sábado, 28 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos


Richard Crenna Donald (30 de novembro de 1926 - 17 de janeiro de 2003) foi um ator de cinema, televisão, rádio norte-americano  e diretor de televisão ocasional .
Crenna estrelou em filmes como Os seixos de areia, Wait Until Dark,  Un Flic, calor do corpo,  os primeiros três filmes de Rambo,  Hot Shots! Parte Deux , o remake de Sabrina e The Flamingo Kid. Crenna jogou "Walter Denton" na rede CBS de rádio e série da rede CBS-TV Our Miss Brooks, e "Lucas McCoy" na série de comédia da ABC TV, The Real McCoys, (1957-1963), que se mudaram para a CBS-TV em setembro 1962.....Crenna nasceu em Los Angeles, a única filha de Edith J. (née Pollette), que era gerente de um hotel em Los Angeles, e Domenick Anthony Crenna, um farmacêutico. Seus pais eram ambos de ascendência italiana. Crenna participaram Virgil Junior High School, seguido de Belmont High School, em Los Angeles. Seguindo o ensino médio, Crenna serviu no Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, servindo na infantaria como um operador de rádio - onde viu o dever do combate no teatro europeu na Batalha do Bulge. Crenna também serviu no Pacífico decodificação intercepta japoneses. Após a Segunda Guerra Mundial, Crenna frequentou a Universidade do Sul da Califórnia, onde se formou em Inglês....Richard Crenna começou sua carreira de ator no rádio. Em 1937, ele ganhou seu primeiro papel que de "o garoto que fez tudo errado" em Boy Scout Jamboree, um show em que ele continuou a aparecer ocasionalmente em vários papéis até 1948. No ano seguinte, ele começou a jogar Walter "Bronco "Thompson em A Grande Gildersleeve, e jogou-o até o final da série, em 1957. Ele apareceu como entregador em My Favorite Husband episódio" Liz Cooks Dinner for 12 ", foi Oogie Pringle em um encontro com Judy episódio" A Dieta Competitiva " e vários outros episódios da série e como um adolescente em O episódio George Burns e Gracie Allen Show "Assistindo a filha do vizinho". De 1948 a 1952, ele foi Walter Denton on Our Miss Brooks e permaneceu com o elenco quando eles se mudaram para um programa de televisão. Ele estrelou sobre o episódio I Love Lucy ", os fãs Jovens", com Janet Waldo e na série da NBC 1955-1956 antologia, Frontier, no papel principal do episódio intitulado "Os Dez Dias de John Leslie". Em 1956, na série de televisão Father Knows Best, Crenna apareceu no episódio "A Promissor Homem Jovem" como um protegido, chamado Woody.
Quando a série de TV Our Miss Brooks, estrelado por Eva Arden, sofreu uma mudança no formato, seu personagem Walter Denton foi escrito fora desta série. Então, Crenna se juntou ao elenco da série de comédia, The McCoys real como Lucas McCoy. Kathleen Nolan foi escalado como sua jovem esposa, Kate McCoy nesta série. Mais tarde, Crenna se tornou um dos quatro diretores da série durante seus seis anos de execução (1957-1963). Ele também dirigiu muitos dos episódios da Andy Griffith Show.
Crenna retratou o senador estadual James Slattery da Califórnia na série de TV Povo de Slattery (1965-1966), e por sua atuação na série, ele foi duas vezes nomeado para Emmy Awards com nomes ligeiramente diferentes: para "Outstanding individuais Realizações em entretenimento", em 1965, e para "Melhor Performance Continuação por um ator em um papel principal em uma série dramática", em 1965. Crenna também foi nomeado para um Globo de Ouro por "Melhor Star TV - Male", em 1965, para esse mesmo papel. Durante os anos 1970 Crenna continuou sua atuação em tais dramas ocidentais, como Catlow, Breakheart Pass, e The Man Called meio-dia. Ele fez um desempenho notável no de Jean-Pierre Melville último filme Un Flic em 1972.
Crenna ganhou um prêmio Emmy,  e uma nomeação para um Globo de Ouro de Melhor Performance de um Ator em Minissérie ou Filme Feito para TV,  Por sua performance como o personagem principal no filme The Rape of Richard Beck.
Crenna retratou o caráter de Nova York tenente da Polícia de Detectives Frank Janek em uma série de sete popular feito para os filmes de televisão começando em 1988 e terminando em 1994.
Crenna é talvez mais conhecido hoje por seu papel como John Rambo ex-comandante coronel Sam Trautman nos três primeiros filmes Rambo, um papel para o qual ele foi contratado depois que o ator Kirk Douglas deixou a produção apenas um dia para as filmagens do primeiro filme da série. Crenna-se também falsificado este personagem no filme Hot Shots! Parte Deux, em 1993.
Crenna foi premiado com uma estrela no Hollywood Walk of Fame localizado na 6714 Hollywood Boulevard. Performances de Crenna foram também teria a inspiração para o personagem "Coronel Roy Campbell" na série Metal Gear de jogos.
Crenna sofria de câncer pancreático durante seus últimos anos, mas ele supostamente morreu de insuficiência cardíaca em 2003. Seus restos mortais foram cremados.  No momento da sua morte, Crenna foi retratar o personagem recorrente de Jared Duff em Judging Amy. A morte de Crenna exigiu a morte de Jared Duff também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário