quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Atrizes Hollywoodianas



Holland Virginia Taylor (nascida em 14 de janeiro de 1943) é uma atriz e dramaturgo americana. Ela ganhou o prêmio Primetime Emmy de 1971 para a atriz de apoio excepcional em uma série dramática por seu papel como juiz Roberta Kittleson no drama ABC The Practice (1998-2003). Ela também é conhecida por seu papel como Evelyn Harper na comédia CBS Two and a Half Men (2003-2015).

Os outros papéis de televisão notáveis ​​de Taylor incluem os comensais do Bosom Buddies (1980-1982) e The Powers That Be (1992-1993). As aparências do filme incluem One Fine Day (1996), George of the Jungle (1997), The Truman Show (1998) e Legalmente loira (2001). Ela também escreveu e estrelou a peça solitária Ann, com base na vida e no trabalho de Ann Richards, pelo qual foi nomeada para o Prêmio Tony de 2010 pela Melhor Atriz em um Jogo.


Taylor nasceu em 1943 na Filadélfia, Pensilvânia, a filha de Virgínia (née Davis), uma pintora, e C. Tracy Taylor, um advogado.  Ela é a mais nova de três meninas na família; suas irmãs são Patricia e Pamela, e através de Pamela, ela é a tia do diretor Brad Anderson.  Ela frequentou o ensino médio na Westtown School, uma escola de pouso Quaker em West Chester, Pensilvânia. Ela se formou em drama no Bennington College, formando-se em 1964, antes de se mudar para a cidade de Nova York para se tornar uma atriz. .......Taylor começou no teatro. Ao longo da década de 1960, década de 70 e 80, ela apareceu em inúmeras produções da Broadway e fora da Broadway, incluindo papéis estrelados em The Simpson Gray's The Cocktail Hour; Para este último, ela foi nomeada para um prêmio Drama Desk. Em 1983, Taylor apareceu no café da manhã com Les e Bess, que levou o crítico de teatro da revista de Nova York, John Simon, a cantar: "... Miss Taylor é uma das poucas atrizes graciosamente graciosas, atraentes, elegantes e tecnicamente realizadas em nosso teatro. ... vê-la pode transformá-lo, como eu, em uma aberração de Taylor ... "

Taylor assumiu o papel de Denise Cavanaugh na novela, The Edge of Night, que se matou apenas para enquadrar o marido. Em seguida, encorajado por sua atriz, Stella Adler, Taylor assumiu um papel que a tornaria bem conhecida: o chefe sexy e exigente de Tom Hanks, na série dos anos 80, com os amigos do Bosom.

Ela provou ser igualmente adepta da comédia e do drama. [6] Em 1985, ela estrelou com Lisa Eilbacher na série de detetives ABC Me and Mom. Dois anos depois, ela interpretou o oposto de Alan Arkin na sitcom da ABC de curta duração, Harry, no qual recebeu faturamento "estrelado". Em 1990, Taylor reuniu-se com os ex-produtores executivos do Bosom Buddies, Thomas L. Miller e Robert L. Boyett, para desempenhar um papel em sua comédia ABC, Going Places, interpretando o produtor de televisão Grand Dame, Dawn St. Claire, para os primeiros 13 episódios do show. De 1992 a 1993, ela estrelou os Poderes de Norman Lear com o John Forsythe e David Hyde Pierce, interpretando a esposa do personagem de Forsythe, um senador dos EUA.

No início de 1994, ela se juntou ao elenco de Saved by the Bell: The College Years como Dean Susan McMann, apenas episódios antes do cancelamento. Seguindo o papel de editor de jornal de alta potência, Camilla Dane, na comédia de ABC / NBC The Naked Truth; Taylor foi um dos poucos membros do elenco a durar todo o caminho do show, de 1995 a 1998.

Ela desempenhou o papel da juíza Roberta Kittleson na The Practice. Originalmente destinado a ser uma aparência única, o papel durou de 1998 a 2003. Ela ganhou o Emmy para Melhor Atriz Coadjuvante em 1999; em seu discurso de aceitação, ela é lembrada por reivindicar a estátua e exclamando: "Pernoite!" Taylor agradeceu David E. Kelley, produtor / escritor e criador da Prática, por "me dar uma carruagem para montar aqui: uma mulher que coloca uma bandeira na lua para mulheres com mais de 40 anos - quem pode pensar, quem pode trabalhar, quem são sucessos, quem pode cozinhar e quem pode COZINHAR! "

Taylor também foi nomeado para um Emmy por seu papel recorrente no The Lot, da AMC, e foi nomeado quatro vezes desde 2003, para Melhor atriz de apoio por seu papel na série de TV Two and a Half Men, interpretando Evelyn Harper, o esnobismo, dominador mãe dos personagens de Charlie Sheen e Jon Cryer. O filme de televisão de Taylor e os papéis de convidados da série têm sido extensivos e incluem aparições em ER e Veronica's Closet, e papéis recorrentes em Ally McBeal e Monk, e como bilionário Peggy Peabody em The L Word.
Os papéis do filme de Taylor incluíram o duro professor de direito de Harvard do filme de Reese Witherspoon na comédia de 2001 Legally Blonde, a mãe do personagem de Tina Fey em Baby Mama, The Truman Show, Happy Accidents, Next Stop Wonderland, George of the Jungle, The Wedding Date, How to Make uma American Quilt, Romancing the Stone, DEBS, Cop e uma metade, e One Fine Day.
Os papéis animados de Taylor incluem o de Prudence, o majordomo do castelo e o interesse amoroso do Grand Duke, na Cinderella II da Disney e Cinderella III: A Twist in Time. Ela também desempenhou um papel no show animado American Dad! como a mãe biológica de Francine.

Taylor começou a pesquisar, escrever e produzir uma peça de uma mulher sobre o final do governo do Texas, Ann Richards, em 2009.  A peça de dois atos, originalmente intitulada Dinheiro, Mármores e Chalk, estrelado por Taylor como Richards, foi inicialmente inaugurado em maio de 2010 no The Grand 1894 Opera House em Galveston, Texas. Mais tarde, Retitled Ann: An Affectionate Portrait of Ann Richards  e abriu em Chicago em 16 de novembro de 2011, e foi cobrado como um compromisso "pré-Broadway". Jogou no Kennedy Center, em Washington, DC, de 17 de dezembro de 2011, até 15 de janeiro de 2012. O show que se abriu na Broadway no Teatro Vivian Beaumont em 7 de março de 2013. Para esse papel, Taylor foi nomeado para o Tony Prêmio de melhor atriz principal em uma peça de teatro.

Em 30 de novembro de 2015, ao responder a uma pergunta sobre o casamento em uma entrevista de rádio com o WNYC, Taylor revelou que ela estava em um relacionamento com uma mulher mais nova e que a maioria de suas relações tem sido com mulheres.  Seu parceiro mais tarde foi relatado como a atriz Sarah Paulson.  Em março de 2016, o relacionamento de Taylor e Paulson foi confirmado quando Paulson afirmou durante uma entrevista que namoravam desde o início de 2015.

Taylor tem apoiado o Aid For AIDS em Los Angeles, servindo em seuConselho Honorário e como participante contínuo em sua maior arrecadação de fundos anual, Best In Drag Show, entre outros esforços de angariação de fundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário