sábado, 5 de abril de 2014

Atores Hollywoodianos



  Tchéky Karyo ( nascido Baruh Djaki Karyo;  04 outubro de 1953) é um ator francês turco-nascido e músico. Começando sua carreira como ator no palco em obras clássicas e contemporâneas, ele começou a trabalhar como um ator de personagem em filmes na década de 1980. Ele já atuou em vários filmes de Hollywood e diretores franceses, incluindo Luc Besson.
Ele foi nomeado Baruh Djaki Karyo no nascimento em 1953 em Istambul, Turquia; sua mãe era grega e seu pai era judeu turco. Quando ele era jovem, sua família mudou-se para Paris, França, onde ele cresceu. A grafia do seu nome, Djaki, foi alterado para Tchéky em uma forma de transliteração francesa.  Quando jovem, Karyo estudou teatro no teatro de Cyrano e mais tarde tornou-se membro do Daniel Sorano Company, que joga muitos papéis clássicos.
Esta seção de uma biografia de uma pessoa viva não inclui quaisquer referências ou fontes. Por favor, ajude, adicionando fontes confiáveis. Material de contencioso sobre pessoas que é unsourced ou mal sourced devem ser removidos imediatamente vivo. (Outubro de 2011)
Karyo se juntou ao Teatro Nacional de Estrasburgo, onde ele atuou em ambos os jogos contemporâneos e clássicos. Ele encontrou o sucesso em filmes franceses com início na década de 1980, primeiro como um ator de personagem. Mais tarde, ele apareceu em papéis principais em vários filmes notáveis, como The Bear, no qual ele interpretou um dos caçadores, e do diretor Luc Besson Nikita, no qual ele interpretou espião mentora da heroína.
Ele tem participado em vários filmes de Hollywood, muitas vezes retratando um personagem francês, da mesma forma como Jean Reno. Ele já atuou em papéis de destaque em grandes filmes ambientados em tempos de guerra. Performances louváveis ​​incluem sua atuação como um oficial francês vingativo ao lado de Mel Gibson em O Patriota (2000), definido durante a guerra da independência americana, e seu papel como Jean de Dunois em O Mensageiro: A história de Joana d'Arc. Na edição de DVD de O Patriota, Karyo overdubbed suas próprias linhas na pista de língua francesa.
Karyo é também um músico e compositor, conhecido por suas letras poéticas. Ele lançou o aclamado álbum de 2006 unidade Ce qui nous lien (traduzido em Inglês como "o elo que nos liga"), e liberado Credo em 2013, em seu 60º aniversário.
Ele foi indicado para o prêmio César de Ator Mais Promissor por seu papel em La Balance. Em 1986, ele foi premiado com o Prémio Jean Gabin em reconhecimento das suas performances de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário