quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Atrizes Hollywoodianas



Jane Marie Lynch (nascida em 14 de julho de 1960)  é uma atriz, cantora e comediante americana. Ela é mais conhecida por seu papel como Sue Sylvester na série de televisão musical Glee e Earth Live in National Geographic. Ela também ganhou fama nas imagens falsas de improvisação de Christopher Guest, como Best in Show.

Os cameos de televisão de Lynch incluem uma aparição na comédia de situação Nickelodeon iCarly e a série de comédia Darktime da série Showtime Weeds. Lynch teve um papel recorrente na comédia da situação Warner Bros. Dois anos e meio de 2004 a 2014 e foi nomeado para um Prêmio Primetime Emmy por seu desempenho em 2010. Ela também teve outros papéis notáveis ​​em numerosas comédias mainstream, como Talladega Noites: A balada de Ricky Bobby, a Virgem de 40 anos de idade, os modelos de papel e os três patetas.

Seu retrato de Sue Sylvester em Glee ganhou inúmeros prêmios, incluindo o Primetime Emmy Award, Golden Globe Award, Screen Actors Guild Award por excelente desempenho por um Ensemble em uma série de comédia, Prêmio TCA para realização individual em Comedy, Satellite Award for Best Supporting Atriz - Série, Minissérie ou Filme de Televisão, e o Prêmio People's Choice para a Atriz de Comédia de TV favorita.

Em 4 de setembro de 2013, Lynch recebeu a 2.505th star no Hollywood Walk of Fame na categoria de televisão localizada no 6640 Hollywood Blvd. Lynch emprestou sua voz a vários filmes de animação, incluindo Space Chimps, Ice Age: Dawn of the Dinosaurs, Shrek Forever After e Wreck-It Ralph. Desde 2013, ela hospedou o programa NBC Game Hollywood Game Night, pelo qual ganhou dois prêmios Emmy.
Lynch nasceu no Evergreen Park, Illinois,  e criou em Dolton, Illinois, filha de um pai de banqueiro, Frank Lynch, e uma mãe de secretária de casa, Eileen (née Carney).  Seu pai era de descendência irlandesa, seus pais vieram do condado de Swinford Mayo  e sua mãe era de ascendência irlandesa e sueca.  Ela foi criada em uma família católica  e frequentou a High School de Thornridge.  Ela recebeu seu diploma de bacharel em teatro da Universidade Estadual de Illinois e seu MFA em teatro da Universidade de Cornell.

Lynch passou 15 anos em Chicago, atuando na Steppenwolf Theatre Company e, no momento da audição, era uma das únicas mulheres escolhidas para se juntar à trouxa da comédia The Second City. Ela continuou a aprimorar suas habilidades cômicas e de improvisação no Annoyance Theatre, tocando Carol Brady no The Real Live Brady Bunch do teatro. Andy Richter interpretou Mike Brady nos shows de Nova York. Ele e Lynch se tornaram bons amigos. ....Lynch começou seu lançamento em filmes em 1988, desempenhando um pequeno papel no filme Vice Versa. Em 1993, ela teve um papel secundário como médico ao lado de Harrison Ford em The Fugitive.
Durante a década de 1990, ela criou inúmeros comerciais de televisão, incluindo um para Frosted Flakes para um público adulta, dirigido por Christopher Guest. Poucos anos depois, o hóspede lembraria Lynch, quando ele escolheu atores para o mockumentary de 2000, The Best in Show. Lynch jogou Christy Cummings, um manipulador de cães pessoais lésbicas de butch para a esposa do troféu Sheri Ann Cabot (Jennifer Coolidge). A partir daí, ela se tornou uma atriz básica em moldes de convidados, aparecendo no A Mighty Wind (2003) do diretor como a atriz pornô-turn-folk cantora Laurie Bohner e In Your Consideration (2006) como repórter de entretenimento.

Audiências e críticas tomaram conhecimento de Lynch por sua vez na Virgem de 40 anos de Judd Apatow. Ela disse ao Terry Gross da Fresh Air que o papel era originalmente destinado a um homem, mas também, a pedido da esposa de Steve Carell, Nancy Walls, foi oferecido a Lynch.  A partir de lá, ela assumiu papéis de apoio em uma série de filmes, incluindo Role Models, Talladega Nights: The Ballad of Ricky Bobby, Alvin & the Chipmunks, Walk Hard: The Dewey Cox Story, Space Chimps, The Rocker, The Hammer, Another Cinderella História, Idade do Gelo: Amanhecer dos Dinossauros, Wreck-It Ralph e Breakdown da Primavera.

Em Aventuras do Poder, uma comédia aclamada pela crítica sobre ar-drumming lançado em 2008, Lynch se reuniu com Michael McKean, seu ex-co-estrela de For Your Consideration, no papel de tia Joanie e estrelado por Ari Gold, Adrian Grenier, Chiu Chi Ling e Shoshannah Stern. Em um papel semelhante ao de suas contribuições como Sue Sylvester na série de comédia e drama musical da Fox, Glee, o papel de Lynch como a tímida tia Joanie to Power, um jovem músico que toca a bateria porque nunca teve acesso a instrumentos musicais, promove A iniciativa de apoiar a educação musical.

Em Julie e Julia, ela retratou Dorothy McWilliams, a irmã de Julia Child. Entertainment Weekly dedicou um artigo, no seu site da net, à possibilidade de seu desempenho receber uma indicação ao Prêmio do Oscar. No entanto, ela não foi nomeada.........Lynch apareceu em vários programas de televisão, incluindo The X Files, LA Law, Judging Amy, The West Wing, 7th Heaven, Desperate Housewives, Friends, NewsRadio, Dawson's Creek, Felicity, Arrested Development, Lovespring International, dois homens e meio, Veronica Mars, Weeds, Boston Legal, L Word, Criminal Minds, Ajude-me a ajudá-lo, Gilmore Girls, New Adventures of Old Christine, Psych, Monk e Frasier. Ela também estrelou com John Hannah e William Fichtner nos MDs de 2002 e apareceu no crime drama Criminal Minds como a mãe esquizofrênica de Spencer Reid.

Em 2008, ela narrou Out & Proud, em Chicago, um documentário que conta sobre a vida LGBT em Chicago, da Guerra Civil até 2008, através das histórias de 20 Chicagoans todos os dias, de 30 a 80 anos de idade.
A partir de 2009, Lynch apareceu como um elenco comum da série Fox Glee. O papel ecoou as aparições dos convidados anteriores em The X-Files e Veronica Mars, sendo sua terceira vez formada como uma professora de escola secundária áspera. Ela ganhou críticas brilhantes por seu papel como treinador agressivo, Sue Sylvester. Mary McNamara, do Los Angeles Times, escreveu: "Lynch faz a Glee merecer a pena assistir" . Antes de trabalhar com Glee, ela era uma série regular na comédia Starz Party Down. Embora a série tenha sido renovada para uma segunda temporada, Lynch não voltaria, devido ao seu trabalho em Glee.

Além do seu trabalho mais recente sobre a Glee, a Lynch continuou a buscar outros projetos. Lynch hospedou Saturday Night Live em 9 de outubro de 2010; as notícias de sua hospedagem foram acidentalmente quebradas por ela pelo chefe do Glee, Ryan Murphy, por mensagem de texto. Lynch também havia participado da comédia Nickelodeon iCarly como Pam Puckett, a mãe de Sam Puckett, no episódio "iSam's Mom".

A partir de 11 de julho de 2013, Lynch hospedou o programa NBC Game Hollywood Game Night. O show tinha duas equipes formadas por membros do público (civis) e celebridades que competiam em diversos jogos de festa, com a chance de os civis levarem até US $ 25.000.

Lynch foi o co-anfitrião da véspera de Ano Novo especial da NBC com Carson Daly em 31 de dezembro de 2013, ao lado de Carson Daly, apresentadora da The Voice.

Em 21 de fevereiro de 2017, Lynch apareceu em The Price Is Right como Semana da Caridade Celebridade.

Em março de 2013, a Lynch foi anunciada como produtora executiva da série de comédia web Dropping the Soap.  Lynch estrelou a série e foi nomeado para o Prêmio Primetime Emmy para a atriz proeminente em uma comédia de curta duração ou séries dramáticas.  A série estreou no Dekkoo.com e foi disponibilizada em plataformas digitais, incluindo o Amazon Video.

Lynch atualmente retrata Janet Reno na série de televisão Discovery Channel, Manhunt: Unabombe,......Lynch escreveu e estrelou a peça premiada Oh Sister, My Sister. Produzido originalmente em 1998, a peça lançou o programa Lesbians in Theatre no Los Angeles Gay and Lesbian Centre em 2004.

Ela estrelou os anúncios XFinity da Comcast, principalmente com dois laptops diferentes e dois gatos persas coloridos diferentes. Ela também estrela na campanha de edição de texto da LG Corp. para educar os motoristas sobre os perigos de mensagens de texto durante a condução.

A primeira experiência de Lynch em receber um show de prêmios foi em 2010, quando recebeu os Prêmios VH1 DoSomething 2010.  Foi anunciado que ela estará hospedando os prêmios VH1 DoSomething 2011, exibidos na VH1 em 18 de agosto.  Lynch recebeu o 63º Prêmio Primetime Emmy Awards em 18 de setembro de 2011, apenas a terceira mulher na história do Emmy para hospedar o show solo de prêmios.  De acordo com a edição de 19 de setembro do The Hollywood Reporter, Lynch hospedando o Emmys não ajudou as classificações, já que a visualização caiu 8% ano a ano e oito milhões menos pessoas assistiram aos Emmys do que assistiram o retorno de Michael Vick para Atlanta no Sunday Night Football na NBC (21,5 milhões para Eagles-Falcons, 13,5 milhões para os Emmys).
Uma autobiografia escrita por Lynch, intitulada Happy Accidents, foi publicada no outono de 2011 pela Hyperion Voice. Lynch foi inspirado a escrever o livro depois de refletir sobre os sucessos de seu ano passado e desejando que ela pudesse ter lhe dito mais ansioso e mais jovem para não se preocupar tanto. O livro de memórias também inclui detalhes sobre seus anos como alcoólatra e seu sucesso na luta contra este vício. Lynch é abertamente lésbica e se casou com Lara Embry em 2010.  Um amante de animais autoproclamado, Lynch tem dois cães e um gato.  Ela registrou um PSA para a PETA incentivando a adoção de animais de abrigo e ela patrocina um evento anual de adoção no Rose Bowl em Pasadena.  Ela foi a principal palestrante da classe Smith College de 2012, onde recebeu um doutorado honorário em Belas Artes.

Em março de 2012, Lynch foi destaque com Martin Sheen, Jamie Lee Curtis, Chris Colfer e Brad Pitt em uma apresentação da peça de Dustin Lance Black, "8" - uma reconstituição encenada do julgamento federal que derrubou a proibição da Prop 8 da Califórnia sobre o mesmo -sex casamento - como Maggie Gallagher.  A produção foi realizada no Wilshire Ebell Theatre e transmitida no YouTube para arrecadar fundos para a Fundação Americana para Igualdade de Direitos.

Lynch fez sua estréia na Broadway como Miss Hannigan em Annie por um compromisso limitado que durou de 15 de maio a 14 de julho de 2013. Ela tomou o lugar de Katie Finneran.

Em 2014, Lynch juntou-se à campanha Ban Bossy como porta-voz que defende funções de liderança para meninas.

Em 2015, Lynch estreou. Veja Jane Sing, um show de cabaré em que ela canta junto com Kate Flannery de "The Office" e Tim Davis da Boy Band da ABC, acompanhada pelo Tony Guerrero Quintet. O show continua a visitar o país. Em 2016, Lynch lançou A Swingin 'Little Christmas, um nostálgico álbum de Natal com o conjunto See Jane Sing e lançado no próprio rótulo KitschTone Records da Lynch. O álbum recebeu análises substanciais ao redor do país e desembarcou no top 10 do Billboard AC Chart. Em 2017, Lynch gravou um single de Natal com o ator Dick Van Dyke. A música foi composta e produzida por Tony Guerrero e foi lançada pela KitschTone Records.

Lynch é abertamente lésbica; em 2005, ela foi nomeada uma das "10 mulheres incríveis do poder" de Power Up em Showbiz. Lynch se casou com a psicóloga clínica Lara Embry em 31 de maio de 2010, em Sunderland, Massachusetts, a quem conheceu um ano antes em um fundraiser em San Francisco.  Em junho de 2013, Lynch anunciou que ela e Embry se divorciaram após três anos de casamento.  O divórcio foi finalizado em janeiro de 2014.

Lynch é surdo na orelha direita. Em 19 de julho de 2013, ela especulou para Craig Ferguson em The Late Late Show que a surdez naquela orelha provavelmente foi causada por ter uma febre alta como bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário