quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Atrizes Hollywoodianas



Amber Rose Tamblyn (nascida em 14 de maio de 1983) é uma atriz, autor, poeta e cineasta americana. Ela primeiro veio a atenção nacional em seu papel no ópera geral de ópera como Emily Quartermaine, seguido por um papel principal na série de horário nobre Joan of Arcadia, retratando o personagem do título, Joan Girardi. Seu trabalho de longa-metragem inclui papéis em The Sisterhood of the Traveling Pants, The Grudge 2, The Ring e 127 Hours; ela teve um arco prolongado como Martha M. Masters na série de drama médica House. Ela também teve um papel principal como Jenny na temporada onze da comédia CBS Two and a Half Men.

Tamblyn nasceu em Santa Monica, Califórnia. O seu pai, Russ Tamblyn, é um ator, dançarino e cantor que estrelou o filme de West Side Story de 1961, o filme Seven Brides for Seven Brothers de 1954 e a série de televisão Twin Peaks e sua mãe, Bonnie Murray, são cantoras , professora e artista. [2] Seu avô paterno, Eddie Tamblyn, era um artista de vaudeville. Ela frequentou a Casa da Escola Alternativa de Santa Monica, que, nas suas palavras, era "muito pouco ortodoxa, sem notas de cartas". [3] Com a idade de dez anos, ela jogou Pippi Longstocking em uma peça escolar; A agente de seu pai, Sharon Debord, estava atendendo como uma amiga da família e acabou convencendo seu pai para permitir que Tamblyn fizesse as audições.
O primeiro papel de televisão de Tamblyn foi Emily Bowen (mais tarde conhecida como Emily Quartermaine) no ópera eletrônica Hospital Geral, papel que desempenhou durante seis anos (de 1995 a 2001). [5] Ela também atuou em "Evergreen", o episódio piloto da revivida série Twilight Zone em UPN em 2002. Tamblyn tornou-se mais conhecido jogando Joan Girardi, uma adolescente que recebe freqüentes visitas de Deus , na série de drama da CBS, Joan of Arcadia. [8] O pai de Tamblyn fez várias aparições como Deus na forma de um caminhante de cachorro no show, que decorreu de 2003 a 2005.
Os papéis iniciais de abertura de convidados incluem: Buffy the Vampire Slayer (interpretando Janice Penshaw, o melhor amigo de Dawn Summers), no Boston Public, CSI: Miami e Punk'd (onde Ashton Kutcher e seus membros da equipe a enganaram para perder alguém cachorro). Em 2007, Tamblyn estrelou o piloto da CBS, Babylon Fields, um drama comica apocalíptico sobre os mortos-vivos tentando retomar suas vidas anteriores.  A rede CBS excluiu o show de sua programação de programação de outono de 2007, já que teria competido com o outro drama temático da vida da rede, Moonlight.
Na Primavera de 2009, Tamblyn estrelou The Unusuals, interpretando o detetive de homicídio de NYPD, Casey Shraeger, neste drama de crime aclamado notavelmente.  O show foi cancelado após a primeira temporada. No mesmo ano, Tamblyn teve um papel recorrente ao lado de seu então namorado (mais tarde marido) David Cross na sitcom do IFC As Decisões cada vez mais pobres de Todd Margaret.
De novembro de 2010 a abril de 2011, Tamblyn atuou como estudante de medicina Martha M. Masters, durante a sétima temporada da série de drama médica Fox. Ela voltou para o final da série em 2012.
Em agosto de 2013, Tamblyn foi lançado como a filha lésbica já perdida (e anteriormente desconhecida) de Charlie Harper, Jenny, na comédia de longa duração Two and a Half Men, em frente a Ashton Kutcher e Jon Cryer. Sua primeira aparição foi na abertura da temporada 11, 26 de setembro de 2013.
Tamblyn apareceu em inúmeros episódios de Inside Amy Schumer da Comedy Central, incluindo o esboço "Leite de leite e limonada", que foi exibido em 2015.  Ela também convidou estrelas no Portlandia da IFC e no Comedy Bang! Bang !, bem como inúmeros shows em Adult Swim, incluindo The Heart, She Holler em frente a Patton Oswalt e Metalocalypse..........Tamblyn lançou sua carreira cinematográfica jogando pequenas partes nos filmes de seu pai: Rebellious e Johnny Mysto: Boy Wizard. Ela também apareceu em Live Nude Girls de 1995.  Seu primeiro papel principal foi em The Sisterhood of the Traveling Pants de 2005, co-estrelado por Alexis Bledel, America Ferrera e Blake Lively. Ela também estrelou em sua sequela de 2008, The Sisterhood of the Traveling Pants 2.
Sua carreira de filme de terror começou com a cena de abertura de The Ring, de 2002. Tamblyn também apareceu no Black-set The Grudge 2, uma sequela do horror The Grudge. O filme, que também exibe Sarah Michelle Gellar, foi lançado em 13 de outubro de 2006 e estreou no primeiro lugar na bilheteria norte-americana.  Em agosto de 2010, Tamblyn ganhou o Leopard de Bronze no Festival Internacional de Cinema de Locarno por sua atuação no papel principal de Stephanie Daley. O filme, que também ganhou um prêmio no Sundance Film Festival de 2006, apresenta Tamblyn como uma criança de 16 anos que mata seu bebê, momentos após o parto no banheiro de uma estância de esqui.  Ela também foi nomeada para Melhor Atriz no Independent Spirit Awards. O filme também exibe Tilda Swinton e Timothy Hutton. Ela também atuou no Blackout em 2008.
Em janeiro de 2008, Tamblyn apareceu no filme Hallmark The Russell Girl, sobre uma mulher que sofre de doença e angústia mental.  Tamblyn apareceu no filme Spring Breakdown de 2009, também com Amy Poehler, Rachel Dratch e Parker Posey.  Tamblyn apareceu ao lado de Orlando Bloom, Colin Firth e Patricia Clarkson no filme de 2010, Main Street, um drama na Carolina do Norte. Naquele ano, ela também teve um papel no drama 127 Horas, com James Franco.

Em 2012, Tamblyn estrelou ao lado de Wes Bentley e Vincent Piazza, na indie, com 3 Nights in the Desert dirigido por Gabriel Cowan, escrito pelo premiado dramaturgo Adam Chanzit e produzido por John Suits.
Em 2014, Tamblyn originou o papel de Daisy Domergue para a leitura ao vivo no Ace Theatre em Los Angeles de The Hateful Eight de Quentin Tarantino. Ela foi escolhida à mão por Tarantino, um amigo de longa data, juntamente com outros membros do elenco, Samuel L. Jackson, Kurt Russell e outros.  Tamblyn atuou nas razões de Neil LaBute para ser bonito no Geffen Playhouse em 2014, que recebeu aclamação da crítica.
Tamblyn publicou dois manuscritos de poesia, From the Dawn and Plenty of Ships, e participou de leituras de poesia em vários locais, particularmente na Califórnia. The Loneliest, um livro de poemas inspirado por Thelonious Monk e sua música, foi publicado em 2005 e contém poesia haiku escrita por Tamblyn e juntamente com colagens de George Herms.  Foram publicadas apenas 300 cópias do livro.
Em 2005, Simon & Schuster Children's Publishing publicou o livro de poemas de Tamblyn, escrito entre os 11 e os 21 anos, intitulado Free Stallion. A revista The School Library Journal afirma que "Free Stallion é uma compilação de poesia que equivale a um retrato do artista como adolescente ... Muitas das seleções são adequadamente absorvidas, mas vão além da catarse jornalística para uma visão real e impressionante idioma para um tão jovem ".  O vencedor do poeta, Lawrence Ferlinghetti, chamou o livro," Uma boa e frutífera gestação da sexualidade nascente, despertada em uma nova língua nova ".  Tamblyn percorreu amplamente o poeta Derrick C. Brown, incluindo os agora infames Lazers of Sexcellence tours.  Em 2008, ela apareceu na antologia Write Bloody Publishing, The Last American Valentine: Poemas ilustrados para seduzir e destruir.
Tamblyn apareceu em um filme de concertos de poesia gravado em 4 de agosto de 2002 em Los Angeles, The Drums Inside Your Chest. Data de estréia: 26 de abril de 2009 no Newport Beach Film Festival.  Uma nova coleção de poesia, Bang Ditto, foi publicada em setembro de 2009 pela Manic D Press de San Francisco. A partir de outubro de 2009, Tamblyn começou a blogar para o blog da Fundação Poetry, Harriet.  Seu poema "Bridgette Anderson" foi um dos poemas apresentados no livro Chorus de Saul Williams, publicado pela MTV Books em setembro de 2011.......Em 2007, ela co-fundou a Write Now Poetry Society, dedicada à criação de programação de poesia única e de qualidade. O sem fins lucrativos tem uma longa história com o The Getty Museum, curando eventos de poesia em conjunto com aberturas de arte, como o Dark Blushing de 2011, com novos poemas encomendados por luminares como poetas Patricia Smith e NEA Jeffrey McDaniel, com base em obras de arte por Dante Gabriel Rossetti e William Blake.  Desde 2011, Tamblyn revisou livros de poesia de mulheres para a revista feminista icônica, revista BUST.

Em 2014, Tamblyn vendeu sua terceira coleção de poemas, Dark Sparkler, para Harper Collins. O livro explora as vidas e as mortes das atrizes-estrelas infantis. Tamblyn foi citado dizendo que o assunto do livro era muito difícil de escrever e levou mais de 6 anos para completar. O livro também apresenta arte retrógrada das mulheres pelo diretor de cinema e artista David Lynch e músico e artista Marilyn Manson.

Ela é filha do ator Russ Tamblyn. Seu tio é Larry Tamblyn, que é o tecladista na banda de rock dos anos 60, The Standells, enquanto seu avô é o ator Eddie Tamblyn.

Tamblyn e comediante / ator David Cross se comprometeram em agosto de 2011, e se casaram em 6 de outubro de 2012.

Em 21 de fevereiro de 2017, ela anunciou que ela e Cross tinham uma filha, Marlow Alice Cross.
Às vezes, ela diz ser a afotada dos atores Dean Stockwell, o músico Neil Young e o falecido Dennis Hopper, embora em uma entrevista de 2009 com Parade, Tamblyn explicou que "padrinho" era "apenas um termo solto" para Stockwell, Hopper e Young , três famosos amigos de seu pai, que estavam sempre ao redor da casa quando ela estava crescendo e que eram grandes influências em sua vida.
Em uma série de mensagens do Twitter, e mais tarde reiterado em uma carta aberta publicada na Teen Vogue, Tamblyn disse que o ator James Woods tentou seduzi-la e um amigo, além de levá-los para Las Vegas, quando ambos eram dezesseis e Woods estava ciente Do fato; os três estavam em um restaurante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário