domingo, 30 de março de 2014

Atores Hollywoodianos



Michael Moriarty (nascido em 05 de abril de 1941) é um palco e na tela ator americano-canadense e um músico de jazz. Ele jogou Benjamin pedra para as quatro primeiras temporadas da série de TV Law & Order.
Moriarty, um irlandês-americano,  nasceu em Detroit, Michigan, filho de Elinor (née Paul) e George Moriarty,  um cirurgião. Seu avô George Moriarty era uma terceira base, árbitro, e gerente nas ligas principais por quase 40 anos.
Moriarty frequentou a escola secundária em Cranbrook School em Bloomfield Hills antes de se transferir para a Universidade de Detroit Jesuit High Escola para o ensino médio.  Em seguida, ele se matriculou na faculdade de Dartmouth na classe de 1963, onde era um colégio teatro major. Após receber seu diploma, ele partiu para Londres, Inglaterra, onde ele se matriculou na Academia de Música e Artes Cênicas Londres, depois de receber uma bolsa de estudos Fulbright.
Em 1973, Moriarty foi escalado como o egocêntrico Henry Wiggen em Bang the Drum Slowly, um filme sobre a amizade improvável entre dois companheiros de equipe de beisebol - sendo a segunda Robert De Niro, um apanhador de-pensamento lento que se torna doente terminal. No mesmo ano, Moriarty estrelou uma adaptação do filme de TV de Tennessee Williams 'The Glass Menagerie com Katharine Hepburn. Coincidentemente, o filme também contou com Sam Waterston, que mais tarde substituído Moriarty como o assistente da promotoria Executivo em Law & Order. O papel de Moriarty em The Glass Menagerie (como "Jim", o Cavalheiro; Waterston jogou o filho "Tom") ele ganhou um Emmy Award de Melhor Ator Coadjuvante do Ano  Em 1974, Moriarty estrelou como novato detetive Bo Lockley. no Relatório de drama policial corajoso aclamado ao Comissário.
Moriarty ganhou um prêmio Tony em 1974 por sua atuação na peça Encontre seu caminho para casa. Sua carreira na tela era lento para se desenvolver, enquanto sua carreira no teatro foi florescente. Ele estrelou como um oficial da SS alemã na minissérie Holocausto, o que lhe valeu outro Emmy. Através dos anos 1980, Moriarty estrelou em filmes Larry Cohen como Q, o material, ele está vivo III: Ilha da Vivo, e um retorno à Hora do Vampiro (muito mais tarde, ele apareceu em Mestres de Cohen de episódio Horror "Pick Me Up") , bem como Pale Rider de Clint Eastwood, e The Hanoi Hilton. Em 1986, ele estrelou o filme de fantasia de ficção científica Troll, desempenhando o papel de Harry Potter Sr. (sem relação com a série Harry Potter 2001).
De 1990 a 1994, estrelou como Moriarty Ben pedra em Law & Order. Ele deixou o show em 1994, alegando que sua saída foi resultado de sua ameaçando uma ação judicial contra o então procurador-geral Janet Reno, que havia citado Law & Order como ofensivamente violento. Moriarty criticou o comentário de Reno, e afirmou que não só ela quer censurar programas como Law & Order, mas também essa tarifa como Murder, She Wrote. Ele acusou mais tarde Law & Order produtor executivo Dick Wolf de não levar a sério as suas preocupações, e afirmou que Wolf e outros executivos da rede foram "ceder" a "exigências" do Reno sobre a questão da violência na TV. Em 20 de Setembro, de 1994, sobre The Howard Stern Show, ele fez uma oferta para a NBC, alegando que ele voltaria para seu papel no show se Dick Wolf foi demitido. Moriarty publicou um anúncio de página inteira em uma revista especializada Hollywood, convidando outros artistas a se levantar com ele contra tentativas de censura show de conteúdo de TV. Em seguida, ele escreveu e publicou The Gift of Stern Anjos, a sua conta neste momento em sua vida. 
Wolf e outros que trabalham em Law & Order contam uma história diferente, no entanto. Em 18 de novembro de 1993, Moriarty e Wolf, juntamente com outros executivos da televisão, se reuniu com Reno dissuadi-la de apoiar qualquer lei que censurar o show. Lobo disse que Moriarty exagerou a qualquer efeito a lei era susceptível de ter no show. Law & Order produtores afirmam que eles foram obrigados a remover Moriarty da série por causa de "comportamento errático", um exemplo de que supostamente aconteceu durante as filmagens do episódio "Criador", quando, de acordo com o diretor do episódio, Arthur Forney, Moriarty era incapaz para entregar suas linhas com uma cara séria. Série de rede e funcionários negam qualquer ligação entre sua partida e Janet Reno. Lobo também nega que o show se tornou menos violento, gráfico ou controverso desde 1994. 
Moriarty atuou em The Last Detail, Coragem Sob Fogo, Along Came a Spider, Shiloh, Emily de New Moon e James Dean, pelo qual ganhou seu terceiro Emmy. Em 2007, ele estreou seu primeiro longa-metragem como roteirista e desempenhou o papel de um homem que pensa que é Adolf Hitler em Hitler Meets Christ.
Além de sua carreira de ator, Moriarty é um pianista semi-profissional e cantor de jazz, assim como um compositor clássico. Ele já gravou três álbuns de jazz (embora o primeiro, Reaching Out, foi unreleased). Ele já se apresentou ao vivo regularmente em Nova York e Vancouver com um trio de jazz e quinteto. Em uma revisão de concertos 1990, New York Times revisor Stephen Holden chamado Moriarty "um pianista de jazz de considerável habilidade, um cantor excêntrico com mais de uma personalidade vocal, e um escritor de excêntricos, canções de jazz jivey." 
Moriarty é politicamente ativo, descrevendo-se como um "centrista", e às vezes como um "realista". 
Moriarty anunciou sua intenção de concorrer à presidência em 2008, em uma entrevista na edição de Northwest Jazz Perfil novembro de 2005, mas ele nunca declarou formalmente sua candidatura.  Mais tarde, ele endossou ex-companheiro Law & Order ator Fred Thompson para a presidência.  Ele tem sido um colaborador freqüente dos inúmeros grupos políticos para a ESR (Digite a direita de estágio) on-line Journal of Conservativism.
Pouco depois de deixar Law & Order, Moriarty mudou para o Canadá, declarando-se um exilado político. Ele viveu por um tempo em Halifax, Nova Escócia, onde foi concedida a cidadania canadense, e Toronto, Ontário antes de se estabelecer em Vancouver, British Columbia.
Moriarty vive em Maple Ridge, British Columbia, onde ainda atua, escreve e toca música. No blog Digite a direita de estágio Moriarty escreve que ele era um "bêbado muito ruim", mas que a partir de 01 de fevereiro de 2004, ele tinha sido sóbrio por três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário