sábado, 5 de abril de 2014

Atores Hollywoodianos


Samuel Atkinson "Sam" Waterston (nascido em 15 de novembro de 1940) é um ator americano, produtor e diretor. Entre outras funções, ele é conhecido por seu retrato de Sydney Schanberg em The Killing Fields (1984), pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar, e seu papel como Jack McCoy na série de longa duração televisão NBC Law & Order (1994 -2010), o que o Globo de Ouro e Screen Actors Guild Awards trouxe. Ele foi nomeado para múltiplos Globo de Ouro, Screen Actors Guild, BAFTA e Emmy Awards, tendo estrelado em mais de oitenta filmes e produções televisivas durante sua carreira de cinquenta anos.  Ele também já atuou em inúmeras produções teatrais. Allmovie tem caracterizado Waterston como tendo "cultivou um público fiel com seus calmamente carismáticos, infalivelmente performances sólidas."
Waterston recebeu uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 2010 e foi introduzido no Teatro Municipal americana of Fame em 2012.
Waterston, o terceiro de quatro irmãos (Roberta, George, e Ellen), nasceu em Cambridge, Massachusetts. Sua mãe, Alice Tucker (née Atkinson), um pintor de paisagens, era de ascendência Inglês, e um descendente de passageiros do Mayflower. Seu pai, George Chychele Waterston, era um imigrante de Leith, Escócia, e um professor semanticista e linguagem.
Waterston frequentado a Escola Brooks, um internato em North Andover, Massachusetts, onde seu pai ensinou; e da Escola Groton em Groton, Massachusetts. Ele entrou na Universidade de Yale em New Haven, Connecticut, em uma bolsa de estudos em 1958 e graduou-se com um bacharelado de artes em 1962. Depois de se formar pela Universidade de Yale, ele participou da Clinton Playhouse durante vários meses. Waterston também participou da Sorbonne, em Paris e do Workshop atores americanos.
O Waterston formação clássica tem inúmeros créditos de palco para o seu nome. Por exemplo, ele desempenhou um premiado Benedito na produção de Joseph Papp de William Shakespeare Muito Barulho por Nada, e interpretou o papel-título em Hamlet. Ele continua o trabalho de teatro ao vivo durante os verões, muitas vezes visto agindo em lugares como Long Wharf Theatre e do Teatro de Repertório de Yale em New Haven.
Waterston estreou no cinema em 1965 de The Plastic Dome de Norma Jean, e ganhou destaque no Fitzwilly em 1967. Ele atuou como Tom em uma adaptação cinematográfica 1973 televisão de Tennessee Williams 'The Glass Menagerie, ao lado de Katharine Hepburn. O filme também contou com Michael Moriarty (como o Gentleman Caller), a quem mais tarde substituído Waterston como o assistente da promotoria Executivo em Law & Order. Um de seus papéis de fuga foi ao lado de Jeff Bridges na comédia ocidental Rancho Deluxe in 1975. Outros filmes incluem Savages (1972), O Grande Gatsby (1974), Journey Into Fear (1975), Capricórnio Um (1978), As Portas do Céu, Hopscotch (1980), e The Killing Fields (1984, nomeado Oscar de Melhor Ator). Em 1985, ele co-estrelou no filme de televisão definitiva de Robert Preston com Mary Tyler Moore, Finnegan Begin Again. Também com Moore, Waterston interpretou o papel título em Lincoln (1988), uma adaptação para o cinema de televisão de Gore Vidal "Lincoln" (1984). Outros papéis incluem assalto em West Point com Samuel L. Jackson, Mindwalk (1990), e Serial Mom (1994). Waterston já apareceu em vários filmes de Woody Allen, incluindo Interiores (1978), Hannah e Suas Irmãs (1986), setembro (1987) e Crimes e Pecados (1989); o último dos quais também contou com o seu futuro Law & Order co-estrela Jerry Orbach. Waterston é um seis-time Emmy Award candidato, bem como um vencedor do Globo de Ouro e Screen Actors Guild Awards.
Além de Law & Order, outros papéis na televisão incluem DA Forrest Bedford em Eu voarei afastado, pelo qual ganhou um Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama Series em 1993. Ele também teve um papel de protagonista em um segmento episódio nas Amazing Stories série de TV chamada "Mirror Mirror". Em 1994, ele apareceu como o presidente dos EUA William Foster, ao lado da floresta Whittaker e Dana Delany, no filme para televisão The Enemy Within, um remake de Guerra Fria thriller político do diretor John Frankenheimer Sete Dias em Maio.
Em 1994, estreou como Waterston Executive Assistant District Attorney Jack McCoy na quinta temporada da série de televisão Law & Order. Ele desempenhou o papel de McCoy, que acabaria por se tornar procurador distrital, através do final da série em 2010, e tem reprisou o papel em toda a Lei e Ordem franquia. Após o cancelamento do show, Waterston foi o segundo membro mais antigo elenco (atrás S. Epatha Merkerson), tendo reprisou seu papel através de 16 estações.  Devido ao sucesso da série de TV baseada em Nova York, Waterston e seu companheiro de longa data Law & Order elenco companheiro de Jerry Orbach foram declarados "Marcos de Vida" pelo New York Landmarks Conservancy.
Waterston serviu no Comitê Consultivo para o bicentenário de Lincoln, que comemora aniversário de 200 de Abraham Lincoln. Waterston retratou Lincoln no teatro e no cinema (A Guerra Civil, Lincoln de Gore Vidal, e peça da Broadway Abe Lincoln em Illinois). Ele também expressou Lincoln em uma exposição no National Constitution Center, em Filadélfia, e entregues discurso Cooper Union de Lincoln em 05 de maio de 2004.
Waterston emprestou sua voz para a série animada Family Guy onde jogou Dr. Kaplan, o psiquiatra Brian Griffin consulta durante a sua crise de meia-vida no episódio "Brian in Love". Ele exprime Dr. Kaplan novamente no episódio "Road to Rhode Island", mas ele não é creditado em qualquer outro episódio em que o personagem aparece. Waterston também narrou documentário da NBC, The Great Race, a história do famoso 4 x 10 km relé cross-country nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994 em Lillehammer, Noruega, que a Itália venceu a nação anfitriã. O especial foi ao ar durante a cobertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Torino, na Itália, da NBC em 18 de fevereiro, um dia antes de o relé de 2006 teve lugar, que também foi vencido pela Itália. Ele acrescentou narração parcial para o documentário de Ken Burns, Lewis & Clark: The Journey of the Corps of Discovery, que serve como a voz de Thomas Jefferson. Ele também jogou Jefferson no documentário Burns sobre Jefferson. Ele também apareceu no primeiro episódio de Mestres da ABC de ficção científica, jogando um amnésico no episódio "A Fuga Clean".
Waterston apareceu na edição 5100 de Jeopardy !, em 10 de novembro de 2006, com Kathryn Erbe de Law & Order: Criminal Intent e Christopher Meloni de Law & Order: Special Victims Unit. Waterston terminou em segundo lugar a Meloni, e recebeu um prêmio de US $ 25.000, que doou a Refugees International e Oceana. Ele também fez uma aparição populares em um episódio de Saturday Night Live como a si mesmo, exaltando as virtudes de Old Glory Seguros, destinada a proteger os idosos contra ataques de robô.
Waterston é regularmente destaque em anúncios de televisão para TD Ameritrade (anteriormente TD Waterhouse, que é maioritariamente detida pela Toronto-Dominion Bank ea família Ricketts). Ele substituiu o ex-Law & Order costar Steven Hill como porta-voz de TD. Ele emprestou sua voz a um anúncio para a nação.
Waterston já apareceu em um segmento recorrentes em The Colbert Report, chamado "Sam Waterston diz coisas que você nunca deve acreditar de forma confiável." Os segmentos geralmente envolvem Waterston simplesmente declarando uma cotação filme obviamente falso em uma voz muito convincente.
Waterston apareceu como Polônio em 2008 Shakespeare no Parque produção de Hamlet. Seu desempenho recebeu excelentes críticas no The New York Times e muitos outros jornais em todo o país, principalmente no Nordeste. Waterston narrou para especiais de história da Time-Life.
Em 12 de fevereiro de 2009, Waterston se juntou ao Copland School of Music Aaron no Queens College orquestra e coro, junto com o Riverside inspirada Coro e NYC Trabalho Choir, em honrar 200º aniversário de Abraham Lincoln na Igreja Riverside, em Nova York. Sob a direção de Maurice Peress, eles tocaram "The Lonesome Train: uma lenda da música para atores, cantores populares, Coros e Orquestra" de Earl Robinson. Em que Waterston representadas Abraham Lincoln
Em 30 de outubro de 2010, Waterston ler poema original de Stephen Colbert "Tem certeza" na reunião para restaurar a sanidade e / ou medo em Washington, DC
Waterston voltou à televisão em 2012 como presidente de notícias a cabo Charlie Skinner em The Newsroom, uma série da HBO por Aaron Sorkin.  Nesse mesmo ano, Waterston recebeu indução no Teatro Municipal americano da fama.  Waterston também apareceu com Martin Sheen, Jane Fonda e Lily Tomlin na série Netflix Graça e Frankie. Em uma entrevista com o New York Daily News, Waterston suportado Tomlin e Fonda em exigir salários mais elevados do que os atores coadjuvantes, dizendo: "Eu acho que eles estão sendo enganados".
Waterston está aparecendo como Prospero em 2015 Shakespeare no Parque produção de A Tempestade, dirigido por Michael Greif.
Waterston e sua primeira esposa, Barbara Rutledge-Johns, se divorciaram em 1975. Eles têm um filho, James, também um ator. Waterston se casou com sua segunda esposa, a ex-modelo Lynn Louisa Woodruff, em 1976.  Eles têm três filhos, filhas Katherine Waterston e Elisabeth Waterston, que também são atores, e um filho, Graham.
Um ativo humanitária, Waterston doa tempo para organizações como a Oceana, onde ele é um membro do conselho, Refugees International, Meals on Wheels, The United Way, e Guild of America dos atores Episcopais.
Em 2012, Waterston recebeu o Prêmio Humanitário Goodermote da Escola Bloomberg de Saúde Pública Johns Hopkins por seu apoio de longa data de refugiados ao redor do mundo.
Waterston, um episcopal praticando, narrou o documentário biográfico de 1999 Episcopal mártir dos direitos civis Jonathan Daniels Myrick Eis-me aqui, envia-me.
Ele era um porta-voz do movimento Unity08, que procurou em vão executar um bilhete presidencial não ou bipartidária na eleição presidencial de 2008.  Waterston afirmou que ele era um democrata até que ele deixou o partido em desgosto após a veiculação de Lyndon "Daisy" propaganda eleitoral do B. Johnson em 1964.  Waterston também apareceu em anúncios impressos, e anunciou em comerciais de televisão, para a revista liberal The Nation. No entanto, ele endossou presidente democrata Barack Obama para re- eleição em 2012.
Waterston é um amigo de longa data e fã do Morris Dance Group Mark e organizou a apresentação televisiva de Mozart Danças na PBS "Live from Lincoln Center em 16 de agosto de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário