sábado, 28 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos


 Robert Francis Vaughn (nascido em 22 de novembro de 1932) é um ator americano conhecido por seu trabalho de palco, cinema e televisão. Seus papéis mais conhecidos incluem TV espião suave Napoleon Solo na década de 1960 série The Man from UNCLE; detetive ricos Harry Regra da série 1970 Os Protetores; e formidável Geral caça na estação Stockwell quinto da série dos anos 1980 The A-Team. No filme, ele interpretou um dos personagens-título em The Magnificent Seven, Major Paul Krueger em A ponte em Remagen, a voz de Proteus IV, o vilão computador de Demon Seed, Walter Chalmers em Bullitt, Ross Webster em Superman III, e da guerra veterano Chester A. Gwynn em The Young Philadelphians que lhe rendeu uma indicação ao Oscar 1960 por Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Como grifter e um cartão de tubarão Albert Stroller, Vaughn apareceu em todos, exceto um dos 48 episódios da série dramática de televisão britânico Hustle (2004-2012). De janeiro a fevereiro de 2012, ele apareceu no longa novela britânica Coronation Street como Milton Fanshaw, um interesse amoroso para Sylvia Goodwin, interpretada pela atriz Inglês veterano Stephanie Cole....Vaughn nasceu em Nova York, aos pais intérprete:.. Marcella Frances (née Gaudel), uma atriz de teatro, e Gerald Walter Vaughn, um ator de rádio Sua ascendência irlandesa inclui, francês e alemão  Depois de sua pais divorciados, Vaughn vivia em Minneapolis com seus avós enquanto sua mãe viajou.  Ele participou North High School e depois se matriculou na Universidade de Minnesota como um grande jornalismo. Ele se demitiu depois de um ano e se mudou para Los Angeles com sua mãe.  Ele se matriculou em Los Angeles City College, em seguida, transferido para Los Angeles Estado Faculdade de Artes e Ciências Aplicadas, onde obteve o grau de mestre em teatro.  Continuando sua educação superior, mesmo através de sua carreira de ator de sucesso, Vaughn ganhou um Ph.D. em comunicações da University of Southern Califórnia, em 1970. Em 1972, ele publicou sua tese de que o livro únicas vítimas: Um Estudo de Show Business Blacklisting.


Vaughn fez sua estréia na televisão no 21 de novembro de 1955 "Black Friday" episódio da série de TV americana Medic, o primeiro de mais de duas centenas de papéis episódicos em meados de 2000.
Vaughn apareceu como Stan cinzento com Virginia Christine como sua irmã mais velha, Hester, no episódio termina surpresa "The Twisted Road" da série sindicado ocidental, Frontier Doctor, estrelado por Rex Allen no papel-título como Dr. Bill Baxter.
Sua primeira aparição no cinema foi como um extra creditado em Os Dez Mandamentos (1956), jogando um idólatra do bezerro de ouro também visível em uma cena em uma carruagem atrás da de Yul Brynner. Papel no cinema primeiro creditada de Vaughn veio no ano seguinte em Crossroads do Inferno Ocidental (1957), em que jogou a vida real Bob Ford, o assassino do bandido Jesse James. Depois de ser visto por Burt Lancaster em jogo End de Calder Willingham como um Homem, Vaughn foi assinado um contrato com a empresa filme de Lancaster e foi ter desempenhado o papel Steve Dallas em Sweet Smell of Success, mas foi convocado para o Exército dos Estados Unidos antes que ele pudesse iniciar o filme. Vaughn serviu no Exército dos Estados Unidos e tornou-se um sargento.

Primeira aparição notável de Vaughn estava na Philadelphians Jovens (1959) para o qual foi nomeado para um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e um Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante - Filme. Em seguida, ele apareceu como homem armado Lee em The Magnificent Seven (1960), um papel que ele essencialmente repetiu 20 anos depois em Batalha Além das Estrelas (1980), ambos os filmes serem adaptações de 1954 épico samurai japonês do cineasta Akira Kurosawa, Os Sete Samurais. Vaughn é o último membro sobrevivente das sete atores que retratavam The Magnificent Seven. Ele desempenhou um papel diferente, Juiz Oren Travis, no 1998-2000 sindicado série de TV The Magnificent Seven e é o único membro sobrevivente do elenco título do filme original 1960 (embora Rosenda Monteros, que jogou Petra, e Rico Alaniz, elenco como Sotero, ainda estão vivos).
Na temporada 1963-1964, Vaughn apareceu em The Lieutenant como Capitão Raymond Rambridge ao lado de Gary Lockwood, o segundo-tenente da Marinha em Camp Pendleton. Sua insatisfação com o aspecto um tanto diminuída do personagem levou-o a solicitar um papel mais amplo. Durante a conferência, o seu nome surgiu em uma ligação telefônica e ele acabou sendo oferecida uma série de seus próprios - como Napoleon Solo, personagem-título de uma série originalmente para ser chamado Solo, mas que se tornou The Man from UNCLE depois que o piloto foi refeita com Leo G. Carroll no papel de chefe de Solo. Esta foi a parte que faria Vaughn um nome muito conhecido, mesmo por trás da Cortina de Ferro.  No início, Vaughn tinha co-estrelou na série da ABC de Lockwood Siga o Sun. Também em 1963, ele apareceu em um episódio de The Dick Van Dyke Show como Jim Querido, um homem de negócios bem sucedido e uma antiga paixão de Laura Petrie em "É uma vergonha Casou-me".
Vaughn como Napoleon Solo com David McCallum como Illya Kuryakin
De 1964 a 1968, o Vaughn jogado Solo com co-star escocês David McCallum jogar seu companheiro agente Illya Kuryakin. Esta produção gerou um show spinoff, grandes quantidades de merchandising, filmes teatrais ultramarinos dos episódios re-editado, e uma sequela The Return of the Man from UNCLE - O Caso de quinze anos de Later. No ano a série terminou, Vaughn conseguiu um grande papel a jogar Chalmers, um político ambicioso Califórnia no filme Bullitt, estrelado por Steve McQueen; ele foi nomeado para um BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante por este papel.
Em 1966, Vaughn apareceu como um homem solteiro na noite de estréia de The Dating Game. Ele foi escolhido a data, que foi uma viagem a Londres para.
Vaughn continuou a agir, na televisão e em filmes B na maior parte. Ele estrelou em duas temporadas da série de detetive britânico The Protetores no início de 1970. Ele ganhou um Emmy por sua interpretação de Frank Flaherty no "Washington: Behind Closed Doors" (ABC, 1977) e durante os anos 80 atuou com o amigo George Peppard no final da temporada de The A-Team. De acordo com Dirk Benedict, Vaughn foi realmente adicionado ao elenco de esse show por causa de sua amizade com Peppard como esperava-se que Vaughn ajudaria a aliviar as tensões entre Mr. T e Peppard. Em 1983, ele estrelou como vilão multimilionário Ross Webster em Superman III. Em 1983-1984, ele apareceu como o industrial Harlan Adams na série CBS curta duração Emerald Point NAS, substituindo Patrick O'Neal. Em 1989, Vaughn estrelou como um general do exército no zombie filme de baixo orçamento, cult "Chud II".
Em meados de 1990, ele fez várias aparições no Late Night With Conan O'Brien como um membro da platéia que repreende o anfitrião e seus convidados começando com: "Você me adoecer as pessoas ..."Em 2004, após uma série de papéis do convidado em séries como Law & Order, em que ele teve um papel recorrente durante a temporada de oito, Vaughn experimentou um ressurgimento. Ele começou a co-estrelar a série de drama britânico Hustle TV, feita para a BBC One. A série também foi transmitido nos Estados Unidos na rede de cabo AMC. Na série, Vaughn joga mais velho estadista con artista americano Albert Stroller, uma figura paterna para um grupo de malandros mais jovens. Em setembro de 2006, ele co-estrelou em Law & Order: Special Victims Unit.
Desde meados da década de 1990, Vaughn foi um porta-voz em um conjunto de anúncios genéricos para diversos escritórios de advocacia de ferimento pessoal em torno dos EUA e do Canadá, como a de Connecticut e Massachusetts escritório de advocacia Mark E. Salomone & Morelli, da Geórgia Eichholz Law Firm e os escritórios de advocacia baseados em Maine de Joe Bornstein. O comercial de televisão apresenta Vaughn instando queixosos feridos para "dizer as companhias de seguros que você significa o negócio."
Vaughn também apareceu como ele mesmo narrar e ser um personagem em um jogo de rádio transmitido pela BBC Radio 4, em 2007, cerca de fazer o filme A ponte em Remagen, em Praga, Tchecoslováquia, durante a invasão russa de 1968.
Frequentes referências são feitas para a sua reprodução Napoleon Solo e grandes habilidades de espionagem do personagem.
Em novembro de 2011, foi anunciado que Vaughn iria aparecer por três semanas na novela britânica Coronation Street.  Sua participação como Milton no programa de longa duração durou de janeiro a fevereiro de 2012.
25 de fevereiro de 2015 Vaughn apareceu em Law and Order SVU temporada 16 episódio 16 "Solstício de Dezembro" como um escritor celebridade, Walter Biggs, que é colocado no meio de uma briga entre sua sexta esposa, Charmaine (Marcia Cross), e suas filhas . A contenda explode quando a esposa é acusado de abusar de seu marido.
Vaughn é um membro de longa data do Partido Democrata. Sua família também foi Democrática e estava envolvido na política, em Minneapolis.  e no início de sua carreira, ele foi descrito como um "democrata liberal".  Ele foi o presidente do departamento de altofalantes Comitê Central do Estado Democrático Califórnia e ativamente fez campanha para os candidatos na década de 1960.
Vaughn foi o primeiro ator popular americana a tomar uma posição pública contra a guerra do Vietnã e foi ativo no grupo de paz da época da Guerra do Vietnã, uma outra mãe para a Paz,  e, com Dick Van Dyke e Carl Reiner, foi um dos fundadores da dissidentes democratas.  No início da eleição presidencial de 1968, apoiaram a candidatura de Eugene McCarthy, mencionado pela Vice-Presidência. A escolha foi profético, como McCarthy não foi selecionado para a segunda posição, mas fez procurar a Presidência, em 1968.  Vaughn também foi relatado para ter ambições políticas de sua própria, mas em uma entrevista de 1973, ele negou ter tido quaisquer aspirações políticas.
Apesar de ser um democrata registrado, Vaughn não apoiam o presidente Barack Obama, e descreveu-o como "não à altura da tarefa" em março de 2009.
Em seu livro de memórias, A Vida Fortunate, Vaughn se lembra de ver seu bom amigo Jack Nicholson tropeçar seu caminho através de uma cena de Bus Stop em uma aula de atuação meados dos anos 1950 sem a "confiança" para executá-lo. "Nicholson declarou: 'Vaughnie, eu estou indo para me dar mais dois anos neste negócio. Então eu vou procurar outra maneira de ganhar a vida.' "Cair dentro lá, Jack," Vaughn disse a ele. "Você é muito jovem para sair. '"
Vaughn casou com a atriz Linda Staab em 1974. Eles apareceram juntos em um episódio de 1973 os protetores, chamados "Pode ser praticamente em qualquer lugar na ilha", no qual desempenhou um Staab americana ditzy cujo cão foi roubado; eventualmente, o personagem de Vaughn, Harry Rule, encontrou o cão. Eles adotaram duas crianças, Cassidy (nascido em 1976) e Caitlin (nascido em 1981). Eles residem em Ridgefield, Connecticut.
Por muitos anos acreditou-se Vaughn foi pai de Inglês cineasta e produtor Matthew Vaughn, nasceu quando o ator estava em um relacionamento com início dos anos 1970 socialite Kathy Ceaton, mas uma investigação de paternidade muito mais tarde, posteriormente identificado como o pai de George Vere Drummond, um aristocrata Inglês e afilhado do rei George VI. Cedo na vida de Matthew Vaughn Robert havia pedido o nome da criança a ser Vaughn, e ele continua a usar o sobrenome profissionalmente.
Em agosto de 1955, pouco antes de sua estréia no cinema, Robert Vaughn foi escalado como Judas Iscariotes em The Pilgrimage Play, no Teatro histórico Peregrinação em Hollywood. O local, hoje conhecido como o John Anson Ford Amphitheatre, foi construído na década de 1920 para produções anuais do jogo por teósofo Christine Wetherill Stevenson.
Ele apareceu nos Estados Unidos no início de 1970 como o ator principal na peça Tom Stoppard, The Real Inspector Hound.
Ele tem retratado presidentes Franklin D. Roosevelt e Harry S. Truman, além de Woodrow Wilson (em 1979 televisão mini-série Backstairs na Casa Branca). Ele jogou adicionalmente Roosevelt em 1982 telefilme FDR: Que homem na Casa Branca.
Ele retratou Jurado 9 em Twelve Angry Men no Birmingham Repertory Theatre no Reino Unido em outubro de 2013.  Entre novembro de 2013 e junho de 2014, ele desempenhou o mesmo papel quando a produção foi transferida para o Teatro Garrick no West End de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário