Em sua carreira de 40 anos, Danson foi nomeado para 15 Primetime Emmy Awards, vencendo dois; dez Prémio Globo de Ouro, vencendo três nomeações; um Screen Actors Guild Awards; e um americano Comedy Award e foi premiado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Ele ficou em segundo lugar na lista das 25 maiores estrelas de televisão da TV Guide. [3] Danson também tem sido um ativista de longa data na conservação dos oceanos. Em março de 2011, ele publicou seu primeiro livro, Oceana: nossos oceanos em vias de extinção e que podemos fazer para salvá-los, por escrito com o jornalista Michael D'Orso.
Danson nasceu em San Diego, Califórnia, filho de Jessica Danson (née MacMaster) e Edward Ponte Danson, Jr., um arqueólogo e diretor do museu. Ele foi criado em Flagstaff, Arizona. Sua ascendência inclui Inglês e Escocês.
Em 1961, ele se matriculou na Escola de Kent, onde ele era um astro do basquete. Tornou-se interessado no drama enquanto frequentava a Universidade de Stanford. Ele se transferiu para a Universidade Carnegie Mellon em Pittsburgh, Pensilvânia, onde recebeu seu diploma de Bacharel em Belas Artes no drama em 1972.
Danson começou sua carreira na televisão como um jogador de contrato na novela diurna Somerset. Ele desempenhou o papel de "Tom Conway" de 1975 a 1976. Em seguida, ele passou alguns anos (1977-1982) como um médico na novela diurna os médicos. Ele também foi em uma série de comerciais, a maioria reconhecidamente como o "homem Aramis".
Ele fez uma série de aparições na televisão episódica no final de 1970 e início de 1980, incluindo pontos em Laverne e Shirley, BJ and the Bear, Família, Benson, Táxi, Magnum PI, e Bruxa de Tucker.
Em 1982, Danson foi escalado em seu papel mais reconhecível, como o ex-jogador de beisebol mulherengo e barman Sam Malone na sitcom da NBC Cheers, em que ele tem uma relação on-e-fora com formação universitária, sofisticado Diane Chambers. Embora o show terminou em último na classificação na primeira temporada, foi bem recebido pela crítica, e classificações lenta mas seguramente melhorou em 1983, e em 1986 Elogios foi um dos dez melhores shows na TV. O show teve uma corrida de 11 temporadas e seu final (20 de Maio, 1993) foi assistido por 80 milhões de pessoas, tornando-se o segundo finale mais assistido na história da televisão naquele momento. Ele ganhou quatro prêmios Emmy para Melhor Série de Comédia e um Globo de Ouro de Melhor Série - Musical ou Comédia. O show correu 1982-1993, com Danson receber 11 indicações ao Emmy consecutivos e nove indicações ao Globo de Ouro, em última análise, ganhando dois Emmys e dois Globos de Ouro. Em 2002, TV Guide nomeou Elogios a 18 Greatest Show de Todos os Tempos. Ele também foi incluído na 100 Greatest Shows de Todos os Tempos da revista Time.
Danson passou a estrelar o sucesso sitcom da CBS Becker (produzido pela Paramount Television, que também produziu Elogios), que funcionou de 1998 a 2004. Danson também desempenha-se em Curb Your Enthusiasm. Ele reprisou seu papel de Sam Malone em um episódio da segunda temporada de Frasier e expressou-lo no episódio Simpsons "Fear of Flying".
Embora ele era mais conhecido por seu trabalho na comédia, ele também apareceu em um drama aclamado, Something About Amelia, sobre uma família devastada pelas repercussões de incesto, que co-estrelou sua co-estrela, mais tarde, Damages, Glenn Close. Ele ganhou um Globo de Ouro de Melhor Ator em Minissérie ou Filme para Televisão e foi nomeado para um Emmy Award. Em 1996, três anos depois dos elogios concluiu, Danson estrelou a sitcom da CBS tinta de curta duração com sua esposa na vida real Mary Steenburgen. No mesmo ano, eles Lemuel Gulliver estrelou como e sua esposa em uma minissérie de televisão aclamado de As Viagens de Gulliver.
Danson retornou à televisão série no outono de 2006, jogando um psiquiatra na sitcom Ajuda ABC Me Help You, que foi cancelado no midseason devido à baixa audiência.
Em 2006, Danson recebeu uma nomeação para um Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de um Actor em Filme ou Minissérie de TV por seu papel em Knights of the South Bronx.
Em 2007, Danson estrelou o drama de FX Damages rede como um bilionário corrupto, Arthur Frobisher. O papel lhe valeu uma indicação ao Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática, mas perdeu para co-estrelar Željko Ivanek. Na segunda temporada, Danson tornou-se um personagem recorrente em vez de um dos elenco principal. No entanto, Danson recebeu uma indicação ao Emmy de Melhor Ator Convidado em Série Dramática, mas perdeu para Michael J. Fox por sua aparição em Rescue Me.
Danson estrelou a série de comédia da HBO Bored to Death, jogando George Christopher, o editor lacônico, salubre e, por vezes francamente infantil da revista Edition. Críticos frequentemente elogiado Danson como sendo o ponto alto do programa, chamando seu caráter de um "ladrão de cena".
Em julho de 2011, foi anunciado que Danson iria estrelar CSI da CBS: Crime Scene Investigation. Ele joga D.B. Russell, um novo supervisor turno da noite, que anteriormente dirigiu um laboratório de crime em Seattle, Washington. Tony Shalhoub, Robin Williams e John Lithgow também foram considerados para o papel.
Após o cancelamento de CSI: Crime Scene Investigation, foi anunciado que seu personagem DB Russell iria fazer uma jogada sobre a spinoff CSI:. Cyber por sua segunda temporada
Danson também tem sido destaque em vários filmes. Suas aparições em filmes mais notáveis foram em Três Solteirões e um Bebê com Tom Selleck e Steve Guttenberg, a sua sequela três homens e uma senhora pequena, e Cousins com Isabella Rossellini. Ele também apareceu em The Field Onion (seu primeiro filme, como a gaita de foles jogando Diretor Ian Campbell), Creepshow, Body Heat, Little Treasure, Just Between Friends, A Fine Mess, pai, Made in America, Acertando as Contas com Papai e Saving Ryan privado.
Danson e sua primeira esposa, a atriz Randall "Randy" Gosch (agora conhecido profissionalmente como Randy Danson), se casaram em 1970 e se divorciaram em 1975. A segunda mulher de Danson era produtor Cassandra "Casey" Coates; eles se casaram em 1977. Em 24 de dezembro de 1979, ao dar à luz sua primeira filha Kate, Coates sofreu um acidente vascular cerebral, e Danson passou vários anos cuidando dela e ajudá-la a se recuperar. Eles mais tarde adoptou uma segunda filha, Alexis. O caso de Danson com a atriz Whoopi Goldberg levou ao seu divórcio em 1993. Ele foi um dos mais caros divórcios de Hollywood, supostamente custando Danson $ 30 milhões.
Em 7 de outubro de 1995, Danson casou com a atriz Mary Steenburgen, a quem ele conheceu no set do filme Pontiac Lua em 1993, e tornou-se o padrasto de Steenburgen filha Lilly e filho Charles de seu casamento anterior com o ator Malcolm McDowell.
Danson experimentou substancial atenção da imprensa negativa em 8 de Outubro de 1993, após sua aparição em blackface em um assado comédia Friars Club em homenagem a então namorada Whoopi Goldberg. Em seu monólogo, Danson fez uso extensivo de estereótipos raciais ofensivos, usou a palavra "nigger" mais de uma dúzia de vezes, e comeu uma melancia, irritando convidados como Montel Williams eo prefeito David Dinkins. Goldberg defendeu o esboço, explicando que ela havia ajudado a escrever muito do material e que se refere Danson com o maquiador que pintou seu rosto. Danson e Goldberg emitiram declarações enfatizando "a tradição Friars Club de estridente e sobre o alto humor" e descrevendo aqueles ofendidos como recém-chegados que "estavam desconfortáveis com o que esperar." trechos substanciais de desempenho foram posteriormente impressos em Spy. O incidente foi parodiado em Rotten véspera de Ano Novo de Howard Stern com Stern como Danson e Sherman Hemsley como Goldberg.
O interesse de Danson em preocupações ambientais foi acesa quando ele tinha doze anos e Bill Raça, então curador do Museu do Norte do Arizona, introduziu Danson e amigo Marc Gaede para um jogo ele se referiu como "billboarding". Armado com um machado e serra, raça, Gaede, e Danson acabou destruindo mais de 300 placas de propaganda ao ar livre.
O interesse de Danson no ambientalismo continuou ao longo dos anos, e ele começou a se preocupar com o estado dos oceanos do mundo. Em 1988, ele disse que tinha 10 anos para salvar os oceanos ou ficaremos pagar as consequências, o que seria a morte. Na década de 1980, ele foi um dos fundadores contribuindo das Campanhas Oceanos americanos, que se fundiu com a Oceana em 2001 , onde Danson é um membro do conselho.
Em março de 2011, Danson publicou seu primeiro livro, Oceana: nossos oceanos em perigo e que podemos fazer para salvá-los, por escrito com o jornalista Michael D'Orso.
Danson é um amigo do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, que participou Danson e Mary Steenburgen casamento. Danson doou mais de $ 85.000 para os candidatos democratas, incluindo Al Gore, John Edwards, Barbara Boxer, Bill Clinton, Al Franken, e John Kerry. Ele também doou para o Partido Democrata de Arkansas e Comitê de Campanha Senatorial Democrata. Danson e Steenburgen fez campanha para o senador Hillary Clinton durante sua campanha presidencial de 2008. Ele assistiu ao casamento de sua filha Chelsea no dia 31 de julho, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário