sábado, 5 de abril de 2014

Atores Hollywoodianos



Shaun Mark Bean (nascido 17 de abril, 1959), conhecido profissionalmente como Sean Bean, é um ator Inglês. Depois de se formar na Academia Real de Arte Dramática, ele fez sua estréia profissional em uma produção de teatro de Romeu e Julieta, em 1983. Mantendo o seu distintivo sotaque de Yorkshire, ele encontrou primeiro sucesso mainstream por sua interpretação de Richard Sharpe na série ITV Sharpe. Feijão, desde então, ganhou mais um reconhecimento por sua performance como Ned Stark na série da HBO jogo épico de fantasia of Thrones, bem como papéis na série de antologia BBC Acusado e da histórica série de drama ITV Henry VIII. Seu papel no cinema mais proeminente era Boromir em O Senhor dos Anéis (2001-2003).
Outros papéis incluem Alec Trevelyan no filme de James Bond GoldenEye (1995) e Odysseus em Troy (2004), bem como papéis em Jogos Patrióticos (1992), Ronin (1998), National Treasure (2004), North Country (2005), A Ilha (2005), Silent Hill (2006), Black Death (2010), e Jupiter Ascending (2015). Como um ator de voz, Feijão tem sido destaque no vídeo game The Elder Scrolls IV: Oblivion eo drama The Canterbury Tales, entre vários outros. Ele recebeu vários prêmios durante sua carreira e ganhou um Emmy Internacional de Melhor Ator. Ele também foi nomeado para um BAFTA e Saturn.
Bean nasceu em Handsworth, um subúrbio de Sheffield, que era então parte de West Riding of Yorkshire (condado de South Yorkshire foi criado em 1974), filho de Rita (née Tuckwood) e Brian Bean.  Ele tem um irmã mais nova chamada Lorraine. Seu pai era dono de uma loja de fabricação que empregava 50 pessoas, incluindo a mãe de Bean, que trabalhava como secretária. Apesar de tornar-se relativamente rico (seu pai era dono de um Rolls-Royce Silver Shadow), a família nunca se afastou da propriedade do conselho como eles preferiram permanecer perto de amigos e familiares.  Como uma criança, Feijão quebrou uma porta de vidro durante um argumento, que deixou um pedaço de vidro incorporado em sua perna que impedia brevemente seu pé e deixou uma grande cicatriz.  Isso o impediu de perseguir seu sonho de jogar futebol profissionalmente.
Em 1975, Bean deixou Brook Comprehensive School com Níveis S em Arte e Inglês.  Depois de um trabalho em um supermercado e outro para o conselho local, ele começou a trabalhar para a empresa de seu pai com um lançamento dia em Rotherham Faculdade de Artes e Tecnologia para fazer um curso de soldagem.  Enquanto estava lá, ele tropeçou em uma aula de arte e decidiu perseguir o seu interesse pela arte. Depois de frequentar cursos em outras duas faculdades, uma para metade de um dia e outro para menos de uma semana, ele retornou ao Rotherham College, onde ele posteriormente se matriculou em um curso de teatro. Depois de algumas jogadas de faculdade e um em Rotherham Civic Theatre, ele ganhou uma bolsa de estudos para a Academia Real de Arte Dramática (RADA), iniciando um curso de sete mandato em janeiro de 1981.
Bean formou na RADA em 1983, fazendo sua estréia profissional atuando mais tarde naquele ano como Tybalt em Romeu e Julieta no Teatro Watermill em Newbury.  Seu início de carreira envolveu uma mistura de estágio e trabalho com visor. Como ator, ele adotou a ortografia irlandesa de seu primeiro nome. Sua primeira exposição nacional veio em um anúncio para lager não-alcoólicas.  Entre 1986 e 1988, ele era um membro da Royal Shakespeare Company, aparecendo em produções de Romeu e Julieta, O Fair Maid of the West, e A Midsummer Sonho de noite.  Ele apareceu em seu primeiro filme, Caravaggio de Derek Jarman (1986), jogando Ranuccio Tomassoni, seguido em War Requiem o mesmo do diretor (1988). Em 1989, ele estrelou como o mal Dominic O'Brien nos quinze Streets, onde ganhou seguidores dedicados.
Durante o final dos anos 1980 e início dos anos 1990, Bean se tornou um ator estabelecido na televisão britânica.  Ele apareceu nas produções da BBC Clarissa e Lady Chatterley, e seu papel no último tornou-se conhecido por suas cenas de sexo com Joely Richardson.  Em 1990, Bean estrelou a adaptação do John B. Keane de Jim Sheridan jogar o campo. Também em 1990, o seu papel como o jornalista Anton em Windprints examinou os problemas difíceis de apartheid na África do Sul. Em 1996, ele combinou seu amor do futebol com sua carreira para finalmente realizar seu sonho de infância de jogar para Sheffield United, como Jimmy Muir no filme When Saturday Vem. Embora o filme não foi aclamado pela crítica, Bean recebeu crédito por um bom desempenho. Em agosto de 1997, Bean apareceu no que se tornou um famoso comercial Sky Sports para a próxima temporada 1997-98 Premier League.  Sua obra relacionada com o futebol continuou em 1998, quando ele narrou La Coupe de la Gloire, o filme oficial da Copa do Mundo de 1998 realizada na França.
Sucessos críticos do Bean em Caravaggio e Lady Chatterley contribuiu para a sua imagem a emergir como um símbolo sexual, mas ele tornou-se mais estreitamente associada com o personagem de Richard Sharpe, o maverick atirador guerras napoleônicas na série de televisão ITV Sharpe. A série foi baseada em romances de Bernard Cornwell sobre a Guerra Peninsular e as experiências ficcionais de um grupo de soldados nas Rifles 95th famosos. Começando com rifles de Sharpe, a série seguiu as venturas e desventuras de Richard Sharpe quando ele se levantou das fileiras como um sargento, promovido a tenente em Portugal, a tenente-coronel na época da Batalha de Waterloo.
Bean não foi o primeiro ator a ser escolhido para jogar Sharpe. Como Paul McGann foi ferido enquanto jogava futebol dois dias para filmar, os produtores inicialmente tentou contornar sua lesão, mas revelou-se impossível e Feijão substituiu-o. A série correu continuamente de 1993 a 1997, com três episódios produzidos a cada ano. Foi filmado em condições desafiadoras, primeiro na Ucrânia e mais tarde em Portugal. Após vários anos de rumores, mais episódios foram produzidos:. Desafio de Sharpe, que foi ao ar em abril de 2006, e de Sharpe Peril, que foi ao ar no Outono de 2008 e mais tarde foi lançado em DVD  Ambos foram lançadas como dois cinema de comprimento 90 episódios minutos por série.  com um papel como Senhor enigmático Richard Fenton na minissérie de TV Scarlett, Bean fez a transição para filmes de Hollywood. Sua primeira aparição Hollywood notável foi a de um terrorista Republicano Irlandês na adaptação cinematográfica de 1992 Patriot Games. Enquanto filmava sua cena de morte, Harrison Ford acertá-lo com um gancho de barco, dando-lhe uma cicatriz permanente. Rough-cut de feijão parece-lhe uma escolha de patente para um vilão fez, e seu papel em Jogos Patrióticos foi o primeiro de vários vilões que ele iria retratar, todos eles morrem de maneiras terríveis.
No filme de 1995 GoldenEye, Bean retratado inimigo de James Bond Alec Trevelyan (do MI6 006). Ele jogou os fracos de estômago Spence em Ronin (1998), um ex-con-batendo esposa em Essex Meninos (2000), e uma malévolo ladrão seqüestrador / jóia Do not Say a Word (2001). Ele também foi amplamente reconhecido como vilão caçador de tesouros Ian Howe em National Treasure, e desempenhou um cientista vilão em The Island (2005). No filme independente Far North, ele interpreta um mercenário russo que se perde na tundra e é resgatado por uma mulher Inuit e sua filha, quem mais tarde poços uns contra os outros.
Papel mais proeminente de feijão foi como Boromir em Peter Jackson de O Senhor dos Anéis. Seu tempo na tela principal ocorre na primeira parcela, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel. Ele aparece brevemente em flashbacks em O Senhor dos Anéis: As Duas Torres e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, assim como em uma cena a partir da edição estendida de As Duas Torres. Antes de lançar acabado, circularam rumores de que Jackson tinha considerado Bean para o papel de Aragorn, mas nem Bean nem Jackson confirmou isso em entrevistas subseqüentes. Medo de voar em helicópteros do Bean lhe causou dificuldades na montanhosa Nova Zelândia, onde a trilogia foi filmada. Depois de um passeio particularmente difícil, ele não prometeu a voar para um local novo; Em um exemplo, ele escolheu tomar um teleférico para as montanhas, enquanto vestindo seu traje completo (com protetor, armadura, espada e) e, em seguida, caminhar pelas poucas milhas finais.
Outros papéis deu mais espaço para suas habilidades de atuação. Em 1999, de extremamente perigoso, seu personagem andou uma linha tênue entre vilão e herói.  Ele se tornou um arrependido, de leitura de poesia Grammaton clérigo que sucumbe a suas emoções em equilíbrio, de 2002, um vaqueiro estrangeiro peculiar em 2003 de The Big Empty, e uma Odysseus simpático e astuto no filme de 2004 Troy. Ele apareceu com outras estrelas de Hollywood em Moby vídeo da música "somos todos feitos de Estrelas", em fevereiro de 2002.  No mesmo ano, ele voltou ao palco em Londres atuando em Macbeth.  Devido à demanda popular, o produção correu até Março de 2003.
Bean tem feito um trabalho de voz-over, sobretudo na indústria de publicidade britânica.  Ele tem destaque em anúncios de televisão para O2, Morrisons e Barnardos, bem como para Acuvue e do Canal Sci-Fi nos Estados Unidos. Ele também faz a voz sobre para televisão e rádio da campanha do Serviço Nacional de Sangue. Para o papel jogando vídeo game, The Elder Scrolls IV: Oblivion, ele expressou Martin Septim  voz inconfundível de feijão também tem sido usado nas intro e outro segmentos da cobertura de corrida BBC Fórmula 1 para as 2011 e 2012 estações
Bean completou um piloto de uma hora, sem cara, para a televisão norte-americana. Ele também apareceu em Outlaw, uma produção independente britânica, e um remake do filme de 1986 horror, The Hitcher (lançado em Janeiro de 2007); aqui ele usou um sotaque americano novamente. Em 2009, ele apareceu na trilogia Red Riding como o malévolo John Dawson. Ele também apareceu em Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios (2010), fazendo o papel de Zeus, o rei do Monte Olimpo e deus do céu, trovão, relâmpago e. Também nesse ano, Feijão atuou em CA $ H, jogando o papel principal de Pyke Kubic, um homem perigoso determinado a recuperar a sua riqueza em uma economia ruim. CA $ H explorou o dinheiro papel desempenha em tempos econômicos difíceis de hoje. Bean também jogou irmão gêmeo do vilão, Reese.
Bean estrelou a primeira temporada de Game of Thrones, adaptação da HBO de As Crônicas de Gelo e Fogo romances de George RR Martin, fazendo o papel de Lord Eddard Stark.  Bean e Peter Dinklage foram os dois atores cuja inclusão mostrar corredores David Benioff e Dan Weiss considerado necessário para o show para se tornar um sucesso, e para cujos papéis não há outros atores foram considerados. Seu retrato sutil do que poderia ter sido um personagem estereotipado "nobre líder" lhe rendeu elogios da crítica; como a A.V. Revisor do clube colocá-lo, ele "retratado Ned como um homem que sabia que ele viveu na lama, mas esperava melhor e assumiu todos os outros viriam junto para o passeio."  Os esforços promocionais da HBO focados em Bean como protagonista da série e ator mais conhecido. A fotografia dele como Ned sentado no Trono de Ferro, segurando sua espada larga foi usado para cartazes promocionais e na capa da caixa de DVD da primeira temporada definido, bem como a tampa de um tie-in reedição do romance A Game of Thrones.
Em agosto de 2012, Bean apareceu como professor cross-dressing Simon no episódio da segunda temporada da série de televisão do Reino Unido Acusado de abertura, um papel que lhe renderia um Royal Television Society prêmio de melhor ator. Ele estrelou em Soldiers of Fortune eo Cleanskin 2012 filme, no qual ele interpreta um agente do serviço secreto confrontados com a tarefa de perseguir e eliminar um terrorista suicida e sua célula terrorista.
Ele apareceu no filme Branca de Neve de Tarsem Singh, Mirror Mirror, que foi lançado em os EUA em março de 2012. Bean reprisou seu papel como Christopher Da Silva na Silent Hill sequela filme Silent Hill:. Revelation 3D  Ele co -starred na série drama da ABC em falta, que estreou no início de 2012. Bean está programado para estrelar Pan, um spin moderno-dia em conto de Peter Pan, onde Pan é um vilão de JM Barrie sendo caçado por um capitão da polícia Gancho chamado.
Bean atualmente estrela na série de televisão Legends espionagem como Martin Odum, um agente do FBI que assume várias identidades fabricadas para ir disfarçado. Uma campanha de marketing viral intensiva foi centrado em torno da #DontKillSeanBean hashtag, enfocando as várias mortes de seus personagens anteriores e prometendo seu personagem em Legends não sofreria o mesmo destino.  A campanha culminou com uma Funny or Die vídeo exclusivo com Bean filmando uma cena para o show, onde ele se tornou tão acostumado a morrer na tela que ele espera que seu personagem para uma morte horrível bizarramente apesar da simplicidade da cena.
Muitas vezes descrito como "pé no chão", Bean manteve o seu sotaque de Yorkshire, apesar de que agora vive em Londres.  Em parte por causa de seu papel como Sharpe, ele também é descrito como um símbolo sexual. Ele foi eleito o segundo homem mais sexy do Reino Unido em 2004, colocando logo atrás de seu Senhor da co-estrela Anéis Orlando Bloom.  Ele admite que não se importa de ser considerado como um "pouco de áspera" por mulheres.  Em Além de sua imagem como um símbolo sexual e um "pouco de áspera", admitiu, ele desenvolveu uma reputação como um solitário, um rótulo que ele considera injusto. Ele descreveu a si mesmo em vez tão silencioso, e entrevistadores confirmar que ele é um "homem de poucas palavras",  com um entrevistador chamando-o de "surpreendentemente tímido".  Embora ele admite que ele pode ser um workaholic, ele relaxa com um livro ou ouve música em seu tempo livre, e é um talentoso pianista. Ele também é um jardineiro afiado, soldador, e desenhista.
Apesar de ter sido treinado profissionalmente, Bean adota um estilo instintivo de agir que alguns dizem que o torna especialmente adequado para retratar profundezas de seus personagens.  Ele disse que a parte mais difícil está no início das filmagens quando se tenta entender o personagem. Depois de atingir isso, ele pode encaixar dentro e fora do personagem instantaneamente. Essa habilidade de ir do homem calmo no set para o guerreiro Boromir "espantado" Sean Astin durante as filmagens de A Sociedade do Anel.  Outros fãs incluem diretores Mike Figgis e Wolfgang Petersen, que descreveu que trabalham com Bean como uma "bela coisa ".
Bean foi casado e divorciado quatro vezes. Ele se casou com sua namorada de escola secundária Debra James em 11 de Abril de 1981. O casamento acabou em divórcio em 1988. Feijão conheceu a atriz Melanie Hill em RADA, e eles se casaram em 27 de Fevereiro de 1990. primeira filha do casal, Lorna, nasceu em outubro de 1987; o segundo, Molly, nasceu em setembro de 1991. O casamento de Bean e Hill terminou em divórcio em agosto de 1997. Durante as filmagens de Sharpe, Feijão conheceu a atriz Abigail Cruttenden, e eles se casaram em 22 de novembro de 1997. Sua filha, Natasha Evie, nasceu em novembro de 1998. Bean e Cruttenden divorciaram em julho de 2000.
Bean começou a namorar a atriz Georgina Sutcliffe em 2006. Depois de cancelar sua planejada janeiro 2008 casamento na véspera da cerimônia por "razões pessoais", ele se casou com Sutcliffe no Cartório Marylebone, em Londres, em 19 de fevereiro de 2008. Durante as alegações de que feijão abusadas fisicamente Sutcliffe em 2009,  perturbações internas resultou na polícia de ser chamado para sua casa em Belsize Park em três ocasiões. Separação de feijão e Sutcliffe foi anunciado em 6 de agosto de 2010,  e que o divórcio foi finalizado em 21 de dezembro de 2010.  Em 9 de Maio de 2012, Bean foi preso sobre os créditos que ele fez assédio telefonemas e enviou mensagens de texto abusivas a Sutcliffe e mais tarde foi libertado sob fiança. Todas as acusações foram posteriormente retiradas.
Em junho de 2011, Bean foi envolvido em uma briga com um homem em um pub perto de sua residência em Londres. O homem tinha feito comentários depreciativos sobre o modelo de abril Summers, que estava com feijão naquela noite. Bean começou um relacionamento com a atriz Ashley Moore durante o verão de 2013.
Bean tem sido um fã do Sheffield United FC desde que ele tinha oito anos de idade, e tem uma tatuagem no ombro esquerdo que lê "100% Blade".  Ele abriu seu salão da fama em 2001 e, depois de fazer um de seis números contribuição para as finanças do clube, estava em seu conselho de administração entre 2002 e 2007 para ajudar a levantar o perfil do clube. Ele deixou o cargo em 2007, para "voltar a ser um torcedor comum" onde ele se sente em casa. Durante seu tempo lá, ele teve alguns problemas com Neil Warnock, ex-gerente de Sheffield United, depois de Warnock alegou que Bean invadiram seu escritório e gritou com ele na frente de sua esposa e filha, quando o clube tinha acabado de ser despromovido da Premier League. Feijão nega, chamando Warnock "amargo" e "hipócrita"  Ele escreveu o prefácio e ajudou a promover um livro de anedotas chamados Sheffield United:.. The Biography  Ele também segue Yorkshire County Cricket Club.
Bean tem uma tatuagem do número nove em seu ombro, escrito usando Tengwar, em referência ao seu envolvimento no Senhor dos Anéis eo fato de que seu personagem era um dos originais nove companheiros da Sociedade do Anel. Os outros atores de "The Fellowship" (Elijah Wood, Sean Astin, Orlando Bloom, Billy Boyd, Ian McKellen, Dominic Monaghan, e Viggo Mortensen) tem a mesma tatuagem. John Rhys-Davies, cujo caráter era também um dos originais nove companheiros, arranjado por sua dublê para fazer a tatuagem em seu lugar.
Bean muitas vezes recebe cartas de fãs destinado a Rowan Atkinson, que interpretou Mr. Bean.

Nenhum comentário:

Postar um comentário