Michael John Douglas (nascido em 5 de setembro de 1951), mais conhecido pelo seu nome artístico Michael Keaton, é um ator americano, produtor e diretor. Atualmente é professor visitante na Universidade Carnegie Mellon.
Keaton apareceu para a fama por seus papéis em filmes de comédia no turno da noite (1982), Mr. Mom (1983), Johnny Dangerously (1984) e Beetlejuice (1988), e ele ganhou mais elogios por seu retrato dramático de Bruce Wayne / Batman em Batman de Tim Burton (1989) e Batman Returns (1992). Desde então, ele tem aparecido em uma variedade de filmes que vão desde dramas e comédias românticas para Thriller e filmes de ação, como Clean and Sober (1988), The Dream Team (1989), Pacific Heights (1990), Muito Barulho por Nada ( 1993), minha vida (1993), O Livro (1994), Multiplicidade (1996), Jackie Brown (1997), The Other Guys (2010), Need for Speed (2014) e Robocop (2014), e as vozes também previstas personagens dos filmes de animação Carros (2006), Toy Story 3 (2010) e Minions (2015).
Desempenho chumbo elogiado pela crítica de Keaton em Birdman (2014) lhe rendeu um Globo de Ouro de Melhor Ator em Musical ou Comédia, Escolha o Prêmio da Crítica de Melhor Ator e foi nomeado para um Screen Actors Guild Award, British Academy Film Award e ao Oscar de Melhor Ator. Anteriormente, ele recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por sua atuação em Live from Baghdad (2002) e Screen Actors Guild Award nomeação para a empresa (2007). Keaton foi premiado com um Career Achievement Award de ambos os Festivais Hollywood Film Festival e Cinema de Zurique.
Keaton, o caçula de sete filhos, nasceu em Forest Grove, em Robinson Township. Seu pai, George A. Douglas, trabalhou como engenheiro civil e topógrafo, e sua mãe, Leona Elizabeth (née Loftus), uma dona de casa, veio de McKees Rocks, Pennsylvania. Keaton foi criado em uma família católica. Sua mãe era de ascendência irlandesa, e seu pai era de Inglês, escocês, escocês-irlandês, e ascendência alemã. Ele participou Montour High School em Pensilvânia . Keaton estudou discurso durante dois anos na Kent State, antes de sair e se mudar para Pittsburgh.
Uma tentativa frustrada de comédia stand-up levou Keaton para trabalhar como operador de câmera de TV na estação de televisão pública WQED (TV) em Pittsburgh. Keaton apareceu pela primeira vez na televisão em programas de televisão pública de Pittsburgh, incluindo Where the Heart Is e senhor Rogers 'Neighborhood (1975), como um dos "Flying Zookeeni Brothers." Ele também atuou como assistente de produção em tempo integral no show. Em 2004, na sequência de Fred Rogers' morte, Keaton organizou um memorial PBS programa de homenagem, Fred Rogers: Vizinho favorito da América. Keaton também trabalhou como ator em Pittsburgh teatro; ele desempenhou o papel de Rick na estréia Pittsburgh de varas e ossos de David Rabe com os jogadores Pittsburgh pobres.
Keaton deixou Pittsburgh e se mudou para Los Angeles para começar a fazer audições para várias partes de TV. Ele apareceu em vários programas de TV populares, incluindo Maude e The Mary Tyler Moore horas. Em torno deste tempo Keaton decidiu entrar com um nome de estágio para evitar confusão com o ator bem conhecido Michael Douglas e de acolhimento diurno Mike Douglas, bem como para satisfazer as regras do SAG. O rumor de que Keaton mudou seu sobrenome por causa de uma atração a atriz Diane Keaton está incorreta. Ele escolheu Keaton por causa de uma afinidade para a comédia física de Buster Keaton. Estréia filme de Keaton veio em um papel sem fala pequeno em Joan Rivers Teste Coelho filme.
Sua próxima pausa foi trabalhar ao lado de James Belushi na série de comédia de curta duração Working Stiffs, que exibiu seu talento cômico e levou a um papel de co-estrelando no turno da noite comédia dirigida por Ron Howard. Seu papel como o projetista de fala rápida Bill "chama" Blazejowski ganhou Keaton alguns elogios da crítica, e ele marcou leads na comédia posterior bate Mr. Mom, Johnny Dangerously e Gung Ho.
Ele interpretou o personagem título em 1988 horror-comédia de Tim Burton Beetlejuice, que co-estrelou Alec Baldwin, Geena Davis, Catherine O'Hara e Winona Ryder, ganhou muitos elogios Keaton e impulsionou-o a uma lista de movieland. Ele inicialmente recusou o papel, então reconsiderou como a maioria do elenco. Ele agora considera Beetlejuice seu favorito de seus próprios filmes. Nesse mesmo ano, ele também deu uma performance dramática aclamado como um homem de negócios de toxicômanos na limpo e sóbrio. Newsweek caracterizou-lo em uma história durante este tempo.
A carreira de Keaton foi dado um outro grande impulso quando foi novamente lançado por Tim Burton, desta vez como o livro de super-heróis de quadrinhos título de 1989 do Batman. Burton expulsá-lo, porque ele pensou que Keaton era o único ator que poderia retratar alguém que tem a tipo de personalidade obsessivo darkly que as demandas de caráter. Warner Bros. recebeu milhares de cartas de reclamação por fãs comentando que Keaton foi a escolha errada para retratar Batman, dado o seu trabalho em comédias antes eo fato de que ele não tinha a suave, belas feições e alto fisicalidade, muscular muitas vezes atribuída ao personagem nos quadrinhos. No entanto, o desempenho dramático de Keaton ganhou muitos elogios da crítica e público, e Batman se tornou um dos filmes de maior sucesso do ano.
De acordo com o livro de referência de Les Daniels Batman: The Complete History, Keaton não fiquei surpreso quando ele foi considerado pela primeira vez como Batman como ele inicialmente acreditava que o filme seria semelhante ao da série de televisão dos anos 1960, estrelado por Adam West. Foi só depois ele foi apresentado a quadrinhos minissérie livro de Frank Miller, The Dark Knight Returns, que Keaton realmente entendeu o lado escuro e ninhada de Batman que ele retratou a muita aprovação ventilador. Keaton depois reprisou o papel para a sequela de Batman Returns (1992), que foi um sucesso aclamado pela crítica, embora também controverso por ser tanto mais sombrio e violento do que o filme anterior. Ele foi inicialmente definido para reprisar o papel novamente para um terceiro filme Batman, mesmo indo tão longe como para mostrar-se para a montagem do traje. No entanto, quando Burton foi descartado como diretor do filme, Keaton deixou a franquia também. Ele teria sido insatisfeito com o roteiro aprovado pelo novo diretor, Joel Schumacher, que Keaton considerada demasiado ligeiro no tom. De acordo com o episódio A & E Biografia em Keaton, depois que ele se recusou a primeira vez (depois de reuniões com Schumacher), Warner Bros. lhe ofereceu US $ 15 milhões, mas Keaton se recusou. Ele foi posteriormente substituído por Val Kilmer em Batman Forever ( 1995).
Keaton permaneceu ativo durante a década de 1990, aparecendo em uma grande variedade de filmes, incluindo Pacific Heights, One Good Cop, Minha Vida e da história de Shakespeare repleta de estrelas Much Ado About Nothing. Ele também estrelou em outro filme de Ron Howard, O Livro, bem como com Andie MacDowell no Multiplicidade e duas vezes no mesmo papel, caráter Elmore Leonard Ray Nicolette Agent, em Jackie Brown e Out of Sight. O ator também fez o filme férias em família Jack Frost eo thriller Desperate Measures. Keaton estrelou como redator de discursos do candidato político em 1994 de Speechless com Geena Davis e Christopher Reeve (que, como Keaton, também havia retratado anteriormente um famoso super-herói da DC Comics no filme: Superman).
No início de 2000, Keaton apareceu em vários filmes com sucesso misto, incluindo Live From Baghdad (para o qual ele foi nomeado para um Globo de Ouro), First Daughter, White Noise e Herbie: Fully Loaded. Enquanto ele continuou a receber bons avisos dos críticos (particularmente para Jackie Brown), ele não foi capaz de voltar a aproximar-se do sucesso de bilheteria de Batman até o lançamento da Disney / carros da Pixar (2006), no qual ele expressou Chick Hicks . No dia de Ano Novo de 2004, ele organizou a PBS especial de TV Mr. Rogers: Vizinho favorito da América. Foi lançado pela Triumph Marketing LLC em DVD 28 de setembro daquele ano.
Em 2006, Keaton estrelou um filme independente chamado Jogo 6, um semi-suspense baseado em torno do famigerado 1986 World Series oferta pelo Boston Red Sox. Ele teve uma participação especial nos Fixers Tenacious D Tempo curta-metragem, um exclusivo iTunes. O filme de 9 minutos foi lançado para coincidir com Tenacious D em The Pick of Destiny. Keaton foi anunciado para ser a liderança na ceifeira filme de Media 8 Entertainment, uma thriller sobrenatural. Ele teria concordado em estrelar como John alvo na Matt Evans-scripted Nenhuma regra para criar Target, e ele dirigiu um drama, The Merry Gentleman.
Keaton supostamente foi escalado como Dr. Jack Shephard na série Lost, com o entendimento de que o papel de Jack iria ser breve. Uma vez que o papel foi refeito para ser uma série regular de longa duração, Keaton se retirou. A parte foi então dado ao ator Matthew Fox. O show durou seis temporadas, com o papel de Jack Shephard continuar por toda parte.
Keaton estrelou a minissérie de TV 2007 A empresa, criada durante a Guerra Fria, em que ele retratou a vida real CIA contra-chefe James Jesus Angleton. O papel rendeu Keaton um SAG nomeação 2008 para Performance de um Actor numa Minissérie ou Filme para Televisão. A Companhia também estrelou Chris O'Donnell, que retratou de combate ao crime ajudante de Batman Robin (que estava ausente dos filmes do Batman Keaton estrelou) em Batman Forever e Batman & Robin.
Keaton forneceu a voz de Ken em Toy Story 3 (2010). O filme recebeu elogios da esmagadoramente positiva e arrecadou US $ 1 bilhão em todo o mundo, tornando-se um dos filmes mais financeiramente bem sucedido de sempre. Ele anunciou em Junho de 2010 o seu interesse em voltar para uma sequela Beetlejuice. Ele também desempenhou o papel de apoio do capitão Gene Mauch na comédia The Other Guys.
Keaton estrelou ao lado de Edward Norton, Emma Stone, Naomi Watts e Zach Galifianakis em Birdman (2014), uma comédia dirigido por 21 Gramas e diretor Biutiful Alejandro González Iñárritu. No filme, Keaton interpreta Riggan Thomson, um ator de tela, famoso por interpretar o super-herói titular icônico, que coloca em uma peça da Broadway baseado em uma história curta Raymond Carver, para recuperar sua antiga glória. Ele ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Musical ou Comédia por seu retrato de Thomson e recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.
Keaton foi casado com a atriz Caroline McWilliams, de 1982 até 1990. Eles têm um filho, Sean Douglas Maxwell. Ele também tinha um relacionamento com amigos atriz Courteney Cox, de 1989 a 1995.
Keaton, um residente de longa data Pittsburgh, é um grande fã Pittsburgh Pirates e negociou uma pausa em seu contrato filme Batman no caso de o Pirates fez os playoffs daquele ano. Ele também escreveu um blog de ESPN sobre os piratas durante os últimos meses de sua temporada de 2013, em que os piratas fizeram os playoffs pela primeira vez desde 1992. Ele também é visto frequentemente em jogos de Pittsburgh Penguins e é um fã obstinado Pittsburgh Steelers.
Na década de 1980, Keaton comprou um rancho perto de Big Timber, Montana, onde ele passa a maior parte do seu tempo. Um ávido pescador, Keaton muitas vezes pode ser visto na série de corsários e ossos de pesca de água salgada no Channel Outdoor, juntamente com Lefty Kreh, Tom Brokaw, Zach Gilford, Thomas McGuane e Yvon Chouinard.
Nenhum comentário:
Postar um comentário