sábado, 28 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos




Johnny Weissmuller (nascido Peter Johann Weissmuller;  02 de junho de 1904 - 20 de janeiro de 1984) era um nadador concorrência americana e ator mais conhecido por interpretar Tarzan em filmes dos anos 1930 e 1940 e por ter um dos melhores recordes de natação competitivos do século 20. Weissmuller foi um dos nadadores mais rápidos do mundo na década de 1920, ganhando cinco medalhas de ouro olímpicas para a natação e uma medalha de bronze para o pólo aquático. Ele ganhou cinquenta e dois Campeonatos Nacionais dos EUA, em mais de cinquenta recordes mundiais, tanto no estilo livre e costas,  e foi supostamente invicto na competição oficial para a totalidade de sua carreira competitiva. Depois de se aposentar das competições, ele se tornou o sexto ator para retratar homem-macaco de Edgar Rice Burroughs, Tarzan, um papel que desempenhou em doze filmes. Dezenas de outros atores também têm desempenhado Tarzan, Weissmuller, mas é de longe o mais conhecido. Distintivo grito de Tarzan de seu personagem ainda é muito utilizado em filmes....Weissmuller era um alemão étnica, um dos dois meninos nascidos de Peter Weissmuller e sua esposa Elisabeth Kersch, que eram ambos Banat Suevos, uma população de etnia alemã no Sudeste da Europa. Seu local de nascimento era geralmente aceite no subúrbio Freidorf (Szabadfalu) da atual cidade de Timisoara, Romênia (em alemão: Temeschburg, húngaro: Temesvár) A aldeia fica na Roménia. No entanto, a lista do navio desde a chegada de sua família em Ellis Island lista sua terra natal como Párdány, Reino da Hungria, no que é hoje uma vila na Sérvia, não muito longe da fronteira romena.
De acordo com seu filho Johnny Jr., Johnny (sênior) foi chamado Peter por seus pais; mas, uma vez que ele começou a ser bem sucedido como um nadador, ele usou formalmente o nome de seu irmão, Johnny, porque seu irmão John era, por nascimento, um cidadão dos EUA (e tinha registros oficiais que verificaram este fato), e Peter não era (isto foi feito para que não-cidadão Peter poderia representar os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos).
Os registros de St Rochus Igreja em Freidorf mostram que Johann, filho de Peter Weissmuller e Elizabeth Kersch, foi batizado lá em 6 de maio de 1904. O manifesto de passageiros do SS Rotterdam, que chegou a Nova York em 26 de janeiro de 1905, Peter lista Weissmuller, um trabalhador de 29 anos de idade, seu 24-year-old esposa Elisabeth, e sete meses de idade, Johann. A família está listada como alemães, última residência (Timişoara). Eles destinam-se a participar do seu irmão-de-lei Johann Ott de Windber, Pennsylvania. Em 5 de Novembro de 1905, Johann Peter Weissmuller foi batizado em St John Cantius Igreja Católica em Windber.  No censo de 1910, Peter e Elizabeth Weisenmüller, bem como John e Eva Ott viviam em 1521 Cleveland Ave em 22 de Ward Chicago, com filhos John, seis anos de idade, nascido em Temesvár e Peter Jr., cinco anos de idade, erroneamente informado como nascido em Illinois. Peter Weissmuller e John Ott eram ambos os fabricantes de cerveja, Ott emigrar em 1902, Weissmuller em 1904. O grupo étnico conhecido como Banat Swabians tinha vivido durante vários séculos naquela região e desenvolvido um dialeto distinto e traços culturais.
Quando Weissmuller era uma criança pequena, a família emigrou para os Estados Unidos a bordo do SS Rotterdam como passageiros da terceira classe. Eles deixaram Roterdão em 14 de Janeiro de 1905, e chegou a Ellis Island, em Nova York Harbor 12 dias mais tarde, como Peter, Elisabeth e Johann Weissmuller. A lista de passageiros registra-los como alemães étnicos e cidadãos da Áustria-Hungria. Após uma breve estadia em Chicago visitar parentes, eles se mudaram para a cidade de mineração de carvão de Windber, Pennsylvania. (Para a maioria da carreira de Weissmuller, biografias show business incorretamente listou como tendo nascido na Pensilvânia. Algumas fontes [quem?] Estado que Weissmuller mentiu sobre sua terra natal para garantir seu lugar na equipe de natação olímpica dos EUA.) Peter Weissmuller trabalhou como mineiro, e seu filho mais novo, Peter Weissmuller, Jr., nasceu em Windber em 3 de Setembro de 1905. Peter Jr. está listado em um censo como tendo nascido em Illinois.
Aos nove anos, Weissmuller contraiu poliomielite. Por sugestão de seu médico, ele tomou-se nadando para ajudar a combater a doença. Depois que a família mudou-se de oeste da Pensilvânia para Chicago, Weissmuller continuou natação e, eventualmente, ganhou um lugar na equipe de natação YMCA.  De acordo com registros projecto de matrícula militar para a Primeira Guerra Mundial, Peter e Elizabeth foram aparentemente ainda estão juntos tão tarde como 1917. Em sua papelada, Peter foi listado como um fabricante de cerveja, trabalhando para o Elston e Fullerton Brewery. Ele e sua família estavam vivendo em 226 West North Avenue, em Chicago. Em seu livro, Tarzan, Meu Pai, Johnny Weissmuller Jr. afirmou que, embora rumores de Peter Weissmuller vivendo a "uma idade madura, se casar novamente ao longo do caminho e gerando uma grande ninhada de pequenos Weissmüllers" foram relatadas, ninguém na família era consciente de seu destino final.  Peter assinou o seu consentimento para a 19-year old pedido de passaporte John "Weissmuller" 's em 1924, precedendo a competição olímpica de Johnny na França. No censo federal de 1930, Elizabeth Weissmuller, 49 anos, alistou com ela, filhos John P. e J. Peter, ea esposa de Peter Dorothy. Elizabeth é listado como uma viúva....Como um adolescente, Weissmuller participaram pista Technical College Prep da High School antes de desistir de trabalhar vários empregos, incluindo um período como um salva-vidas em uma praia do Lago Michigan. Enquanto trabalhava como operador de elevador e de paquete no Illinois Athletic Club, Weissmuller chamou a atenção do treinador de natação William Bachrach. Bachrach treinado Weissmuller e em agosto de 1921, Weissmuller ganhou os campeonatos nacionais nas distâncias de 50 jardas e 220 jardas. Embora ele fosse nascida no estrangeiro, Weissmuller deu sua terra natal como Tanneryville, Pensilvânia, e sua data de nascimento como a de seu irmão mais novo, Peter Weissmuller. Este foi para garantir a sua elegibilidade para competir como parte da equipe olímpica dos Estados Unidos, e foi uma questão crítica em ser emitido um passaporte Estados Unidos  (Este comentário parece ser contrariada por dados sobre a sua aplicação real passaporte;. Em seu 1924 pedido de passaporte, ele listou sua data de nascimento como 02 de junho de 1904, e seu lugar de nascimento como Windbar, Pennsylvania. Seu pai, Peter, assinou declaração nesse sentido, dando a sua permissão 19-year-old filho para viajar para o exterior para participar das Olimpíadas de Paris e de outras competições na Inglaterra e Bélgica. Seu passaporte foi emitido em maio de 1924.)
Em 9 de Julho de 1922, Weissmuller quebrou o recorde mundial de Duke Kahanamoku no freestyle de 100 metros, nadar-lo em 58,6 segundo. Ele ganhou o título para que distância dos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, batendo Kahanamoku para o ouro. Ele também ganhou o nado livre de 400 metros e foi membro da equipe vencedora EUA no revezamento 4 × 200 metros. Como um membro da equipe de pólo aquático dos EUA, ele também ganhou uma medalha de bronze. Quatro anos mais tarde, nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928 em Amsterdã, ele ganhou mais duas medalhas de ouro.  Foi durante este período que Weissmuller tornou-se um entusiasta de visualizações estilo de vida holístico de John Harvey Kellogg sobre nutrição, enemas e exercício. Ele veio para Battle Creek Kellogg, Michigan sanatório para se dedicar a sua nova piscina de 120 pés, e viria a quebrar um dos seus próprios recordes de natação anteriores depois de adotar a dieta vegetariana prescrita pela Kellogg.
Em 1927, Weissmuller estabeleceu um novo recorde mundial de 51,0 segundo no freestyle de 100 jardas, que ficou por 17 anos. Ele melhorou para 48,5 s na Feira Aquacade de Billy Rose Mundial, em 1940, 36 anos, mas este resultado foi trazida como ele estava competindo como profissional. Ao todo, Weissmuller ganhou cinco medalhas de ouro olímpicas e uma medalha de bronze, cinqüenta e dois campeonatos nacionais Estados Unidos,  e definir sessenta e sete recordes mundiais. Ele foi o primeiro homem a nadar o estilo livre de 100 metros sob um minuto eo estilo livre 440 jardas com menos de cinco minutos. Ele nunca perdeu uma corrida e se aposentou com um recorde amador invicto.  Em 1950, ele foi selecionado pela Associated Press como o maior nadador da primeira metade do século 20.
Weissmuller, mais tarde, ao mudar-se para a secção próspero Bel Air de Los Angeles, Califórnia, (especificamente para uma área hoje conhecida como East Gate Bel Air), famosa comissão arquiteto Paul Williams para projetar uma casa grande com um 300-pé piscina serpentina natação que se curvaram ao redor da casa (e que ainda existe até hoje).
Em 1929, Weissmuller assinou um contrato com BVD ser um modelo e representativo. Ele viajou por todo o país fazendo shows de natação, distribuindo panfletos que promovem esse tipo de roupa de banho, dando autógrafos e indo no rádio. Nesse mesmo ano, ele fez sua primeira aparição cinematográfica como um Adonis, vestindo apenas uma folha de figo, em um filme intitulado Glorificar a American Girl. Ele apareceu como ele mesmo no primeiro de vários curtas de filmes de cristal Campeões caracterizam Weissmuller e outros campeões olímpicos em Silver Springs, Flórida.
Ele co-estrelou com Esther Williams em Aquacade de Billy Rose durante a Feira Mundial de Nova York 1939-41, persegui-la ao longo de um período de dois anos.
Sua carreira começou quando ele assinou um contrato de sete anos com a Metro-Goldwyn-Mayer e desempenhou o papel de Tarzan em Tarzan, o Homem Macaco (1932). O filme foi um enorme sucesso e Weissmuller se tornou uma sensação internacional durante a noite. O autor de Tarzan, Edgar Rice Burroughs, ficou satisfeito com Weissmuller, embora ele tão odiado representação do estúdio de um Tarzan que mal falava Inglês que ele criou sua própria série Tarzan concorrente filmado em selvas da América Central e estrelado por Herman Brix como um adequadamente versão articulado do personagem.
Johnny Weissmuller com Maureen O'Sullivan (Jane) em Secret Treasure de Tarzan
Weissmuller atuou em seis filmes de Tarzan para MGM com a atriz Maureen O'Sullivan como Jane e Cheeta o chimpanzé. Os três últimos também incluiu Johnny Sheffield como Boy. Então, em 1942, Weissmuller foi para a RKO e estrelou em mais seis filmes de Tarzan com valores de produção significativamente reduzidos. Ao contrário MGM, RKO permitido Weissmuller para desempenhar outros papéis, embora um contrato de três fotos com Pine-Thomas Productions levou a apenas um filme, pântano de fogo, sendo feito, co-estrelado por Buster Crabbe. Sheffield apareceu como menino nos cinco primeiros recursos para a RKO. Outro co-estrela era Brenda Joyce, que jogou Jane em quatro últimos filmes de Tarzan do Weissmuller. Em um total de doze filmes de Tarzan, Weissmuller ganhou cerca de 2000 mil dólares e se estabeleceu como o que muitos historiadores consideram o filme Tarzan definitiva. Apesar de não ser o primeiro Tarzan em filmes (que honra foi para Elmo Lincoln), ele foi o primeiro a ser associado com o ululante já tradicional, yodeling grito de Tarzan. (Durante uma aparição no programa de televisão The Mike Douglas Show na década de 1970, Weissmuller explicou como o famoso grito foi criado. Gravações de três vocalistas se uniam para obter o efeito de um soprano, um contralto, e um chamador porco.)
Quando Weissmuller finalmente deixou esse papel, ele imediatamente trocou seu traje tanga por um chapéu desabado e safari terno para o papel de Jungle Jim (1948) para a Columbia. Ele fez treze filmes Jungle Jim entre 1948 e 1954. De acordo com o ator Michael Fox, Weissmuller iria atirar dois filmes Jungle Jim volta para trás com nove dias filmando para cada com um intervalo de dois dias entre, então ele iria voltar para sua casa no México .  Dentro do próximo ano, devido aos direitos do nome "Jungle Jim" a ser tomadas pela Screen Gems, ele apareceu em mais três filmes da selva, interpretando a si mesmo. Em 1955, começou a produção da série de televisão aventura Jungle Jim para a Screen Gems, uma subsidiária filme de Columbia. Seus colegas de elenco foram Martin Huston Fredericks e Dean. O show produzido apenas vinte e seis episódios, que foram posteriormente reproduzidas repetidamente em rede e televisão sindicado. Além de uma aparência de tela pela primeira vez como Adonis e do papel de Johnny Duval no filme de 1946 pântano de fogo, Weissmuller jogou apenas três papéis em filmes durante o auge da sua carreira em Hollywood: Tarzan, Jungle Jim, e ele próprio.
De acordo com David Wallechinsky Livro Completo dos Jogos Olímpicos, ao jogar em um torneio de golfe de celebridades em Cuba em 1958, carrinho de golfe de Weissmuller foi subitamente capturado por soldados rebeldes. Weissmuller avaliou a situação, saiu do carro e deu a sua marca grito de Tarzan. Os rebeldes chocados logo começou a saltar para cima e para baixo, chamando de "Tarzan! Welcome to Cuba!" Johnny e seus companheiros não foram só não é seqüestrado, mas foi dada uma escolta rebelde do campo de golfe.  No entanto, Weissmuller não fez a si mesmo gritar para os filmes de modo a anedota é duvidosa.
Ele era um golfista amador realizado e jogado em dois torneios oficiais PGA Tour, em 1937 ocidental Abrir em Canterbury Golf Club fora Cleveland (87-85 = 172, perdeu o corte) e de 1948 Hawaiian Open (79-75-79-76 = 309) para terminar em 37º lugar.
No final dos anos 1950, Weissmuller voltou para Chicago e começou uma empresa piscina. Ele emprestou seu nome a outras oportunidades de negócios, mas não teve um grande sucesso. Ele se aposentou em 1965 e mudou-se para Fort Lauderdale, Florida, onde foi fundador Presidente do International Swimming Hall of Fame (ISHOF). Ele foi introduzido no ISHOF do mesmo ano.
Em setembro de 1966, Weissmuller juntou antigos Tarzans tela James Pierce e Jock Mahoney a aparecer com Ron Ely como parte da publicidade para a próxima estréia da série de TV Tarzan. Os produtores também se aproximou Weissmuller a estrela convidada como o pai de Tarzan, mas não deu em nada. No final dos anos 60, início dos anos 70, Weissmuller foi envolvido com uma atração turística condenado chamado Tropical / Florida maravilhas, aka Jungleland de Tarzan, em US 1 em Titusville, Florida. Foi um último esforço para transformar Florida Wonderland em algo muito maior. Ele fracassou quando Weissmuller e proprietários não vemos olho a olho, ele foi fechado para o bem de 1973.
Seu rosto apareceu na colagem na capa icônica de The Beatles 'Sgt 1967 álbum gravado. Lonely Hearts Club Band de pimenta.
Com base em seu interesse em estilos de vida naturais, Weissmuller abriu uma pequena cadeia de lojas de alimentos naturais chamado Natural Foods americano Johnny Weissmuller na Califórnia, em 1969.
Em 1970, ele participou dos Jogos da Commonwealth britânicos em Edimburgo, onde foi apresentada à rainha Elizabeth II. Nesse mesmo ano, ele fez uma aparição com o ex-co-estrela Maureen O'Sullivan em O Phynx (1970).
Weissmuller morava na Flórida até o final de 1973, em seguida, mudou-se para Las Vegas, Nevada, onde trabalhou como recepcionista no Caesars Palace, juntamente com boxeador Joe Louis por um tempo. Em 1976, ele apareceu pela última vez em um filme, jogar um tripulante filme que é acionado por um magnata do cinema, interpretado por Art Carney, em Won Ton Ton, o cão que Saved Hollywood, e ele também fez sua última aparição pública nesse ano, quando ele foi introduzido no Body Building Guild Hall of Fame.....Weissmuller teve cinco esposas: o cantor da banda e do clube Bobbe Arnst (casado 1931 - divorciada 1933); atriz Lupe Vélez (casado 1933 - divorciada 1939); Beryl Scott (casado 1939 - divorciada 1948); Allene Portões (casado 1948 - divorciada 1962); e Maria Baumann (casado 1963 - sua morte, 1984).
Com sua terceira esposa, Beryl, ele teve três filhos, Johnny Weissmuller, Jr. (23 de setembro de 1940 - 27 de julho de 2006) (. B 01 de junho de 1942), Wendy Anne Weissmuller, e Heidi Elizabeth Weissmuller (31 de julho de 1944 - 19 de novembro de 1962).
Em 1974, Weissmuller quebrou tanto o quadril e na perna, marcando o início de anos de declínio da saúde. Quando hospitalizada, ele aprendeu que, apesar de sua força e regime diário de natação ao longo da vida e exercício, ele tinha um problema cardíaco grave. Em 1977, Weissmuller sofreu uma série de derrames. Em 1979, ele entrou para o Motion Picture & Television Country House and Hospital, em Woodland Hills, Califórnia por várias semanas antes de se mudar com sua última esposa, Maria, para Acapulco, no México, a localização de seu último filme Tarzan.
Em 20 de Janeiro de 1984 Weissmuller morreu de edema pulmonar com a idade de 79.  Ele foi enterrado nos arredores de Acapulco, Valle de La Luz no vale do Cemitério Light. Como seu caixão baixou à terra, uma gravação do grito de Tarzan ele inventou foi jogado três vezes, a seu pedido.
Seu ex-co-estrela e filme filho, Johnny Sheffield, escreveu sobre ele: "Eu só posso dizer que trabalhar com Big John foi um dos destaques da minha vida. Ele era uma estrela (com um capital" S ") e ele deu- uma luz especial e alguns dos que a luz entrou em mim. Conhecer e estar com Johnny Weissmuller durante meus anos de formação teve uma influência duradoura sobre a minha vida. "
Por sua contribuição à indústria cinematográfica, Johnny Weissmuller tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 6541 Hollywood Boulevard, em Hollywood, de frente para a estrela de Maureen O'Sullivan.
Em 1973, Weissmuller foi agraciado com o Prêmio George Eastman,  dado por George Eastman House para distinta contribuição à arte do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário