encorajados a levá-lo para Nova York.
Aos 10 anos, Dano era conhecido por papéis em peças clássicas na Broadway, fazendo sua estréia aos 12 anos em um revival de Inherit the Wind, juntamente com George C. Scott e Charles Durning. Ele apareceu em um episódio da sitcom inteligente Guy e um pequeno papel no drama familiar de 2000, o recém-chegados, assim fazendo o papel de Patrick Whalen, em alguns episódios de Os Sopranos na temporada 4.
Dano atuou em seu primeiro papel grande filme quando ele tinha 17 anos, interpretando o personagem de Howie Blitzer, um adolescente que se envolve com um pedófilo de meia-idade, interpretado por Brian Cox, em LIE (2001). Em seguida, ele apareceu no filme de TV Demasiado novo para ser um pai como um estudante do ensino médio, cuja vida é perturbada quando sua namorada engravida. Em 2004, ele desempenhou um pequeno papel como jovem Martin Asher em Roubando Vidas, com Angelina Jolie e Ethan Hawke. Em 2005, ele interpretou papéis coadjuvantes em The King com Gael Garcia Bernal, e A Balada de Jack e Rose, com Daniel Day-Lewis.
Ele veio para uma maior atenção em 2006, quando ele jogou um adolescente voluntariamente mudo como parte de um conjunto no drama cômico Little Miss Sunshine, que foi aclamado pela crítica e prêmios coletivos para o seu elenco. O trabalho de Dano com Daniel Day-Lewis levou a um duplo papel em frente a ele em seu próximo filme, There Will Be Blood, de Paul Thomas Anderson, jogando irmãos gêmeos idênticos Eli e Paul domingo. Isso lhe valeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante, e trouxe críticas positivas, com Texas Monthly dizendo que seu desempenho era "tão elétrico que os afundamentos de filme sempre que ele não está por perto." e Peter Travers comentando "Todo o elogio ao com cara de bebê Dano ... para trazer ferocidade sly astúcia e inesperado ao adversário mais formidável de Plainview. " revista Rolling Stone incluiu Dano na sua Hot List para 2007, chamando seu estilo de performance" Daniel Day-Lewis + Billy Crudup × Johnny Depp. "
Dano apareceu em várias produções da Broadway adicionais, incluindo A Thousand Clowns no Teatro Roundabout, e nas Ethan Hawke estréia na direção coisas que queremos durante seus 2007 Off-Broadway de execução.
Em 2008, ele estrelou em Gigantic, um filme mal-avaliação sobre um homem tentando adotar um bebê chinês, co-estrelado por Zooey Deschanel. Ele reuniu-se com Brian Cox em 2009 de The Good Heart, um filme de baixo orçamento islandês-idioma Inglês. Ele forneceu a voz de uma das criaturas na adaptação cinematográfica de O Sítio das Coisas Selvagens. Ele desempenhou um gênio inventor em 2010 de Knight and Day, um thriller de ação estrelado por Tom Cruise e Cameron Diaz. No mesmo ano ele apareceu em Meek Cutoff, um drama histórico bem-revisto. Em 2011, ele teve um papel coadjuvante no filme de ficção científica de grande orçamento Cowboys and Aliens.
Dano apareceu em três filmes em 2012: Ruby Sparks, como um escritor de ficção cujo personagem (interpretado por Zoe Kazan, escritor do filme e namorada de Dano) inexplicavelmente aparece como uma pessoa real; tempo de viagem thriller de Looper, em um papel de apoio com Joseph Gordon-Levitt e Bruce Willis; e com Robert De Niro em Ser Flynn como o escritor do filme Nick Flynn, sobre seu relacionamento com seu pai. Em 2014, Dano tocou uma versão mais nova do fundador Beach Boys Brian Wilson, com John Cusack como uma versão mais antiga de Wilson, no filme biográfico Love & Mercy.
Dano está namorando a atriz e roteirista Zoe Kazan desde 2007. Ele é um vocalista e guitarrista solo na sua banda Mook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário