sábado, 28 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos


Ricardo Gonzalo Pedro Montalbán y Merino, KSG ( 25 de novembro de 1920 - 14 de janeiro de 2009), conhecido profissionalmente como Ricardo Montalbán, foi um ator mexicano. Sua carreira durou sete décadas, durante as quais ele se tornou conhecido por muitos papéis diferentes. Durante os anos 1970, ele era um porta-voz em anúncios para automóveis Chrysler, incluindo aqueles em que ele exaltou o "couro coríntio macio" utilizado para o interior do Cordoba.
De 1977 a 1984, o Sr. Roarke Montalbán jogou na série de televisão Ilha da Fantasia. Ele jogou Khan Noonien Singh na série original Star Trek (em 1967 episódio "Space Seed") eo filme de 1982 Star Trek II: A Ira de Khan. Ele ganhou um prêmio Emmy em 1978 por seu papel na minissérie A Conquista do Oeste,  e um Lifetime Achievement Award do Screen Actors Guild em 1993. Em seus 80 anos, ele forneceu vozes para filmes e comerciais de animação, e apareceu como Avô Valentin nos filmes Pequenos Espiões....Montalbán nasceu no dia 25 de novembro de 1920 na Cidade do México e cresceu em Torreón, filho de imigrantes espanhóis Ricarda Merino e Jenaro Montalbán, gerente de uma loja.  que o ressuscitou como um católico romano.  Ele nasceu com uma malformação arteriovenosa (AVM) em sua espinha.  Montalbán tinha uma irmã, Carmen, e dois irmãos, Pedro e Carlos Montalbán, um ator.  Como um adolescente, Ricardo mudou-se para Los Angeles para viver com Carlos Montalbán. Esta dupla se mudou para Nova York em 1940, e Ricardo ganhou um pequeno papel no jogo, seu amante Papelão.
Em 1941, Montalbán apareceu em musicais de três minutos produzidos para as jukeboxes filme Soundies. Ele apareceu em muitos dos Soundies New York produzidos como um extra ou como membro de um coro cantando (geralmente classificado como homens e empregadas domésticas de Melody), embora ele teve o papel principal em Ele é um Latina a partir de Staten Island (1941), em que ele (faturado simplesmente como "Ricardo") desempenhou o papel-título de um gigolô-dedilhando violão, acompanhado por uma offscreen vocal por Gus Van.  No final de 1941, Montalbán voltou ao México depois de saber que sua mãe estava morrendo. Lá, ele atuou em uma dúzia de filmes de língua espanhola e se tornou uma estrela em sua terra natal.
Montalbán lembrou que quando chegou a Hollywood em 1943, os estúdios queriam mudar seu nome para Ricky Martin.  Seu primeiro papel principal foi no filme Border Incident (1949) com o ator George Murphy. Ele foi o primeiro ator latino-americano a aparecer na capa da revista Life em 21 de novembro de 1949....
Muitos de seus primeiros papéis foram em Westerns em que jogou partes de caracteres, geralmente como um "índio" ou como um "Latin Lover", mas ele foi escalado contra o tipo no Mistério filme Street (1950), jogando um policial Cape Cod . De 1957 a 1959, ele estrelou na Broadway Jamaica musical, cantando vários números calypso light-hearted oposto Lena Horne.
Durante os anos 1950 e 1960, ele foi um dos apenas um punhado de atores que trabalham ativamente latino-americanos em Hollywood, embora ele retratou várias etnias -, ocasionalmente, de origem japonesa, como com o caráter de Nakamura no filme Sayonara (1957), e como Tokura no Hawaii Five-O episódio "Samurai" (1968). Na comédia Amor 1963 é uma bola, ele jogou um duque francês ingênuo, sem um tostão sendo preparado como um marido potencial de uma rica mulher americana.
Montalbán também estrelou no rádio, como no programa internacionalmente sindicado "Lobo del Mar" (Seawolf), em que ele foi escalado como o capitão de um navio que se tornou parte de alguma aventura em cada porto que visitou. Este programa semanal de 30 minutos foi ao ar em muitos países de língua espanhola até o início dos anos 1970. Em 1972, co-fundou Montalbán os Screen Actors Guild Comitê Minorias Étnicas com atores Carmen Zapata, Henry Darrow e Edith Diaz. Em 1975, ele foi escolhido como o porta-voz da televisão para a nova Chrysler Cordoba. O carro se tornou um modelo bem-sucedido, e ao longo dos próximos vários anos, foi muito publicitado; sua entrega melífluo de uma linha elogiando os estofos "couro Corinthian soft" do interior do carro, muitas vezes citado erroneamente como "excelentes" ou "couro coríntio rico" (ele fez descrever o couro como "rico" para anúncios posteriores para a Chrysler New Yorker) , tornou-se famoso e foi muito parodiado e Montalbán posteriormente tornou-se um assunto favorito de imitadores. Eugene Levy, por exemplo, freqüentemente representado ele em SCTV. Em 1986, ele foi destaque em um anúncio de revista para a nova Chrysler New Yorker.....Papel de televisão mais conhecida de Montalbán foi a do Sr. Roarke na série de televisão Ilha da Fantasia, que jogou de 1977 até 1984. Durante algum tempo, a série foi um dos mais populares na televisão, e seu personagem, assim como a de seu ajudante, Tatuagem (interpretado por Hervé Villechaize), tornaram-se ícones pop.
Outro de seus papéis bem conhecidos foi o de Khan Noonien Singh em Star Trek II: A Ira de Khan, na qual ele reprisou um papel que ele tinha se originado em 1967 episódio de Star Trek intitulado "Space Seed". Rumores anteriores sugeriram Montalbán usava músculos protéticos no peito durante as filmagens de Star Trek II para parecer mais muscular. Diretor Nicholas Meyer respondeu que, mesmo em seus sessenta anos Montalbán tinha um regime de treinamento vigoroso, foi "um bolinho forte", e que seu peito verdadeiro foi visto no filme. Traje de Khan foi especificamente projetado para exibir o físico de Montalbán. Critic Christopher Null chamado Khan "o maior papel da carreira de Montalbán".
Crítico do New Yorker Pauline Kael disse que o desempenho de Montalbán como Khan "era a única validação que jamais teve de seu poder para comandar a tela grande."  Montalbán concordou em assumir o papel de um corte de pagamento significativo, uma vez por sua própria admissão, ele apreciava reprisando o papel, e seu único arrependimento foi que ele e William Shatner não interagiu - os personagens nunca se encontram face a face, exceto por meio de comunicação por vídeo - como suas cenas foram filmadas várias meses de intervalo, a fim de acomodar a agenda de Montalbán para Ilha da Fantasia.  Quando Montalbán guest-estrelou o episódio Family Guy "McStroke" como uma vaca geneticamente modificada, seu personagem fez várias referências ao seu papel como Khan, e referências semelhantes foram feitas em seu papel como Guitierrez na série de desenhos animados Freakazoid.
Montalbán apareceu em muitos e diversos filmes, incluindo The Naked Gun: Arquivos do Police Squad! bem como dois filmes, tanto do Planeta dos Macacos e série Pequenos Espiões. Além disso, ele apareceu em vários musicais, como The Nun Cantar (1966), também estrelado por Debbie Reynolds. Ao longo de sua longa carreira, ele jogou papéis principais ou em dezenas de séries de televisão-estrelou hóspede. Montalbán também narrou vários documentários históricos, incluindo a versão em espanhol da história do Serviço Nacional de Parques dos Pecos Pueblo para Pecos National Historical Park.
Antes de sua morte em janeiro de 2009, Montalbán registrou a voz para um personagem convidado em um episódio da série de TV American Dad !, em que o personagem principal Roger torna-se o ditador de um país sul-americano. De acordo com o produtor executivo Mike Barker, foi o seu último papel.
Durante as filmagens do filme 1951, toda a vasta Missouri, Montalbán foi atirado de seu cavalo, inconsciente, e pisoteado por um outro cavalo, o que agravou a sua malformação arteriovenosa  e resultou em uma lesão traumática costas que nunca cicatrizaram. A dor aumentou à medida que envelhecia, e em 1993, ele foi submetido a mais de 9 horas de cirurgia da coluna vertebral, que o deixou paralisado da cintura para baixo e exigindo o uso de uma cadeira de rodas. Apesar da dor constante, ele continuou a executar, fornecendo vozes para filmes de animação e de apoio de sua fundação Nosotros. O cineasta Robert Rodriguez criado um papel em sua série de filmes Spy Kids especificamente para Montalbán, que incluiu o uso de uma cadeira de rodas com propulsão a jato.
Montalbán casou com a atriz e modelo Georgiana Young (nascido Georgiana Paula Belzer, 10 de setembro de 1924, 13 de novembro de 2007) em 1944. Georgiana era a meia-irmã de atrizes Sally Blane, Polly Ann Jovens, e Loretta Young. Após 63 anos de casamento, Jovem morreu de causas não reveladas em 13 de novembro de 2007. Ela tinha 83 anos. Sua morte precedida de Montalbán por um ano e dois meses. Eles tiveram quatro filhos juntos:. Laura, Mark, Anita, e Victor
Montalbán era um católico romano praticante, uma vez alegando que sua religião era a coisa mais importante em sua vida.
Ele era um membro da Paróquia Bom Pastor eo católico Motion Picture Guild em Beverly Hills, Califórnia.  Em 1998, o Papa João Paulo II fez dele um Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno (KSG),  a maior honra que um católico romano leigo pode receber da Igreja.  Ele gravou um anúncio de serviço público, celebrando generosidade e hospitalidade da América a ele como um ator nascido no estrangeiro, em homenagem ao 100º aniversário da Estátua da Liberdade em 1986.
Embora Montalbán passou a maior parte de sua vida nos Estados Unidos, ele permaneceu um cidadão do México e nunca aplicou para a cidadania norte-americana. No entanto, em uma entrevista de 2002, ele declarou que ele era "honrado em ser um americano".  Sua autobiografia, Reflexões: Uma Vida em Dois Mundos, foi publicado em janeiro de 1980 pela Doubleday .
A maneira como ele foi convidado a retratar mexicanos perturbou, então Montalbán, juntamente com Richard Hernandez, Val de Vargas, Rodolfo Jr. Hoyos, Carlos Rivas, Tony de Marco e Henry Darrow  estabeleceu a Nosotros ("Nós") Fundação em 1970 a advogar para Latinos na indústria do cinema e da televisão  Ele serviu como seu primeiro presidente e foi citado como dizendo:.. "Recebi um grande apoio, mas também houve algumas repercussões negativas que foi acusado de ser um militante, e como resultado eu perderam o emprego. "
A fundação criada a águia Prêmios de Ouro, uma premiação anual que destaca os atores latinos. Os prêmios são apresentados em conjunto com o Nosotros americano Latino Film Festival (NALFF), realizada no Teatro Ricardo Montalbán em Hollywood.
Ricardo Montalbán Hollywood Walk of Fame Estrela logo após sua morte.
A Fundação Nosotros ea Fundação Ricardo Montalbán concordou em comprar o Teatro Doolittle em 1999 pela UCLA. O teatro foi possuído por Howard Hughes no início de 1930, em seguida, mais tarde rebatizado de Hartford Teatro Huntington quando comprado em 1954 pelo filantropo Huntington Hartford,  o Teatro Doolittle e, em seguida, o Ricardo Montalban Theatre. O processo de acordo para a abertura levou mais de quatro anos. A facilidade em Hollywood foi rebatizado oficialmente o Ricardo Montalbán Theatre em um 11 de maio de 2004 cerimônia. O evento teve a participação de várias celebridades, incluindo Ed Begley Jr., representando o Screen Actors Guild (SAG); Valerie Harper, Loni Anderson, Hector Elizondo e Robert Goulet.
Quando Montalbán rolou para o estágio em sua cadeira de rodas, ele repetiu "as cinco fases do ator" (originalmente cunhado por Jack Elam), que indicou famosa em várias entrevistas e discursos públicos:

Quem é Ricardo Montalbán?
Tirem-me Ricardo Montalban.
Tirem-me um tipo Ricardo Montalbán.
Tirem-me uma jovem Ricardo Montalbán.
Quem é Ricardo Montalbán?
Ele, então, brincando, acrescentou mais duas etapas:

"Espere um minuto que-não o qual-seu-nome?", Referindo-se ao seu papel nos filmes Pequenos Espiões
"Quem diabos é isso?", Acreditando que ser a reação de pessoas vendo o seu nome no famoso do teatro.  Ao contrário do que as suas afirmações, uma jovem geração é um pouco familiarizado com ele através de sua voz como Señor Senior, Sr. , em cinco episódios Kim Possible de televisão de 2002-2007 e como o avô nos filmes Pequenos Espiões 2 e Pequenos Espiões 3.
Montalbán falou sobre o objetivo da organização Nosotros:
O México é minha mãe; os Estados Unidos o melhor amigo que eu nunca vai ter. E assim eu sonho com o dia em que minha mãe vai dizer, 'Ricardo, você escolheu um amigo maravilhoso.' E o dia em que o amigo vai dizer: 'Ricardo, você tem uma mãe sensacional. " É por isso que é muito importante para nos unir. Irmãos e irmãs, amar o próximo como a ti mesmo. E este teatro, penso eu, pode ser um pequeno grão de areia para esse fim. Aqui abrimos as portas não só pela oportunidade de jovens talentos para desenvolver-escritores, diretores, atores, mas também no que vêm junto como um grupo, nesta sociedade em que vivemos. Vamos abrir a mão da amizade e do amor e da fraternidade. Esse é o meu sonho. Eu nunca vou vê-la completa, enquanto eu ainda estou vivo, mas eu acho que este é o começo, e é isso que me faz tão feliz de ver este vir a ser concretizadas.
Em 14 de janeiro de 2009, Montalbán morreu em sua casa em Los Angeles, com idade 88. De acordo com seu filho-de-lei, Gilbert Smith, ele morreu de "complicações da idade avançada". A causa precisa da morte foi mais tarde revelou ser insuficiência cardíaca congestiva. Ele é enterrado ao lado de Georgiana Young, sua esposa de 63 anos, que o predeceased, pelo Holy Cross Cemetery, Culver City, Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário