sábado, 28 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Sir Sidney Poitier, KBE  ( nascido 20 de fevereiro de 1927), é um ator Bahamian-americano, diretor de cinema, escritor e diplomata.
Em 1964,  Poitier tornou-se o primeiro Africano-americano a ganhar um Oscar de Melhor Ator,  por seu papel em lírios do campo.  O significado dessa conquista foi reforçado em 1967, quando ele estrelou em três filmes de sucesso, todos os quais foram abordados temas envolvendo raça: To Sir, with Love; No calor da noite; e Adivinhe Quem Vem para Jantar, fazendo dele o maior estrela de bilheteria daquele ano.  Em 1999, o American Film Institute nomeou Poitier entre as maiores estrelas do sexo masculino de todos os tempos, ranking 22 na lista de 25.
Poitier já dirigiu vários filmes, incluindo um pedaço da ação, Uptown Saturday Night, Vamos Do It Again (com o amigo Bill Cosby), Stir Crazy (estrelado por Richard Pryor e Gene Wilder) e Ghost Dad (também com Cosby). Em 2002, 38 anos depois de receber o prêmio de Melhor Ator, Poitier foi escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para receber um prêmio honorário, em reconhecimento das suas realizações notáveis ​​"como artista e como ser humano."  De 1997 a 2007, ele serviu como embaixador das Bahamas para o Japão.  Em 12 de agosto de 2009, Poitier foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade, nos Estados Unidos da mais alta honraria civil da América, pelo presidente Barack Obama.....Os pais de Sidney Poitier foram Evelyn (née Outten) e Reginald James Poitier,  os agricultores das Bahamas que possuía uma fazenda em Cat Island e viajou para Miami para vender tomates e outros produtos. Reginald trabalhou como motorista de táxi em Nassau, Bahamas.  Poitier nasceu em Miami, enquanto seus pais estavam visitando. Seu nascimento foi de dois meses prematuro e ele não era esperado para sobreviver, mas seus pais permaneceram em Miami por três meses para cuidar dele para a saúde.  Poitier cresceu nas Bahamas (então uma colônia britânica), mas, por causa de seu nascimento nos Estados Unidos, ele ganhou automaticamente a cidadania americana.  O tio de Poitier afirmou que os ancestrais Poitier no lado de seu pai havia migrado do Haiti e foram, provavelmente, parte dos escravos fugitivos que haviam estabelecido comunidades quilombolas em todo o Bahamas, incluindo Cat Island. Ele menciona que o sobrenome Poitier é um nome francês, e não houve Poitiers brancas das Bahamas.
Poitier viveu com sua família na Ilha Cat até que ele tinha 10 anos, quando se mudaram para Nassau.  Ele foi criado um católico romano, mas, mais tarde, tornou-se um agnóstico  com vista a estreitar deísmo.
Na idade de 15, ele foi enviado a Miami para viver com seu irmão. Na idade de 17 anos, ele se mudou para Nova York e realizou uma série de trabalhos como uma máquina de lavar louça. Um garçom judeu sentou-se com ele todas as noites durante várias semanas ajudando-o a aprender a ler o jornal.  Ele então decidiu se juntar ao exército dos Estados Unidos após o qual ele trabalhou como lavador de pratos até que um teste bem-sucedido ele desembarcou um spot com o negro americano Theatre......Poitier se juntou ao Teatro Negro americano, mas foi rejeitado pelo público. Ao contrário do que era esperado de atores afro-americanos da época, tom surdez de Poitier fez incapaz de cantar.  Determinado a refinar suas habilidades de atuação e se livrar de seu sotaque das Bahamas perceptível, ele passou os próximos seis meses se dedicando para alcançar sucesso teatral. Em sua segunda tentativa no teatro, ele foi notado e dado um papel de liderança na produção da Broadway Lisístrata, pelo qual recebeu boas críticas. Até o final de 1949, ele teve que escolher entre papéis principais no palco e uma oferta para trabalhar para Darryl F. Zanuck no filme No Way Out (1950). Sua atuação em No Way Out, como um médico que trata um fanático Europeu (interpretado por Richard Widmark), foi notado e levou a mais papéis, cada consideravelmente mais interessante e mais proeminente do que foi oferecido esses atores americanos mais africanos da época. Papel de estréia do Poitier foi como um membro de uma classe de ensino médio incorrigível em Blackboard Jungle (1955).
Poitier foi o primeiro ator masculino de ascendência Africano a ser nomeada para um Oscar competitivo (para The Defiant Ones, 1958). Ele também foi o primeiro ator de ascendência Africano para ganhar o Oscar de Melhor Ator (para lírios do campo em 1963). (James Baskett foi o primeiro americano masculino Africano a receber um Oscar, um prêmio honorário da Academia por sua atuação como Tio Remus na produção Walt Disney de A Canção do Sul em 1948, enquanto Hattie McDaniel antecedeu os dois, ganhando como Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em 1939 de Gone with the Wind, fazendo dela a primeira pessoa de ascendência Africano a ser nomeada para um Oscar e receber). Sua satisfação com esta honra foi prejudicada pela sua preocupação de que este prêmio foi mais da indústria felicitando-se por tê-lo como um símbolo e que iria inibir-lo de pedir considerações mais substantivas depois.  Poitier trabalharam relativamente pouco em relação ao ano seguinte ; ele permaneceu o único grande ator de ascendência Africano e os papéis oferecidos foram predominantemente estereotipado como um apaziguador de fala mansa.
Ele atuou na primeira produção de A Raisin in the Sun na Broadway em 1959, e mais tarde estrelou a versão cinematográfica lançado em 1961. Ele também deu performances memoráveis ​​em The Bedford Incident (1965), e A Patch of Blue (1965) co -starring Elizabeth Hartman e Shelley Winters. Em 1967, ele foi o sorteio de maior sucesso nas bilheterias, o pico comercial de sua carreira, com três filmes populares, Adivinhe Quem Vem para Jantar; To Sir, with Love e No Calor da Noite. O último filme apresenta seu personagem de maior sucesso, Virgil Tibbs, Filadélfia, Pensilvânia, um detetive cuja carreira subseqüente foi objecto de duas continuações: Chamam-me Sr. Tibbs! (1970) e A Organização (1971).
Poitier começou a ser criticado por ser estereotipado como sobre-idealizado personagens afro-americanos que não foram autorizados a ter qualquer sexualidade ou de personalidade falhas, tais como seu personagem em Adivinhe Quem Vem Para Jantar. Poitier estava ciente desse padrão si mesmo, mas estava em conflito sobre o assunto: ele queria papéis mais variados, mas também se sentiu obrigado a dar um bom exemplo, com seus personagens para desafiar estereótipos anteriores, como ele foi o único grande ator de ascendência Africano no indústria cinematográfica americana na época. Por exemplo, em 1966, ele recusou uma oportunidade para o papel principal em uma produção NBC de Otelo com esse espírito em mente.  Em 2001, Poitier recebeu um Oscar honorário por sua contribuição global para o cinema americano. Com a morte de Ernest Borgnine em 2012, Poitier tornou-se o homem mais velho a ter vencido o Oscar de Melhor Ator.  Em 02 de março de 2014, Poitier apareceu com Angelina Jolie no Oscar 86, para apresentar o Melhor Diretor prêmio. Ele recebeu uma ovação de pé, como Jolie agradeceu por todas as suas contribuições Hollywood, afirmando que "estamos em dívida com você". Poitier deu um pequeno discurso dizendo aos seus colegas para "acompanhar o trabalho maravilhoso", sob aplausos emocional.....Poitier dirigiu vários filmes, sendo o mais bem sucedido da comédia Richard Pryor-Gene Wilder Stir Crazy que durante anos foi o filme de maior bilheteria dirigido por uma pessoa de ascendência Africano.  Sua estréia como diretor foi o Buck ocidental eo Pregador em Poitier que também estrelou, ao lado de Harry Belafonte. Poitier substituído diretor original Joseph Sargent. O trio de Poitier, Cosby, e Belafonte se reuniu novamente (com Poitier novamente dirigindo) em Uptown Saturday Night. Poitier também dirigiu em Cosby Vamos fazer isso de novo, um pedaço da ação, e Ghost Dad. Poitier também dirigiu o primeiro filme de dança popular, batalha Fast Forward em 1985.
De 1995 a 2003, ele atuou como membro do Conselho de Administração da The Walt Disney Company.
Poitier gravou um álbum com o compositor Fred Katz chamado Poitier Atende Platão, em que Poitier recita passagens dos escritos de Platão.
Em abril de 1997, Poitier foi nomeado embaixador das Bahamas para o Japão, um cargo que ocupou até 2007. De 2002 a 2007, ele era simultaneamente o embaixador das Bahamas à UNESCO.
Em março de 2014, ele empossou o novo prefeito de Beverly Hills, Califórnia, Lili Bosse, em uma cerimônia no Wallis Annenberg Center for the Performing Arts.
Poitier foi casada primeiro a Juanita Hardy de 29 de abril de 1950, até 1965. Ele foi casado com Joanna Shimkus, uma ex-atriz canadense de ascendência lituana e irlandesa, desde 23 de janeiro de 1976. Ele tem quatro filhas com sua primeira esposa e dois com sua segunda:. Beverly,  Pamela,  Sherri,  Gina,  Anika,  e Sydney Tamiia
Além de suas seis filhas, Poitier tem oito netos e três bisnetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário