sábado, 28 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos

Richard Burton, CBE ( 10 de novembro de 1925 - 05 de agosto de 1984) foi um palco e cinema ator galês  conhecido por sua melíflua voz de barítono e seu grande talento de ator.
Estabelecendo-se como um ator shakespeariano formidável na década de 1950, com uma performance memorável de Hamlet em 1964, Burton foi chamado de "o sucessor natural de Olivier" pelo crítico e dramaturgo Kenneth Tynan. Um alcoólico, o fracasso de Burton para viver de acordo com essas expectativas  decepcionado críticos e colegas e alimentaram sua lenda como um grande wastrel thespian.
Burton foi indicado sete vezes ao Oscar sem nunca ganhar. Ele era um receptor de BAFTA, Globo de Ouro e dos prémios Tony de Melhor Ator. Em meados dos anos 1960 Burton ascendeu nas fileiras dos astros de bilheteria,  e pelo final dos anos 1960 foi um dos atores mais bem pagos do mundo, recebendo taxas de US $ 1 milhão ou mais acrescidos de uma parte da receita bruta recibos.
Burton continua estreitamente associada na consciência do público com sua segunda esposa, a atriz Elizabeth Taylor. Turbulento relacionamento do casal foi raramente fora da notícia. .....Richard Burton nasceu Richard Walter Jenkins, na aldeia de Pontrhydyfen, Neath Port Talbot, País de Gales. Ele cresceu em uma família de classe operária, de língua de Galês, o 12º de 13 filhos.  Seu pai, também chamado Richard Walter Jenkins, foi uma curta, mineiro de carvão robusta, um "homem doze-pintas-a-dia" que às vezes saía para beber e jogar sprees durante semanas. Burton afirmou mais tarde, dizendo-família, que "Ele parecia muito com me ... Isto é, ele estava esburacada, tortuosa, e sorriu muito quando ele estava em apuros. Ele era, também, um homem de extraordinária eloquência, tremenda paixão, grande violência. "......Burton foi a menos de dois anos de idade em 1927, quando sua mãe, Edith Maude (née Thomas), morreu em 31 de outubro de 1927 aos 44 anos  após dar à luz seu 13º filho. Sua irmã Cecilia e seu marido levou Elfed ele em sua família mineração Presbyterian em sua casa com terraço em Caradoc Street em Taibach, na cidade de Port Talbot (uma cidade de aço de língua Inglês).  Enquanto ficar com Cecilia, Burton participou nas proximidades Eastern Primária Escola em Incline Row.  Burton disse mais tarde que sua irmã se tornou "mais mãe para mim do que qualquer mãe jamais poderia ter sido ... Eu estava imensamente orgulhoso dela ... ela sentiu todas as tragédias, exceto ela própria". O pai de Burton, ocasionalmente, visitar as casas de suas filhas adultas, mas era de outra maneira ausente, 10 Também importante na vida do jovem Burton era Ifor (Ivor), seu irmão, 19 anos mais velho. Um mineiro e rugby player, Ifor "governou o agregado familiar com a mão firme proverbial"
Enquanto participando de Port Talbot Grammar School (agora Dyffryn Lower Comprehensive School) Burton mostrou um talento para a literatura Inglês e Welsh, demonstrando uma excelente memória, embora seu interesse consumindo era esportes - rugby (na verdade famoso centro Welsh Bleddyn Williams disse em sua autobiografia que Burton poderia ter ido muito como jogador ), cricket, ténis de mesa e  Mais tarde, ele disse: "Eu preferia ter jogado para o País de Gales em Cardiff Arms Park de Hamlet no Old Vic." Ele ganhou dinheiro de bolso executando mensagens, transportar estrume de cavalo, e entrega de jornais. Ele começou a fumar na idade de 8 e beber regularmente em 12.
Inspirado por seu professor, Philip H. Burton, ele se destacou em produções escolares, sendo o seu primeiro The Apple Cart  Philip Burton não podia legalmente adoptar jovem Richard devido à sua diferença de idade; Burton foi um curta dos mínimos 20 anos exigidos ano  Richard Jenkins (como o jovem ainda era conhecido) exibido cedo-on um excelente fala e voz cantando, ganhando um prêmio Eisteddfod como um menino soprano. Ele deixou a escola aos 16 anos para trabalhar em tempo integral. Ele trabalhou para o comitê de guerra locais Co-operative, distribuindo suprimentos em troca de cupons, mas depois considerou outras profissões para seu futuro, incluindo o boxe, religião e cantando
Quando ele se juntou ao Port Talbot Esquadrão do corpo do treinamento do ar como cadete, ele re-encontrou Burton, seu antigo professor, que era o comandante. Ele se juntou a um grupo de teatro juvenil liderada por Leo Lloyd, um trabalhador de aço e thespian amador dedicado, que lhe ensinou os fundamentos de atuação. Burton, que reconheceu o talento do jovem, então o adotou como seu pupilo e Richard voltou para a escola. Sendo mais velho do que a maioria dos outros meninos, ele era muito atraente para algumas das meninas  Philip Burton disse mais tarde, "Richard era meu filho para todos os efeitos, eu estava comprometido com ele.".  Philip Burton tutelado seu cargo intensamente em disciplinas escolares, e também trabalhou no desenvolvimento de dublagem da juventude, incluindo brocas de voz ao ar livre que melhorou sua projeção
Em 1943, aos 18 anos, Richard Burton (que tomou o sobrenome de seu professor, mas não alterá-lo por escritura sondagem por vários anos), foi deixada em Exeter College, Oxford, para um mandato especial de estudo seis meses , tornada possível porque ele era um cadete da Força Aérea obrigados ao serviço militar depois. Em seguida, ele serviu na RAF (1944-1947) como um navegador. A visão de Burton era pobre demais para ele ser considerado piloto material.
Na década de 1940 e início dos anos 1950 Burton trabalhou no palco e no cinema no Reino Unido. Antes de seu serviço de guerra com a Royal Air Force, ele estrelou como Professor Higgins em uma produção YMCA de Pigmalião. Ele ganhou suas primeiras comissões de atuação profissional, com peças de rádio para a BBC  Ele fez sua estréia como ator profissional em Liverpool e Londres, aparecendo em druida resto, um jogo por Emlyn Williams (que também se tornou um guru), mas sua carreira foi interrompida por recrutamento em 1944.  Cedo sobre como ator, ele desenvolveu o hábito de carregar em torno de um livro-saco cheio de novelas, dicionários, um Shakespeare completo, e livros de citações, história e biografia , e ele gostava de resolver palavras cruzadas. Burton poderia, dada qualquer linha de obras de Shakespeare, recitar de memória os próximos vários minutos de linhas.  Seu amor pela língua era primordial, como indicou famosa anos mais tarde, com um choroso Elizabeth Taylor ao seu lado, "A única coisa na vida é a língua não o amor não qualquer outra coisa "
Em 1947, depois de sua dispensa do RAF, Burton foi para Londres em busca de fortuna. Ele imediatamente se inscreveu com uma agência teatral para tornar-se disponível para chamadas de fundição  Seu primeiro filme foi The Last Days of Dolwyn, situado numa aldeia galesa prestes a se afogar para fornecer um reservatório. Seus comentários elogiou por sua  "fogo atuação, rolamento viril, e boa aparência.":
Burton conheceu sua futura esposa, a jovem atriz Sybil Williams, no set, e eles se casaram em fevereiro de 1949. Eles tiveram duas filhas, mas se divorciou em 1963 após caso amplamente divulgado de Burton com Elizabeth Taylor. Nos anos de seu casamento com Sybil, Burton apareceu no West End em uma produção altamente bem sucedida de não o da senhora por Queimar, ao lado de Sir John Gielgud e Claire Bloom, em ambas as produções Londres e Nova Iorque. Ele teve pequenos papéis em vários filmes britânicos: Barrabás era um ladrão; Waterfront (1950) com Robert Newton; A Mulher Sem Nome (1951); e uma parte maior como um contrabandista em Green Grow os Rushes, um B-movie
Revisores tomou conhecimento de Burton: "Ele tem todas as qualificações de um homem de liderança que a indústria cinematográfica britânica tanto necessita neste momento: juventude, boa aparência, um rosto fotogênico, inteligência, obviamente, alerta, e um truque de obter o máximo de atenção com um mínimo de barulho " Na temporada de 1951 em Stratford, ele deu um desempenho aclamado pela crítica e estrelato alcançado como o príncipe Hal na de Shakespeare Henry IV, Part 1 frente de Anthony Quayle Falstaff. Philip Burton chegou a Stratford para ajudar a treinar o seu antigo cargo, anotando em seu livro de memórias que Quayle e Richard Burton tiveram suas diferenças sobre a interpretação do papel Príncipe Hal. Richard Burton já estava demonstrando a mesma independência e da competitividade como um ator que ele exibido fora do palco em beber, esporte, ou contar histórias .
Kenneth Tynan disse do desempenho de Burton, "Seu modo de tocar do príncipe Hal virou especulação interessado em reverência quase tão logo ele começou a falar, no primeiro intervalo críticos locais ficou agape nos lobbies."  De repente, Richard Burton teve cumprido esperanças mais selvagens de sua guarda e foi admitido no círculo de ator britânico do pós-guerra que incluía Anthony Quayle, John Gielgud, Michael Redgrave, Hugh Griffith e Paul Scofield. Ele sequer conheci Humphrey Bogart, um companheiro beberrão, que cantou seus louvores de volta em Hollywood  Lauren Bacall recordou, "Bogie amava Todos nós fizemos Você não tinha alternativa..." Burton comprou o primeiro de muitos carros e celebrado, aumentando seu consumo  No ano seguinte, Burton assinou um contrato de cinco anos com Alexander Korda em £ 100 por semana, o lançamento de sua carreira em Hollywood.....Em 1952, Burton fez com sucesso a transição para uma estrela de Hollywood; sobre a recomendação de Daphne du Maurier, ele foi dado o papel de liderança no My Cousin Rachel oposto Olivia de Havilland  Burton chegou à cena de Hollywood num momento em que os estúdios estavam lutando. A ascensão da televisão estava desenhando espectadores de distância e os estúdios olhou para estrelas novas e nova tecnologia de película para estancar o sangramento. 20th Century Fox negociado com Korda para emprestar-lhe para este filme e mais dois em US $ 50.000 por filme. O filme foi um sucesso de crítica. Estabeleceu Burton como um homem de liderança Hollywood e lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro de Nova Estrela do Ano - Ator. Em Desert Rats (1953), Burton interpreta um jovem capitão Inglês na campanha norte-Africano durante a Segunda Guerra Mundial que se encarrega de uma unidade australiano irremediavelmente fora-numerado contra o indomável marechal de campo Erwin Rommel (James Mason). Mason, um outro ator conhecido por sua voz marcante e excelente dicção, tornou-se um amigo de Burton e introduziu o novo ator para a multidão de Hollywood. Em pouco tempo, ele conheceu Judy Garland, Greta Garbo, Stewart Granger, Jean Simmons, Deborah Kerr, e Cole Porter, e Burton reuniu-se novamente com Humphrey Bogart  Em uma festa, ele conheceu uma grávida Elizabeth Taylor ( então casada com Michael Wilding), cuja primeira impressão de Burton foi que "ele foi bastante cheio de si que eu me lembro que ele nunca parou de falar, e eu lhe tinha dado o olho de peixe frio.".
No ano seguinte, criou uma sensação ao estrelar em The Robe, o primeiro filme a estrear no processo CinemaScope wide-screen, ganhando outra indicação ao Oscar. Ele substituiu Tyrone Power, que foi lançado originalmente no papel de Marcellus, um nobre romano, mas decadente no comando do destacamento de soldados romanos que crucificaram Jesus Cristo. Assombrado por sua culpa desse ato, ele eventualmente é levado a sua própria conversão. Escravo grego Marcellus "(interpretado por Victor Mature) orienta-o como um mestre espiritual, e sua esposa (interpretada por Jean Simmons) segue sua liderança, embora isso vai significar tanto as suas mortes. O filme marcou um ressurgimento em blockbusters bíblicas Burton foi oferecido um de sete anos, US $ 1 milhão contratos por Darryl F. Zanuck na Fox, mas ele recusou, embora mais tarde o contrato foi reavivado e ele concordou com ele . Tem sido sugerido que as observações feitas sobre Burton lista negra de Hollywood durante as filmagens de The Robe pode ter explicado o seu fracasso a ganhar um Oscar, apesar de ter recebido sete indicações.
Em 1954, Burton teve seu papel mais famoso de rádio, como narrador na produção original de Under Milk Wood de Dylan Thomas, um papel que ele iria reprisar na versão cinematográfica vinte anos mais tarde. Ele também foi o narrador, como Winston Churchill, no altamente bem sucedida 1960 documentário de televisão série The Valiant Anos
Burton ainda estava fazendo malabarismos com teatro filme, jogando Hamlet e Coriolano no teatro Old Vic em 1953 e alternando os papéis de Iago e Otelo com outro subindo matinê ídolo do Old Vic John Neville. Hamlet foi um desafio que tanto aterrorizado e atraiu ele, como se fosse um papel de muitos de seus pares no teatro britânico se tinha comprometido, incluindo John Gielgud e Laurence Olivier  Bogart, por outro lado, advertiu-o como Burton esquerda Hollywood: "Eu nunca conheci um homem que interpretou Hamlet que não morreu falido."  Mais uma vez, Philip Burton fornecido treinamento especializado. Claire Bloom jogado Ophelia, e seu trabalho conjunto levado a um assunto turbulento  Seus comentários em Hamlet foram boa, mas ele recebeu elogios mais forte para Coriolano. Seu companheiro ator Robert Hardy disse: "Sua Coriolano é facilmente o melhor que eu já vi", mas Hamlet era "muito forte"
Burton apareceu na Broadway, recebendo uma indicação ao Tony Award por Time Remembered (1958) e ganhando o prêmio de jogar Rei Arthur no musical Camelot (1960), dirigido por Moss Hart e escrito por Alan Jay Lerner e Frederick Loewe  Julie Andrews, fresco de seu triunfo em My Fair Lady, jogou Guenevere a de Burton Rei Arthur, com Robert Goulet como Lancelot completando o triângulo amoroso. A produção foi perturbado, com ambos Loewe e Hart adoecer, inúmeras revisões transformando a agenda e os atores, eo edifício, devido à pressão-grandes expectativas e grandes vendas antecipadas. O tempo de execução do show foi quase cinco horas. Burton levou tudo em seu passo e acalmou as pessoas para baixo com declarações como "Não se preocupe, amor." Intensa preparação de Burton e desejo competitivo serviu-lhe bem. Ele foi generoso e solidário com os outros que estavam sofrendo no turbilhão. De acordo com Lerner, "ele manteve o barco de balanço, e Camelot poderia nunca ter atingido Nova Iorque, se não fosse por ele."  Como no jogo, ambas as estrelas do sexo masculino foram enamorado de sua atriz principal, recém-casado Andrews. Quando Goulet virou-se para Burton para o conselho, Burton teve nenhum a oferecer, mas mais tarde, ele admitiu: "Eu tentei de tudo sobre ela eu mesmo eu não poderia começar em qualquer lugar qualquer um.".  avaliações de Burton foram excelentes, a revista Time declarou que Burton "dá Arthur o desempenho habilidoso e muito atraente que poderia ser esperado de um dos melhores jovens atores da Inglaterra." Álbum do show foi um grande vendedor. Os Kennedys, recentemente na Casa Branca, também gostei do jogo e convidou Burton para uma visita, que estabelece a ligação da administração jovem idealista Kennedy com Camelot.
Ele então colocou sua carreira nos palcos em espera para se concentrar no filme, embora ele recebeu uma terceira indicação ao prêmio Tony quando ele reprisou seu Hamlet sob a direção de John Gielgud em 1964, em uma produção que detém o recorde para a corrida mais longa da peça na história da Broadway ( 136 performances)  O desempenho foi imortalizada tanto no registro e em um filme, que desempenhou nos cinemas dos EUA por uma semana em 1964, além de ser objecto de livros escritos por membros do elenco William Redfield e Richard L. Sterne. Burton assumiu o papel em apenas depois de seu casamento com Taylor. Desde Burton não gostou vestindo roupas de época, Gielgud concebeu uma produção em um "ensaio" configuração com um conjunto semi-acabado e atores vestindo sua roupa de rua (cuidadosamente selecionados, enquanto a produção realmente estava no ensaio). Leitura básica de Burton de Hamlet, que desagradou alguns frequentadores de teatro, era de uma personalidade maníaco-depressiva complexo, embora durante a longo prazo que variou seu desempenho consideravelmente, como uma auto-desafio e manter sua atuação fresco. No seu conjunto, Burton teve boas críticas. Hora disse que Burton "colocar sua paixão para a língua de Hamlet, em vez de o personagem Sua atuação é maravilha de um técnico Sua voz tem precisão de corte de jóia..."  A festa da noite de abertura foi um caso pródigo, com a participação de seiscentos celebridades que homenagearam o casal. O aspecto mais bem sucedido da produção foi geralmente considerada como desempenho de Hume Cronyn como Polônio, vencendo Cronyn a única Tony Award ele jamais iria receber em uma categoria competitiva.
Depois de sua Hamlet, Burton não retornou ao palco para 12 anos. Ele, no entanto, aceitar o papel de Humbert Humbert em adaptação musical de Lolita Lolita direito de Alan Jay Lerner, meu amor, mas retirou-se e foi substituído por seu amigo e companheiro galês John Neville. Sua atuação como o psiquiatra Martin Dysart em Equus ele ganhou um Tony Award especial em 1976 por sua aparência, mas ele teve que fazer Exorcista II: O Herege - um filme que ele detestava - antes produtores de Hollywood lhe permitiria repetir seu papel no filme 1977 versão. Seu desempenho final palco estrelando estava em um criticamente injuriado 1983 produção de vidas privadas de Noel Coward, em frente a sua ex-esposa Elizabeth Taylor. A maioria dos críticos indeferiu a produção como uma tentativa transparente para capitalizar celebridade do casal, embora a contragosto elogiou Burton como tendo a conexão mais próximo de uma brincadeira de Coward de ninguém no elenco......Em termos de sucesso de crítica, papéis de Hollywood de Burton em toda a década de 1950 não fez jus à promessa inicial de sua estréia. Burton voltou a Hollywood para estrelar Prince of Players, outro filme histórico Cinemascope, desta vez relativo Edwin Booth, o famoso ator americano e irmão do assassino de Abraham Lincoln, John Wilkes Booth. Um script fraco minado de um grande esforço por Burton, embora a vista do diretor Philip Dunne foi que "O fogo ea intensidade estavam lá, mas isso era tudo. Ele ainda não tinha dominado os truques das grandes estrelas de cinema, como Gary Cooper . " Em seguida veio Alexandre, o Grande (1956), escrito, dirigido e produzido por Robert Rossen, com Burton no papel-título, emprestado ao United Artists, novamente com Claire Bloom co-estrelado. Contrariamente às expectativas de Burton, o "épico inteligente" era um de madeira flop, em ritmo lento
Em The Rains of Ranchipur, Burton interpreta um médico hindu nobre que tenta a recuperação espiritual de uma adúltera (Lana Turner). Os críticos sentiram que o filme faltava química estrelas, com Burton tendo dificuldade com o sotaque, e confiou demais em Cinemascope efeitos especiais, incluindo um terremoto e uma represa em colapso. Burton voltou ao teatro em Henry V e Othello, alternando os papéis de Iago e Otelo. Ele e Sybil, em seguida, mudou-se para a Suíça para evitar os impostos britânicos altos e tentar construir um ninho de ovos, para si e para a família de Burton  Ele voltou a filmar novamente em Esposa Mar, baleado na Jamaica e dirigido por Roberto Rossellini. Um jovem Joan Collins (então chamado pelos tablóides "bad girl da Grã-Bretanha") interpreta uma freira náufragos em uma ilha com três homens. Mas Rossellini foi demitida após desentendimentos com Zanuck. De acordo com Collins, Burton teve uma "atitude tomar-the-money-and-run" para o filme
Então, em 1958, foi oferecido o papel de Jimmy Porter, "um jovem revoltado" papel, na versão cinematográfica da peça de John Osborne Look Back in Anger, um drama corajoso sobre a vida da classe média na região de Midlands britânico, dirigido por Tony Richardson, novamente com Claire Bloom como co-estrela. Apesar de não fazer bem comercialmente (muitos críticos sentiu Burton, aos 33 anos, parecia muito velho para o papel) e Hollywood bilheteria aura de Burton parecia estar diminuindo, Burton estava orgulhoso do esforço e escreveu a seu mentor Philip Burton, ". Eu prometo a você que não há um pingo de auto-piedade no meu desempenho Estou pela primeira vez ansioso para ver um filme em que eu jogo"  Em seguida veio The Bramble Bush e Ice Palace em 1960, nem importante para a carreira de Burton.
Depois de jogar o rei Arthur em Camelot na Broadway por seis meses, Burton substituiu Stephen Boyd como Mark Antony na produção conturbada Cleópatra (1963). O futuro da Twentieth Century-Fox apareceu a depender de o que se tornou o filme mais caro já feito até então, chegando a quase US $ 40 milhões de euros  O filme provou ser o início do período de maior sucesso de Burton em Hollywood; ele permaneceria entre os 10 ganhadores de bilheteria para os próximos quatro anos. Durante as filmagens, Burton conheceu e se apaixonou por Elizabeth Taylor, que foi casada com Eddie Fisher. Os dois não estaria livre para casar-se até 1964, quando seus respectivos divórcios estavam completos. Em sua primeira reunião no set, Burton disse: "Alguém já lhe disse que você é uma menina muito bonita?" Taylor lembrou mais tarde, "eu disse a mim mesmo, Oy gevalt, aqui está a grande amante, o grande sagacidade, o grande intelectual do País de Gales, e ele sai com uma linha como essa."  Nas suas primeiras cenas juntos, ele estava trêmula e desaparecidos suas linhas, e ela acalmou e treinou-lo. Logo, o assunto começou a sério e Sybil, vendo isso como mais do que uma aventura que passa com um protagonista, foi incapaz de suportar. Ela fugiu do set, primeiro para a Suíça, em seguida, para Londres.
A escala gigantesca da produção conturbada, ataques de Taylor de doença e peso flutuante, a turbulência-all enorme publicidade gerada fora da tela, que por-and-grande estúdio se abraçaram. Zanuck declarou: "Eu acho que a associação Taylor-Burton é bastante construtivo para a nossa organização." But não necessariamente para Burton. "Faça a sua mente, minha querida", telegrafou Laurence Olivier para ele neste momento. "Você quer ser um grande ator ou uma palavra de casa?" Burton respondeu: "Ambos". O filme de seis horas foi reduzido para menos de quatro, eliminando muitas das cenas de Burton, mas o resultado foi o mesmo visto um filme de longa-on espetáculo dominado pelas duas estrelas mais quentes de Hollywood. Suas vidas privadas acabou por ser uma fonte inesgotável de curiosidade para os meios de comunicação, e seu casamento também foi o início de uma série de colaborações na tela. Eventualmente, o filme fez bem o suficiente para recuperar o seu grande custo.
Burton jogado magnata marido de Taylor em The VIPs, um filme de all-star definido no salão VIP do aeroporto de Londres, que provou ser um sucesso de bilheteria. Então Burton retratou o arcebispo martirizado por Henry II no papel-título de Becket, girando em um desempenho eficaz, contido, contrastando com o retrato maníaco de Peter O'Toole de Henry
Em 1964, Burton triunfou como defrocked padre episcopal Dr. Lawrence T. Shannon no Tennessee Williams 'The Night of the Iguana dirigido por John Huston, um filme que se tornou outro sucesso de crítica e de bilheteria. Desempenho de Richard Burton em A Noite do Iguana pode ser seu melhor momento na tela, e no processo ajudou a colocar a cidade de Puerto Vallarta no mapa (os Burtons mais tarde comprou uma casa lá). Parte do sucesso de Burton foi devido à forma como ele variou o seu agir com os três personagens femininas, cada um dos quais ele tenta seduzir diferente: Ava Gardner (o proprietário do hotel randy), Sue Lyon (o turista americano núbil), e Deborah Kerr ( o artista pobre, reprimido)
Contra o conselho de sua família, Burton casou com Elizabeth Taylor no domingo, 15 de março de 1964, em Montreal. Sempre otimista, Taylor proclamou: "Eu estou tão feliz que você não pode acreditar que este casamento vai durar para sempre."  No hotel em Boston, a multidão raivosa arranhou os recém-casados, o casaco de Burton foi rasgado e orelha de Taylor estava sangrando quando alguém tentou roubar um de seus brincos.
Após uma interrupção de jogar Hamlet na Broadway, Burton voltou a filmar como espião britânico Alec Leamas em O Espião Que Saiu do Frio. Burton e Taylor continuou a fazer filmes juntos que a próxima The Sandpiper (1965) foi mal recebido. Depois disso, ele e Taylor teve grande sucesso no filme de Mike Nichols (1966) do Edward Albee jogar Quem Tem Medo de Virginia Woolf ?, em que um casal erudita amargo passar a negociação à noite farpas viciosos na frente de seus convidados horrorizados e fascinados, jogado por George Segal e Sandy Dennis. Burton não era a primeira escolha para o papel do marido de Taylor. Jack Lemmon foi oferecido o papel em primeiro lugar, mas quando ele recuou, Jack Warner, com a insistência de Taylor, concordou em Burton e pagou-lhe o seu preço. Albee preferido Bette Davis e James Mason, temendo que a forte presença de tela dos Burtons dominaria o filme  Nichols, em sua estréia como diretor, conseguiu os Burtons brilhantemente. O roteiro, adaptado da peça de Albee por Hollywood veterano Ernest Lehman, abriu novos caminhos para a sua linguagem crua e dura representação de casamento. Embora todos os quatro atores receberam indicações ao Oscar por seus papéis no filme (o filme recebeu um total de treze anos), apenas Taylor e Dennis passou a ganhar. Então imerso tinha os Burtons se tornar nos papéis de George e Martha ao longo dos meses de tiro que, após o envoltório, Richard Burton disse: "Eu me sinto um pouco perdido."  Mais tarde, o casal iria afirmar que o filme teve sua pedágio em seu relacionamento, e que Taylor estava "cansado de jogar Martha" na vida real
Sua versão animada de Shakespeare A Megera Domada (1967), dirigido por Franco Zeffirelli, foi um sucesso notável. Colaborações posteriores, no entanto, Os Comediantes (1967), crescimento! (1968), ea Burton dirigiu-Doctor Faustus (1967) (que teve sua gênese a partir de uma produção teatral encenou e estrelou na Sociedade Dramática da Universidade de Oxford) foram fracassos de crítica e comercial. Outro fracasso de bilheteria foi o filme de 1969 Escadaria, em que ele e sua "Cleopatra" co-estrela Rex Harrison apareceu como um casal homossexual brigando. Sua taxa para Escadaria, 1,25 milhões dólares (equivalente a aproximadamente $ 8477273 em fundos de hoje) mais uma ação do bruto, fez dele o ator mais bem pago do mundo.
Ele fez desfrutar de um blockbuster comercial final com Clint Eastwood no retrato 1968 da Segunda Guerra Mundial Where Eagles Dare, um grande sucesso em 1969,  pelo qual recebeu uma taxa de um milhão dólares americanos, mais uma participação da receita bruta.  Seu último filme da década, Anne de Mil Dias (1969), foi um fracasso comercial e de crítica. Apesar dessas falhas, ele executou muito bem em prêmios da Academia daquele ano (que recebe dez indicações, incluindo uma para o desempenho de Burton como Henry VIII), que muitos pensavam ser em grande parte o resultado de uma campanha publicitária caro pela Universal Studios.
Por causa de Burton e Taylor gastos extravagantes e seu apoio de sua família e outras pessoas (42 pessoas em um ponto), Burton concordaram em trabalhar em filmes medíocres, o que prejudicou sua carreira. Ele reconheceu a sua necessidade financeira para o fazer, e que na era da Nova Hollywood do cinema, nem ele nem Taylor seria pago, bem como no auge de seu estrelato.  filmes que ele fez durante este período incluíram Barba Azul (1972) , Hammersmith Is Out (1972), O Klansman (1974), e O Exorcista II: O Herege (1977). Ele fez desfrutar de um grande sucesso de crítica na década de 1970 na versão cinematográfica de seu estágio atingido Equus, ganhando o Golden Globe Award, bem como uma indicação ao Oscar. O sentimento do público em relação à sua frustração perene em não ganhar um Oscar fez muitos especialistas o consideram o favorito para finalmente ganhar o prêmio, mas na noite do Oscar perdeu para Richard Dreyfuss em The Goodbye Girl.
Em 1976, Burton recebeu um Grammy na categoria de Melhor Gravação para Crianças para sua narração de O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry. Ele também encontrou o sucesso em 1978, quando ele narrou versão musical de Jeff Wayne de A Guerra dos Mundos. Seu desempenho distintivo tornou-se uma parte necessária do álbum conceito - tanto que um holograma de Burton foi usada para narrar o espetáculo ao vivo (touring em 2006, 2007, 2009 e 2010) do musical. Em 2011, no entanto, Liam Neeson estava no elenco da peça para uma regravação de "próxima geração", e, posteriormente, também substituiu Burton como o personagem holograma no show no palco.
Burton teve um sucesso de bilheteria internacional com The Wild Geese (1978), um conto de aventura sobre mercenários na África. O filme foi um sucesso no Reino Unido e na Europa, mas tinha apenas limitado distribuição em os EUA devido ao colapso do estúdio que financiou e da falta de uma estrela americana no filme. Ele voltou a filmes com o toque de Medusa (1978), o Círculo de Dois (1980), eo papel-título de Wagner (1983) , um papel que ele disse que ele nasceu para jogar, após seu sucesso em Equus. Sua última apresentação do filme, como O'Brien em Nineteen Eighty-Four, foi aclamado pela crítica,  ainda que não era a primeira escolha para o papel. De acordo com o diretor do filme, Michael Radford, Paul Scofield foi originalmente contratado para fazer o papel, mas teve que se retirar devido a uma perna quebrada, em seguida, Sean Connery, Marlon Brando e Rod Steiger foram todos abordado antes de Burton foi escalado. "Histórias ouvidas" Ele tinha cerca de Burtons beber pesado, que tinha os produtores em causa.
No momento da sua morte, Burton estava se preparando para filmar Wild Geese II, a sequela de The Wild Geese, que foi finalmente lançado em 1985. Burton foi para reprisar o papel do coronel Faulkner, enquanto seu amigo Sir Laurence Olivier foi escalado como Rudolf Hess. Após sua morte, Burton foi substituído por Edward Fox, eo caráter alterado para irmão mais novo de Faulkner.
Ele foi indicado seis vezes ao Oscar de Melhor Ator e uma vez para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante - mas ele nunca ganhou. Sua primeira nomeação, para meu primo Rachel (1952), foi de Melhor Ator Coadjuvante. Suas nomeações subsequentes todos veio na categoria de Melhor Ator.
Ele foi indicado como Melhor Ator por The Robe em 1954, mas não recebeu outra indicação, até 1965, para Becket, momento em que ele foi um dos atores mais famosos do mundo, devido à sua relação com Elizabeth Taylor. Considerado um dos favoritos nos 1966 e '67 concursos para O Espião Que Saiu do Frio (1965) e Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (1966), ele perdeu para o Lee Marvin e Paul Scofield, respectivamente. Sua atuação em Anne dos Mil Dias (1969) foi superado por John Wayne em True Grit e seu desempenho retorno em Equus (1977) foi coberto por Richard Dreyfuss em The Goodbye Girl.
Em contraste com o Oscar, onde era um coadjuvante, Burton era um receptor de BAFTA, Globo de Ouro e dos prémios Tony de Melhor Ator.
De 1982, ele e Becket co-estrela Peter O'Toole compartilhou o recorde para o ator do sexo masculino com mais indicações (7) para um Oscar na qualidade competitiva, sem nunca ganhar. Em 2007, O'Toole foi nomeado para um oitavo tempo (e, posteriormente, perdido), para Venus (porém, O'Toole recebeu um prêmio honorário da Academia em 2003).
Burton raramente apareceu na televisão, embora ele deu um desempenho memorável como Caliban em uma produção televisiva de The Tempest para The Hallmark Hall of Fame em 1960. aparições posteriores incluíram o filme de televisão divorciar de sua - Divórcio Hers (1973) oposto então esposa Elizabeth Taylor (um título profético, a menos desde o seu primeiro casamento seria dissolvido de um ano depois), um remake do filme clássico Brief Encounter (1974), que foi considerado muito inferior ao de 1945 original, e uma performance criticamente aplaudido como Winston Churchill em A Gathering Storm (1974). Wagner, um filme que ele fez sobre a vida de Richard Wagner (conhecido por ter o único agrupamento na tela de Laurence Olivier, John Gielgud e Ralph Richardson nas mesmas cenas) foi mostrado como uma minissérie de televisão em 1983, depois de não conseguirem alcançar um lançamento teatral em a maioria dos países, devido a seu tempo de execução de nove horas. Burton teve um triunfo pessoal na minissérie de televisão americana Ellis Island, em 1984, recebendo uma indicação ao Emmy póstumo por sua performance televisiva final.
Televisão desempenhou um papel importante no destino de sua aparência Broadway em Camelot. Quando o funcionamento da mostra foi ameaçado por comentários decepcionantes, Burton e co-estrela Julie Andrews apareceu no The Ed Sullivan Show para executar o número Que os povos simples fazer ?. A aparição na televisão renovado interesse público na produção e estendeu sua temporada na Broadway.
Burton mostrou um toque sutil para a comédia em uma aparência 1.970 hóspedes com Elizabeth Taylor no seriado Aqui está Lucy, onde ele recitou, no uniforme de um encanador, um trecho do assombro de um discurso de Shakespeare Richard II. Mais tarde, ele parodiou este papel em um episódio do programa de televisão The Fall Guy.
Em 1964, Burton escreveu um breve livro de memórias de sua infância, Uma História de Natal. Situado em uma pequena cidade mineira no País de Gales, este "inteligente e profundamente sentida"  história é contada a partir da perspectiva de um menino, órfão de mãe em a noite antes do Natal. Foi publicado em 1968, e é escrita na tradição do Natal de uma criança no País de Gales por Dylan Thomas-autor Burton se refere em sua primeira frase, que começa assim: "Não havia muitos Natais brancos em nossa parte do País de Gales na minha infância ... "
Burton manteve um registro escrito de suas experiências e pensamentos na forma de um diário ou um diário privado. Isso começou quando ele tinha 14 anos, e continuou, embora ele às vezes definir o projeto de lado. Foi finalmente publicado postumamente em 2012 como o Richard Burton Diaries.
Burton, ocasionalmente, embora raramente escreveu artigos de revistas, incluindo o seu artigo publicado na revista Look, em 1969, "Quem se importa com Wales? Eu faço."  Burton foi casado cinco vezes e teve quatro filhos. De 1949 até seu divórcio em 1963, ele foi casado com a atriz galesa / produtor Sybil Williams, com quem teve duas filhas, Katherine "Kate" Burton (nascido em 10 de setembro de 1957) e Jessica Burton (nascido em 1959).  Ele foi casado duas vezes, consecutivamente, com a atriz Elizabeth Taylor, a partir de 15 de março de 1964 a 26 de Junho de 1974 e de 10 de outubro de 1975 a 29 de Julho de 1976. O seu primeiro casamento teve lugar em Montreal,  e seu segundo casamento ocorreu, 16 meses após seu divórcio , no Parque Nacional de Chobe, em Botsuana. Em 1964, o casal adotou uma filha da Alemanha, Maria Burton (nascido em 01 de agosto de 1961). Burton adoptou a filha de Taylor pelo falecido produtor Mike Todd, Elizabeth Frances "Liza" Todd Burton (nascido em 06 de agosto de 1957).
A relação Burton e Taylor retratado no filme Quem Tem Medo de Virginia Woolf? era popularmente comparado a seu casamento na vida real.  Burton discordou com os outros sobre famosa beleza de Taylor, dizendo que chamá-la de "a mulher mais bonita do mundo é um disparate absoluto. Ela tem olhos maravilhosos, mas ela tem um queixo duplo e um peito superdesenvolvido, e ela é bastante curto na perna " Em agosto de 1976, um mês depois de seu segundo divórcio de Taylor, Burton modelo casada Suzy Miller, ex-esposa de Fórmula 1 Campeão James Hunt;. o casamento terminou em divórcio em 1982. De 1983 até sua morte em 1984, Burton era casado com make-up artist Sally Hay. Em 1957 ele se tornou um exílio imposto, movendo-se para a Suíça, onde viveu até sua morte. Em 1968, irmão mais velho de Burton, Ifor, escorregou e caiu, quebrando seu pescoço, depois de uma sessão de beber longa com Burton na segunda casa do ator em Céligny, Suíça. A lesão o deixou paralisado do pescoço para baixo. Seu irmão mais novo Graham Jenkins opinou que pode ter sido culpa sobre este que causou Burton para começar a beber muito fortemente, particularmente após Ifor morreu em 1973.
Em uma entrevista em fevereiro 1975 com seu amigo David Lewin ele disse que "tentou" a homossexualidade. Ele também sugeriu que talvez todos os atores eram homossexuais latentes, e "nós cobri-lo com bebida". Em 2000, a biografia de Elizabeth Taylor Ellis Amburn sugeriu que Burton teve um caso com Laurence Olivier e tentou seduzir Eddie Fisher [página necessário], embora este foi fortemente negada pelo irmão mais novo de Graham Burton Jenkins.
Burton era um fumante pesado a partir do momento que ele tinha apenas oito anos de idade; e por sua própria admissão em uma entrevista em dezembro de 1977 com Sir Ludovic Kennedy, [onde?] Burton estava fumando 60-100 cigarros por dia. De acordo com seu irmão mais novo, como indicado na de Graham Jenkins livro de 1988 Richard Burton:. Meu irmão, ele fumava pelo menos cem cigarros por dia [páginas necessário] Seu pai, também um bebedor pesado, se recusou a reconhecer talentos, realizações de seu filho e aclamação.  Por sua vez, Burton se recusou a participar seu funeral, em 1957. O pai de Burton morreu de uma hemorragia cerebral, em janeiro de 1957, aos 81 anos.
Burton admirado e foi inspirado pelo ator e dramaturgo Emlyn Williams. Ele empregou seu filho, Brook Williams, como seu assistente pessoal e assessor e foi-lhe dada pequenos papéis em alguns dos filmes em que Burton com estrela.
Burton foi banido permanentemente de produções da BBC em novembro de 1974 para escrever dois artigos de jornal que questionam a sanidade de Winston Churchill e outros na alimentação durante a II Guerra Mundial - Burton relataram odiá-los "virulentamente" para a alegada promessa de acabar com todos os japoneses no planeta .  A publicação destes artigos coincidiu com o que teria sido centenário de Churchill, e veio depois de Burton ele tinha jogado em uma luz favorável em A Walk with Destiny, com a ajuda considerável da família Churchill. Politicamente Burton era um socialista ao longo da vida, embora ele nunca foi tão fortemente envolvido na política como seu amigo Stanley Baker. Ele admirava senador democrata Robert F. Kennedy [carece de fontes?] E uma vez entrou em um concurso de citando soneto com ele. Em 1973, Burton concordou em jogar Josip Broz Tito em um filme biográfico, já que ele admirava o líder iugoslavo. Enquanto filmava na Iugoslávia, ele proclamou publicamente que ele era um comunista, dizendo que se sentia há contradição entre ganhar grandes somas de dinheiro para os filmes e segurando vistas de esquerda, já que "ao contrário capitalistas, eu não exploram outras pessoas."
Burton cortejou outra controvérsia em 1976, quando ele escreveu um artigo para o The Observer não solicitada sobre seu amigo e companheiro ator dramático galês Stanley Baker, que recentemente morreu de pneumonia na idade de 48; o artigo perturbar a viúva de Baker com sua descrição de seu falecido marido como um mulherengo sem cultura.
Melvyn Bragg, nas notas de seu Richard Burton: A Life, diz que Burton disse Laurence Olivier por volta de 1970 de sua própria (não cumprida) planeja fazer seu próprio filme de Macbeth com Elizabeth Taylor, sabendo que isso iria prejudicar Olivier porque ele havia falhado para obter financiamento para sua própria versão do filme acarinhados mais do que uma década antes.
Em suas visões religiosas, Burton era um ateu, afirmando: "Eu gostaria de poder acreditar em um Deus de algum tipo, mas eu simplesmente não posso."
Burton era um alcoólatra que supostamente quase morreu em 1974 de um excesso de bebida. Segundo o biógrafo Robert Sellers: "No auge de sua bebedeira em meados dos anos 70 ele estava batendo de volta três a quatro garrafas de bebidas destiladas por dia."
Depois de beber-se quase até a morte durante as filmagens de O Klansman (1974), Burton foi secas no Centro de Saúde de São João em Santa Monica, Califórnia. Burton supostamente estava tão embriagado ao fazer a imagem que muitas de suas cenas tiveram que ser filmado com ele sentado ou deitado devido à sua incapacidade de ficar. Em algumas cenas, ele parece calúnia suas palavras ou falar de forma incoerente.  De acordo com suas próprias agendas, posteriormente, ele usou Antabuse para tentar parar o seu consumo excessivo, que ele culpou por destruir seu casamento com Elizabeth Taylor.  Burton mesmo disse do tempo levando até seu próximo perda de vidas, "Eu estava bastante sovado por cinco anos. Eu estava lá em cima com John Barrymore e Robert Newton. Os fantasmas deles estivesse olhando por cima do meu ombro."
Burton disse que ele se virou para a garrafa em busca de consolo "para queimar-se o nivelamento, o vazio deadness obsoleto,, maçante que se sente quando se passa nos bastidores."
O 1988 biografia de Burton por Melvyn Bragg  fornece uma descrição detalhada dos muitos problemas de saúde que assolaram Burton ao longo de sua vida. Em sua juventude, Burton era uma estrela atleta e conhecido por suas habilidades e força atlética.
Com a idade de 41 ele tinha declinado até agora em saúde que seus braços eram por sua própria admissão magro e fraco. Ele sofria de bursite, possivelmente agravada pelo tratamento com defeito, artrite, dermatite, cirrose do fígado e doença renal, bem como o desenvolvimento, por seus quarenta e poucos anos, um pronunciado limp. Quanto disto foi devido à sua ingestão de álcool é impossível determinar, de acordo com Bragg, por causa da relutância de Burton a ser tratado para a dependência de álcool; no entanto, em 1974, Burton passou seis semanas em uma clínica para se recuperar de um período durante o qual ele havia bebido três garrafas de vodka por dia. Ele também era um fumante regular, com uma entrada de entre três e cinco maços por dia durante a maior parte de sua vida adulta. As questões de saúde continuou a atormentá-lo até sua morte de um acidente vascular cerebral na idade de 58.
Burton morreu aos 58 anos de uma hemorragia cerebral em 05 de agosto de 1984 em sua casa em Céligny, Suíça, e é enterrado lá. Apesar de sua morte foi repentina, sua saúde tinha vindo a diminuir há vários anos, e ele sofria de constante e dor de garganta grave. Ele tinha sido avisado de que seu fígado estava aumentado já em março de 1970,  e tinha sido diagnosticado com cirrose do fígado e doença renal em abril de 1981. Burton foi enterrado em um terno vermelho, uma homenagem às suas raízes galesas, e com uma cópia dos poemas de Dylan Thomas  Ele e Taylor tinha discutido a ser enterrados juntos.; sua viúva Sally adquiriu o terreno ao lado de Burton e erigiu uma grande lápide em ambos, presumivelmente para impedir Taylor de ser enterrado lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário