Marcello Mastroianni Vincenzo Domenico, Cavaleiro da Grande Cruz (Italiano Pronúncia: [martʃɛllo Mastrojanni], sendo que 28 September 1924-19 Dezembro de 1996) foi um ator de cinema italiano. Seus filmes de destaque incluem: La Dolce Vita; 8½; La Notte; Divórcio, estilo italiano; Ontem, Hoje e Amanhã; Marriage Italian-Style; Um Dia Especial; A Cidade das Mulheres; Henry IV; Olhos Escuros; e Stanno bene tutti. Suas honras incluído British Film Academy Awards, prêmios de Melhor Ator no Festival de Cannes e dois Globos de Ouro....Mastroianni nasceu em Fontana Liri, uma pequena aldeia nos Apeninos, na província de Frosinone, Lazio, e cresceu em Turim e Roma. Ele era o filho de Ida e Ottone Mastroianni, que dirigia uma loja de carpintaria, eo sobrinho do escultor italiano Umberto Mastroianni (1910-1998). Durante a Segunda Guerra Mundial, após a divisão em Eixo e dos Aliados na Itália, ele foi internado num campo de prisioneiros alemão frouxamente guardado, a partir do qual ele fugiu para se esconder em Veneza.
Seu irmão Ruggero Mastroianni (1929-1996) foi um editor de filme altamente considerado que não só editou uma série de filmes de seu irmão, mas apareceu ao lado de Marcello em Scipione detto anche l'Africano, uma paródia do filme peplum / espada e sandália uma vez popular gênero lançado em 1971....Mastroianni fez sua estréia na tela como um extra creditado em Marionette (1939), quando ele tinha quatorze anos, e seu primeiro grande papel foi em Atto d'accusa (1951). Dentro de uma década, ele se tornou uma grande celebridade internacional, estrelando grande coisa sobre Madonna Street (1958); e no de Federico Fellini La Dolce Vita oposto Anita Ekberg, em 1960, onde jogou um colunista de um jornal desiludido e auto-aversão que passa seus dias e noites explorar a alta sociedade de Roma. Mastroianni seguido La Dolce Vita com outra função de assinatura, o de um diretor de cinema que, em meio a auto-dúvida e casos amorosos conturbados, se encontra em um bloqueio criativo ao fazer um filme de Fellini 8 ½ (1963).
Seus outros filmes de destaque incluem La Notte (1961), com Jeanne Moreau; Divórcio de Pietro Germi, Italian Style (1961); Ontem, Hoje e Amanhã (1963), Casamento Italian-Style (1964), Um Dia Especial (1977) e de Robert Altman Ready to Wear (1994), todos os co-estrelado por Sophia Loren; De Mario Monicelli Casanova 70 (1965); Ficar como está (1978), com Nastassja Kinski; Cidade de Fellini de Mulheres (1980) e Ginger e Fred (1986); Marco Bellocchio de Henry IV (1984); Dark Eyes Nikita Mikhalkov de (1987); Estamos Todos Bem de Giuseppe Tornatore (1990); Pessoas utilizado (1992) com Shirley MacLaine; e cem e Uma Noites de Agnès Varda (1995).
Ele foi nomeado para o Oscar de Melhor Ator por três vezes: para o divórcio Italian Style, um dia especial e olhos escuros. Mastroianni, Dean Stockwell e Jack Lemmon são os únicos atores ter sido duas vezes o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes. Mastroianni ganhou em 1970 para Dramma della gelosia - tutti i particolari em cronaca e em 1987 para os olhos escuros.
Mastroianni estrelou ao lado de sua filha, Chiara Mastroianni, em Três Vidas de Raúl Ruiz e Uma Só Morte em 1996. Para este desempenho, ele ganhou o Prêmio Onda de Prata no Ft. Lauderdale International Film Festival. Seu último filme, Viagem ao Princípio do Mundo (1997), foi lançado postumamente.
Mastroianni casou com a atriz Flora Carabella (1926-1999) em 1950. Eles tiveram um filho juntos, Barbara (nascido em 1952), e eventualmente separados por causa de seus casos com outras mulheres. primeiro relacionamento sério do Mastroianni após a separação foi com Faye Dunaway, sua co-estrela em A Place for Lovers (1968). Dunaway queria casar e ter filhos, mas Mastroianni, um católico, se recusou a se divorciar de Carabella. Em 1971, após três anos de espera por Mastroianni a mudar de idéia, Dunaway deixou.
Mastroianni teve uma filha, Chiara Mastroianni, com a atriz Catherine Deneuve, sua parceira por quatro anos na década de 1970. Durante esse tempo, o casal fez quatro filmes juntos: ele só acontece aos outros (1971), La cagna (1972), Um Homem Ligeiramente Grávida (1973) e não toque na Mulher Branca! (1974).
De acordo com a revista People, outros amantes do Mastroianni incluído atrizes Lauren Hutton, Ursula Andress, Anouk Aimee e Claudia Cardinale. Por volta de 1976, ele se envolveu com Anna Maria Tato, um autor e cineasta, apesar de não formar uma relação de exclusividade até o início de 1980. Eles permaneceram juntos até sua morte.
Mastroianni morreu de câncer pancreático em 19 de Dezembro de 1996, a idade de 72. Ambas as filhas, assim como Deneuve e Tato, estavam ao seu lado. A Fonte de Trevi, em Roma, associado com o seu papel na Fellini La Dolce Vita, foi simbolicamente desligado e envolto em preto como um tributo.
Ao 1997 Venice Film Festival, Chiara, Carabella e Deneuve tentaram bloquear a exibição do documentário de quatro horas de Tato, Marcello Mastroianni:. Eu recordo O festival se recusou eo filme foi mostrado [6] As três mulheres tentaram reportedly. para fazer a mesma coisa em Cannes. Tato disse Mastroianni quisesse ela todos os direitos sobre a sua imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário