quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Atrizes Hollywoodianas



Anne Hampton Potts (nascida em 28 de outubro de 1952)  é uma atriz americana de cinema, televisão e palco. Ela é conhecida por seus papéis em filmes populares da década de 1980, como Ghostbusters (1984), Ghostbusters II (1989), Pretty in Pink (1986), Jumpin 'Jack Flash (1986) e Who's Harry Crumb? (1989). Na década de 1990, ela expressou Bo Peep nos filmes animados Toy Story (1995) e Toy Story 2 (1999). Ela também é conhecida por interpretar Mary Jo Jackson Shively no comitê de CBS Designing Women (1986-1993).

Potts foi nomeado para o Primetime Emmy Award em 1994 por ter jogado Dana Palladino na comédia de CBS Love & War (1993-1995) e foi nomeado para um Screen Actors Guild Award em 1998 e 1999 por jogar Mary Elizabeth Sims na série The Lifetime Qualquer dia agora (1998-2002). Em 2012, estrelou como Gigi Stopper na série de comédia e drama ABC GCB. Ela atualmente retrata a Meemaw na comédia de situação da CBS, Young Sheldon.

Potts nasceu em Nashville, Tennessee,  como a terceira filha de Powell Grisette Potts e Dorothy Harris (née Billingslea) Potts. Suas irmãs mais velhas são Mary Eleanor (Potts) Hovious e Elizabeth Grissette ("Dollie") Potts. Eles cresceram em Franklin, Kentucky, onde se formou na Escola Secundária Franklin-Simpson em 1970.

Ela recebeu um bacharelado em artes plásticas pelo Stephens College em Columbia, Missouri. Aos 21 anos, Potts foi vítima de um acidente de carro que deixou vários ossos abaixo da cintura quebrada.
Potts fez sua estréia no grande ecrã em 1978 no filme de comédia Corvette Summer, de Metro-Goldwyn-Mayer, com Mark Hamill. Ela foi nomeada para um Golden Globe Award em 1979 por seu papel no filme. Em 1982, ela ganhou os Prêmios Genie para o Melhor Desempenho de uma atriz estrangeira por seu papel no filme Heartaches, sobre uma jovem casada com um piloto de estoque e carregando o filho de seu amigo. Em 1980, ela interpretou Edith Bedelmeyer, uma mulher que compartilhava um apartamento no sótão com outras três mulheres (interpretado por Georgia Engel, Lorna Patterson e Francine Tacker) na série de comédia Goodtime Girls, de curta duração.

Potts interpretou a recepcionista Janine Melnitz na série de filmes Ghostbusters e depois conquistou fama como a pragmática designer de interiores Mary Jo Shively na comédia de televisão da CBS Designing Women (1986-1993) e tem uma grande variedade de papéis proeminentes na televisão e no cinema. Ela foi nomeada para um Prêmio Primetime Emmy para a atriz principal principal em uma série de comédia em 1994 por papel como Dana Palladino em Love & War (1993-1995). Outros papéis notáveis ​​incluem os Sims de Mary Elizabeth (O'Brien) na série de drama da televisão Lifetime Any Day Now (1998-2002), para o qual foi nomeada para o Prêmio Screen Actors Guild por desempenho excepcional por uma atriz em uma série dramática, a voz de Little Bo Peep nos dois primeiros filmes de Toy Story, um papel de apoio no Pretty in Pink de John Hughes e papéis protagonistas de estrelas em séries de televisão da CBS como Magnum, PI, Joan of Arcadia, Close to Home, Two e um Meio homem, e ABC's Men in Trees, Ugly Betty e Boston Legal. Ela desempenhou um papel recorrente como Sophie Devere na Unidade de Vítimas Especiales da Lei e Ordem da NBC de 2005 a 2009.

Potts trabalhou em livros de áudio, incluindo o narrador e a heroína dos dias telegráficos de Larry McMurtry. Ela estrelou a versão cinematográfica de Texas McMurtry, uma sequela de The Last Picture Show. Ela fez sua estréia na Broadway depois de se juntar ao elenco do prêmio Tony God of Carnage em 17 de novembro de 2009, sucedendo Hope Davis no papel.

Em 2012, Potts estrelou como Elizabeth "Gigi" Stopper na série de comédia e drama da ABC GCB, com Leslie Bibb, Kristin Chenoweth, Jennifer Aspen, Miriam Shor e Marisol Nichols.  Ela diz que ela baseou seu retrato do personagem em Dixie Carter, acrescentando: "Se ela ainda estivesse viva, o papel seria o dela e deveria ter sido".  Potts também desempenhou um papel de liderança no filme musical original Hallmark Channel 2012 O professor de música, sobre um professor de música do ensino médio que está à beira de perder seu amado programa de música escolar devido aos cortes orçamentários distritais. Em um esforço para poupar o programa, os ex-alunos de Daley se juntam para organizar um musical para arrecadar dinheiro para manter o programa vivo.

Em março de 2013, a Potts assinou o papel principal do piloto de comédia e drama do ABC Murder em Manhattan sobre uma mãe e filha que se juntam como detetives amadores.  O ABC mais tarde procurou uma rede de cabo para distribuir a série, optando por não transmiti-la na televisão em rede.  No final de 2013, foi anunciado que Potts se unirá ao renome aclamado pela crítica de Diane Paulus Pippin a partir de 21 de janeiro de 2014. Ela substituiu o candidato do Prêmio Tony Tovah Feldshuh ao papel de avó Berthe, de Pippin. Isso marcou sua primeira aparição em um musical da Broadway.
 Potts é a mãe de três filhos:  Clay (com o terceiro marido Scott Senechal, nascido em 1981) e dois com James Hayman: James (chamado Doc, nascido 1992) e Harry (nascido em 1996). Ela é membro do conselho do Stephens College, e tem sido fundamental nos esforços de angariação de fundos para a faculdade por muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário