sábado, 28 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos


 Richard St John Harris (1 de Outubro 1930-1925 Outubro de 2002) foi um ator, cantor, produtor teatral, diretor de cinema e escritor irlandês. Ele apareceu no palco e, em muitos filmes, aparecendo como Frank Machin em This Sporting Life, e Rei Arthur em 1967 na película Camelot 1981 ea subsequente renascimento do show. Ele jogou um aristocrata e prisioneiro em Um Homem Chamado Cavalo (1970), um pistoleiro em filme ocidental de Clint Eastwood Os Imperdoáveis (1992), o imperador Marcus Aurelius em Gladiador (2000), e Albus Dumbledore em ambos Harry Potter ea Pedra Filosofal (2001) e Harry Potter ea Câmara dos Segredos (2002). Harris tinha um hit top dez no Reino Unido e os EUA com sua gravação da canção de Jimmy Webb "MacArthur Park" 1968.......Harris, o sexto de nove filhos, nasceu na cidade de Limerick, na Irlanda em uma classe média, família católica romana firmemente.  Seus pais eram Ivan John Harris (b. 1896, filho de Richard Harris (b. 1854), filho de James Harris de St. Michael, Limerick) e Mildred Josephine (Harty) Harris (b. 1898, filha de James Harty, St. John, Limerick, que era dono de uma fábrica de farinha). Irmãos Harris incluem Patrick Ivan (nascido em 1929), Noel William Michael (nascido em 1932), Diarmid (Dermot, 1939-1985) e William George Harris (nascido em 1942).

Harris foi educado pelos jesuítas em Crescent College. Um jogador talentoso rugby, ele estava em várias equipes Munster Júnior e Senior Cup para Crescent, e tocou para Garryowen.  carreira de atleta Harris foi interrompida quando ele pegou tuberculose em sua adolescência. Ele permaneceu um fervoroso adepto das equipes Munster Rugby e Young Munster, em seguida, até a sua morte, participando de muitas de suas partidas, e há inúmeras histórias de japes no rugby jogos com os atores e colegas fãs do rugby Peter O'Toole e Richard Burton.
Após se recuperar de tuberculose, Harris mudou para a Inglaterra, que quer se tornar um diretor. Ele não conseguimos encontrar cursos de formação adequados, e ele se matriculou na Academia de Londres de Música e Arte Dramática (LAMDA) para saber agir. Ele tinha falhado uma audição na Academia Real de Arte Dramática (RADA), e havia sido rejeitado pela Escola Central de Expressão e Drama, porque sentia que ele era muito velho em 24. Enquanto ainda era estudante, Harris alugou o minúsculo lá "off-West End" Irving Theatre, e dirigiu sua própria produção da peça de Clifford Odets Viagem de Inverno (The Country Girl). Esse show foi um sucesso de crítica, mas foi um fracasso financeiro, e Harris perdeu todas as suas economias neste empreendimento.
Como resultado, Harris acabou temporariamente sem-teto, dormindo em um depósito de carvão por seis semanas. Contas de contemporâneos Harris 'de sua cidade natal de Limerick, no entanto, indicam que Harris pode ter exagerado um pouco essas histórias e que ele realmente se hospedaram com algumas tias, dormindo em seus sofás sala de estar. Após completar seus estudos na Academia , Harris juntou Teatro Oficina de Joan Littlewood. Ele começou a receber papéis em produções de teatro West End, começando com A Quare Fellow em 1956, uma transferência do Workshop de Teatro. Harris passou quase uma década na obscuridade, aprendendo sua profissão em palcos por toda a Bretanha.
Harris fez sua estréia no cinema em 1958 no filme Alive and Kicking, e interpretou o papel principal em The Ginger Man in the West End em 1959. Ele odiava as filmagens de The Wreck of the Mary Deare tanto que ele se recusou a voltar para Hollywood para vários anos, girando para baixo o papel de Commodus em A Queda do Império Romano (1964).  Ele tinha um pequeno papel memorável no filme Os Canhões de Navarone (1961) como um piloto da Força Aérea Real Australiana que relata que funde as "armas sangrentas" da ilha de Navarone é impossível por um ataque aéreo.
Por seu papel no filme Mutiny on the Bounty (1962), apesar de ser praticamente desconhecido para filmar o público, Harris teria insistido em terceiro faturamento, atrás de Trevor Howard e Marlon Brando. Ele não se dava bem em tudo com Brando durante as filmagens.
Primeiro papel de Harris foi no filme This Sporting Life (1963), como um mineiro de carvão amargo jovem, Frank Machin, que se torna um jogador de futebol da liga do rugby aclamado. Embora o filme foi um fracasso comercial, foi aclamado pela crítica. Por seu papel, Harris ganhou Melhor Ator em 1963 no Festival de Cannes e uma indicação ao Oscar. Harris seguido este com um papel de liderança no filme italiano, de Michelangelo Antonioni Il Deserto Rosso (Red Desert, 1964), e ele também ganhou aviso por seu papel na Major Dundee de Sam Peckinpah (1965), como um imigrante irlandês que se tornou um cavaleiro Confederate durante a Guerra Civil Americana.
Ele jogou Cain no filme de John Huston A Bíblia: In the Beginning .... Harris realizada próxima ao papel do rei Arthur na adaptação cinematográfica do musical Camelot jogo (1967). Ele continuou a aparecer no palco neste papel por muitos anos, incluindo uma bem sucedida Broadway executado em 1981-82. Ele desempenhou o papel-título no filme 'Cromwell' em 1970 frente Alec Guinness como primeiro rei Charles. Em Um Homem Chamado Cavalo (1970) Harris estrelou como um 1825 Inglês aristocrata que é capturada por índios. Ele vive com eles e começa a compreender / aceitar seu estilo de vida. Naquele ano, os expositores britânicos votaram nele a estrela mais popular 9 nas bilheterias do Reino Unido.
Harris gravou vários álbuns de música, um dos quais, A Tramp Brilhante, incluiu a canção hit sete minutos "MacArthur Park" (Harris insistiu em cantar a letra como "Parque de MacArthur").  Esta canção tinha sido escrita por Jimmy Webb, e alcançou o número 2 no americana Billboard Hot 100 chart. Ele também liderou várias tabelas de vendas de música na Europa durante o verão de 1968. "MacArthur Park" vendeu mais de um milhão de cópias, e foi premiado com um disco de ouro.  Um segundo álbum, também consiste inteiramente de música composta por Webb, The Yard Saíram de sempre, foi lançado em 1969.
Outros resultados do filme seguido, entre eles um papel como um informante da polícia relutante no conto de mineração de carvão O Molly Maguires (1970), também estrelado por Sean Connery. Harris estrelou em Cromwell (1970), um filme baseado na vida de Oliver Cromwell, que liderou as forças parlamentares durante a Guerra Civil Inglês e, como Lord Protector, governou a Grã-Bretanha e da Irlanda na década de 1650.
Em 1971, Harris estrelou uma adaptação para o cinema BBC TV "The Snow Goose", com roteiro de Paul Gallico. Ela ganhou um Globo de Ouro de Melhor Filme feito para TV e foi nomeado para um BAFTA ambos e um Emmy.  e foi mostrado em os EUA como parte do Hallmark Hall of Fame.
Harris estrelou Man in the Wilderness (1971), Juggernaut (1974), um filme de suspense britânico sobre o seqüestro de um transatlântico, The Cassandra Crossing (1976), junto com as atrizes Sophia Loren e Ava Gardner, e em um B- filme, Orca (1977). Seu filme de maior bilheteria dessa época foi o filme de ação conjunto The Wild Geese (1978), co-estrelado por seu amigo Richard Burton, embora o filme foi um enorme fracasso nos Estados Unidos.
Em 1973, Harris publicou um livro de poesia, I, na composição dos meus dias, para que mais tarde foi reeditado em parte, em um formato de áudio LP, agravado por canções auto-escrita, como "Eu não sei."
Carreira cinematográfica Harris 'desmoronou após o final dos anos 1970 e na década seguinte ele foi raramente visto na tela, embora ele continuou a atuar no palco. Pelos papéis final dos anos 1980 em Mack the Knife ea versão cinematográfica TV de Maigret, em frente Barbara Shelley, indicou declínio popularidade que Harris disse seu biógrafo, Michael Feeney Callan, ele estava "totalmente reconciliado com". Ele também estrelou em 1988 filme de ação Greve Commando 2 frente de Bruno Mattei de Brent Huff e Mary Stavin.
Em Junho de 1989, o diretor Jim Sheridan lançou Harris no papel principal em The Field, escrito pelo dramaturgo irlandês John B. Keane estimado. O papel principal de "Bull" McCabe era para ser jogado por ex-ator Ray McAnally Abbey Theatre. Quando McAnally morreu repentinamente em 15 de junho de 1989, Harris foi oferecido o papel McCabe. O campo foi lançado em 1990 e ganhou Harris sua segunda indicação ao Oscar de Melhor Ator. Ele perdeu para Jeremy Irons para Reversal of Fortune. Em 1992, Harris teve um papel coadjuvante no filme Jogos Patrióticos, como um fundraiser para o Exército Republicano Irlandês Provisório (PIRA).
Um defensor ao longo da vida de princípios de educação jesuítas,  Harris estabeleceu uma amizade com Scranton Pennsylvania University Presidente JA Panuska  e os fundos angariados para uma bolsa de estudos para estudantes irlandeses estabelecidas em honra de seu irmão e gerente, Dermot, que tinha morreu no ano anterior de um ataque cardíaco.  Ele presidido oficinas de teatro e lançar produção interna da universidade de Júlio César em Novembro de 1987.
Ao longo de vários anos no final de 1980, Harris trabalhou com Michael Feeney autor irlandês Callan em sua biografia, que foi publicado por Sidgwick & Jackson, Londres, em 1990.
Harris apareceu em dois filmes que ganharam o Oscar de Melhor Filme. Em primeiro lugar, como o gunfighter "Bob Inglês" no Unforgiven Ocidental (1992); segundo, como o imperador romano Marcus Aurelius em Gladiador, de Ridley Scott (2000). Ele também desempenhou um papel de liderança ao lado de James Earl Jones na adaptação cinematográfica Darrell Roodt de Cry, o amado país (1995). Em 1999, Harris estrelou o filme To Walk with Lions. Depois de Gladiador, Harris fez o papel de apoio de Albus Dumbledore nos dois primeiros filmes da série Harry Potter, e como Abbé Faria na adaptação para o cinema Kevin Reynolds 'de O Conde de Monte Cristo (2002). O filme Kaena: A Profecia (2003) foi dedicado a ele postumamente como ele dublou o personagem Opaz antes de sua morte.
Relativamente ao seu papel como Dumbledore, Harris afirmou que ele não tinha a intenção de tomar parte no início, pois sabia que sua saúde estava em declínio, mas ele cedeu e aceitou porque a sua 11-year-old neta nunca ameaçou falar com ele novamente se ele não levá-la.  Em uma entrevista com a estrela de Toronto em 2001, Harris expressou sua preocupação de que a sua associação com os filmes de Harry Potter iria ofuscar o resto de sua carreira. Ele explicou dizendo: ". Porque, veja, eu não só quero ser lembrado por ser nesses filmes sangrentos, e eu tenho medo que é o que vai acontecer comigo"
Em 1957, ele se casou com Elizabeth Rees-Williams, filha de David Rees-Williams, 1o Baron Ogmore. Seus três filhos são o ator Jared Harris, que já foi casado com Emilia Fox, o ator Jamie Harris e diretor Damian Harris, uma vez casada com Annabel Brooks e ex-sócio da Peta Wilson. Harris e Rees-Williams se divorciaram em 1969, depois que Elizabeth se casou com Rex Harrison. Sua sobrinha materna é atriz Annabelle Wallis.
O segundo casamento de Harris foi para a atriz americana Ann Turkel. Este casamento também terminou em divórcio.
Harris era um membro dos Cavaleiros romanos católicos de Malta, e também foi armado cavaleiro pela rainha da Dinamarca, em 1985.
Harris pagos 75.000 para William Burges 'Casa da Torre em Holland Park em 1968, depois de descobrir que o entertainer americano Liberace tinha organizado para comprar a casa, mas ainda não colocou um depósito.  Harris empregou os decoradores originais, Campbell Smith & Company Ltd. para realizar um extenso trabalho de restauro do interior.
Harris foi um defensor vocal do Exército Republicano Irlandês Provisório (PIRA) a partir de 1973 até 1984.  Em janeiro de 1984 comentários que fez sobre Harrods bombardeio do mês anterior causou grande controvérsia,  Depois que ele desmentiu seu apoio a o PIRA.
No auge de seu estrelato na década de 1960 e início de 1970 Harris era quase tão conhecido por seu estilo de vida hellraiser e beber pesado como ele foi para sua carreira de ator. Ele era um alcoólico de longa data até que se tornou um abstêmio em 1981, embora ele retomou a beber Guinness uma década depois. Ele desistiu de drogas depois de quase morrer de uma overdose de cocaína em 1978.
Harris foi diagnosticado com a doença de Hodgkin em agosto de 2002, supostamente depois de ter sido hospitalizado com pneumonia.  Ele morreu no University College Hospital, em Londres, em 25 de Outubro de 2002, aos 72 anos, duas semanas e meia antes da estréia americana de Harry Potter e as Câmara Secreta. Ele havia caído em um coma em seus últimos três dias.  Harris era um amigo ao longo da vida do ator Peter O'Toole,  e sua família supostamente esperava que O'Toole substituiria Harris como Dumbledore em Harry Potter eo Prisioneiro de Azkaban.  Houve, no entanto, preocupa-se com o seguro O'Toole para os seis filmes restantes na série, e ele acabou por ser substituído como Dumbledore pelo ator irlandês-nascido Michael Gambon.
O corpo de Harris foi cremado, e suas cinzas foram espalhadas nas Bahamas, onde ele tinha possuído uma casa.
Uma estátua em Kilkee, República da Irlanda, do jovem Richard Harris jogar squash
Em 30 de setembro de 2006, Manuel Di Lucia, de Kilkee, County Clare, um amigo de longa data, organizou a colocação em Kilkee de um bronze em tamanho natural estátua de Richard Harris. Ele mostra Harris com a idade de dezoito anos jogar squash. O escultor era Seamus Connolly eo trabalho foi apresentado por Russell Crowe.  Harris era um jogador de squash realizado, ganhando o Tivoli Cup na Kilkee quatro anos em uma fileira 1948-1951, um recorde superado por ninguém até hoje.
Outra estátua em tamanho real de Richard Harris, como Rei Arthur do seu filme, Camelot, foi erguido em Bedford Row, no centro de sua cidade natal de Limerick. O escultor desta estátua era o escultor irlandês Jim Connolly, um graduado da Escola de Limerick de Arte e Design.
No BAFTA 2009, Mickey Rourke dedicou seu prêmio de Melhor Ator para Harris, chamando-o de "bom amigo e grande ator."

Nenhum comentário:

Postar um comentário