sábado, 28 de dezembro de 2013
Atores Hollywoodianos
Woody Allen, nome artístico de Allan Stewart Königsberg, (Nova Iorque, 1 de dezembro de 1935) é um cineasta, roteirista, escritor, ator, músico norte-americano.
Allen trabalhou como um escritor de comédia na década de 1950, escrevendo piadas e roteiros para televisão e publicação de vários livros de peças curtas de humor. No início de 1960, Allen começou a atuar como comediante de stand-up, enfatizando monólogos ao invés de piadas tradicionais. Em seus filmes,ele desenvolveu a personalidade de um, intelectual, neurótico, nebbish, inquieto e inseguro, que ele insiste que é bem diferente de sua personalidade na vida real. Em 2004, o Comedy Central classificou Allen em quarto lugar em uma lista de 100 maiores comediantes de stand up, enquanto uma pesquisa no Reino Unido classificou Allen como o terceiro maior comediante.
Em meados da década de 1960, Allen estava escrevendo e dirigindo filmes, o primeiro especializado em comédias pastelão antes de passar para o material dramático influenciado pelo cinema de arte europeu durante os anos 1970. É frequentemente identificado como parte da onda New Hollywood de cineastas de meados dos anos 1960 para final dos anos 70. Allen muitas vezes protagonizou seus filmes, geralmente na personagem que ele desenvolveu como um standup. Alguns mais conhecido de seus mais de 40 filmes são Annie Hall (1977), Manhattan (1979), A Rosa Púrpura do Cairo (1985), Hannah e Suas Irmãs (1986), Bullets Over Broadway (1994), Match Point (2005), Vicky Cristina Barcelona (2008), Meia-noite em Paris (2011) e Blue Jasmine (2013). O crítico de cinema Roger Ebert descreveu Allen como "Um tesouro do cinema".
Allen foi indicado 23 vezes e ganhou quatro Oscars: três de Melhor Roteiro Original e um de Melhor Diretor (Annie Hall). Ele tem mais indicações ao Oscar de roteiro do que qualquer outro roteirista: são dezesseis indicações. Ele ganhou nove BAFTA. Allen apresenta-se regularmente como um clarinetista de jazz em locais pequenos em Manhattan.
Dylan Farrow, filha da atriz Mia Farrow, publicou em 1 de fevereiro de 2014 uma carta aberta no jornal "The New York Times" em que diz que foi abusada sexualmente quando tinha 7 anos por seu pai adotivo Woody Allen....
Nascido no dia 1 de dezembro de 1935, Allan Stewart Königsberg desde pequeno já se envolvia no mundo do entretenimento. Aos 15 anos, já como Woody Allen, o jovem começou a escrever para colunas de jornais e programas de rádio. Ao mesmo tempo, frequentava a Universidade de Nova York, mas nunca chegou a se formar. Seu pai, Martin Konigsberg (n. 25 de dezembro de 1900 - m. 13 de janeiro de 2001), foi livreiro e restaurador; sua longevidade permitiu-lhe viver em um século
Em 1964, Woody já era um respeitável comediante, tanto que um disco chamado Woody Allen, com as gravações de seus shows, foi indicado ao Prêmio Grammy. Sua primeira experiência cinematográfica aconteceu no ano seguinte, quando em uma dessas apresentações conquistou um produtor de cinema que o chamou para escrever e estrelar What's New Pussycat? (no Brasil, O Que é Que Há, Gatinha?, e em Portugal, O Que Há de Novo, Gatinha?) parodiando um filme de James Bond. Como diretor estreou em 1969, com "Um assaltante bem trapalhão", e de lá para cá foram mais de 30 filmes, mantendo uma média de um filme por ano.
O primeiro filme premiado de Woody Allen foi Annie Hall (no Brasil, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, 1977), que recebeu quatro Oscars (três para Allen, de melhor filme, roteiro e direção, e um para Diane Keaton, de melhor atriz).
Apesar de não ter comparecido em nenhuma das cerimônias em que estava concorrendo, Woody conquistou outro prêmio de melhor roteiro original, por Hannah and her Sisters (no Brasil Hannah e suas Irmãs, e, em Portugal, Ana e as Suas Irmãs), e recebeu outras 18 indicações em diversas categorias. Em 2002, no Oscar seguinte aos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, Allen finalmente compareceu à cerimônia para fazer uma homenagem à cidade de Nova York.
Nova Iorque é o cenário de praticamente todos os seus filmes e lá é rodado outro clássico do cineasta, Manhattan, que recebeu diversos prêmios e conta com as presenças de Meryl Streep e, novamente, Diane Keaton, com quem teve um relacionamento.
A vida amorosa de Allen sempre deu o que falar à imprensa. Antes da fama, Woody Allen já havia tido dois casamentos e, por consequência, dois divórcios, com Harlene Rosen e Louise Lasser (divorciou-se em 1969). Depois da fama, namorou várias importantes atrizes, que sempre ficavam com os papéis principais de seus filmes, até se firmar com Mia Farrow. Com a atriz teve um relacionamento de 1980 até 1992, quando começou um polêmico relacionamento com Soon Yi, filha adotiva de Mia com Andre Previn, com quem se casou em 1997. Após a separação, Mia afirmou que o diretor havia molestado a outra filha adotiva do casal6 7 , Dylan Farrow, que tinha apenas 7 anos na época dos abusos, porém os psicólogos da clínica especializada em abuso sexual do Yale–New Haven Hospital afirmaram que Dylan não foi molestada pelo pai.
Fã de Ingmar Bergman, Groucho Marx, Federico Fellini, Cole Porter e Anton Chekhov, já trabalhou com Carrie Fisher, Michael Caine, Diane Keaton, Max Von Sydow, Madonna, Martin Landau, Gene Wilder, Angelica Huston, Meryl Streep, Sydney Pollack, Judy Davis, Liam Neeson, Juliette Lewis, Alan Alda, Goldie Hawn, Leonardo di Caprio, Edward Norton, Drew Barrymore, Julia Roberts, Mira Sorvino, Helena Bonham Carter, Tim Roth, Natalie Portman, Dianne Wiest, Helen Hunt, Charlize Theron, Dan Aykroyd, Danny DeVito, Scarlett Johansson, Penélope Cruz, Cate Blanchett, Owen Wilson, Rachel McAdams, Naomi Watts, Alec Baldwin, entre outros.
Woody Allen durante o Festival de Cannes em 2011, promovendo Meia-Noite em Paris
Allen também é conhecido por lançar atrizes. Um lançamento de destaque foi Mira Sorvino, que conquistou o Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel dado a ela por Allen em Mighty Aphrodite (no Brasil, Poderosa Afrodite). Sua atual musa é Emma Stone....
Dirigindo, escrevendo e atuando a maioria de seus filmes, Woody Allen encarna, na maioria das vezes, um judeu nova-iorquino neurótico e fracassado. Com alguns filmes otimistas e outros nem tanto, o cineasta consegue repetir os temas sem parecer repetitivo. Nesta linha, dirigiu filmes como: A Midsummer Night's Sex Comedy (no Brasil, Sonhos Eróticos Numa Noite de Verão; em Portugal, Uma Comédia Sexual numa Noite de Verão), Crimes and Misdemeanors (no Brasil, Crimes e Pecados e, em Portugal, Crimes e Escapadelas), Manhattan Murder Mystery (no Brasil, Um Misterioso Assassinato em Manhattan e, em Portugal, O Misterioso Assassínio em Manhattan), Everyone Says I Love You (no Brasil, Todos Dizem Eu te Amo e, em Portugal, Toda a Gente Diz que te Amo), Deconstructing Harry (Desconstruindo Harry, no Brasil, e As Faces de Harry"), em Portugal, Bullets over Broadway (no Brasil, Tiros na Broadway e, em Portugal, Balas sobre a Broadway), The Purple Rose of Cairo (A Rosa Púrpura do Cairo), além dos já supracitados.
Em 2000 iniciou um contrato com a DreamWorks que correspondeu com o que a crítica julgou ser sua pior fase. Apesar de realizar Small Time Crooks ( Trapaceiros; Vigaristas de Bairro), The Curse of Jade Scorpion ( O Escorpião de Jade; A Maldição do Escorpião de Jade), Hollywood Ending ( Dirigindo no Escuro) e Anything Else ( Igual a Tudo na Vida; A Vida e Tudo o Mais") nessa fase, Allen nunca chegou a ser brilhante.
Depois do fim de seu contrato com a empresa de Steven Spielberg, Allen decidiu reatar o namoro com o drama. Primeiro veio a aproximação com o gênero, com o Melinda e Melinda, seguido de Match Point, que foi o primeiro drama do cineasta em 16 anos, que arrebatou muitos elogios da crítica. O longa recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro, inclusive o de melhor filme de drama, e uma indicação ao Oscar de melhor roteiro original. Match Point marca ainda por ser o primeiro filme de Allen passado em Londres e também o primeiro com a atriz Scarlett Johansson. O diretor retornou à comédia em seu projeto seguinte, Scoop, também com Scarlett.
Em 2008 lançou o filme Cassandra's Dream (O Sonho de Cassandra), um filme sobre dois irmãos com problemas de dinheiro que são contratados pelo seu tio milionário para assassinarem um inimigo dele. Foi um filme muito mal recebido pela crítica e considerado dos piores de Woody Allen. O realizador não atua neste filme.
Em 2008 realizou o filme Vicky Cristina Barcelona, também com Scarlett Johansson.
Além de comediante, diretor, roteirista e ator de cinema, Woody Allen toca clarinete semanalmente num bar de Nova Iorque. Sua ligação com a música, principalmente com o Jazz, pode ser conferida em todos os seus filmes, dos quais é responsável também pela escolha da trilha sonora. Em 2002 participou, pela primeira vez, do Festival de Cannes, onde ganhou uma Palma de Ouro pelo conjunto de sua obra.
Woody Allen se descreve da seguinte maneira "As pessoas sempre se enganam em duas coisas sobre mim: pensam que sou um intelectual (porque uso óculos) e que sou um artista (porque meus filmes sempre perdem dinheiro)".
Atores Hollywoodianos
William (Bill) Shatner (nascido em 22 de março de 1931) é um canadense ator, cantor, autor, produtor, diretor, porta-voz, e comediante. Ele ganhou fama em todo o mundo e tornou-se um ícone cultural por sua interpretação de James T. Kirk, o capitão da USS Enterprise, na série de televisão de ficção científica Star Trek (1966-1969), Star Trek: The Animated Series (1973-1974), e em sete dos subseqüentes filmes Jornada nas Estrelas (1979-1994). Ele tem escrito uma série de livros narrando suas experiências jogando Capitão Kirk e sendo uma parte de Star Trek, e foi co-autor de vários romances situados no universo Star Trek. Ele também escreveu uma série de romances de ficção científica chamado TekWar que foi adaptado para a televisão.
Shatner também jogou o sargento veterano policial de mesmo nome em TJ Hooker (1982-1986). Depois, ele organizou a série de televisão baseada na realidade Resgate 911 (1989-1996), que ganhou um Prêmio Escolha Popular para Favorita New TV Série Dramática. Desde então, ele trabalhou como um músico, autor, diretor e celebridade pitchman. Ele também estrelou memoravelmente como advogado Denny Crane nos dramas de televisão The Practice (2004) e seu spin-off Boston Legal (2004-08), pelo qual ganhou dois prêmios Emmy e um Globo de Ouro....Shatner nasceu em 22 de março de 1931, no bairro de Notre-Dame-de-Grâce de Montreal, Quebec, Canadá, filho de Anne e Joseph Shatner, um fabricante de roupas. Ele tem duas irmãs, a alegria e a Farla.
O avô paterno de Shatner, Wolf Schattner, anglicizou o nome da família para "Shatner" Todos os avós de Shatner eram imigrantes judeus (a partir de Áustria, a Polónia, a Hungria ea Ucrânia);. e ele foi criado no judaísmo conservador.
Shatner participaram três escolas em Montreal:. Willingdon Elementary School em Notre-Dame-de-Grâce (NDG), Baron Byng da Escola Secundária, e West Hill High School, em NDG, e é um ex-aluno de Teatro Infantil de Montreal
Shatner também estudou economia na Universidade McGill, em Montreal, onde se graduou com um grau de Bacharel em Comércio. Em junho de 2011, McGill University concedeu-lhe um doutorado honorário de Letras... Depois de se formar pela Universidade de McGill em 1952, Shatner tornou-se o gerente de negócios para o Playhouse Montanha em Montreal antes de se juntar a National Repertory Theatre canadense em Ottawa. Treinado como um ator shakespeariano clássica [esclarecimentos necessários], Shatner começou a se apresentar no Festival de Shakespeare de Stratford em Stratford, Ontário, começando em 1954. Ele desempenhou uma variedade de papéis no Festival de Stratford em produções que incluíram um papel menor na cena de abertura uma produção de renome e em rede nacional de Édipo de Sófocles Rex dirigido por Tyrone Guthrie, de Shakespeare Henry V, e Tamburlaine de Marlowe, o Grande, em que Shatner fez sua estréia na Broadway em 1956. Em 1954, ele foi escalado como guarda florestal Bob em O Canadense Olá Doody Variedades Shatner era suplente de Christopher Plummer.; os dois mais tarde iria estrelar como adversários em Star Trek VI: The Undiscovered Country.
Apesar de sua estréia oficial do filme foi no filme canadense de 1951, do Butler noite de folga, primeiro papel recurso de Shatner veio em 1958 MGM filme Os Irmãos Karamazov com Yul Brynner, no qual ele estrelou como o mais novo dos irmãos Karamazov, Alexei. Em dezembro do mesmo ano, ele apareceu ao lado de Ralph Bellamy joga cobradores de impostos romanos em Belém no dia do nascimento de Jesus em uma vinheta de um Salão da Fama Hallmark produção de televisão ao vivo, intitulado A árvore de Natal dirigido por Kirk Browning, que contou com a outra vinhetas estrelas como Jessica Tandy, Margaret Hamilton, Bernadette Peters, Richard Thomas, Cyril Ritchard e Carol Channing. Shatner teve um papel de liderança em um Alfred Hitchcock Presents-terceira temporada (1957-1958) episódio intitulado "The Eye Glass", uma de suas primeiras aparições na televisão americana.
Em 1959, ele recebeu comentários decentes quando ele assumiu o papel de Lomax na produção da Broadway de The World of Suzie Wong. Em março de 1959, enquanto no palco em Suzie Wong, Shatner também estava jogando detetive Archie Goodwin no que teria primeira série Nero Wolfe sido de televisão se não tivesse sido abortado pela CBS após o disparo de um piloto e em alguns episódios. Em 1960, ele apareceu duas vezes como Wayne Gorham em série Outlaws ocidental da NBC com Barton MacLane, e, em seguida, em outro Alfred Hitchcock Presents episódio da quinta temporada intitulado "Mãe, posso sair para nadar?" Em 1961, ele estrelou na peça da Broadway A Shot in the Dark com Julie Harris e dirigido por Harold Clurman. Walter Matthau (que ganhou um prêmio Tony por sua atuação) e Gene Saks também foram destaque neste jogo. Shatner também estrelou em dois episódios da série de televisão NBC Suspense, "The Grim Reaper" e "The Glass com fome." Em 1961, ele também estrelou no filme The Explosive Generation....Guthrie tinha chamado o jovem Shatner ator mais promissor do Festival Stratford, e ele era visto como um peer to contemporâneos como Steve McQueen, Paul Newman e Robert Redford. Shatner não foi tão bem sucedido quanto os outros, no entanto, e durante a década de 1960 que ele "se tornou um ator de trabalho que apareceu na hora certa, sabia suas falas, trabalhou barato e sempre respondidas seu telefone." Seu lema era "O trabalho é igual a trabalho", mas a disposição de Shatner para tomar qualquer papel, não importa como "esquecível", provavelmente prejudicar sua carreira. Em 1962, ele estrelou no filme de Roger Corman The Intruder. Ele também apareceu no filme de Stanley Kramer Julgamento em Nuremberg e dois episódios, "Nick of Time" e "Nightmare em 20.000 pés", da antologia série de ficção científica The Twilight Zone. Na temporada 1963-1964, ele apareceu em episódios de duas séries da ABC, Channing e The Outer Limits ("Mãos frias, coração quente"). Em 1963, ele estrelou na produção Theater família chamado "The Soldier" e recebeu créditos em outros programas da série Salmos. Nesse mesmo ano, ele estrelou em Route 66, no episódio, "Build Your Houses de costas para o mar." Em 1964, ele estrelou no episódio "Ele Preso em seu polegar" do drama da CBS The Reporter. Também em 1964, ele co-estrelou com Laurence Harvey, Claire Bloom, Paul Newman e Edward G. Robinson no filme western The Outrage.
Em 1965, Shatner estrelou como Major Curt Brown na segunda temporada episódio 9, "I Am the Enemy", de 12 O'Clock High. Ele co-estrelou em The Man from U.N.C.L.E. em um episódio que também contou com Leonard Nimoy, com quem Shatner em breve seria emparelhado em Star Trek. Ele também estrelou o drama aclamado pela crítica For the People em 1965, como um promotor assistente, co-estrelando com Jessica Walter. O programa durou apenas treze episódios. Shatner estrelou o filme de 1966 horror gótico Incubus, o segundo filme de longa-metragem já feito com todo o diálogo falado em Esperanto. Ele também estrelou em um episódio de Gunsmoke em 1966 como o personagem Fred Bateman. Ele apareceu como virou-advogado-falsificador Brett Skyler em um 1966 episódio de The Big Valley, "Time To Kill". Em 1967, ele estrelou o filme pouco conhecido Branca Comanche estrelando como dois personagens: Johnny Lua e seu irmão gêmeo Notah.
Shatner foi escalado pela primeira vez como o capitão James T. Kirk para o segundo piloto de Star Trek, intitulado "Onde nenhum homem jamais esteve". Ele foi então contratado para jogar Kirk da série Star Trek e segurou o papel de 1966 a 1969. Durante o seu prazo original na NBC, a série puxado em apenas classificações modestas e foi cancelada após três temporadas. Em 1973, ele voltou para o papel do capitão Kirk, embora apenas na voz, na série Star Trek animado. Em seu papel como Kirk, Shatner famosa beijou a atriz Nichelle Nichols (Lt. Uhura) em 22 de Novembro de 1968, o episódio de Star Trek, "Stepchildren de Platão." O episódio é popularmente citado como o primeiro exemplo de um beijo entre um homem branco e uma mulher negra na televisão scripted nos Estados Unidos.
A esposa de Shatner Gloria Rand divorciou-se dele março de 1969. Depois de Star Trek foi cancelada naquele ano, Shatner tiveram dificuldade em encontrar trabalho no início de 1970 ter sido um tanto estereotipado de seu papel como Kirk. Com muito pouco dinheiro e poucas perspectivas de atuação, Shatner perdeu sua casa e viveu em um trailer cama do caminhão no Vale de San Fernando até pequenos papéis transformados em empregos mais bem remunerados. Shatner refere-se a esta parte da sua vida como "aquele período", um tempo de humilhação durante a qual ele tomaria qualquer trabalho impar, incluindo aparições pequenas do partido, para sustentar sua família.
Shatner apareceu novamente em filmes "schlock", como a de Corman Big Bad Mama (1974) eo filme de horror Chuva do Diabo (1975), eo filme de TV The Horror a 37.000 pés, o que muitos fãs acreditam que é o seu pior trabalho . Shatner recebeu boas críticas como o promotor principal em um 1971 PBS adaptação da peça de Saul Levitt A experimentação Andersonville. Outras aparições na televisão incluiu um papel de protagonista na série agente secreto ocidental-temático Barbary Coast durante 1975 e 1976, e papéis do convidado em séries de muitos anos 1970, como The Man Seis Milhões de Dólares, Columbo, The Rookies, Kung Fu, Ironside e Mission: Impossible . Um entusiasta de artes marciais, Shatner estudou americana Kenpo Karate sob cinturão negro Tom Bleecker (que treinou com o fundador da American Kenpo Ed Parker). Shatner era um convidado da celebridade ocasional em $ 10,000 Pyramid e The $ 20,000 Pyramid na década de 1970, uma vez que figuram ao lado Nimoy em uma semana de match-up anunciado como "Kirk vs. Spock." Em 1977 uma aparência notável ele deu uma pista clandestina ("você está abençoado" para as coisas que são abençoados) no topo da pirâmide (US $ 200) que privou o competidor de uma grande vitória dinheiro, e reagiu fortemente, jogando a cadeira para fora do círculo do vencedor. Outros programas incluídos The Hollywood Squares, Celebrity Bowling, Beat the Clock, Tattletales, Stump de Mike Stokey o Stars and Match Game. Richard Dawson, durante uma entrevista Archive of American Television, mencionou que Shatner foi a primeira escolha de Mark Goodson para sediar o piloto Family Feud em 1976, mas deu o trabalho de Dawson em seu lugar. Ele fez uma série de comerciais de televisão para baseada em Ontario Loblaws e cadeias de supermercados Supervalu baseados em Columbia britânica na década de 1970, e terminou os pontos de anúncios Loblaws, dizendo: "Na Loblaws, mais do que o preço é justo. Mas, por Puxa, o preço é justo." Ele também fez uma série de comerciais de televisão para a General Motors, endossando a marca Oldsmobile, e Promise margarina.
Após o seu cancelamento, Star Trek inesperadamente engendrado um culto seguinte, durante a década de 1970 a partir de reprises sindicados, eo Capitão Kirk se tornou um ícone cultural. Shatner começou a aparecer em convenções de Star Trek organizados por Trekkies. Em meados dos anos 1970, a Paramount começou a pré-produção de uma série de televisão Star Trek revisto, provisoriamente intitulado Star Trek: Phase II. No entanto, o sucesso fenomenal de Star Wars levou o estúdio a vez considerar o desenvolvimento de um filme Star Trek. Shatner eo outro original de Star Trek elenco voltou aos seus papéis quando Paramount produziu Star Trek: The Motion Picture, lançado em 1979. Ele restabeleceu Shatner como um importante ator estúdio de cinema, e ele jogou Kirk nos próximos seis filmes de Star Trek , terminando com a morte do personagem, em 1994, de Star Trek Generations. Algumas aparições posteriores do papel estão nas sequências do filme do jogo de vídeo Starfleet Academy (1997), brevemente para um anúncio DirecTV usando imagens de Star Trek VI: The Undiscovered Country Running a partir do final do Verão de 2006, e os Academy Awards 2013, em que ele reprisou o papel para um interlúdio cômico com o anfitrião Seth MacFarlane.
Embora Trekkies havia ressuscitado Star Trek após o cancelamento, em um esboço 1986 Saturday Night Live Sobre uma convenção de Star Trek, Shatner aconselhou uma sala cheia de fãs para "começar uma vida." O esboço muito discutido retratado com precisão sua sentimentos sobre Trekkies, que o ator tinha previamente discutidas em entrevistas Shatner tinha sido seu objeto de adoração dispostos ao longo de décadas.; já em abril de 1968, um grupo tentou rasgar sua roupa como o ator deixou 30 Rockefeller Plaza, e ele parou de freqüentar convenções para mais de uma década durante os anos 1970 e 1980. Shatner também apareceu no filme Free Enterprise em 1998, no qual ele interpretou a si mesmo e tentou dissipar a imagem Kirk de si mesmo do ponto de vista de dois personagens principais do filme. Ele também encontrou uma saída em spoofing o cavaleiro, quase sobre-humana, persona do Capitão Kirk em filmes como Airplane II: The Sequel (1982) e Arma Carregada do National Lampoon 1 (1993). Em 1994, ele estrelou como o assassino no episódio Columbo "Butterfly in Shades of Grey".
Além dos filmes de Star Trek, Shatner conseguiu um papel de protagonista na televisão como um policial em TJ Hooker, que funcionou de 1982 a 1986. Ele, então, hospedado no popular dramática encenação série Rescue 911, de 1989 a 1996. Durante a década de 1980 Shatner também começou a dirigir cinema e na televisão, dirigindo vários episódios de TJ Hooker eo filme Star Trek V: A Fronteira Final....Shatner tem tido um sucesso com uma série de romances de ficção científica publicada sob seu nome, embora a maioria são amplamente acredita-se ter sido escrito por sem créditos colegas de escritores como William T. rápida e Ron Goulart. O primeiro, publicado em 1989, foi TekWar, que Shatner afirma que ele desenvolveu, inicialmente, como um roteiro durante uma greve do Writers Guild que atrasou a produção de Star Trek V:. The Final Frontier Esta série popular de livros levou a quatro filmes de televisão TekWar, em que Shatner jogado o papel de Walter Bascom, chefe do personagem principal. A série de televisão de curta duração seguido, ao ar na rede dos EUA ea Sci-Fi Channel nos Estados Unidos e CTV no Canadá, em que Shatner fez várias aparições no papel Bascom e dirigiu alguns dos episódios.
Em 1995, um jogo de tiro em primeira pessoa nomeada TekWar de William Shatner foi lançado, e foi o primeiro jogo a usar o motor Build. Ele também jogou como um narrador no documentário americano 1995 Trinity and Beyond: The Atomic Bomb filme dirigido por Peter Kuran. Ele narrou os 1.999 minissérie de televisão filmados na Nova Zelândia Uma torção no conto. Na série de televisão 3rd Rock from the Sun, Shatner apareceu em vários episódios 1999-2000 como a "Big Head gigante", um oficial de alta patente do mesmo planeta alienígena como a família de Salomão, que se torna uma festa animal mulherengo na Terra. O papel ganhou Shatner uma indicação ao Emmy Award.
Shatner tem aparecido em anúncios para muitas empresas e produtos. No início de 1980 ele apareceu na imprensa e televisão anúncios endossando o computador de casa Commodore VIC-20. Desde o final da década de 1990 ele fez uma série de comerciais para viagens site do priceline.com, em que Shatner interpreta uma versão pomposo, fictícia de si mesmo. Embora ele recebeu opções de ações para os comerciais, Shatner diz que relata que eles estão agora no valor de centenas de milhões de dólares são exagerados. Shatner também foi o CEO do núcleo baseado em Ontário Toronto, Pictures Digital, um estúdio de efeitos especiais, que operou de 1994 a 2010.
Em maio de 1999, Simon & Schuster publicou o livro de Shatner, Get a Life !, que detalha suas experiências com trekkie, anedotas de convenções Trek, e suas entrevistas com fãs dedicados, em particular aqueles que encontraram significado mais profundo da franquia.
Em 2000, Shatner co-estrelou no filme Miss Simpatia como Stan Fields, desempenhando o papel de co-anfitrião do Miss United States Pageant ao lado de futuro Boston Legal co-estrela Candice Bergen. Ele reprisou o papel na sequela 2004 Miss Simpatia 2: Armada e Fabulosa, em que Stan Campos foi seqüestrado em Las Vegas, juntamente com o vencedor do concurso do ano anterior. Em 2001 live-action / animação Osmose Jones, ele expressou o prefeito Phlegmming, o chefe egocêntrico da "Cidade de Frank", uma comunidade que compreende todas as células e microorganismos do corpo de um homem que está constantemente preocupados com sua reeleição e sua própria conveniência, mesmo em detrimento de sua "cidade" e constituintes. Em 2003, Shatner apareceu em "celebridades" e "on-line" vídeos de música de Brad Paisley, juntamente com pequeno Jimmy Dickens, Jason Alexander, e Trista Rehn. Shatner também teve um papel coadjuvante na comédia 2004 Dodgeball: A True Underdog Story, estrelado por Ben Stiller e Vince Vaughn. Star Trek: Empresa produtor Manny Coto afirmou na edição do Star Trek Communicator outubro de 2004 que ele estava preparando um arco de história de três episódios por Shatner. Pouco tempo depois, o Enterprise foi cancelada.
Depois de David E. Kelley viu comerciais de Shatner, ele se juntou a última temporada do drama jurídico The Practice. Seu papel Emmy-premiado, o advogado excêntrico, mas altamente capaz Denny Crane, era essencialmente "William Shatner o homem... A jogar William Shatner o personagem interpretar o personagem Denny Crane, que estava jogando o personagem William Shatner." Shatner assumiu o papel do guindaste de Boston Legal, e ganhou um Globo de Ouro, um Emmy em 2005, e foi nomeado novamente em 2006, 2007, 2008, e 2009 por seu trabalho. Com a vitória Emmy de 2005, Shatner se tornou um dos poucos atores (juntamente com co-star James Spader como Alan Shore) para ganhar um prêmio Emmy, enquanto interpretando o mesmo personagem em duas séries diferentes. Mais raro ainda, Shatner e Spader cada um ganhou um segundo Emmy consecutivo ao jogar o mesmo personagem em duas séries diferentes. Shatner permaneceu com a série até o seu fim em 2008.
Shatner fez várias aparições no The Tonight Show com Conan O'Brien, incluindo cameos recitando o discurso de Sarah Palin renúncia, posts no Twitter, e autobiografia ,. (Palin A própria fez uma participação especial no show em dezembro de 2009, recitando trechos de autobiografia de Shatner, Up Til 'Agora na frente de si mesmo Shatner.) Ele também recitou posts do Twitter por Levi Johnston, pai do neto de Palin. Ele também aparece nos gráficos de abertura do recurso ocasional "No Ano 3000", com a cabeça sem corpo flutuando pelo espaço, anunciando, "E, assim, fazer um passeio cósmico em que o novo milênio; que longe da realidade que é o ano de 3000 ", seguido pela linha de tag," É o futuro, homem. " Ele também fez a voz de Ozzie o gambá em função da DreamWorks 2006 Over the Hedge....Em janeiro de 2007, Shatner lançou uma série de vlogs diárias sobre sua vida chamado ShatnerVision no site do LiveVideo.com. Em 2008, ele lançou seus blogs de vídeo no YouTube em um projeto renomeado "O Projeto Shatner." Shatner também estrelou como a voz de Don Salmonella Gavone no 2009 YouTube série animada Os Gavones.
Shatner não foi "oferecido ou sugeriu" um papel no filme de 2009 Star Trek. O diretor JJ Abrams disse que em julho de 2007 que a produção foi "desesperadamente tentando descobrir uma maneira de colocá-lo em", mas que a "empurrá-lo em... Seria um desastre", uma opinião ecoada por Shatner em várias entrevistas. Em uma convenção realizada em 2010, Shatner comentou sobre o filme, dizendo: "Eu já vi esse filme maravilhoso." Shatner tinha inventado sua própria idéia sobre o início de Star Trek com seu romance de 2007, Star Trek:. Academy - Collision Course Sua autobiografia até agora: The Autobiography foi lançado em 2008. Ele foi ajudado em escrevê-lo por David Fisher . Shatner tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame (para trabalhos na televisão) em 6901 Hollywood Boulevard. Ele também tem uma estrela na Calçada da Fama do Canadá. Shatner foi o primeiro ator canadense para estrelar em três séries de televisão de sucesso em três grandes redes diferentes (NBC, CBS e ABC). Ele também estrelou a sitcom da CBS $ # *! My Dad Says, que é baseado no feed do Twitter Shit My Dad Says criado por Justin Halpern. A série estreou no final de 2010 e foi cancelada em Maio de 2011. Shatner também é o anfitrião da Raw Nerve a entrevista show de Shatner no The Biography Channel, ea série de televisão Discovery Channel estranhos ou que? Também em 2011, Shatner apareceu no episódio de Psych, intitulado "In For uma moeda de um centavo" na rede dos EUA como o pai distante da Junior Detective Juliet O'Hara (Maggie Lawson). Ele assinou um contrato para continuar o papel para a temporada de 2012.
Em 2011, Shatner estrelou Os capitães, um documentário de longa-metragem, que ele também escreveu e dirigiu. O filme segue Shatner como ele entrevista os outros atores que foram retratados capitães de naves dentro da franquia Star Trek. Entrevistados do Shatner incluído Patrick Stewart, Avery Brooks, Kate Mulgrew, Scott Bakula, e Chris Pine. No filme, Shatner também entrevistas Christopher Plummer, que é um velho amigo e colega de dias de Shatner com o Shakespeare Festival Stratford.
Em fevereiro de 2012, Shatner realizado em um novo one-man show na Broadway, chamado Mundo de Shatner: nós apenas vivemos nele. Depois de uma corrida de 3 semanas no Music Box Theatre, o show está atualmente em turnê pelos Estados Unidos.
Em maio de 2012, Shatner foi o apresentador convidado no britânica satírica concurso de televisão mostra que eu tenho notícias para você, durante o qual ele cunhou a maleta "pensioneer", que combina as palavras "reformado" e "pioneiro".
Em 28 de julho de 2012, o canal de TV a cabo premium Epix estreou Get a Life !, um documentário sobre trekkie estrelado por Shatner que leva seu título de seu infame Saturday Night Live and linha de seu livro de 1999 sobre o tema.
Em 25 de Setembro de 2012, Shatner retratou o árbitro placa home no vídeo da música "No Fenway", que foi escrita e gravada por crooner Brian Evans. O trabalho de Evans é a primeira canção a ser escrito sobre Fenway Park para ser licenciada pela Major League Baseball.
Em 24 de abril de 2014 ele se apresentou para uma noite somente uma autobiográfico one-man show na Broadway, que mais tarde foi transmitido em mais de 700 cinemas em todo o Canadá, Austrália e Estados Unidos. Uma grande parte da receita foi para a caridade.
Shatner começou sua carreira musical com a palavra falada 1968 álbum The Transformed Man, entregando exagerados, recitações de interpretação de "Mr. Tambourine Man" e "Lucy no céu com diamantes". Ele realizou uma leitura da Elton John canção "Rocket Man" durante os 1978 Science Fiction Film Awards que tem sido amplamente parodiados. Ben Folds, que já trabalhou com ele várias vezes, produziu e co-escreveu bem recebido álbum de estúdio do segundo Shatner, foi, em 2004. Seu terceiro álbum de estúdio, Seeking Major Tom, foi lançado em 11 de outubro de 2011. O quarto, Reflita sobre o Mistério, foi lançado em outubro de 2013 em Cleopatra Records, produzido e composto pelo músico Billy Sherwood (ex membro do SIM). William Shatner fez uma turnê de concertos com alguns ex membros do SIM como Tony Kaye e Billy Sherwood com o grupo de volta.
Shatner gravou uma chamada wake-up que foi jogado para a tripulação da STS-133 na descoberta do vaivém espacial em 7 de março de 2011, seu último dia atracado à Estação Espacial Internacional. Apoiado pelo tema musical de Star Trek, que contou com uma voz-over com base em sua introdução falada da série de "créditos de abertura:." Espaço, a fronteira final Estas foram as viagens da Nave espacial Discovery Sua missão de 30 anos.: Para buscar nova ciência. Para construir novos postos avançados. Para trazer nações juntos na fronteira final. Para ir corajosamente, e fazer, o que nenhuma nave espacial tenha feito antes. "
Shatner não gosta de assistir-se realizar, e diz que ele nunca tenha visto todos os episódios de televisão Legal Star Trek ou Boston, nem nenhum dos filmes de Star Trek, exceto a metragem não editada a partir de Star Trek V: A Fronteira Final que dirigiu, embora seu livro Star Trek Memórias faz referência ao fato de ter episódios de re-assisti de Star Trek
O segundo casamento de Shatner para Marcy Lafferty (filha do produtor Perry Lafferty) durou de 1973 a 1996. Seu terceiro casamento foi com Nerine Kidd Shatner, de 1997 até sua morte em 1999. Em 9 de agosto de 1999, Shatner voltou para casa em torno de 22:00 para descobrir O corpo de Nerine no fundo da sua piscina do quintal. Ela tinha 40 anos. Uma autópsia detectou álcool e Valium em seu sangue, mas o legista a causa da morte como um afogamento acidental. O LAPD descartada jogo sujo, eo caso foi encerrado. Em declarações à imprensa logo após a morte de sua esposa, uma claramente abalada e emocional Shatner disse que ela "era tudo" para ele, e chamou-lhe a sua "bela alma gêmea." Shatner exortou o público a apoiar Casa Friendly, um não- organização sem fins lucrativos que ajuda as mulheres se re-estabelecer na comunidade depois de sofrer de alcoolismo e dependência de drogas. Mais tarde, ele disse a Larry King em uma entrevista que "... a minha esposa, a quem eu amava muito, e que me amou, foi sofrendo com uma doença que nós não gostamos de falar sobre; alcoolismo E ela conheceu um final trágico por causa disso " Em seu livro de 2008 até agora:.. The Autobiography, Shatner discute como Leonard Nimoy ajudou a levar para Nerine tratamento para seu alcoolismo. Shatner escreve em um trecho de seu livro:
A experiência pessoal de Leonard Nimoy de alcoolismo agora passou a desempenhar um papel central na minha vida e isso nos ajudou a se unirem em uma maneira que eu nunca poderia ter imaginado nos primeiros dias de Star Trek. Depois de Nerine [Kidd] e eu tinha sido para jantar com Leonard Nimoy e Susan uma noite, Leonard chamou e disse: "Bill, você sabe que ela é alcoólatra" Eu disse que eu fiz. Eu me casei com Nerine em 1997, contra o conselho de muitos e meu próprio bom senso. Mas eu pensei que ela iria desistir de álcool por mim. Tivemos uma celebração em Pasadena, e Leonard foi o meu melhor homem. Acordei por volta das oito horas da manhã seguinte e Nerine estava bêbado. Ela estava na reabilitação por 30 dias, três vezes diferentes. Duas vezes ela quase bebeu até a morte. Leonard levou Nerine de reuniões dos Alcoólicos Anônimos, mas ela não queria sair.
Em 2000, uma história Reuters relatou que Shatner estava planejando escrever e dirigir o Shiva Club, uma comédia de humor negro sobre o processo de luto inspirado pela morte de sua esposa. álbum de Shatner 2004 foi incluído um pedaço palavra falada intitulado "O que você Feito ", que descreve sua angústia ao descobrir o corpo de sua esposa na piscina.
Desde 2001, Shatner foi casado com Elizabeth Anderson Martin. Em 2004, ela co-escreveu a canção "Together" no álbum de Shatner tem sido.
Shatner apareceu pela primeira vez na tela com Leonard Nimoy em 1964, quando os dois atores co-estrelou em um episódio de The Man from UNCLE intitulado "O Projeto Strigas o caso." No entanto, Shatner afirma em sua autobiografia que ele não se recorda de reuniões Nimoy naquele momento. Como co-estrelas em Star Trek, eles interagiram socialmente dentro e fora do set. Após o cancelamento Star Trek 's em 1969, Shatner e Nimoy se reuniu na produção de Star Trek: The Animated Series, bem como o $ 20,000 Pyramid, onde "Kirk vs. Spock" apareceu em duas tabelas diferentes. Nimoy também no TJ Hooker por alguns episódios estrelou-convidado. Shatner estrelou no papel-título do show.
A morte de terceira esposa de Shatner, Nerine de 1999 serviu para fortalecer a amizade de Shatner e Nimoy, como Nimoy havia lamentado a perda. Nimoy também apareceu ao lado de Shatner nas TV Land Awards (hospedadas por John Ritter). Nimoy resumiu sua amizade de quatro décadas com Shatner comentando, "energia de Bill foi bom para o meu desempenho, porque Spock poderia ser o indivíduo legal, nossa química foi bem sucedida, desde o início." Nimoy falou sobre sua rivalidade mútua durante os anos de Star Trek:. "Muito competitivo, a rivalidade entre irmãos até aqui Após o show tinha sido no ar algumas semanas e eles começaram a ficar muito correio para Spock, então o ditado desceu do NBC: "Dá-nos mais do que o cara, eles amam aquele cara, você sabe? ' Bem, isso pode ser ... que pode ser um problema para o homem de liderança que foi contratado como a estrela do show, e de repente, aqui está este cara com as orelhas - 'O que é isso, você sabe' ", disse Nimoy. Shatner foi semelhante descrito sua relação Star Trek, afirmando que eles só se tornaram amigos íntimos enquanto participava de convenções de fãs juntos. Em um episódio de A & E Biografia série, Nimoy disse: "Bill Shatner monopolizando o palco? Não. Não é o Bill Shatner eu sei. "
Shatner tem sido um amigo da atriz Heather Locklear desde 1982, quando Locklear começou co-estrelando com ele no TJ Hooker como Diretor Stacy Sheridan. Como ela também foi aparecendo em um papel semi-regular em outra produção Aaron Spelling, Dinastia, ao mesmo tempo, Locklear foi convidado pelo Entertainment Tonight se este calendário foi difícil. Ela respondeu: "... eu ia ficar muito nervoso e quer estar preparado ..." para Shatner e para o elenco experiente de Dynasty. Depois de Hooker terminou Shatner ajudou Locklear obter outros papéis. Locklear apoiou um Shatner luto em 1999, quando ele estava de luto pela morte de sua esposa, Nerine. Em 2005, Locklear apareceu em dois episódios de Boston Legal de Shatner como Kelly Nolan, uma mulher atraente, jovem que está sendo julgado por matá-la muito mais velho, marido rico. Shatner interpreta Denny Crane, sócio-fundador de uma grande firma de advocacia, e um litigante lendária. Guindaste é atraído por Nolan e tenta inserir-se em sua defesa. [Esclarecimentos necessários] Ele está prestes a mesma idade que o marido falecido de Nolan, então guindaste corteja a morte por persegui-la. Locklear foi questionado sobre como ela veio a aparecer em Boston Legal. Ela explicou: "Eu adoro o show, é meu programa favorito, e eu meio que tipo de disse, 'Eu não deveria ser a filha ilegítima de William Shatner, ou seu interesse amoroso?'"
Eu estava muito mais preocupado sobre como trabalhar com Walter Koenig e Jimmy Doohan, dois homens que fizeram claro em qualquer número de vezes que meu nome é geralmente perto do topo de suas listas de merda.
Durante anos, Shatner foi acusado de ser difícil trabalhar com por alguns de seus Star Trek co-estrelas, mais notavelmente George Takei, Walter Koenig e James Doohan, o relacionamento difícil com os dois últimos Shatner próprio reconheceu em sua autobiografia de Jornada nas Estrelas Memórias de cinema . Nos conjuntos de Star Trek DVD 2004, Shatner parecia ter feito com Takei, mas suas diferenças continuam a ressurgir, em erupção com força total novamente em 2014. Na década de 1990, Shatner fez inúmeras tentativas de conciliar com Doohan, mas foi vencida por algum tempo, Doohan sendo o único ex-co-estrela de Star Trek firmemente recusando-se a ser entrevistado por Shatner por seu livro de memórias 1993 Star Trek Memórias e seu 1994 follow-up, de Jornada nas Estrelas Memórias de cinema; no entanto, um artigo da Associated Press publicado no momento da aparição convenção definitiva de Doohan no final de agosto 2004, afirmou que Doohan, que já sofre de graves problemas de saúde, tinha perdoado Shatner e eles tinham remendado sua relação em uma convenção anterior diretamente último de Doohan, como que A cabeça de convenção, Céu Conway, atestou: "No nosso show:" The Great Bird of the Galaxy "em El Paso Texas em novembro de 2003, uma celebração de Gene Roddenberry e Star Trek, Bill e Jimmy subiu ao palco juntos nos bastidores. e antes que eles subiram ao palco, eles se abraçaram, pediu desculpas e expressou seu amor e admiração um pelo outro. Bill especificamente me pediu para levá-los juntos para que ele pudesse fazer as pazes e limpar o ar entre os dois antes que fosse tarde demais . "
Shatner sofre de zumbido, que ele especulou pode ser o resultado de um acidente no set (pirotecnia) durante as filmagens do episódio de Star Trek "Arena" - embora ele não começou a sofrer de tinnitus até o início de 1990, mais de vinte anos depois. Shatner está envolvida na associação americana do Tinnitus. Seu tratamento para essa condição envolvido vestindo um pequeno dispositivo eletrônico que gerou um nível baixo, som de banda larga (ruído branco) que "ajudou a colocar o seu cérebro zumbido no fundo." - Um processo conhecido como habituação Seu amigo, Leonard Nimoy, também sofreu a mesma condição como resultado do mesmo acidente. Eles sofreram a condição em orelhas opostas.
Em 2006, Shatner vendeu sua pedra nos rins por US $ 25.000 para GoldenPalace.com. Em uma aparição no programa The View em 16 de maio de 2006, a Shatner disse que o US $ 25.000 e um adicional de 20 mil dólares ressuscitou dentre o elenco ea equipe de Boston Legal pago a construção de uma casa pela Habitat for Humanity.
Em seu tempo livre, gosta de reprodução Shatner e mostrando Saddlebreds americano e cavalos do quarto. Shatner montou um de seus próprios cavalos, uma égua chamada Grandes Belles of Fire, em seu papel como James T. Kirk em Star Trek gerações. Shatner tem uma fazenda de 360 acres (150 ha), perto de Versalhes, Kentucky, chamada Belle Reve (do rève beau francês, "Sonho Beautiful" -Belle Reve era o nome de Blanche Dubois e sua irmã casa da família de Stella em Um Bonde Chamado Desejo), onde ele levanta Saddlebreds americanos, incluindo três chamado Call Me Ringo, Revival, e Grande Dia do Sultão. As atividades da fazenda ajudar a beneficiar o Central Kentucky equitação para esperança "Horses for Heroes" do programa. Shatner também joga no World Poker Tour em Hollywood Home Games, onde celebridades jogar por suas instituições de caridade favoritas. Desde 1990, ele tem sido uma força motriz por trás do Horse Show Hollywood Charity, que arrecada dinheiro para instituições de caridade para crianças.
Em 2014, Shatner foi um dos Grandes Marshals para o 102 Calgary Stampede como ele é um ávido equestre.
Atores Hollywoodianos
William Holden (17 de abril de 1918 - 12 de novembro de 1981) foi um ator americano, que era uma das maiores bilheterias chama da década de 1950. Ele ganhou o Oscar de Melhor Ator em 1953 por seu papel no Stalag 17, e um prêmio Emmy Primetime para Melhor Ator por seu papel proeminente no filme para televisão de 1973 O Cavaleiro Azul.
Holden estrelou alguns dos filmes mais populares e aclamados pela crítica de Hollywood, incluindo blockbusters como Sunset Boulevard, Sabrina, A Ponte do Rio Kwai, o grupo selvagem, Piquenique, O Inferno na Torre, e Rede. Ele foi nomeado um dos "Top 10 estrelas do Ano" seis vezes (1954-1958, 1961), e apareceu no American Film Institute de AFI 100 anos ... 100 lista de estrelas como o número 25.....Holden nasceu William Franklin Beedle, Jr. em O'Fallon, Illinois, o filho de Maria Blanche (Ball née; 1898-1990), um professor, e William Franklin Beedle, Sr. (1891-1967), um químico industrial. Ele tinha dois irmãos mais novos, Robert e Richard. Bisavó paterna de Holden, Rebecca Westfield, nasceu na Inglaterra em 1817, enquanto alguns dos ancestrais de sua mãe estabeleceu-se em Virginia Lancaster County depois de emigrar da Inglaterra no século 17. Seu irmão mais novo, Robert W. "Bobbie" Beedle , tornou-se um piloto de caça da Marinha dos EUA e foi morto em combate na Segunda Guerra Mundial, a Nova Irlanda, em 05 de janeiro de 1944.
Sua família se mudou para South Pasadena, quando ele tinha três anos. Depois de se formar a partir de South Pasadena Segundo Grau, Holden participaram Pasadena Junior College, onde ele se envolveu em execuções de rádio locais. Contrariando a lenda e teatro publicidade, ele não estudou no Pasadena Playhouse, nem era descoberto em um jogo lá. Em vez disso, ele foi descoberto por um caçador de talentos da Paramount Pictures em 1937, enquanto fazendo o papel de um homem de 80 anos de idade, pai-de-lei de Marie Curie, em um jogo no Playbox, um teatro independente e privada de propriedade de Pasadena diretor Playhouse Gilmor Brown. Seu primeiro papel no cinema foi em Prison Farm no ano seguinte.
A versão de como ele obteve seu nome artístico "Holden" é baseado em uma declaração por George Ross, da revista Billboard: "William Holden, o rapaz acaba de assinar para a liderança cobiçado no" Golden Boy ", costumava ser Bill Beadle E aqui. É assim que ele obteve sua nova etiqueta filme. No lote Columbia é um assistente de direção e olheiro chamado Harold Winston (Harold A. Winston). Não muito tempo atrás ele estava divorciado da atriz, Gloria Holden, mas carregava a tocha após o racha marital . Winston foi um dos que descobriu o recém-chegado "Golden Boy" e que o renomeado - em homenagem ao seu ex-cônjuge ... "......Primeiro papel de Holden estava em Golden Boy (1939), no qual ele interpretou um virou-violinista-boxeador. Em seguida, ele estrelou com George Raft e Humphrey Bogart no gangster épico Warner Bros. Stripes Invisíveis mais tarde no mesmo ano, seguido pelo papel de George Gibbs na adaptação cinematográfica da nossa cidade. Após a Columbia Pictures pegou metade do seu contrato , ele alternava entre estrelando em várias imagens menores para Paramount e Columbia antes de servir como um segundo tenente nos Estados Unidos Forças Aéreas do Exército durante a Segunda Guerra Mundial, onde atuou em filmes de treinamento para a Unidade de Imagem da Primeira Motion. A partir de 1950, sua carreira decolou quando Billy Wilder bateu-lhe à estrela como o roteirista os calcanhares para baixo-em-Joe Gillis, que é levado por desbotada estrela do cinema mudo Norma Desmond (Gloria Swanson) na Sunset Boulevard, para as quais Holden ganhou sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator.
Na sequência deste filme avanço, sua carreira rapidamente cresceu em estatura como Holden desempenhado uma série de papéis que combinados boa aparência, com descolamento cínico, incluindo um empresário de prisioneiros de guerra no Stalag 17 (1953), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Actor, um homem jovem engenheiro pressionados / família em Suite Executiva (1954), um diretor mordaz estágio em The Country Girl (1954) com Bing Crosby e Grace Kelly, um piloto de jato em conflito no filme Guerra da Coreia As Pontes de Toko-Ri ( 1954), uma estrela errante de futebol da faculdade em Picnic (1955), um correspondente de guerra arrojado em Love Is a Many-Splendored Thing (1955), seu papel mais amplamente reconhecido como um prisioneiro malfadada em A Ponte do Rio Kwai (1957 ) com Alec Guinness, a II Guerra Mundial capitão do barco rebocador em The Key (1958), e um cirurgião militar americano da guerra civil no cavalo Soldados de John Ford (1959) ao lado de John Wayne.
Holden também desempenhou uma série de funções mais ensolarados em comédia leve, como o arquiteto bonito perseguindo virginal Maggie McNamara na Produção controverso Código de quebra de The Moon Is Blue (1953) com David Niven, como tutor de Judy Holliday em Born Yesterday (1950), como dramaturgo cativado pela personagem Ginger Rogers 'em Para Sempre Mulher (1953) e como o irmão de Humphrey Bogart mais jovem, um playboy despreocupado, em Sabrina (1954), também estrelado por Audrey Hepburn. Em 1954, Holden foi destaque na capa da revista Life.
Em 7 de Fevereiro de 1955, Holden apareceu como uma estrela de convidado em I Love Lucy como a si mesmo. Sua carreira atingiu o pico em 1957, com o enorme sucesso de A Ponte do Rio Kwai, mas Holden passou os próximos vários anos de estrelar em uma série de filmes que raramente conseguiram comercialmente ou de forma crítica. Em meados da década de 1960, a qualidade do seu papéis e filmes tinham sensivelmente diminuído. Um bebedor pesado maior parte de sua vida, Holden desceu ao alcoolismo nas décadas de 1960 e 1970.
Em 1969, Holden fez um retorno quando ele estrelou em graficamente violento Western The Wild Bunch do diretor Sam Peckinpah, ganhando muitos elogios. Também em 1969, Holden estrelou o filme familiar do diretor Terence Young L'Arbre de Noël, co-estrelado por atriz italiana Virna Lisi, baseado no romance de mesmo nome por Michel Bataille. Este filme foi originalmente lançado nos Estados Unidos como a árvore de Natal e em home vídeo como Quando Wolves Cry.
Para papéis na televisão em 1974, Holden ganhou um prêmio Emmy Primetime para Melhor Ator em Minissérie ou Filme por seu retrato de um, veterano difícil LAPD policial de rua cínico na televisão filme O Cavaleiro Azul, baseado no best-seller de Joseph Wambaugh romance de mesmo nome.
Também em 1974, Holden estrelou com Paul Newman e Steve McQueen no filme aclamado pela crítica desastre Inferno na Torre, que se tornou um sucesso de bilheteria e um dos filmes de maior bilheteria da carreira de Holden.
Dois anos depois, ele foi elogiado por seu desempenho líder indicado ao Oscar em Rede clássico de Sidney Lumet (1976), um exame presciente dos meios de comunicação escritos por Paddy Chayefsky, jogando uma versão mais antiga do tipo de caráter que ele tinha se tornado emblemática para na década de 1950, só que agora mais cansado e consciente de sua própria mortalidade.
Em 1980, Holden apareceu em The Earthling com o popular ator mirim Ricky Schroder, jogando um solitário morrendo de câncer que vai para o outback australiano a terminar seus dias, conhece um garoto cujos pais foram mortos em um acidente, e ensina-lhe como sobreviver. Durante seus últimos anos, Holden também apareceu em seu segundo filme Irwin Allen, quando acabou o tempo, um fracasso comercial e de crítica e fortemente desgostei pelo próprio Holden; seu último filme, SOB de Blake Edwards, foi mais bem sucedido e uma imagem Globo de Ouro.
Em 1981 Holden foi oferecido o papel de treinador Daniel B. Delaney em That Championship Season. Ele ficou muito deprimido quando as filmagens foi adiado até 1982, e bebia ainda mais fortemente........Enquanto na Itália em 1966, Holden matou outro motorista em um acidente dirigindo bêbado. Ele recebeu uma sentença suspensa de oito meses por homicídio veicular.
Holden manteve uma casa na Suíça e também gastou muito de seu tempo de trabalho para a conservação da vida selvagem como um sócio-gerente em um animal preservar na África. Sua Mount Kenya Safari Club em Nanyuki (fundada 1959) tornou-se uma meca para o jet set internacional. Em uma viagem à África, ele caiu no amor com a vida selvagem e tornou-se cada vez mais preocupados com as espécies animais que estavam começando a diminuir em população. Com a ajuda de seus parceiros, criou o Monte Quênia Game Ranch e inspirou a criação da Fundação da Vida Selvagem William Holden. O Monte Quênia Game Ranch trabalha para ajudar no Quênia com a educação dos animais selvagens de sua juventude.
Holden foi casado com a atriz Ardis Ankerson (nome artístico Brenda Marshall) a partir de 1941 até seu divórcio (depois de muitas longas separações) em 1971. Eles tiveram dois filhos, Peter "Ocidente" Westfield (nascido em 17 de novembro de 1943; morreu de junho de 2014) e Scott Porter (nascido em 02 de maio de 1946 e morreu 21 de janeiro de 2005, San Diego, Califórnia). Ele também adotou a filha de sua esposa, Virginia, de seu primeiro casamento. William também era um primo distante de notícias âncora e game show palestrante, o falecido John Cameron Swayze através da família do juiz britânico do século 17 Samuel Swayze.
Holden foi o padrinho no casamento de seu amigo Ronald Reagan para Nancy Davis em 1952; no entanto, ele nunca se envolveu em política.
Durante as filmagens de Sabrina (1954), Audrey Hepburn e já casado William Holden se envolveu romanticamente. Ela esperava se casar com ele e ter filhos, mas ela terminou o relacionamento quando Holden revelou que ele havia passado por uma vasectomia.
Holden reuniu atriz francesa Capucine no início de 1960. Os dois estrelou nos filmes The Lion (1962) e The 7th Dawn (1964). Eles começaram um caso de dois anos, que é acusado de ter encerrado devido ao alcoolismo de Holden. Capucine e Holden continuaram amigos até a sua morte em 1981.
Em 1972, Holden começou um relacionamento de nove anos com a atriz Stefanie Powers, que provocou seu interesse no bem-estar animal. Depois de sua morte, Powers configurar a Fundação William Holden animais selvagens em Holden Mount Kenya Game Ranch.
De acordo com o relatório da autópsia do Los Angeles County Coroner, Holden estava sozinho e intoxicados em seu apartamento em Santa Monica, Califórnia, 12 de novembro de 1981, quando ele escorregou em um tapete, lacerado gravemente a testa em uma mesa de cabeceira teca, e sangrou até a morte. A evidência sugere que ele estava consciente de, pelo menos, meia hora depois da queda. É provável que ele pode não ter percebido a gravidade da lesão e não pedir ajuda, ou não foi capaz de pedir ajuda. Seu corpo foi encontrado quatro dias depois.
Holden tinha ditado em seu testamento que a Sociedade Neptune cremá-lo e espalhar suas cinzas no Oceano Pacífico. No funeral ou serviço memorial foi realizado, de acordo com seus desejos.
Por sua contribuição à indústria cinematográfica, William Holden tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame localizado na 1651 Vine Street. Ele também tem uma estrela no St. Louis Walk of Fame.
Uma referência à morte de Holden ea cobertura da mídia que se seguiu ocorre na canção "Diner de Tom", de Suzanne Vega. Tinha visto de primeira página do New York Post anunciando sua morte. Este foi o dia em que parte da música é baseada. Ele foi apelidado de "Dia Diner de Tom".
Holden faz uma aparição em 1961 o romance de Walker Percy "o espectador". O herói de Percy, Binx Bolling, encontra a estrela no Bairro Francês: ".! Hoje estou com sorte Quem deve sair do Beco do pirata metade de um quarteirão à frente de mim, mas William Holden"
Em 2011, a enteada de Holden, Virginia Holden Gaines, escreveu um livro, Crescendo com William Holden: A Memoir, revivendo as lembranças da vida com seu pai.
Atores Hollywoodianos
William McChord ferido (nascido em 20 de março de 1950) é um palco e ator de cinema norte-americano. Ele recebeu seu treinamento atuando na Juilliard School e começou a atuar no palco na década de 1970. Ferido fez sua estréia no cinema como um cientista conturbado no recurso de ficção científica Unidos (1980) Altered, pelo qual recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Nova Estrela do Ano. Em seguida, ele desempenhou um papel de liderança, como um advogado que sucumbe às tentações de Kathleen Turner, no neo-noir Body Heat (1981).
Em 1985, Ferido recebeu aclamação da crítica e vários prêmios de atuação, incluindo um Oscar e um prêmio BAFTA de Melhor Ator, por retratar um homem gay afeminado em O Beijo da Mulher Aranha. Ele recebeu mais duas indicações ao Oscar por suas atuações chumbo em crianças de um Deus Menor (1986) e Broadcast News (1987). Mágoa permaneceu um ator de teatro ativo ao longo da década de 1980, aparecendo em produções off-Broadway, incluindo Henry V, Quinta de julho, Richard II e Sonho de uma Noite de Verão. Ferido recebeu sua primeira indicação ao Tony Award em 1985 para a produção da Broadway de Hurlyburly.
Depois de jogar uma diversidade de papéis do caráter na década seguinte, magoado ganhou sua quarta indicação ao Oscar por sua atuação coadjuvante no crime thriller de David Cronenberg Uma História de Violência (2005). Outros filmes notáveis nos últimos anos têm incluído AI Inteligência Artificial (2001), The Village (2004), Syriana (2005), O Bom Pastor (2006), Mr. Brooks (2007), Into the Wild (2007), O Incrível Hulk (2008) e Robin Hood (2010) .....Mágoa nasceu em Washington, DC, o filho de Claire Isabel (née McGill), que trabalhou na Time, Inc., e Alfred McChord Hurt, que trabalhava para o Departamento de Estado. Com seu pai, viveu em Lahore, Mogadíscio e Cartum. Após seus pais se divorciaram, sua mãe se casou com Henry Luce III (filho de Henry Luce publisher) durante a infância está machucado. Mágoa se formou na Middlesex School, em 1968, onde foi vice-presidente do Dramatics Clube e teve o papel principal em várias peças escolares. Sua anuário da High School previu: "Com características como essas, você pode até mesmo vê-lo na Broadway." Mágoa frequentou a Universidade de Tufts e estudou teologia, mas voltou-se para agir e entrou para a Juilliard School (Drama 5 Divisão Grupo: 1972-1976). Dois de seus colegas havia o final dos atores Christopher Reeve e Robin Williams.
Mágoa apareceu pela primeira vez no palco, só mais tarde se voltando para filmar. De 1977 a 1989, ele era um membro da empresa que age no Circle Repertory Company. Ele ganhou um prêmio Obie por sua apresentação de estréia lá em de Corinne Jacker minha vida, e ganhou um Theatre World Award 1978 por suas atuações em Quinta de julho, Ulysses na tração, e Lulu. Em 1979, mágoa jogado Hamlet sob a direção de Marshall W. Mason oposto Lindsay Crouse e Beatrice Straight. Seu primeiro papel no cinema foi importante no filme de ficção científica Altered States, onde seu desempenho como um cientista obcecado ele ganhou amplo reconhecimento. Seu desempenho com Richard Crenna, Ted Danson e recém-chegado Kathleen Turner em neo-noir clássico do calor do corpo de Lawrence Kasdan elevated ferido ao estrelato, e mais tarde ele também co-estrelou em The Big Chill (1983). Ele apareceu no thriller Gorky Park oposto Lee Marvin. Ele recebeu o Prêmio de Melhor Performance masculino no Festival de Cannes eo Oscar de Melhor Ator por O Beijo da Mulher Aranha em 1985. Ele recebeu três indicações ao Oscar adicionais: Melhor Ator por crianças de um Deus Menor (1986) e Broadcast News (1987, ele foi, assim, nomeado para Melhor Ator por três anos consecutivos) e Melhor Ator Coadjuvante por A History Of Violence (2005). Machucar também estrelou em Tuck Everlasting como Angus Tuck.
Freqüentemente escalado como um intelectual, Ferido colocou isso para uma boa utilização em filmes como Perdidos no Espaço, mas também tem sido eficaz em outros tipos de papel, tais como aqueles em Eu te amo até a morte e de David Cronenberg drama psicológico Uma História de Violência (2005), onde em menos de dez minutos de tempo de tela que ele joga o chefe da máfia assustador, Richie Cusack. Também em 2005, Ferido desempenhado um misterioso agente do governo no drama de Stephen Gaghan conjunto sobre a política de óleo grande, Syriana.
Foi ferido na adaptação mini-série de pesadelos e Dreamscapes de Stephen King, em uma peça intitulada Battleground (também notável por sua completa falta de diálogo). Ele joga Renshaw, um assassino profissional que recebe um pacote de viúva de um fabricante de brinquedos que ele havia matado, sem saber o que está esperando lá dentro para ele. Ele apareceu no elenco de Vanya, uma adaptação do tio Vanya de Chekhov, no Repertory Theatre Artistas em Portland, Oregon.
Em junho de 2007, a Marvel Studios anunciou dano seria retratar o personagem Hulk General "Thunderbolt" Ross em 2008 de The Incredible Hulk ao lado de Edward Norton, Liv Tyler e Tim Roth. Em maio de 2015, a Marvel Studios anunciou ferido iria reprisar seu papel de Capitão América:. Guerra Civil
Ele apareceu no filme de Sean Penn Into the Wild, a verdadeira história de Christopher McCandless. Ele apareceu como Presidente Henry Ashton em 2008 thriller de ação Vantage Point. Mágoa também representou o alter ego do Sr. Brooks em Mr. Brooks, estrelado por Kevin Costner.
Em 2009, tornou-se um dano série regular sobre os danos da série FX jogando um denunciante corporativa oposto Glenn Close e Marcia Gay Harden. Por seu papel na série, mágoa ganhou um Primetime Emmy Award 2009 nomeação no "Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática" categoria. 2009 Sundance filme de mágoa The Yellow Handkerchief foi lançado nos cinemas em 26 de Fevereiro de 2010 por Samuel Goldwyn Films. Ele estava no baseada em Tailândia 2011 thriller de Hellgate ao lado de Cary Elwes e Paula Taylor, dirigido por John Penney.
Em setembro de 2010, mágoa jogado Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, no filme da HBO Demasiado grande para falhar, uma adaptação do livro de Andrew Ross Sorkin. Ele também estrelou como o capitão Ahab na adaptação 2011 televisiva do romance de Herman Melville Moby Dick.
Mágoa é fluente em francês e mantém uma casa nos arredores de Paris. Ele é o passo-neto de Henry Luce, fundador da revista Time e atriz-escritor Clare Boothe Luce, através do casamento de sua mãe com o filho de Henry Luce de seu primeiro casamento, Henry Luce III. dano era casado com Mary Beth doer de 1971 a 1982.
Na década de 1980, Ferido estava envolvido em uma ação judicial com Sandra Jennings, que alegou que os dois compartilharam uma união estável. Enquanto ele ainda era casado, Hurt e Jennings tinha começado um relacionamento em Saratoga Springs, Nova York, em 1981. Jennings ficou grávida na primavera de 1982, que precipitou o divórcio de ferir de Mary Beth Hurt, após o que Hurt e Jennings mudou para Carolina do Sul, um estado que reconhece os casamentos de direito comum. Hurt e Jennings, não oficialmente casado, depois separadas e Jennings processou-o em Nova York, buscando o reconhecimento do "casamento" sob a lei Carolina do Sul. O tribunal de Nova York, que não reconhecia união estável e estava relutante em reconhecer uma união estável originário da Carolina do Sul, decidiu em favor da mágoa que existia união estável.
Mágoa datado Marlee Matlin por um ano, e eles viveram juntos por dois anos. Em sua autobiografia 2009 eu vou gritar Mais tarde, Matlin afirmou que seu relacionamento envolvido abuso de drogas e abuso físico considerável por dano. Em resposta a as acusações ao ar na CNN em 13 de abril de 2009, o agente de ferir recusou-se a responder, mas ferido emitiu um comunicado no dia seguinte, que disse: ". Minha própria lembrança é que ambos se desculpou e ambos fizeram um grande negócio para curar nossas vidas Of Claro, eu fiz e me desculpo por qualquer dor que eu causei. E eu sei que temos crescido tanto. Eu desejo Marlee e sua família, mas nada bom. "
Mágoa tem quatro filhos:. Alexander com Sandra Jennings, Sam e William com Heidi Henderson, e Jeanne Sandrine Bonnaire com a atriz
Durante as filmagens de O Beijo da Mulher Aranha, Hurt e um amigo foram ameaçados com uma arma, mas os deixaram voltar várias horas mais tarde.
Machucar é um piloto privado e proprietário de um Beechcraft Bonanza.
Atores Hollywoodianos
Henry Warren Beaty, conhecido profissionalmente como Warren Beatty ( nasceu 30 de março de 1937) é um ator americano, produtor, roteirista e diretor. Ele foi nomeado para catorze Academy Awards - quatro de Melhor Ator, quatro de Melhor Filme, Melhor Diretor para dois, três para Roteiro Original, e um para Roteiro Adaptado - vencedoras Melhor Diretor por Reds (1981). Beatty é apenas a segunda pessoa a ter sido nomeado para agir, dirigir, escrever e produzir no mesmo filme - fazê-lo primeiro com O Céu Pode Esperar (1978), e novamente com Reds - sucedendo Orson Welles, que foi nomeado para todos os quatro para Citizen Kane em 1941 e venceu por escrito.
Em 1999, ele foi premiado com a maior honraria da Academia, o Irving G. Thalberg Award. Beatty foi indicado para dezoito Prémio Globo de Ouro, vencendo seis, incluindo o Globo de Ouro Cecil B. DeMille Award, que ele foi homenageado com em 2007. Entre seus filmes Golden Globe-nomeados são Splendor in the Grass (1961), Bonnie e Clyde (1967), Shampoo (1975), Dick Tracy (1990), Bugsy (1991), e Bulworth (1998)....Henry Warren Beaty nasceu em Richmond, Virginia. Sua mãe, Kathlyn Corinne (née MacLean), era um professor de Nova Scotia-nascido, e seu pai, Ira Owens Beaty, tinha um PhD em psicologia educacional, era um administrador de escola pública, e tratadas em imóveis. Os avós de Beatty foram também educadores. A família era Batista. Em 1945, a família mudou-se de Richmond para Arlington, Virginia. Durante os anos 1950, a família residia na seção Dominion Hills de Arlington. irmã mais velha de Beatty é a atriz / dançarina / escritor Shirley MacLaine. Ele não está relacionado com Ned Beatty (que também nasceu em 1937).
Beatty foi um jogador de futebol estrela em Washington-Lee High School, em Arlington. Encorajados a agir pelo sucesso de sua irmã, que tinha recentemente se estabeleceu como uma estrela de Hollywood, ele decidiu trabalhar como assistente de palco no Teatro Nacional, em Washington, DC durante o verão antes de seu último ano. Ele teria sido oferecido dez bolsas de estudo para a faculdade de futebol, mas rejeitou-os a estudar artes liberais na Northwestern University (1954-1955), onde se juntou a fraternidade Sigma Chi. Após seu primeiro ano, ele deixou a faculdade para se mudar para Nova York, onde estudou interpretação com Stella Adler.
Warren Beatty se alistou na Guarda Aérea Nacional Califórnia, em 11 de fevereiro de 1960 sob o seu nome original, Henry W. Beaty. Em 1 de Janeiro de 1961, Beatty recebeu alta da guarda nacional do ar devido a deficiência física. Ele foi, simultaneamente, descarregado a partir da reserva da força aérea dos Estados Unidos (USAF), e é servido no único dever inativo.......Beatty começou sua carreira fazendo aparições em programas de televisão, tais como Studio One (1957), Kraft Television Theatre (1957), e Playhouse 90 (1959). Ele era um semi-regular em muitas Amores de Dobie Gillis durante sua primeira temporada (1959-1960). Seu desempenho no de William Inge uma perda de rosas na Broadway, em 1960, lhe rendeu uma indicação ao Tony Award de Melhor Ator e um Theatre World Award 1960. Era sua única aparição na Broadway. Ele fez sua estréia no cinema em Splendor de Elia Kazan in the Grass (1961), contracenando com Natalie Wood. O filme foi um sucesso de crítica e de bilheteria e Beatty foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator, e recebeu o prêmio de Nova Estrela do Ano -. Actor
Ele seguiu seu filme inicial com Tennessee Williams 'The Spring romana da Sra Stone (1961), com Vivien Leigh e Lotte Lenya, dirigida por José Quintero; All Fall Down (1962), com Angela Lansbury, Karl Malden e Eva Marie Sant, dirigido por John Frankenheimer; Lilith (1963), com Jean Seberg e Peter Fonda, dirigido por Robert Rossen; Prometer-lhe qualquer coisa (1964), com Leslie Caron, Bob Cummings e Keenan Wynn, dirigido por Arthur Hiller; Mickey One (1965), com Alexandra Stewart e Hurd Hatfield, dirigido por Arthur Penn; e Kaleidoscope (1966), com Susannah York e Clive Revill, dirigido por Jack Smight.
Em 1967, quando ele tinha 29 anos, ele produziu e atuou em Bonnie e Clyde. Ele montou uma equipe que incluía os escritores Robert Benton e David Newman e do diretor Arthur Penn, escolheu Faye Dunaway, Gene Hackman e Estelle Parsons para papéis principais, supervisionou o roteiro e liderou a entrega do filme. Foi um sucesso comercial e de crítica, e foi nomeado para dez Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator, e sete Globos de Ouro, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator.
Depois de Bonnie e Clyde, Beatty agiu com Elizabeth Taylor em O único jogo na cidade (1970), dirigido por George Stevens; McCabe & Mrs. Miller (1971), dirigido por Robert Altman; Dólares (1971), dirigido por Richard Brooks; The View Parallax (1974), dirigido por Alan Pakula; e The Fortune (1975), dirigido por Mike Nichols. Beatty produziu, co-escreveu e atuou em Shampoo (1975), dirigido por Hal Ashby, que foi indicado para quatro Oscar, incluindo Melhor Roteiro Original, assim como cinco Globos de Ouro, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator. Em 1978, Beatty dirigiu, produziu, escreveu e atuou em O Céu Pode Esperar (1978). O filme foi indicado para nove prêmios da Academia, incluindo Melhor Filme, Diretor, Ator e Roteiro Adaptado. Ela também ganhou três Globos de Ouro, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator.
O próximo filme de Beatty foi Reds (1981), um épico histórico sobre o jornalista John Reed Comunista que observou a Revolução Russa de outubro - um projeto Beatty tinha começado a investigar e filmar para já em 1970. Foi um sucesso crítico e comercial (feito tudo o mais notável, considerando que era um filme americano sobre um comunista americano, feito e lançado no auge da Guerra Fria). Recebeu doze indicações ao Oscar - incluindo quatro para Beatty (de Melhor Filme, Diretor, Ator e Roteiro Original), vencendo três; Beatty ganhou o prêmio de Melhor Diretor, Maureen Stapleton ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (jogando anarquista Emma Goldman), e Vittorio Storaro ganhou o prêmio de Melhor Fotografia. O filme recebeu sete indicações ao Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme, Diretor, Ator e Roteiro. Beatty ganhou o Globo de Ouro de Melhor Diretor. Seguindo Reds, Beatty não aparecer em um filme por cinco anos, até seu retorno, em 1987, de Ishtar, escrito e dirigido por Elaine May. Na sequência de duras críticas em revistas de imprensa pelo novo estúdio chefe britânico David Puttnam pouco antes de seu lançamento, o filme recebeu críticas mistas e foi um fracasso comercial. Puttnam atacaram vários outros filmes overbudget US Greenlit por seu antecessor, e foi demitido pouco depois.
Em 1990, Beatty produziu, dirigiu e interpretou o papel título como o detetive com base tira de quadrinhos Dick Tracy no filme de mesmo nome. O filme recebeu elogios da crítica e foi um dos a maior bilheteria do ano. Ele recebeu sete indicações ao Oscar, vencendo três de Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem e Melhor Canção Original; ele também recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme.
Em 1991, ele produziu e estrelou como o gangster da vida real Bugsy Siegel no aclamado Bugsy crítica e comercialmente, dirigido por Barry Levinson, que foi nomeado para dez Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator; que mais tarde ganhou dois dos prêmios de Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. O filme também recebeu oito indicações ao Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator, vencedora de Melhor Filme. O próximo filme de Beatty, Love Affair (1994), dirigido por Glenn Caron, recebeu críticas mistas e foi comercialmente inexpressivo. Em 1998, ele escreveu, produziu, dirigiu e estrelou a sátira política Politicamente Incorreto, que foi aclamado pela crítica e foi nomeado para o Oscar de Melhor Roteiro Original. O filme também recebeu três indicações ao Globo de Ouro, de Melhor Filme, Actor, e Roteiro.
Beatty apareceu brevemente em vários documentários, incluindo: Arthur Penn, 1922-: Temas e Variações (1970), Ano da Mulher (1973), de George Stevens: viagem de um Cineasta (1984), Dick Tracy: Behind the Badge, Behind the Scenes (1990), Madonna: Truth or Dare (1991), Bugsy: The Dark Passion de um Sonhador americano (1991), Vitória & Valor: Special Olympics World Games (1991), escrevendo com Light: Vittorio Storaro (1992), A primeiros 100 anos: A Celebration of Cinema Americano (1995), sempre Hollywood (1999), Dean Tavoularis: O mágico de Hollywood (2003), One Bright Shining Moment (2005), A Estrada para Damasco: A Reinvenção do Bugsy Siegel (2006 ), In Search of Puppy Love (2007), American Masters (2008), e revolução! The Making of Bonnie e Clyde (2008).
Em 2010, Beatty dirigiu e reprisou seu papel como Dick Tracy em um filme de 30 minutos intitulado Dick Tracy Especial, que estreou no TCM. O filme é estrelado por curto metaficção comic herói tira, Dick Tracy (interpretada por Beatty) e crítico de cinema Leonard Maltin e historiador que fala sobre a história ea criação de Tracy. Maltin também entrevistas Dick Tracy. Tracy fala sobre como ele admirava Ralph Byrd e Morgan Conway que o retratado em vários filmes, mas como ele não se importava muito com o retrato dele nem o seu filme de Beatty.
Em junho de 2011, foi relatado que Beatty estava desenvolvendo um filme baseado no Howard Hughes. A história de Hughes era um projeto dos sonhos Beatty planejava fazer desde a década de 1970. Beatty se identificou com Hughes e ao contrário de muitos papéis que ele jogou, ele foi relatado dizendo que ele achava que ele era o ator adequado para jogar Hughes (bem como jogar Bugsy Siegel, um papel que ele finalmente jogou em Bugsy). Em meados dos anos 1970, Beatty assinou um contrato com a Warner Bros. para estrelar, produzir, escrever e possivelmente dirigir um filme sobre Hughes. Foi também durante este período que Beatty aproximou Paul Schrader para escrever um roteiro sobre a vida de Hughes, o que ele recusou. No entanto, o projeto foi colocado em espera quando Beatty começou Heaven Can Wait. Inicialmente, Beatty planejado para filmar a história da vida de John Reed e Hughes back-to-back, mas como ele estava ficando mais profundo no projeto, ele finalmente focado principalmente única no filme Reds John Reed.
Em meados dos anos 1980, Beatty adiou o filme Hughes para filmar Ishtar com Hoffman e maio. Depois de terminar o projecto de Dick Tracy no final de 1980, Beatty perseguido Bo Goldman (que escreveu um roteiro Howard Hughes-temático Melvin e Howard, que também lhe rendeu um Oscar) para escrever um script Hughes para Warners até o final de 1990. Foi durante esta colaboração com a Goldman que Beatty decidiu fazer um filme sobre a vida depois de Hughes, que Beatty encontrado mais fascinante. Embora muitos especularam [quem?] Que Beatty nunca teve um roteiro sobre Hughes, foi relatado que Goldman fez mão Beatty no script Hughes, no verão de 1989 e que estava satisfeito com o roteiro, mas Beatty passou a outros projetos. No entanto, no início de 1990, Beatty recebeu a notícia de que Steven Spielberg se aproximou Goldman escrever-lhe outro script no Howard Hughes por Spielberg para dirigir, em que Spielberg queria Jack Nicholson para jogar o aviador bilionário. Beatty convencido Nicholson para desligar a parte e Spielberg acabou se mudando para outros projetos. Embora Beatty continuou a trabalhar no roteiro Hughes-se em 1995, mudou-se para Beatty Bulworth, estantes seu projeto Hughes, mais uma vez.
No entanto, depois de anos de estar longe da tela ea câmera, foi relatado que Beatty está produzindo, escrevendo, dirigindo e estrelando em um filme sobre Hughes e um caso que teve com uma mulher mais jovem, nos anos finais de sua vida. O projeto também inclui um elenco. Durante este período, Beatty se aproximou Andrew Garfield, Alec Baldwin, Owen Wilson, Justin Timberlake, Shia La Beouf, Jack Nicholson, Evan Rachel Wood, Rooney Mara, sua esposa Annette Bening e sua escolha pessoal da liderança feminina, Felicity Jones, para se juntar o elenco. Depois Paramount Pictures saíram do filme, Regency Enterprises pegou o filme em setembro de 2011. O filme, intitulado projeto Warren Beatty, começou a fotografia principal em 24 de Fevereiro de 2014, com embrulhado em 8 de junho de 2014. Alguns disseram que o filme de Beatty é de 40 anos na tomada......Em maio de 2005, Beatty processou Tribune Co., alegando que ele ainda mantinha os direitos de Dick Tracy. Em 25 de março de 2011, o juiz distrital Dean Pregerson decidiu em favor de Beatty.
Ao longo de sua carreira, Warren Beatty tinha vários projetos que ele queria produzir, para estrelar e possivelmente dirigir. Em 1963, o produtor Charlie Feldman aproximou Beatty para estrelar e co-produzir uma comédia screwball baseado em um jogo húngaro chamado a mulher de Ló, que foi escrita por Billy Wilder parceiro de escrita, IAL Diamond (Feldman tinha conhecimento prévio da ambição de se tornar um produtor de cinema de Beatty). Beatty concordou em participar do projeto e da mulher de Ló evoluiu para o que há de novo Pussycat ?. O título vem de Beatty, que iria atender o telefone para chamadas do sexo feminino com "O que há de novo Pussycat?" Pretendia-se que Beatty iria jogar o herói do filme, um mulherengo notório apaixonado e, em seguida, para o escritor-pouco conhecido Woody Allen jogar papel secundário do filme (o que teria sido sua estréia no cinema). Beatty originalmente queria Groucho Marx jogar psiquiatra do personagem de Beatty no filme. O papel teria sido uma parte suculenta e mais engraçados no filme, e um retorno para a carreira de Marx. Durante a fase escrita do filme, Beatty sugeriu que talvez Mike Nichols deve dirigir este filme. Nichols ainda não havia dirigido um filme até aquele momento. Ambos Beatty e Allen escreveu vários rascunhos para Pussycat. No entanto, Beatty se tornou cada vez chateado que Allen começou a aumentar a sua parte para o ponto onde o personagem de Allen teve as melhores, linhas mais engraçadas do script. Beatty levou seu caso à Feldman para denunciar o envolvimento de Allen no projeto. Apesar de sua colaboração, Feldman ficou do lado de Allen, em parte porque a versão de Allen do roteiro era mais engraçado do que Beatty do. Insatisfeito com a direção de onde o roteiro foi indo, Beatty deixou o projeto. Em última análise, o que é New Pussycat? foi libertado sem o envolvimento de Beatty e, embora Woody Allen fez chegar o crédito da escrita, foi relatado que ele não estava satisfeito com os resultados finais. O personagem que Beatty teria jogado no filme foi interpretado por Peter O'Toole, eo papel de Marx foi interpretado por Peter Sellers. Apesar de suas disputas sobre o filme, tanto Beatty e Feldman reconciliados e continuaram amigos até a morte de Feldman, em 1968. Apesar de não feliz sobre como o filme foi feito, tanto Beatty e Allen continuou suas próprias carreiras e ambos entenderam que ao desenvolver os seus próprios projectos, eles devem ter total controle sobre eles.
Em meados dos anos 1960, enquanto em turnê na França com a então namorada Leslie Caron, Beatty se aproximou do cineasta François Truffaut e propôs-lhe dirigir um filme sobre a vida do cantor francês Édith Piaf, que iria estrelar Caron como Piaf. Beatty teria produzido o projeto. Truffaut recusou a oferta. Assim que Beatty voltou para Nova York, ele recebeu a notícia de que, um roteiro afiado quente por dois jovens escritores David Newman e Robert Benton estava sendo apresentado. O roteiro era sobre Bonnie e Clyde.
Durante a pré-produção de Bonnie e Clyde, Beatty continuou a olhar para projetos futuros. Durante esse tempo, ele estava brincando com a idéia de refazer as Jean Renoir filme The Lower Depths. No entanto, a idéia de refazer o filme de Renoir foi rapidamente abandonada quando Beatty, com a sugestão de seu amigo e ídolo Cary Grant, passou a procurar / pensar em uma comédia romântica para fazer. Oito anos mais tarde, "comédia romântica" de Beatty o levou a produzir, co-escrever e estrelar Shampoo.
Após o lançamento de Bonnie e Clyde e ao escrever o script de Shampoo, Beatty, que era fascinado em "tudo o que a Rússia", visitou a União Soviética várias vezes com a então namorada Julie Christie. Foi durante essas viagens quando Beatty teve interesse na vida do jornalista americano John Reed Comunista. Durante esse tempo, também foi relatado que Beatty tinha escrito um roteiro chamado Estado Natural, que era sobre um caso de amor entre um homem americano e um russo mulher definida durante o auge da Guerra Fria. O roteiro Estado Natural manteve-se a realizar e, eventualmente, Beatty fez o filme sobre John Reed 13 anos mais tarde.
Beatty destinado para Reds para ser seu primeiro longa como diretor, mas Beatty quase entrou no papel de um diretor de dois filmes que ele estrelou na década de 1970. Durante a produção de McCabe & Mrs. Miller, Beatty não gostou da direção Robert Altman estava tomando. Beatty re-escreveu suas próprias cenas e linhas, bem como cenas e linhas de Julie Christie. Beatty queria assumir o controle do filme e dirigir o próprio filme devido à falta de habilidade de Altman (de acordo com Beatty). No entanto, Altman retomou sua posição como diretor e Beatty retomou sua posição original também. Alguns anos mais tarde, durante a pré-produção de The Fortune, Beatty estava ansioso para trabalhar com Jack Nicholson, pela primeira vez, e Beatty brincou com a idéia de dirigir o filme. Beatty originalmente pensou em dirigir o filme como uma característica silenciosa, como uma homenagem às comédias silenciosas de Charlie Chaplin, Buster Keaton e Mack Sennett. Eventualmente, Mike Nichols foi escolhido para ser o diretor do filme.
Também na década de 1970, de acordo com Robert Evans, Evans aproximou Beatty para estrelar o papel-título de O Grande Gatsby. Mas, como muitos atores conhecidos durante esse tempo, Beatty recusou o papel. No entanto, Beatty estava mais interessado em tomar o controle do filme por ser seu produtor e dirigir Gatsby. Beatty pensei que Evans deveria desempenhar o papel de Gatsby (Evans começou sua carreira como ator) que pensou Beatty seria o ideal. Beatty também imaginou ex-esposa de Evan Ali MacGraw para jogar Daisy. Eventualmente, Beatty mudou-se para outros projetos, e O Grande Gatsby estrelou Robert Redford e Mia Farrow.
Em 1975, após o lançamento do Shampoo, roteirista Paul Schrader aproximou Beatty para estrelar em um roteiro que ele tinha escrito, Hardcore. Beatty estava interessado em participar no filme, e até pensou em ser o produtor do filme, bem como talvez assumindo o papel de diretor. Beatty, eventualmente, passou sobre o filme e passou a dirigir Heaven Can Wait. Enquanto se preparava Heaven Can Wait, Beatty conheceu o roteirista James Toback, que mostrou Beatty um novo roteiro que ele tinha escrito intitulado Amor e dinheiro. Beatty manifestaram interesse, mas, eventualmente, depois de terminar Heaven Can Wait, Beatty colocado toda a sua atenção em fazer Reds. Beatty também flertou com a idéia de começar em Fosse All That Jazz.
Na década de 1980, Beatty tinha vários projetos que ele rejeitadas e consideradas tomada. Beatty considerado estrelando no filme de Robert Towne Tequila Sunrise, bem como um outro projeto escrito por Towne intitulado Sereia, que teria sido dirigido por Arthur Penn. Beatty também foi perseguido pelo cineasta Paul Mazursky para estrelar em seu filme Down and Out, em Beverly Hills, mas Beatty recusou. No final de 1980, depois de terminar Ishtar e produzindo artista Pick-Up, Beatty comprou os direitos para produzir a vida de Warhol astro Edie Sedgwick. Embora, ele não teria um papel atuando no filme, Beatty queria dirigi-lo e ele co-escreveu um roteiro com James Toback, intitulado Edie. O filme teria sido sobre a ascensão da fama de Sedgwick na década de 1960 e como seu relacionamento Svengali-like com Andy Warhol, seu romance conturbado com Bob Dylan e seu abuso de drogas levou a sua queda na década de 1970. Beatty queria que o filme tem uma sensação documentário. Ele só queria usar câmeras de mão, câmeras de 8 milímetros em algumas cenas, e estoque preto e branco no filme. Na época, Beatty considerado Michelle Pfeiffer para jogar Sedgwick e Al Pacino jogar Warhol. No entanto, a pré-produção do filme foi interrompida com a mudança de decisão constante. Durante casting, Beatty pensei que talvez ele não era apropriado para ser o diretor do filme. Beatty perguntou Bob Fosse se ele iria dirigir o filme. Quando Fosse passou no filme, Pfeiffer mudou-se para fazer outros filmes. Beatty mais tarde considerada nem Molly Ringwald, Jessica Lange ou Madonna jogar Sedgwick. Beatty acabou por ser cancelado Edie e passou a dirigir e estrelar Dick Tracy.
Na década de 1990, Beatty estrelou em Dick Tracy, Bugsy and Love Affair, e estava em negociações de estrelar em filmes como Jade, Miséria (que considerou brevemente produzir e possivelmente direto, também), o médico, Nixon, A Lista de Schindler e Boogie noites, que Beatty admite que não se arrepende de estar em. Durante este tempo, Beatty encontrado um script intitulado Ocean of Storms. Era um romance de cerca de um astronauta mais velho que se junta no programa espacial para uma outra chance de glória e se apaixona por um astronauta feminina. O roteiro foi escrito pelo produtor documentário Ben Young Mason e escritor-ator Tony Bill. Beatty comprou os direitos para o script e armou o filme para a 20th Century Fox. No entanto, como a maioria dos projetos de Beatty, foi parado em desenvolvimento. Depois de completar Love Affair, Beatty queria mesmo e Annette Bening para estrelar Ocean of Storms como seu próximo projeto. Ele tentou convencer Martin Scorsese para dirigi-lo. Scorsese passou sobre o projeto, mas Beatty continuou a desenvolver ao longo dos anos, com regravações de vários roteiristas, incluindo Robert Towne, Lawrence Wright e Aaron Sorkin. Em 1999, Clint Eastwood e Warner Bros. tinha lançado seu próprio filme astronauta Space Cowboys. Depois do sucesso do filme, eo sucesso de bilheteria decepcionante de ambos Love Affair e Bulworth, Beatty puxou a ficha sobre Ocean of Storms.
No início de 2000, Beatty pensou em fazer uma sequela para Bulworth chamado Bulworth de 2000, em que a trama teria começado a poucos minutos após os acontecimentos do final de Bulworth. Bulworth 2000 se destinava a satirizar a eleição presidencial de 2000, mas o filme nunca chegaram a ser concretizadas. Bulworth 2000 não foi a única sequela Beatty pensou em fazer. Durante anos, ele estava pensando em fazer uma sequela de ambos Shampoo e Dick Tracy, mas não deu em nada. Além disso, durante a década de 2000, Beatty foi convidado a jogar o papel-título de Quentin Tarantino vingança épica Kill Bill, que teria tido Beatty como Bill, um personagem James Bond-like. Beatty passou no filme, mas sugeriu Tarantino pedir artes marciais estrela David Carradine para desempenhar o papel. Beatty também recusou outra oportunidade de jogar Richard Nixon em Frost / Nixon.
A partir do final dos anos 1990 para o início de 2000, Warren Beatty manifestaram interesse em produzir, adaptando e possivelmente dirigir um filme baseado no livro de Scott Thorson em seu romance com Liberace. Sua intenção era fazer uma sátira comédia-romance / showbiz preto trançado com muita música. Beatty brincou com a idéia de qualquer elenco Michael Douglas, Bill Murray ou Robin Williams para jogar Liberace e Justin Timberlake para jogar Scott Thorson. Beatty também conversou com diversos atores sobre estar no filme, como Oliver Platt jogar agente de Liberace, Seymour Heller, Shirley MacLaine como a mãe de Liberace (o que teria sido a primeira vez que o irmão ea irmã teria trabalhado juntos em um filme) e, em um papel cômico pequeno, Johnny Depp como droga de Liberace viciado cirurgião plástico. O livro de Thorson acabou por ser transformado em um filme original HBO. Apesar de algumas conversas de fundição e escrever um rascunho, Beatty eventualmente abandonou o projeto e começou a trabalhar lentamente no projeto intitulado Warren Beatty.
Em 1972, Beatty era parte do "círculo íntimo" da campanha presidencial do senador George McGovern. Ele viajou extensivamente e foi fundamental na organização de angariação de fundos.
Ele recebeu o Prêmio Roosevelt Eleanor dos norte-americanos para a Ação Democrática, o Brennan Legado Prêmio a partir do Centro Brennan para a Justiça na Escola de Direito, a Philip Burton Serviço Público Award da Fundação de Contribuinte e do Consumidor Direitos Universidade de Nova York, eo Espírito de Hollywood Award dos Associates para mama e próstata Estudos do Câncer. Beatty foi um dos membros fundadores do Centro de Política Nacional, um dos membros fundadores da maioria progressista, um membro do Conselho de Relações Exteriores, serviu como o presidente da campanha para o Comitê Permanente Charities, e participou do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. Ele serviu no Conselho de Curadores do Instituto de Pesquisa Scripps e do conselho de administração da Motion Picture e Television Fund Foundation. Ele foi nomeado Presidente Honorário do Stella Adler Estúdio de Representação em 2006.
Ele foi nomeado duas vezes para o Directors Guild of America Award de Melhor Diretor, e recebeu o prêmio de Reds. Ele foi indicado quatro vezes para o Writers Guild of America Award de Melhor Roteiro, que ele recebeu três vezes por Shampoo, O Céu Pode Esperar, e Reds. A Associação Nacional de Proprietários de Teatro concedeu-lhe com a Estrela do Ano em 1975, e em 1978 o Director of the Year Award eo Produtor do Ano. Ele foi indicado seis vezes e recebeu o Prêmio Saturno três vezes para Melhor Filme, Actor, e Roteiro. Ele recebeu dois prêmios Photoplay de Melhor Ator e Melhor Filme. Ele recebeu um prêmio da American Movie em 1981. Ele foi nomeado para três Golden Laurel Awards, ganhando melhor drama de acção para Bonnie e Clyde.
Em 1999, Beatty foi indicado para o Golden Satellite Award de Melhor Ator. Ele já recebeu prêmios de numerosas organizações crítico, incluindo dezesseis indicações e dez prêmios para produzir, escrever, atuar, dirigir e do New York e os Los Angeles Film Critics, o National Board of Review, ea Sociedade Nacional de Críticos de Cinema.
Beatty recebeu inúmeros prêmios e indicações para Bulworth, incluindo o Prêmio da Crítica de Cinema de Los Angeles de Melhor Roteiro, e nomeações para a Academia, Writers Guild, Globo de Ouro, e os Chicago Film Critics Association Awards para Melhor Roteiro. O filme também recebeu indicações ao Globo de Ouro de Melhor Filme e Melhor Ator, no Festival de Veneza Prêmio Leão de Ouro de Melhor Filme, e um Satellite Award de Melhor Ator.
Ele recebeu o Alan J. Pakula Memorial Award da National Board of Review em 1998. Ele recebeu o Akira Kurosawa Lifetime Achievement Award em 2002 do San Francisco International Film Festival. Ele recebeu o Conselho de Governadores Award da American Society of Cinematographers, o Distinguished Award Diretor do Costume Designers Guild, o prémio de mérito da vida do Publicists Guild, eo Outstanding Contribution Award para Cinematic A aparência do Art Directors Aliança. Em 2004, ele recebeu o Prêmio Kennedy em Washington, DC, e do Prêmio Milestone do Producers Guild of America. Ele foi homenageado com o Prêmio Life Achievement do American Film Institute em 2008. Em março 2013, ele foi introduzido no Hall da Fama Califórnia.
Beatty recebeu uma série de prêmios internacionais: Comandante da Ordem das Artes e Letras (França, 1992); David di Donatello duas vezes, de Melhor Ator e Melhor Produtor, da Academia de Cinema italiano e sua Lifetime Achievement Award (Itália, 1998). Em 1998, ele também foi nomeado para um Leão de Ouro de Melhor Filme para Bulworth e recebeu um Golden Lion Award Carreira do Festival de Cinema de Veneza. Ele também foi nomeado para o italiano Sindicato Nacional de Jornalistas Film Award por Melhor Diretor por Dick Tracy. Ele recebeu o Lifetime Achievement Award Donostia de San Sebastián a International Film Festival (2001, Espanha). Ele foi indicado a dois prêmios BAFTA de Melhor Ator, e ele recebeu o British Academy Fellowship do BAFTA (2002) eo Stanley Kubrick Britannia Award (2011).
Beatty foi casado com a atriz Annette Bening desde 12 de março de 1992. Eles têm quatro filhos: filho transgênero Stephen (nascido em 08 de janeiro de 1992) , Benjamin (nascido em 23 de agosto de 1994), e as filhas Isabel (nascida em 11 de janeiro 1997), Ella (nascido em 08 de abril de 2000).
Antes de se casar com Bening, Beatty era bem conhecido por seus alto perfil relacionamentos românticos que receberam cobertura da mídia generoso. Ele teve relacionamentos com Susan Strasberg, Madonna, Cher, Michelle Phillips; Natalie Wood, Lana Wood, Christine Kaufmann, Diane Keaton, Julie Christie, Joan Collins, Leslie Caron, Isabelle Adjani, Mary Tyler Moore , Goldie Hawn, Kate Jackson, Britt Ekland, Gilda Radner, Diane Sawyer, Carly Simon (veja canção "Você é tão vaidoso"), Annette Stroyberg, Linda McCartney, Jacqueline Onassis, Carol Alt, Joni Mitchell, Maria Callas, Barbara Harris, Claudia Cardinale, Brigitte Bardot, Justine Bateman, Janice Dickinson, Elle Macpherson e Stephanie Seymour.
Assinar:
Postagens (Atom)