quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Atrizes Hollywoodianas



Jeri Lynn Ryan (nascida Jeri Lynn Zimmermann, 22 de fevereiro de 1968)  é uma atriz americana mais conhecida por seu papel como Borg Seven of Nine em Star Trek: Voyager, pelo qual ela foi nomeada quatro vezes por um Saturn Award e venceu em 2001.
Ryan também é conhecido por seu papel como Veronica "Ronnie" Cooke no Boston Public (2001-2004). Ela era regular na série de ficção científica Dark Skies (1997) e na série de drama legal Shark (2006-2008). Em 2009, ela convidou a série Leverage como Tara Cole. De 2011 a 2013, estrelou como Dra. Kate Murphy na série de drama ABC Body of Proof. Em 2016, ela começou a aparecer como Veronica Allen na série Amazon Prime Bosch.
Ryan nasceu em Munique, na Alemanha, filha de Gerhard Florian "Jerry" Zimmermann, sargento mestre no exército dos Estados Unidos, e sua esposa Sharon, assistente social.  Ela tem um irmão mais velho, Mark. Como um "pirralho militar", Ryan cresceu em postagens do Exército em Kansas, Maryland, Havaí, Geórgia e Texas.  Quando tinha 11 anos, seu pai se retirou do Exército e a família se instalou em Paducah, Kentucky. Ela se formou na Lone Oak High School em 1986 (como um National Merit Scholar), e depois frequentou a Northwestern University, onde era membro da hermandade Alpha Phi.

Em 1989, Ryan foi escolhido como Miss Illinois. Ela competiu no concurso Miss America 1990, onde terminou como terceira vice-campeão, ganhando também uma competição preliminar de maiô.

Após a faculdade, ela prosseguiu atuando em tempo integral em Los Angeles. Ela fez sua estréia de ator em Who's the Boss ?, e seguiu isso com papéis protagonistas de convidados em séries de televisão como Melrose Place, Matlock e The Sentinel, bem como filmes de televisão como Co-Ed Call Girl.
Sua grande chance veio quando ela ganhou um papel regular como a investigadora extraterrestre Juliet Stuart na série de televisão Dark Skies. A série foi cancelada após uma temporada, mas o papel chamou a atenção da comunidade de ficção científica.
Em 1997, Ryan foi escolhido para um papel na série de ficção científica Star Trek: Voyager como Seven of Nine, um drone Borg que tinha sido "libertado", ou liberado, da consciência coletiva de Borg. Quando se juntou ao elenco na temporada 4, as classificações aumentaram 60%.  Ela apareceu no Dracula de Wes Craven 2000.  Depois que a Voyager terminou em 2001, Ryan se juntou ao elenco do Boston Public no papel de Veronica "Ronnie" Cooke, um advogado frustrado que sai do bar para se tornar um professor de ensino médio. O produtor da série, David E. Kelley, escreveu o papel especificamente para ela. A série terminou em 2004.

Ryan apareceu no filme de comédia romântica Down with Love  e como Lydia no filme independente Men Cry Bullets.  O primeiro filme de Ryan foi na comédia Indie The Last Man, como a última mulher deixou na Terra. O filme foi lançado pela Lions Gate Entertainment.

Em 2005, ela teve um papel em um piloto chamado Commuters, uma versão suburbana de cidades grandes de Desperate Housewives. Ela também teve um papel recorrente como Charlotte Morgan no The O.C. em 2005;  e ela estrelou como Courtney Reece em Boston Legal de David E. Kelley em 2006. Ryan, então, co-estrelou o drama legal CBS Shark como advogado do distrito de Los Angeles, Jessica Devlin, juntamente com James Woods, líder da série, mas ela não retornou para episódios arejados após a greve de Writers Guild of America de 2007-2008, embora ela tenha sido creditada nos quatro episódios. A série não circulou entre 27 de janeiro e 29 de abril de 2008. A CBS cancelou a transmissão da série após o final da temporada dois, 20 de maio de 2008.

Ela estrelou como advogada da defesa Patrice La Rue no 7 de abril de 2009, episódio de Law & Order: Special Victims Unit, seu primeiro papel desde o parto de sua filha Gisele.  Ryan, em seguida, ganhou um papel de sete episódios no TNT drama Leverage na temporada 2 como um grifter chamado Tara Cole, para preencher enquanto a série regular Gina Bellman (Sophie) estava em licença de maternidade.

Ela estava no curta filmagem Kevin Tancharoen Mortal Kombat: Rebirth como Sonya Blade. Embora originalmente um filme, ele foi comercializado como uma série na web, com as previsões do episódio 1 programadas para aparecer on-line em junho de 2010.  A série da web, Mortal Kombat: Legacy, lançada oficialmente em março de 2011.
Ryan também continuou a aparecer em papéis convidados nas séries de televisão de gênero, mais recentemente na série de ficção científica Warehouse 13, como Amanda Lattimer, ex-esposa do personagem principal masculina da série, Pete Lattimer, no episódio "Rainha por um dia ", exibido no dia 1 de agosto de 2011. Ryan fez uma aparição de retorno no cinema no TNT Leverage in seafilho 4, episódio 13 como o grifter Tara Cole, no episódio intitulado "The Girls 'Night Out Job", que foi ao ar em 11 de dezembro de 2011. Ela também apareceu para um arco de vários episódios na 1ª temporada da série de ficção científica Helix (primeiro acionado em 2014). .........Em 1990, ao negociar blackjack em um evento de caridade, a atriz conheceu o banqueiro de investimentos e o futuro candidato político republicano Jack Ryan. O casal se casou em 15 de junho de 1991 e teve um filho, Alex, em 15 de agosto de 1994. Ao longo do casamento, eles se revezaram para viajar entre Los Angeles e Chicago para suas carreiras, mas se divorciaram em 27 de agosto de 1999. Embora Ryan tenha mencionado em uma entrevista para o Star Trek, que as separações freqüentes foram difíceis para o casamento, os motivos do divórcio foram mantidos selados em seu pedido mútuo. Alguns anos depois, ela se juntou ao elenco da Voyager, Ryan começou a namorar Star Trek: o produtor Voyager Brannon Braga.  Entre fevereiro e novembro de 2000, foram perseguidos por Marlon Estacio Pagtakhan, condenado por assédio e ameaças em maio de 2001.

Quando a campanha de Jack Ryan para um assento aberto do Senado dos Estados Unidos em Illinois começou em 2003, o jornal Chicago Tribune e WLS-TV, o afiliado local do ABC, procuraram que seus registros fossem divulgados. Ambos Jeri e Jack concordaram em fazer o seu divórcio, mas não com a custódia, registros públicos, dizendo que sua liberação poderia ser prejudicial para o filho deles.

Em 18 de junho de 2004, o juiz do tribunal superior de Los Angeles, Robert Schnider, concordou em divulgar os arquivos de custódia.  A decisão gerou muita controvérsia, porque foi contra o pedido direto de ambos os pais e reverteu a decisão de selar os papéis no melhor interesse da criança. Foi revelado que seis anos antes, Jeri havia acusado Jack Ryan de pedir que ele fizesse atos sexuais com ele em público,  e em clubes sexuais em Nova York, Nova Orleans e Paris. Jeri descreveu um como "um bizarro clube com gaiolas, chicotes e outros aparelhos pendurados no teto".  Jack negou essas alegações. Embora Jeri tenha feito apenas uma breve declaração  e ela se recusou a comentar o assunto durante a campanha, a divulgação do documento levou Jack a retirar sua candidatura;  seuprincipal oponente, Barack Obama, ganhou o 2004 Eleição do Senado dos Estados Unidos em Illinois.

De acordo com as declarações feitas nas entrevistas, a ocupação da Ryan é a culinária gourmet. Enquanto estrelou em Boston Public, ela criou os fins de semana na cozinha do restaurante Los Angeles, The House.  Em 2003, Ryan conheceu o chefe francês Christophe Émé no evento de caridade de um chef. Os dois finalmente começaram um relacionamento, e Émé mudou-se com Ryan e seu filho Alex em sua casa no Vale de San Fernando.  Em fevereiro de 2005, Ryan, um "francófilo ao longo da vida",  abriu em parceria com Émé, o restaurante Ortolan. Localizado na Third Street, em Los Angeles, Califórnia, o restaurante serve comida francesa com uma interpretação moderna. Os dois apareceram no Iron Chef America, onde Émé e um sous-chef desafiaram o Chef de Ferro, Masaharu Morimoto, e seus dois sous-chefs. O restaurante é visto na temporada 2, o episódio 26 de Boston Legal, como Denny Crane (William Shatner) e Alan Shore (James Spader) estão discutindo a chegada de Courtney Reece (Jeri Ryan) em "seu restaurante favorito". Apesar do seu sucesso, o restaurante encerrou em dezembro de 2010.

Ryan e Émé casaram no Vale do Loire, na França, em 16 de junho de 2007.  Em 2 de março de 2008, Ryan deu à luz a filha Gisele Émé em Los Angeles, Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário