sábado, 28 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos


Christopher W. "Chris" Cooper (nascido em 09 de julho de 1951) é um ator de cinema americano. Tornou-se conhecido no final de 1980. Ele já apareceu em apoiar performances em vários grandes filmes de Hollywood, incluindo o drama Beleza Americana (1999), o filme biográfico sobre um céu engenheiro da NASA outubro (1999), o filme de ação espião A Identidade Bourne (2002), o esporte biográficos-drama psicológico thriller filme Seabiscuit (2003), o filme biográfico sobre Truman Capote, Capote (2005), o thriller geopolítico Syriana (2005), o thriller de ação O Reino (2007), o drama policial The Town (2010), ea comédia musical filmar The Muppets (2011).
Cooper ganhou o Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel na adaptação da comédia-drama metafilm (2002). Ele desempenhou um papel principal no histórico e político thriller de Violação (2007), jogando agente do FBI Robert Hanssen e traidor. Ele jogou Daniel Sloan na ação política thriller de 2012 The Company You Keep, e supervilão Norman Osborn em The Amazing Spider-Man 2 (2014).......Cooper nasceu em Kansas City, Missouri, filho de Mary Ann, uma dona de casa, e Charles Cooper, que serviu como um médico na Força Aérea dos EUA e operou uma fazenda de gado.  Ele tem um irmão mais velho, Chuck, e cresceu como uma auto-descreveu "de colarinho azul cowpoke" , em Houston, Texas, e Kansas City. Durante seu tempo em Kansas City, Cooper realizada com o celeiro Players, um teatro da comunidade local que tem operado desde 1955. Ele passou a servir nos Estados Unidos Coast Guard Reserve. Ele participou Stephens College, onde estudou ballet, e depois na Universidade de Missouri, onde ele se formou dupla na escola da Agricultura e da escola de Drama. Após a formatura, Cooper mudou-se para Nova York para seguir a carreira de ator.
Primeiros desempenhos de Cooper incluem John Sayles 'filme de 1987 Matewan; o Lonesome Dove 1989 CBS-TV minissérie Ocidental; a 1991 drama independente Ocidental mil peças de ouro, eo 1992 ABC-TV docudrama Bed of Lies, em frente Susan Dey.
Algumas de suas performances posteriores mais notáveis ​​incluem: Money Train, como um piromaníaco psicótico que aterroriza os operadores da cabine de pedágio; Lone Star, em um papel de liderança raro como um xerife texano acusado de resolver um caso décadas de idade; como o deputado Dwayne Looney em 1996 o filme do diretor Joel Schumacher Tempo de Matar (baseado no romance de John Grisham); como Frank Booker em 1998 de O Encantador de Cavalos; e como um homofóbico coronel Marine Corps em Beleza Americana, um papel que lhe rendeu um Screen Actors Guild Award de Melhor Ator Coadjuvante. Para entrar no personagem, Cooper disse que ele "dependia de um amigo que tinha lutado no Vietnã. Pedi-lhe para ir fundo. O que este homem fez? O que seria em suas paredes? Em sua mesa?"
Em 2000, Cooper jogou coronel Harry Burwell (inspirado em "Lighthorse Harry" Lee) em O Patriota. Ele foi indicado por mais Screen Actors Guild Award, um prêmio BAFTA, e ganhou um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e um Globo de Ouro em 2003 por interpretar o papel de John Laroche na adaptação. Em 2002, Cooper também apareceu em A Identidade Bourne como um implacável CIA diretor de operações especiais, um papel que reprisou (em flashbacks) em A Supremacia Bourne.
Cooper recebeu outra Screen Actors Guild Award por seu papel coadjuvante como treinador de cavalos de corrida Tom Smith em Seabiscuit 2003 do. Em 2004, Cooper estrelou em Silver City, desempenhando um candidato a governador republicano inepto, um personagem conhecido por semelhanças com o presidente dos EUA, George W. Bush.
Cooper apareceu em três filmes aclamados em 2005: Jarhead (que ele se reuniu com o diretor Sam Mendes Beleza Americana e O Céu de Outubro ator Jake Gyllenhaal); Capote; e Syriana. Ele também atuou no thriller de Ameaça, jogando agente do FBI na vida real e traidor Robert Hanssen. Cooper comentou que a violação foi "o primeiro filme de estúdio onde eles me consideravam a liderança [ator]". Em 2007, ele apareceu como um agente do governo em território perigoso no thriller de ação O Reino e dublou o personagem Douglas na adaptação cinematográfica do livro de Maurice Sendak, Onde Vivem os Monstros (2009).
No festival de cinema Sundance 2010, Cooper apareceu ao lado de Ben Affleck no drama, The Company Men, as primeiras críticas de que elogiou o desempenho de Cooper como "arremesso perfeito".
Cooper retratado Norman Osborn em 2014 filme The Amazing Spider-Man 2.....Cooper reside em Kingston, Massachusetts, com sua esposa, Marianne Leone Cooper, com quem se casou em 1983. Em 1987, seu filho Jesse Lanier Cooper nasceu. Três meses prematuro, Jesse desenvolveu uma hemorragia cerebral e paralisia cerebral. Depois de procurar as melhores escolas para crianças com necessidades especiais, Cooper e Leone mudou-se para Kingston, onde se tornaram fortes defensores de crianças excepcionais.  Jesse acabou por ser integrada em Silver Lake Regional High School, onde ele se tornou um estudante de honra. Em 3 de janeiro de 2005, Jesse Cooper morreu de repente e inesperadamente de epilepsia. Um fundo de memorial foi criado em seu nome, a Fundação Jesse Cooper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário