sábado, 28 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos


Lionel Stander Jay (11 de janeiro de 1908 - 30 de novembro de 1994) foi um ator americano em filmes, rádio, teatro e televisão....Lionel Stander nasceu no Bronx, Nova York, para imigrantes judeus russos, o primeiro dos três filhos. De acordo com entrevistas de jornal com Stander, como um adolescente, ele apareceu no filme silencioso Homens de Aço (1926), talvez como um extra, uma vez que ele não está listado nos créditos. Durante seu um ano na University of North Carolina em Chapel Hill, ele apareceu em uma produção estudantil de "The Muse e os filmes: A Comedy of Greenwich Village".
Carreira de ator profissional de Stander começou em 1928, como Cop e Primeira Fada em "Ele" por ee cummings, no Provincetown Playhouse. Ele alegou que ele conseguiu os papéis porque um deles necessário jogar dados, o que fez bem, e um amigo na companhia ofereceu ele. Ele apareceu em uma série de jogadas de curta duração até o início da década de 1930, incluindo a casa bonita, que Dorothy Parker famosa ridicularizado como "o jogo ruim".
Em 1932, Stander conseguiu seu primeiro papel no cinema creditado no recurso de curto Warner-Vitaphone No Dough (1932), com Fatty Arbuckle e Shemp Howard. Ele fez vários outros curtas, o último sendo o Old Grey Mayor (1935) com Bob Hope, em 1935. Nesse mesmo ano, foi lançado em uma característica, de Ben Hecht O Scoundrel (1935), com Noël Coward. Ele se mudou para Hollywood e assinou um contrato com a Columbia Pictures. Stander foi em uma série de filmes ao longo dos próximos três anos, aparecendo principalmente em Mr. Deeds de Frank Capra Goes to Town (1936), com Gary Cooper, jogando Archie Goodwin em Meet Nero Wolfe (1936) e A Liga dos Homens Frightened (1937 ), e em A Star Is Born (1937) Janet Gaynor e com Fredric March.
Distinta voz de Stander retumbante, de durão atitude e talento com acentos fez dele um ator de rádio popular. Em 1930 e 1940, ele estava em The Eddie Cantor Show, KMH show de Bing Crosby, a produção Lux Radio Theater de A Star Is Born, Fred Allen Show,  o Mayor da série Cidade com Lionel Barrymore e Agnes Moorehead , Kraft Music Hall na NBC, Stage Door Canteen on CBS, a Rodovia Radio Show Lincoln na NBC, e The Jack Paar Show, entre outros.
Em 1941, ele estrelou em um programa de rádio de curta duração chamado The Life of Riley na CBS, nenhuma relação com o personagem de rádio, cinema e televisão mais tarde que ficou famosa por William Bendix. Stander desempenhou o papel de Aranha Schultz no filme Harold Lloyd tanto de A Via Láctea (1936) e seu remake dez anos depois, The Kid de Brooklyn (1946), estrelado por Danny Kaye. Ele era um regular na mostra de Danny Kaye doido comédia variedade rádio na CBS (1946-1947), interpretando a si mesmo como "apenas o operador de elevador" em meio as travessuras de Kaye, futuro Our Miss Brooks estrela Eve Arden, e bandleader Harry James.
Também durante a década de 1940, ele jogou vários personagens em The Woody Woodpecker e Andy Panda calções teatrais animados, produzidos por Walter Lantz. Para Woody Woodpecker, ele forneceu a voz de Zeca Urubu.
Fortemente liberal e pró-trabalhista, Stander defendia uma variedade de causas sociais e políticas, e foi um membro fundador do Screen Actors Guild. Em uma reunião realizada SAG durante uma greve 1937 dos técnicos de estúdio, ele disse à assembléia de 2000 membros: "Com os olhos do mundo inteiro nesta reunião, não vai dar o Grêmio com um olho roxo se seus membros continuam a cruzar as linhas de piquete ? " (The New York Times relatou: "Cheers misturado com vaias cumprimentou a pergunta.") Stander também apoiou a Conferência dos Sindicatos de estúdio em sua luta contra o influenciou-Mob International Alliance of Theatrical Stage Employees (IATSE). Também em 1937, Ivan F. Cox, um oficial deposto do sindicato dos estivadores San Francisco, processou Stander e uma série de outros, incluindo o líder sindical Harry Bridges, atores Fredric March, Franchot Tom, Mary Astor, James Cagney, Jean Muir, e diretor William Dieterle. A acusação, segundo a revista Time, foi "conspirar para propagar o comunismo na costa do Pacífico, fazendo com que o Sr. Cox a perder o emprego".
Em 1938, a Columbia Pictures cabeça Harry Cohn teria chamado Stander "um filho da puta Vermelho" e ameaçou com uma multa de US $ 100.000 contra qualquer estúdio que renovou seu contrato. Apesar aclamação da crítica por suas performances, o trabalho filme de Stander deixados drasticamente. Depois de aparecer em 15 filmes em 1935 e 1936, ele estava em apenas seis em 1937 e 1938. Esta foi seguida por apenas seis filmes de 1939 através de 1943, nenhum feito por grandes estúdios, sendo os mais notáveis ​​Guadalcanal Diary (1943).
Stander estava entre o primeiro grupo de atores de Hollywood para ser intimado perante o Comitê de Atividades Antiamericanas da Câmara (HUAC), em 1940, por supostas atividades comunistas. Em uma audiência grande júri em Los Angeles em agosto de 1940, a transcrição do que foi logo liberada para o press-John R. Sanguessuga, o antigo "funcionário chefe auto-descrito" do Partido Comunista, em Los Angeles, chamado Stander como um CP membro, juntamente com mais de 15 outros notáveis ​​de Hollywood, incluindo Franchot Tone, Humphrey Bogart, James Cagney, Clifford Odets e Budd Schulberg. Stander, posteriormente, obrigou-se em audiência júri, ea promotoria cancelou-o das acusações.
Stander apareceu em nenhum filme entre 1944 e 1945. Depois, com as atenções do HUAC focada em outros lugares devido à II Guerra Mundial, ele jogou em uma série de imagens em sua maioria de segunda categoria de estúdios independentes através final de 1940. Estes incluem Specter da Rosa (1946) de Ben Hecht, as comédias Preston Sturges o pecado de Harold Diddlebock (1947) com Harold Lloyd e Trouble Makers (1948), com o Bowery Boys. Um clássico emergiu deste período de sua carreira, o Preston Sturges comédia Infielmente tua (1948) com Rex Harrison.
Em 1947, HUAC voltou sua atenção mais uma vez para Hollywood. Naquele mês de outubro, Howard Rushmore, que tinha pertencido ao CPUSA em 1930 e escrito resenhas de filmes para o Daily Worker, testemunhou que o escritor John Howard Lawson, quem deu o nome de comunista, havia "referido Lionel Stander como um exemplo perfeito de como um comunista não deve agir em Hollywood. " Stander foi novamente colocado na lista negra de filmes, embora ele jogou na TV, rádio, e no teatro.
Em março de 1951, o ator Larry Parks, após a defesa com os investigadores HUAC não forçá-lo a "rastejar na lama", como um informante, chamado várias pessoas como comunistas em uma "sessão a portas fechadas", o que fez os jornais dois dias depois. Ele testemunhou que ele sabia Stander, mas não se lembrava de frequentar as reuniões CP com ele.
Em uma audiência HUAC em Abril de 1951, o ator Marc Lawrence nomeado Stander como um membro de sua Hollywood "célula" comunista, juntamente com o roteirista Lester Cole e roteirista Gordon Kahn. Lawrence testemunhou que Stander "era o cara que me apresentou a linha do partido", e que Stander disse que, unindo a CP, ele "ficar a conhecer as mais dames" -que Lawrence, que não desfrutar de estrela de cinema olha, achei que uma boa idéia. Ao saber disso, Stander disparou um telegrama para cadeira HUAC John S. Wood, chamando o testemunho de Lawrence que ele era um comunista "ridícula" e pedindo para comparecer perante a Comissão, para que ele pudesse jurar sob juramento. O telegrama concluiu: "Eu respeitosamente solicitar uma oportunidade para aparecer antes de você o mais cedo possível possível Tenha a certeza da minha cooperação.". Dois dias depois, Stander processou Lawrence por US $ 500.000 para calúnia. Lawrence deixou o país ("fugiu", de acordo com Stander) para a Europa.
Depois disso, Stander foi colocado na lista negra de TV e rádio. Ele continuou a atuar nas funções de teatro, e jogou Ludlow Lowell no 1952-1953 renascimento do Pal Joey na Broadway e em turnê.
Dois anos se passaram antes que Stander foi emitida a intimação solicitado. Finalmente em maio de 1953, ele testemunhou em uma audiência HUAC, em Nova York, onde fez manchetes de primeira página em todo o país por ser uproariously não cooperativos, imortalizado na Eric Bentley jogar, Você Está Agora ou você já foi. A manchete do New York Times era "Stander Palestras Casa Vermelha Inquérito." Em uma escavação em bandleader Artie Shaw, que tinha lágrimas nos olhos reivindicado em uma audiência do Comitê de que ele tinha sido "enganado" pelo Partido Comunista, Stander testemunhou,
"Eu não sou um ingênuo, ou um narcótico ou uma moe, ou um schmoe ... Eu estava absolutamente consciente de que eu estava fazendo, e eu não tenho vergonha de alguma coisa que eu disse em público ou privado."
Um trecho da declaração que foi gravada em pedra de "A Primeira Emenda Blacklist Memorial" por Jenny Holzer, da Universidade do Sul da Califórnia.
Outras declarações notáveis ​​durante 1953 HUAC testemunho de Stander:
"[Testemunhando perante HUAC] é como a Inquisição Espanhola. Você não pode ser queimado, mas você não pode deixar de vir afastado um pouco chamuscado."
"Eu não sei sobre a derrubada do governo. Esta comissão está investigando 15 anos até agora, e não encontrou um ato de violência."
"Eu sei de um grupo de fanáticos que estão desesperadamente tentando minar a Constituição dos Estados Unidos por artistas e outros de vida, à liberdade privando, ea perseguição da felicidade, sem o devido processo legal ... Eu posso dizer nomes e citar casos e eu sou uma das primeiras vítimas do mesmo. E se você estiver interessado em que e também um grupo de ex-fascistas e América-Firsters e anti-semitas, as pessoas que odeiam todos, incluindo negros, grupos minoritários e mais provável si .. . e essas pessoas estão envolvidos em uma conspiração fora todos os processos legais para minar os conceitos muito fundamentais americano que existe todo o nosso sistema de democracia ".
"... Eu não quero ser responsável por todo um estábulo de informantes, pombos de fezes, e psicopatas e hereges ex-político, que vêm aqui batendo seu peito e dizer: 'Eu sou terrivelmente desculpe, eu não fiz sabe o que eu estava fazendo favor - Eu quero a absolvição;. me levar de volta em imagens ".
"Minha estimativa deste comitê é que esta comissão arroga poderes judiciais e punitivas que não possuem."
Stander foi colocado na lista negra a partir do final dos anos 1940 até 1965; talvez o período mais longo.
Depois disso, a carreira de ator Stander entrou em queda livre. Ele trabalhou como um corretor da bolsa em Wall Street, um ator de teatro jornaleiro, um porta-voz corporativo, mesmo um rei New Orleans Mardi Gras. Ele não retornou a Broadway até 1961 (e, em seguida, apenas brevemente em um flop) e de filmar, em 1963, no baixo-orçamento A Moving Finger (embora ele não forneceu, sem créditos, a narração voice-over para o thriller noir 1961 Explosão do Silêncio.)
A vida melhorou para Stander quando ele se mudou para Londres em 1964 para atuar em de Bertolt Brecht Santa Joana dos matadouros, dirigido por Tony Richardson, para quem ele tinha actuado na Broadway, juntamente com Christopher Plummer, em um natimorto 1963 produção de Brecht A resistível Ascensão de Arturo Ui. Em 1965, ele foi destaque no filme prometer-lhe qualquer coisa. Nesse mesmo ano Richardson lançaram-na comédia de humor negro sobre a indústria do funeral, o ser amado, baseado no romance de Evelyn Waugh, com um elenco de estrelas, incluindo Jonathan Winters, Robert Morse, Liberace, Rod Steiger, Paul Williams e muitos outros . Em 1966, Roman Polanski elenco Stander em seu papel estrelando única, como o bandido Dickie em Cul-de-sac, em frente Françoise Dorléac e Donald Pleasence.
Stander se hospedaram da Europa e, eventualmente, estabeleceu-se em Roma, onde ele apareceu em muitos westerns spaghetti, principalmente jogando um barman chamado Max em Sergio Leone de Once Upon a Time no Ocidente. Em Roma, conectado com Robert Wagner, que o escalou em um episódio de It Takes a Thief que foi filmado lá. Alguns filmes em língua Inglês de Stander na década de 1970 incluem The Gang que não poderia disparar em linha reta com Robert De Niro e Jerry Orbach, Steven Spielberg de 1941, e Martin Scorsese de New York, New York, que também estrelou De Niro e Liza Minnelli.
Stander desempenhou um papel coadjuvante no filme Vingança TV é o meu destino com Chris Robinson. Ele jogou uma história em quadrinhos salão modelado após o real Las Vegas quadrinhos Joe E. Lewis, que costumava começar seu ato, ao anunciar "Post Time" como ele tomou um gole de bebida sempre presente.
Depois de 15 anos no exterior, Stander se mudou de volta para os EUA para o papel que ele é agora mais famosa por: Max, o mordomo fiel, cozinheiro, motorista e para os ricos, detetives amadores interpretados por Robert Wagner e Stefanie Powers na televisão 1979-1984 série Hart to Hart (e uma série subseqüente de Hart to Hart feito para a televisão filmes). Em 1983, Stander ganhou um Globo de Ouro por "Melhor Performance de um Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme Feito para TV".
Em 1986, tornou-se a voz de Kup em The Transformers: The Movie. Seu último papel filme teatral era como um paciente do hospital morrendo em The Last Good Time (1994), com Armin Mueller-Stahl e Olivia d'Abo, dirigido por Bob Balaban.
Stander morreu de câncer de pulmão em Los Angeles, Califórnia, em 1994, aos 86 anos Ele foi enterrado em Glendale Forest Lawn Memorial Park Cemetery.
A vida pessoal de Stander foi tão tumultuada como seu um profissional. Ele foi casado seis vezes. A primeira vez em 1932 eo último em 1972. Todos, mas o último casamento terminou em divórcio. Ele foi pai de seis filhas (uma esposa não tiveram filhos; um tinha gêmeos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário