quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Atrizes Hollywoodianas



Susan Blakely (nascida em 7 de setembro de 1948) é uma atriz e modelo norte-americana. Ela é mais conhecida pelo seu papel principal na minissérie ABC de 1976, Rich Man, Poor Man, pelo qual recebeu o Globo de Ouro da Melhor Atriz - Drama da Série de Televisão. Blakely também apareceu em filmes, incluindo The Towering Inferno (1974), Relatório ao Comissário (1975), Capone (1975), The Concorde ... Airport '79 (1979) e Over the Top (1987).
Blakely nasceu em Frankfurt, Alemanha, filha de pais americanos, Mary Louise, ex-professora de arte, e o coronel Larry Blakely, um oficial de carreira do exército.  Depois de frequentar a Universidade do Texas em El Paso, ela mudou-se para Nova York e estudou atuação com Warren Robertson, Lee Strasberg, Sanford Meisner  no Neighborhood Playhouse [cita requerida] e depois estudou com Charles Conrad em Los Angeles. Atualmente estuda com Warner Loughlin. Ela começou uma carreira de modelo profissional em 1967 na Ford Modeling Agency.

Blakely chegou em Hollywood no início da década de 1970, e começou a aparecer em papéis de apoio em filmes incluem Savages, The Way We Were e The Lords of Flatbush. Seu primeiro papel importante foi como Patty Simmons no filme de catástrofe de 1974 The Towering Inferno. No ano seguinte, ela desempenhou os papéis femininos no relatório de filmes ao Comissário junto com Michael Moriarty e Capone, em frente a Ben Gazzara.

Blakely ganhou grande aclamação da crítica com seu papel principal na minissérie de televisão ABC de 1976, Rich Man, Poor Man com base no romance de 1969 do mesmo nome de Irwin Shaw. Por sua performance, Blakely ganhou o Prêmio Globo de Ouro da Melhor Atriz - Drama da Série de Televisão daquele ano e ganhou uma indicação para o Prêmio Emmy Primetime para a atriz principal proeminente em uma minissérie ou um filme.  Ela ganhou uma segunda indicação ao Prêmio Emmy no ano seguinte, quando reviveram seu papel em Rich Man, Poor Man Book II. Após o sucesso da televisão, ela desempenhou papéis principais em dois filmes em 1979; filme de desastre The Concorde ... Airport '79 em frente a Alain Delon e drama esportivo Dreamer com Tim Matheson.

Durante 1980 e 1990, Blakely desempenhou papéis de liderança em muitos feitos para filmes de televisão. Ela retratou Frances Farmer no filme de 1982 baseado na autobiografia de Farmer, Will There Really Be a Morning ?, para a qual foi nomeada para o Globo de Ouro da Melhor Atriz - Minissérie ou Filme de Televisão. Ela interpretou Eva Braun em frente a Anthony Hopkins no filme biográfico The Bunker (1981) de Adolf Hitler e Joan Kennedy em The Ted Kennedy Jr. Story (1986). Ela apareceu em filmes como Over the Top (1987), My Mom's a Werewolf (1989) e Hate Crime (2005). Ela convidou o hotel, The Twilight Zone, Falcon Crest, Assassinato, Ela escreveu, Nip / Tuck, Brothers & Sisters, Southland e Cougar Town.

Em 1969, Blakely se casou com um advogado Todd Merer, mas o casal se divorciou em 1977. Em 1982, Blakely se casou com o consultor de mídia e experiente em gerenciamento de crises Steve Jaffe, também produtor de filmes e televisão. Em 2003, a Blakely criou uma linha de jóias semi-preciosas de seus próprios desenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário