sábado, 28 de dezembro de 2013
Atores Hollywoodianos
Kevin Delaney Kline (nascido em 24 de outubro de 1947) é um ator americano. Ele ganhou um Oscar e dois prêmios Tony, e é um inductee 2003 American Theatre Hall of Fame.
Kline começou sua carreira no palco em 1972 com The Acting Company. Ele passou a ganhar dois prêmios Tony por seu trabalho em musicais da Broadway, vencendo Melhor Ator em destaque em um Musical para a produção original de 1978 sobre o século XX e Melhor Ator em Musical para 1981 revival do The Pirates of Penzance. Ele fez sua estréia no cinema no ano seguinte, ao lado de Meryl Streep em A Escolha de Sofia (1982). Por seu papel na comédia de 1988 atingiu Um Peixe Chamado Wanda, ele ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Em 2003, ele estrelou como Falstaff na produção da Broadway de Henry IV, pelo qual ganhou o Drama Desk Award de Melhor Ator em um jogo. Ele também foi nomeado para um Emmy Award, dois prêmios BAFTA e cinco Globos de Ouro. Seus outros filmes incluem The Big Chill (1983), Silverado (1985), Um Grito de Liberdade (1987), Dave (1993), A Tempestade de Gelo (1997), In & Out (1997), De-Lovely (2004) e My Old Lady (2014)....Kline nasceu em St. Louis, Missouri, filho de Margaret e Robert Joseph Kline. Seu pai era um amante da música clássica e uma cantora de ópera amador que pertence e é operado O Bar Record, uma loja de discos em St . Louis que abriu no início dos anos 1940, e vendeu brinquedos durante os anos 1960 e 1970; A família de seu pai, também de propriedade da Kline Inc., uma cadeia de lojas de departamento. Kline descreveu sua mãe como o O pai de Kline era judeu, de uma família que tinha emigrado da Alemanha "caráter teatral dramático em nossa família."; A mãe de Kline era de ascendência irlandesa, a filha de um emigrante de County Louth.
Kline foi criado na religião católica de sua mãe (seu pai tinha se tornado um agnóstico) Ele tem três irmãos, Alex, Christopher, e Kate Ele se formou na Louis Priory escola católica Santa em 1965..; em 1997, a escola nomeado seu novo auditório do Kevin Kline Theater, e Kline fez uma performance benefício de seleções de Shakespeare na dedicação. Ele freqüentou a Universidade de Indiana em Bloomington, Indiana, onde começou como um aspirante a pianista clássica. Depois de ingressar no grupo de teatro no campus "Vest bolso Players" como uma graduação, ele se apaixonou com o teatro e passaram a atuar, a graduação da IU em 1970.... Em 1970, Kline foi premiado com uma bolsa de estudos para a Divisão Drama recém-formado na Juilliard School, em Nova York. Em 1972, ele se juntou com colegas graduados Juilliard, incluindo Patti LuPone e David Ogden Stiers, e formou o Centro da Cidade Acting Company (agora The Acting Company), sob a égide de John Houseman. A Companhia viajou por todo os EUA realizar peças de Shakespeare, outras obras clássicas, eo musical o noivo do ladrão, fundador de um dos grupos mais amplamente elogiado no teatro de repertório americano.
Em 1976, Kline deixou Agindo a Companhia e se estabeleceu em Nova York, fazendo uma breve aparição como o personagem "Woody Reed" na agora extinta novela Search for Tomorrow. Seguiu este com um retorno aos palcos em 1977 para jogar Clym Yeobright oposto Donna Theodore como Eustacia Vye na produção Hudson Guilda Teatro de Dança em uma sepultura País, versão musical de Kelly Hamilton de Thomas Hardy de O Retorno do Nativo. Em 1978, ele desempenhou o papel de Bruce Granit, uma caricatura matinée ídolo, em Harold Príncipe de No século XX, com o qual ganhou seu primeiro Tony Award. Em 1981, Kline apareceu com diva rocha Linda Ronstadt e cantor Rex Smith em produção Central Park de Shakespeare Festival de Nova York de The Pirates of Penzance, ganhando mais um prêmio Tony de Melhor Ator Principal em um Musical, por sua interpretação arrojado comicamente do Rei dos Piratas. Em 1983, ele desempenhou o papel em uma versão cinematográfica do musical, também com Ronstadt, Smith e Angela Lansbury, que teve um lançamento limitado nos cinemas.
Nos anos seguintes, Kline apareceu muitas vezes em produções New York Shakespeare Festival de Shakespeare, incluindo papéis de protagonista em Richard III, Muito Barulho por Nada, Henry V, duas produções de Hamlet (um dos quais ele também dirigiu) e um Tony-nomeado Falstaff em uma produção que combina as duas partes de Henrique IV.
Apelidado de "o americano Olivier" pelo crítico de teatro New York Times Frank rico por sua atuação palco, Kline finalmente se aventurou no cinema em 1982 em A Escolha de Sofia de Alan J. Pakula. Ele ganhou o cobiçado papel do atormentado e mercurial Nathan oposto Meryl Streep. Streep ganhou um Oscar por sua atuação no filme. Kline foi nomeada para um Globo de Ouro e BAFTA Award para o melhor desempenho de estréia.
Durante a década de 1980 e início de 1990, Kline fez vários filmes com o diretor Lawrence Kasdan, incluindo The Big Chill, Silverado, Grand Canyon, Eu te amo até a morte, e French Kiss. Ele jogou Donald Woods em Cry Freedom contracenando com Denzel Washington, de Richard Attenborough sobre a amizade entre Ativista Stephen Biko e editor Donald Woods. Em 1989, Kline ganhou um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel na comédia britânica Um Peixe Chamado Wanda, no qual ele interpretou um dolorosamente inepto americana bandido ex-CIA oposto advogado britânico gentil de John Cleese e Jamie Lee Curtis 'femme fatale / con mulher. Em 2000, o American Film Institute classificou o filme vigésimo primeiro em 100 anos de AFI ... 100 Laughs.
Kline tinha a reputação de ser tão exigente sobre seus papéis que era realmente prejudicial para sua carreira, e, assim, ganhou-se o apelido de "Kevin Declínio". Outros prêmios incluíram Drama Desk Awards, prêmios Globo de Ouro, um prêmio Gotham, um Hasty Pudding Theatricals Man of the Year Award, e um St. Louis International Film Festival Lifetime Achievement Award. Ele foi introduzido no Teatro Municipal americana of Fame em 2003. Ele também tem uma estrela no St. Louis Walk of Fame.
Filme colaboradores foram amplamente elogiado seu talento. Newsday, disse Kline "provou-se ser um dos atores americanos mais talentosos e versáteis de sua geração."
Ele desempenhou o papel-título de Rei Lear no Public Theater, e tomou o papel principal em uma produção da Broadway de Cyrano de Bergerac ao lado de Jennifer Garner. Essa produção foi forçada a fechar temporariamente depois de apenas 11 performances como resultado da greve dos contra-regras da Broadway, mas posteriormente reaberto. Cyrano foi filmado em 2008 e exibido como parte da série Great Performances de PBS, em janeiro de 2009. Em janeiro de 2008, Kline ganhou um Screen Actors Guild Award por sua interpretação de Jaques no filme de Kenneth Branagh As You Like It, adaptado da peça de Shakespeare . O filme estreou nos cinemas em 2006 na Europa. Ele contornou teatros e foi enviado diretamente para HBO em filme da Kline US The Conspirator estreou durante o Toronto International Film Festival em 2010 e foi descrito como um "velho suspense histórico fashioned". Ele foi bem recebido pela maioria dos críticos. Kline também estrelou a comédia de Darling Companion 2012 ao lado de Diane Keaton.
Em dezembro de 2004 Kline tornou-se o destinatário 2,272nd de uma estrela no Hollywood Walk of Fame, localizado na 7000 Hollywood Boulevard.
Kline e esposa Phoebe Cates na festa Bola da Academia Prémios do Governador, 1989
Durante os anos 1970 Kline estava em um relacionamento com seu colega Juilliard Patti LuPone. Ele se casou com a atriz Phoebe Cates em 1989. O casal vive em Nova York e eles têm dois filhos, incluindo uma filha, Greta, um músico executando atualmente como Frankie Cosmos. Depois de seu filho, Owen, foi diagnosticado com diabetes juvenil, Kline tornou-se ativo com o Juvenile Diabetes Research Foundation. Em novembro de 2004, ele foi presenteado com o JDRF da Humanitário do Ano por Meryl Streep por seus esforços voluntários em nome da organização.
Os Kevin Kline Awards homenageia profissionais do teatro em St. Louis em uma ampla gama de categorias, que incluem melhor ator e atriz, cenografia, coreografia, e peça original. A primeira cerimônia de premiação aconteceu no dia 20 de março de 2006.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário