domingo, 30 de março de 2014

Atores Hollywoodianos



Michael John McKean (nascido em 17 de outubro, 1947) é um americano ator, comediante, escritor, compositor e músico conhecido por seu retrato do amigo de Squiggy, Leonard "Lenny" Kosnowski, na sitcom Laverne & Shirley; e por seu trabalho nos filmes de ensemble Christopher Guest, nomeadamente no que David St. Hubbins, o vocalista e guitarrista ritmo liderança da banda de rock fictícia Spinal Tap do filme This Is Spinal Tap. Ele co-escreveu A Mighty Wind, que ganhou o Grammy de "Melhor Canção Escrita para um Filme, Televisão ou Outra Mídia Visual", bem como um beijo no fim do arco-íris que foi nomeado para o Oscar de Melhor Canção .
McKean nasceu 17 de outubro de 1947, em Nova York, filho de Ruth, uma bibliotecária, e Gilbert McKean, um dos fundadores da Decca Records,  e foi criado em Sea Cliff, Nova York, em Long Island.
McKean começou sua carreira (assim como os personagens de Lenny e Squiggy) em Pittsburgh, quando estudava na Carnegie tecnologia; David Lander era um estudante na CMU. A parceria cresceu após a graduação, como parte do grupo de comédia The Gap credibilidade com Harry Shearer em Los Angeles, mas da descoberta de McKean veio em 1976 quando ele e Lander se juntou ao elenco de Laverne & Shirley retratando Lenny e Squiggy. McKean dirigiu um episódio, e os personagens se tornou uma espécie de fenômeno, mesmo lançando um álbum como Lenny e as Squigtones, em 1979, que contou com um jovem Christopher Guest na guitarra (creditado como Nigel Tufnel; o nome dos visitantes usaria alguns anos mais tarde como parte da banda spoof rock, Spinal Tap). "Legião Estrangeira of Love" foi um grande sucesso para os Squigtones, com o jogo frequente no Dr. Demento Show. McKean também desempenhou seu personagem em um episódio de Happy Days. Depois de deixar Laverne & Shirley em 1982, jogou David McKean St. Hubbins na comédia This is Spinal Tap com ambos Guest e Shearer, e apareceu nos sabão ópera paródia médicos novos no amor.
McKean rapidamente se tornou um nome reconhecível no cinema e na televisão, com aparições em filmes como Carros Usados ​​(1980), indício (1985), Planes, Trains and Automobiles (1987), Terra meninas são Fácil (1988), a adaptação cinematográfica de Memórias de um Homem Invisível (1992), Coneheads (1993), Airheads (1994), Radioland Murders (1994), e assumir um papel de liderança na Short Circuit 2 (1988). Ele também teve papéis do convidado em séries como Murder, She Wrote, Murphy Brown, Lois e Clark: As Novas Aventuras do Superman, e Caroline in the City. McKean foi parte de um elenco na série de televisão de curta duração Grande na NBC que foi ao ar em 1990. Em 1991 McKean co-escreveu (com Christopher Guest), o segundo episódio e, mais tarde dirigiu o episódio final da série falso documentário Morton & Hayes , criada por Phil Mishkin e Rob Reiner.
Tendo já apareceu como convidado musical e, em seguida, anfitrião de Saturday Night Live, McKean se juntou ao elenco em 1994 e manteve-se um membro do elenco até 1995. Na idade de 46, ele era a pessoa mais velha a se juntar ao elenco de SNL no momento ( mais tarde superado por Leslie Jones, que se juntou em 2014, aos 47 anos),  e a única pessoa a ser um convidado, anfitrião, e membro do elenco musical nessa ordem.  Durante este tempo, ele também lançou um follow vídeo até Spinal Tap, interpretou o vilão Mr. Dittmeyer em The Brady Bunch Movie e jogou o chefe Gibby na série da HBO Dream On. Depois de deixar o Saturday Night Live, McKean passei muito tempo fazendo fare das crianças, expressando vários programas de TV e filmes.
Em 1997, ele desempenhou o papel de voz liderança no vídeo game Zork Grande Inquisidor, como Dalboz de Gurth. Seus filmes mais recentes incluem Teaching Mrs. Tingle (1999); Mistério, Alaska (1999); Best in Show (2000) (em que ele se reuniu com Christopher Guest); Little Nicky (2000); O Guru (2002); And Starring Pancho Villa as Himself (2003); e A Mighty Wind (2003) (em que o Folksmen são jogados pelos atores que interpretam Spinal Tap).
Aparições de TV McKean incluem; Os Simpsons; Lei e ordem; Family Guy; Star Trek: Voyager; Bob Esponja Calça Quadrada; Boy Meets World e Harvey Birdman. Ele também fez trabalho de narração sobre Oswald como primo de Henry, Louie. Coincidentemente, Henry foi dublado por David Lander. Ele também emprestou sua voz para um episódio de de Kevin Smith, O Balconista: The Animated Series, que nunca foi ao ar na ABC, mas foi incluído nas versões VHS e DVD da série. Em 1998, ele estrelou em um episódio de duas partes de The X-Files chamado de "Dreamland" em que seu personagem, Morris Fletcher, trocaram de corpo com Fox Mulder. O personagem foi um sucesso, e reapareceu em 1999 de "Three of a Kind", um episódio que incidiu sobre os personagens recorrentes da Pistoleiros Solitários. O personagem apareceu em sua série spin-off de curta duração em 2001, e depois voltou para o X-Files em sua última temporada em um episódio chamado "Jump the Shark". McKean teve um papel regular como o brassy, ​​muito maquiada bandleader Adrian Van Horhees em série Comedy Central de Martin Short, Primetime Glick, e em 2003, ele estrelou em Smallville, o prequel Superman em que suas estrelas esposa como Martha Kent. McKean jogado Perry White, que - no universo Superman - em última análise, torna-se chefe de Clark Kent. Anteriormente, ele tem sido relacionada com o mito de Superman. Em 1994, por Lois & Clark: The New Adventures of Superman primeira temporada episódio "Vatman", ele jogou Dr. Fabian Leek, um especialista em clonagem, que cria um clone de Superman que pertencia ao magnata corporativo Lex Luthor (John Shea). Além disso, durante seu curto período no Saturday Night Live, McKean jogado Perry White em uma paródia do Superman.
Em 2003, ele apareceu na comédia Christopher Guest A Mighty Wind. Ele co-escreveu várias músicas para o filme, incluindo A Mighty Wind (com Clientes e Eugene Levy), que ganhou o Grammy de "Melhor Canção Escrita para um Filme, Televisão ou Outra Mídia Visual" e um beijo no fim da Arco-Íris, que foi nomeado para o Oscar de Melhor Canção.
Ele estava na Broadway em uma produção de Hairspray, em 2004, e aparentemente está escrevendo seu próprio musical com O'Toole. Ele foi co-estrelando como Hines em um renascimento do The Pajama Game, com Harry Connick, Jr. no teatro American Airlines no primeiro semestre de 2006. Também em 2006, McKean reunido com a maioria do elenco de A Mighty Wind para filmar o comédia For Your Consideration e apareceu na peça Love Song no palco em Londres. Seus interesses musicais o levaram a um papel de protagonista no aclamado 2008 comédia ar-drumming Adventures of Power, no qual ele foi re-unida na tela com sua co-estrela Jane Lynch (de "For Your Consideration") e estrelou ao lado de Adrian Grenier, Chiu Chi Ling, e Shoshannah Stern. Nele, McKean desempenha um cobre-mineiro que organiza uma greve comunidade contra os donos corruptos da planta da cidade e é o pai de energia (Ari Gold, um jovem músico dedicado, cujo objetivo é vencer a competição, tamborilando aéreo nacional. Sua papel homenageia os líderes e combatentes do movimento de 99%.
McKean foi escalado para o episódio piloto de um remake da série britânica The Thick of It como o chefe de gabinete. O piloto foi dirigido por Guest. McKean estrelou o 40º aniversário renascimento Broadway de Harold Pinter do The Homecoming, co-estrelado por Ian McShane, Raul Esparza, Eve Best, e James Frain. O show abriu em 9 de dezembro de 2007. Em 2009, ele estrelou a produção do Steppenwolf Theatre Company of Superior Donuts com sede em Chicago, pelo dramaturgo Tracy Letts.
Em 20 de janeiro de 2010, foi anunciado que Michael McKean gostaria de voltar a um episódio de Smallville ao lado de sua esposa vida real, Annette O'Toole.
Em maio de 2010, McKean venceu o Jeopardy celebridade! torneio ao derrotar Jane Curtin e Cheech Marin. Os ganhos foram doados para a International Myeloma Foundation em homenagem ao amigo de McKean Lee Grayson, que morreu de mieloma em 2004. No verão de 2010, McKean assumiu o papel do gerente de fase em de Thornton Wilder Our Town no Barrow Street Playhouse em Greenwich Village, em Nova York. Sua corrida terminou em 24 de agosto de 2010. Em 2011, McKean apareceu em um episódio de Sesame Street como Virgil, a estrela do rock, à procura de "pedras" de estar em um tudo ROCK-banda. Ele procura por muitas rochas e pedras diferentes, mas é incapaz de encontrar o seu vocalista até que Abby o transforma em uma esmeralda.
Em abril de 2012, começou a atuar McKean na Broadway em Gore Vidal é o melhor homem. Em 22 de maio de 2012, McKean foi atingido por um carro em New York City, sofrendo uma perna quebrada. Sua parte é para ser preenchido por James Lecesne. Em 1 de junho de 2012, McKean foi liberado do hospital para começar a reabilitação física.  Ele também apareceu na série de comédia da HBO Family Tree no início de 2013.
No final de fevereiro de 2014, McKean jogado J. Edgar Hoover em previews Broadway de Lyndon B. Johnson bio-play de Robert Schenkkan, All the Way, estrelado pelo vencedor do Emmy Bryan Cranston como Lyndon B. Johnson. A peça estreou em 6 de março de 2014.  Em maio de 2014, foi anunciado McKean ter se juntou ao elenco do Breaking Bad spin-off, Better Call Saul. Ele foi o primeiro ator a fazer parte da série que não foi destaque na série original, embora ele já havia trabalhado com o criador da série Vince Gilligan anteriormente em The X-Files.  A série estreou em fevereiro de 2015. McKean desempenha o papel de Chuck McGill.

Nenhum comentário:

Postar um comentário