domingo, 30 de março de 2014

Atores Hollywoodianos



Owen Cunningham Wilson (nascido em 18 de novembro de 1968)  é um ator americano, voice-over artista, escritor, produtor e roteirista.
Seu irmão mais velho Andrew e seu irmão mais novo Lucas também são atores. Ele teve uma longa associação com o cineasta Wes Anderson, quem compartilhou escrevendo e atuando com créditos para Bottle Rocket (1996) e Os Excêntricos Tenenbaums (2001), sendo este último nomeado para um Oscar de Melhor Roteiro Original. Ele também teve um com Ben Stiller. Os dois têm aparecido em 10 filmes juntos.
Wilson é mais conhecido por seus papéis em Meet the Parents (2000), Shanghai Noon (2000), Zoolander (2001), Shanghai Knights (2003), Penetras Bons de Bico (2005), Carros (2006), Marley & Me (2008), Meia-Noite em Paris (2011), Cars 2 (2011), O Estágio (2013), eo Night at the Museum trilogia (2006, 2009 e 2014).

Wilson nasceu em Dallas, Texas, a artista Laura (née Cunningham) Wilson e Robert Andrew Wilson, um executivo de publicidade e operador de uma estação de televisão pública. Ele tem um irmão mais velho, Andrew, e um irmão mais novo, Luke. Ambos os irmãos também estão envolvidos na produção de filmes.  Sua família, originalmente de Massachusetts, é de ascendência irlandesa. Wilson participou New Instituto Militar México e da Universidade do Texas em Austin, onde ele perseguiu um Bachelor of Arts em Inglês.
Depois de sua estréia no cinema em Bottle Rocket, Wilson co-escreveu com Wes Anderson o roteiro de dois próximos esforços de direção de Anderson, Rushmore e The Royal Tenenbaums, para o qual recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Wilson, em seguida, conseguiu um papel em The Cable Guy, dirigido por Ben Stiller, um admirador precoce de Bottle Rocket. Depois de aparecer em pequenos papéis em filmes de ação como Anaconda, Armageddon e A Haunting, Wilson apareceu em dois papéis dramáticos: um papel de apoio em Midnight Permanente, que estrelou Stiller como um escritor de TV viciado em drogas; e o papel principal (como um assassino em série) em The Minus Man, no qual sua futura namorada, a cantora Sheryl Crow, foi uma co-estrela. Ele fez uma aparição no vídeo da menina Skates Yeah Right! em 2003.
Wilson teve sua grande chance com o filme de ação comédia 2000 Shanghai Noon, atuando ao lado de Hong Kong estrela de ação Jackie Chan. O filme arrecadou quase US $ 100 milhões em todo o mundo. Sua fama continuaram a subir depois de estrelar ao lado de Ben Stiller e Will Ferrell em 2001 o filme Zoolander. Gene Hackman supostamente tomou conhecimento do desempenho de Wilson em Shanghai Noon e recomendou o ator co-estrelou no filme de ação 2001 Behind Enemy Lines. Também em 2001, Wilson e Anderson colaborou em seu terceiro filme, The Royal Tenenbaums, um sucesso financeiro e crítico. O filme ganhou o time de escritores uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original.
Wilson voltou para o gênero buddy-comédia em 2002 com a comédia de ação I Spy, co-estrelado por Eddie Murphy. Este remake de tela grande da série de televisão fracassou nas bilheterias. Em seguida, ele se reuniu com Chan para fazer Shanghai Knights (2003), e co-estrelou o remake de filme da série de televisão Starsky & Hutch (2004). Devido à sua agenda lotada como um ator e uma condição de sinus em curso, Wilson não estava disponível para colaborar com o roteiro de quarto longa de Wes Anderson, The Life Aquatic with Steve Zissou. O filme de 2004 foi finalmente co-escrito pelo cineasta Noah Baumbach. No entanto, Wilson fez estrela no filme como candidato a filho de Bill Murray, Ned Plimpton; um papel escrito especificamente para Wilson. Em 2004, ele e seu irmão Luke jogou os irmãos Wright no filme de 2004 A Volta ao Mundo em 80 Dias.
Wilson parceria com Vince Vaughn em 2005 Wedding Crashers filme, que arrecadou mais de US $ 200 milhões em os EUA sozinhos. Também em 2005, Owen colaborou com seus irmãos por aparecer em The Wendell Baker Story, escrito pelo irmão Luke, dirigido por Luke e irmão Andrew.  Nos Cars filme da Disney / Pixar 2006, Wilson expressou Lightning McQueen, estrelou em Você, Me and Dupree com Kate Hudson, e apareceu com Stiller em Uma Noite no Museu como cowboy Jedediah.
Wilson apareceu em onze filmes com Ben Stiller: The Cable Guy (1996), Permanent Midnight (1998), Meet the Parents (2000), Zoolander (2001), Os Excêntricos Tenenbaums (2001), Starsky & Hutch (2004), Meet the Fockers (2004), Uma Noite no Museu (2006), e as sequelas Uma Noite no Museu 2: Battle of the Smithsonian (2009), Little Fockers (2010) e Uma Noite no Museu: Secret of the Tomb (2014) .
Wilson apareceu em outro filme de Wes Anderson, The Darjeeling Limited, que foi exibido no Festival de Cinema anual 45 New York, o Festival de Cinema de Veneza e abriu 30 de setembro de 2007, co-estrelado por Jason Schwartzman e Adrien Brody.  Wilson próxima estrelou a comédia Judd Apatow, Drillbit Taylor, lançado em Março de 2008. Ele apareceu em uma adaptação cinematográfica do best-seller livro de memórias de John Grogan, Marley & Me (2008), co-estrelado por Jennifer Aniston.
The Darjeeling Limited, estrelado por Wilson, Adrien Brody e Jason Schwartzman foi seleccionado para um DVD e Blu-ray liberação por The Criterion Collection em outubro de 2010.  Ele emprestou sua voz para o Whackbat treinador Skip em Wes Anderson Fantastic Mr. Fox . Ele estrelou no filme The Big Year, uma adaptação do livro de Mark Obmascik The Big Year:. A Tale of Man, Nature and Fowl Obsession  O filme foi lançado em outubro de 2011 da 20th Century Fox e co-estrelou Jack Black, JoBeth Williams, Steve Martin, e Rashida Jones.
Wilson é um membro da irmandade de ator cômico coloquialmente conhecido como o Frat Pack. Seus filmes arrecadaram mais de US $ 2250000000 domesticamente (Estados Unidos e Canadá), com uma média de US $ 75 milhões por filme. Wilson fez uma aparição na comédia Comunidade NBC com o colega membro Frat Pack Jack Black.  Ele estrelou como um escritor apreendeu-a nostalgia na comédia romântica Meia-Noite em Paris, escrito e dirigido por Woody Allen. O filme foi de Allen maior bilheteria até agora,  e também foi bem recebido pela crítica.
Em março de 2012, Wilson conseguiu o papel principal no John Erick Dowdle Suspense The Coup. No filme ele está programado para desempenhar o papel do pai em uma família americana que se move para o Sudeste da Ásia, apenas para encontrar-se varrido em uma onda de violência rebelde que é esmagadora a cidade. Com essa função, Wilson voltou para o gênero de ação pela primeira vez desde 2001, está por trás das linhas inimigas.
2014 viu Wilson reteam com Wes Anderson na aclamada comédia conjunto The Grand Budapest Hotel. No mesmo ano, Wilson também fez parte da trupe de adaptação do livro de Paul Thomas Anderson Inerente vice. Em 2015, ele compartilha a tela com Jennifer Aniston, no filme de Peter Bogdanovich o engraçado Ela é dessa forma.
A versão 2002 do álbum C'mon C'mon pelo ex-namorada Sheryl Crow apresenta a música "Safe and Sound", que é dedicado a Wilson no encarte e é dito que é um relato autobiográfico do relacionamento de Wilson e Crow.
Em 26 de agosto de 2007, Wilson foi levado para o Centro de Saúde de São João para o que foi rumores de ser uma tentativa de suicídio. Ele foi então transferido para o Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles.  O advogado confirmou que ele havia sido submetido a tratamento para a depressão. Poucos dias depois de sua internação, Wilson desistiu de seu papel em Tropic Thunder,  que foi produzido por e co-estrelou seu amigo e colaborador frequente Ben Stiller. Ele foi substituído por Matthew McConaughey. Depois de sua permanência no hospital, Wilson participou de publicidade limitada e promoção de seus filmes.
Em 2008, foi relatado que Wilson e sua namorada, Kate Hudson, estavam planejando se casar. No entanto, eles não se casar, mas em vez quebrou repetidamente para cima e se reuniu novamente em 2008 e 2009 antes de finalmente quebrá-lo fora para sempre.
Em 10 de janeiro de 2011, o representante da Wilson anunciou que Wilson e sua namorada Jade Duell estavam esperando um bebê.  Quatro dias depois, em 14 de janeiro, foi confirmado que Duell tinha dado à luz no Havaí para um menino, Robert Ford Wilson . Wilson e Duell tinha terminado seu relacionamento até Junho de 2011.
Em outubro de 2013, o representante da Wilson confirmou que ele estava esperando um filho com personal trainer Caroline Lindqvist, embora eles não estavam em um relacionamento e Lindqvist estava em processo de se divorciar de seu marido. Lindqvist deu à luz um filho, Finn Lindqvist Wilson, em 30 de janeiro de 2014.
Wilson é um fã de várias equipas desportivas profissionais da área de Dallas, e foi flagrada pelo Dallas Cowboys, Dallas Mavericks e jogos Texas Rangers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário