sábado, 28 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Tony Curtis (nascido Bernard Schwartz, 03 de junho de 1925 - 29 de setembro de 2010) foi um ator de filme americano cuja carreira se estendeu por seis décadas, mas teve sua maior popularidade durante os anos 1950 e início dos anos 1960. Atuou em mais de 100 filmes em papéis que cobrem uma ampla gama de gêneros, da comédia ao drama sério luz. Em seus últimos anos, Curtis fez numerosas aparições na televisão.
Embora seus primeiros papéis no cinema foram em parte o resultado de sua boa aparência, pelo meio depois da década de 1950, tornou-se uma presença na tela notável e forte. Ele começou provando ser um ator dramático bem, tendo a faixa de agir em inúmeros papéis dramáticos e de comédia. Em suas primeiras peças que ele atuou em uma série de filmes medíocres, incluindo swashbucklers, westerns, comédias leves, esportes, filmes e um musical. No entanto, no momento em que ele estrelou em Houdini (1953) com sua esposa Janet Leigh ", seu primeiro sucesso claro", observa o crítico David Thomson, sua atuação tinha progredido imensamente.
Ele ganhou seu primeiro reconhecimento sério como ator dramático hábil em Sweet Smell of Success (1957) com a co-estrela Burt Lancaster. No ano seguinte, foi nomeado para um Oscar de Melhor Ator em outro drama, The Defiant Ones (1958). Curtis, em seguida, deu o que sem dúvida poderia ser chamado o seu melhor desempenho: três papéis inter-relacionados na comédia Some Like It Hot (1959). Thomson chamou-lhe um "filme ultrajante", e uma pesquisa realizada pelo American Film Institute votou-o mais engraçado filme americano já feito.  O co-estrelou filme de Jack Lemmon e Marilyn Monroe, e foi dirigido por Billy Wilder. Isso foi seguido por comédia de Blake Edwards Operation Petticoat (1959), com Cary Grant. Ambos eram comédias frenéticos, e mostrou seu timing cômico impecável.  Ele sempre colaborou com Edwards em filmes posteriores. Em 1960, Curtis co-estrelou em Spartacus, que se tornou outro grande sucesso para ele.
Seu estrelato e do cinema carreira diminuiu consideravelmente após o início dos anos 1960. Sua parte dramática mais expressivo veio em 1968, quando ele estrelou o drama da vida real O Estrangulador de Boston, que alguns consideram seu último papel no cinema major.  A parte reforçou sua reputação como um ator sério com seu retrato assustador do serial killer Albert DeSalvo.
Curtis era o pai de atrizes Jamie Lee Curtis e Kelly Curtis  por sua primeira esposa, a atriz Janet Leigh..... Curtis nasceu Bernard Schwartz, no Bronx, Nova York, para Helen (née Klein) e Emanuel Schwartz  Seus pais eram imigrantes judeus húngaros: seu pai nasceu em Ópályi, perto Mátészalka, e sua mãe era uma nativo de Nagymihály (Michalovce contemporâneo, Eslováquia); ela disse mais tarde que ela chegou em os EUA a partir de Losonc (Lučenec). Ele não aprender Inglês, até que ele tinha cinco ou seis, adiando a sua escolaridade.  Seu pai era um alfaiate ea família vivia na parte de trás do comprar-seus pais em um canto e Curtis e seus irmãos Julius e Robert em outro. Sua mãe, uma vez fez uma aparição como um participante no programa de televisão You Bet Your Life, hospedado pela Groucho Marx.  Curtis disse: "Quando eu era criança, minha mãe me bater e era muito agressivo e antagônicos." Sua mãe mais tarde foi diagnosticado com esquizofrenia. Seu irmão Robert foi institucionalizada com a mesma doença mental.
Quando Curtis tinha oito anos, ele e seu irmão Julius foram colocados em um orfanato por um mês porque seus pais não podiam pagar para alimentá-los. Quatro anos mais tarde, Julius foi atingido e morto por um caminhão. Curtis se juntou a uma gangue de bairro cuja principal crimes estavam jogando hooky da escola e menor furto na loja centavo local. Quando Curtis tinha 11 anos, um vizinho amigo salvou-o de que ele achou que poderia ter conduzido a uma vida de delinquência, enviando-o para um acampamento de escoteiros, onde ele foi capaz de trabalhar fora de sua energia e sossegar. Ele participou de Seward Park High School. Aos 16 anos, ele teve sua primeira parte pequena atuando em uma peça de teatro da escola.
Curtis se alistou na Marinha dos Estados Unidos após o ataque a Pearl Harbor ea guerra foi declarada. Inspirado pelo papel de Cary Grant em Destination Tokyo e Tyrone Power em Bater Dive (1943), ele entrou para a força submarina do Pacífico.  Curtis servido a bordo de uma proposta do submarino, o USS Proteus, até o final da Segunda Guerra Mundial. Em 2 de setembro de 1945, Curtis testemunhou a rendição japonesa na Baía de Tóquio a partir do sinal da ponte do seu navio cerca de uma milha de distância.
Após a sua quitação da Marinha, Curtis participou City College de Nova York no GI Conta. Ele então estudou interpretação na The New School, em Greenwich Village sob o influente diretor de teatro alemão Erwin Piscator. Seus contemporâneos incluídos Elaine Stritch, Walter Matthau, Beatrice Arthur, e Rod Steiger. Enquanto ainda estava na faculdade, Curtis foi descoberto por Joyce Selznick, o agente talento notável, diretor de elenco, e sobrinha do produtor de cinema David O. Selznick.
Em 1948, Curtis chegou em Hollywood aos 23 anos quando foi colocado sob contrato da Universal Pictures, ele mudou seu nome de Bernard Schwartz para Tony Curtis. O primeiro nome era a partir do romance de Anthony Adverse e "Curtis" era de Kurtz. Um sobrenome da família de sua mãe.  Embora a Universal Pictures lhe ensinou esgrima e equitação, de acordo com os temas cinematográficos da época, Curtis admitiu que estava . a princípio, apenas interessado em meninas e dinheiro também não era esperançoso de suas chances de se tornar uma grande estrela maior medo de Curtis estava tendo que voltar para casa para o Bronx como um fracasso.:
Eu era um tiro milhões-para-um, os menos propensos a ter sucesso. Eu não era homem baixo no totem, eu estava sob o totem, em um esgoto, amarrado a um saco.
Estréia na tela sem créditos de Curtis veio em Criss Cross (1949), jogando um dançarino de rumba. Em seu segundo filme, cidade através do rio (também em 1949), ele foi creditado como "Anthony Curtis".  Mais tarde, como "Tony Curtis", ele cimentou a sua reputação com performances de ponta como a intrigante imprensa agente Sidney Falco em Sweet Smell of Success (1957), com Burt Lancaster (que também estrelou em Criss Cross). Curtis deu um desempenho indicado ao Oscar como um branco intolerante fugitivo acorrentado ao negro Sidney Poitier em The Defiant Ones (1958).
Ele realizou tanto comédia tela e drama, e tornou-se um dos mais procurados estrelas de Hollywood. Comédias de Curtis incluem Some Like It Hot (1959), Sex and the Single Girl (1964), e The Great Race (1965). Seus dramas incluem o papel de escravo Antonino em Spartacus, de Stanley Kubrick (1960), co-estrelado por Kirk Douglas e Laurence Olivier;  The Outsider (1961), a verdadeira história de WW II veterano Ira Hayes; Taras Bulba (1962), vagamente baseado no romance curto de Nikolai Gogol, estrelado por Yul Brynner no papel-título e Tony Curtis como seu filho Andrei; e The Boston Strangler (1968), no qual ele interpretou o assassino confesso do título do filme, Albert DeSalvo. Ele também fez parte do elenco all-star em 1976 drama de Elia Kazan The Last Tycoon. Curtis foi indicado para um Globo de Ouro de Ator Coadjuvante por sua atuação em Spartacus (1960), juntamente com a co-estrela Kirk Douglas.
Curtis apareceu com freqüência na televisão; ele co-estrelou com Roger Moore na série de TV The Persuaders !. Mais tarde, ele co-estrelou em McCoy e Vega $. No início de 1960, ele era uma voz-over estrela convidada em Os Flintstones como "Stony Curtis".
Ao longo de sua vida, pintura e Curtis se, desde o início de 1980, pintado como uma segunda carreira. Sua obra comanda mais de US $ 25.000 por canvas agora. Nos últimos anos de sua vida, ele se concentrou em pintura, em vez de filmes. Um surrealista, afirmou Curtis "Van Gogh, [Paulo] Matisse, Picasso, Magritte" como influências.  "Eu ainda fazer filmes, mas eu não sou tão interessado em-los mais. Mas eu pinto o tempo todo." Em 2007, sua pintura The Table Red estava em exposição no Metropolitan Museum of Art, em Nova York. Suas pinturas também pode ser visto no Tony Vanderploeg Gallery em Carmel, Califórnia.
Curtis falou de sua decepção por nunca ser premiado com um Oscar. Em março de 2006, Curtis recebeu o Sony Ericsson Empire Lifetime Achievement Award. Ele também tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame, e recebeu a Ordre des Arts et des Lettres de França em 1995.
Curtis foi casado seis vezes.  Sua primeira esposa foi a atriz Janet Leigh, a quem foi casado 1951-1962, e com quem ele foi pai de Kelly e atrizes Jamie. "Por um tempo, fomos casal de ouro de Hollywood", disse ele. "Eu era muito dedicado e devotado a Janet, e em cima do meu comércio, mas em seus olhos que goldenness iniciados a se desgastar. Eu percebi que tudo o que eu era, eu não era suficiente para Janet. Isso me machucou muito e quebrou meu coração ".
O estúdio estava sob contrato com, Universal-Internacional, geralmente ficou fora da vida amorosa de seus estrelas. No entanto, quando eles escolheram para se casar, os executivos do estúdio passou três dias tentando falar com ele sobre isso, dizendo que ele estaria "envenenando-se no escritório de caixa." Eles ameaçaram "banimento" de volta para o Bronx e no final de sua carreira de brotamento. Em resposta, Curtis e Leigh decidiu desafiar os chefes de estúdio e, em vez fugiu e foram casados ​​por um juiz local em Greenwich, Connecticut. O comediante e amigo próximo Jerry Lewis veio como testemunha.
Foi o terceiro casamento de Leigh. Eles se divorciaram em 1962 e, em 1963, Curtis casou com Christine Kaufmann, a 17-year-old alemão co-estrela de seu filme mais recente, Taras Bulba. Ele afirmou que seu casamento com Leigh tinha terminou eficazmente "um ano antes".  Curtis e Kaufmann teve duas filhas, Alexandra (nascido em 19 de julho de 1964) e Allegra (nascido em 11 de julho de 1966). Eles se divorciaram em 1968. Kaufmann retomou sua carreira, que ela havia interrompido durante seu casamento.
Curtis também era casado com:
Leslie Allen (20 de abril de 1968 - 1982),; divorciado, dois filhos: Nicholas Curtis (1970-1994) e Benjamin Curtis (nascido em 02 de maio de 1973)
Andrea Savio (1984-1992); divorciado
Lisa Deutsch (28 de fevereiro de 1993 - 1994),; divorciado
Jill Vandenberg Curtis (6 de Novembro de 1998 - 29 de setembro de 2010; sua morte)
Sua última esposa foi 42 anos mais jovem. Eles se conheceram em um restaurante em 1993 e se casaram em 1998. "A diferença de idade não nos incomoda. Nós rimos muito. Meu corpo está funcionando e tudo é bom. Ela é a mulher mais sexy que eu já conheci. Nós não fazer pensar sobre o tempo. Eu não uso Viagra também. Existem 50 maneiras de agradar o seu amante. "
Seu filho Nicholas (31 de dezembro de 1970 - 02 de abril de 1994, com Leslie Allen) morreu de uma overdose de heroína na idade de 23. Com a morte de seu filho, Curtis comentou: "Você nunca tem mais de que a morte de. uma criança. Não. Não posso falar sobre isso ",  e que era" uma coisa terrível quando um pai perde seu filho. "
De acordo com o Pittsburgh Post-Gazette, Curtis, que tinha um problema com o alcoolismo e abuso de drogas, passou pelo centro de tratamento da Betty Ford Clinic, em meados dos anos 1980, que foi um sucesso para ele.
A partir de 1990, Curtis e sua filha Jamie Lee Curtis deu um renovado interesse na herança judaica húngara de sua família, e ajudou a financiar a reconstrução do "Grande Sinagoga" em Budapeste, Hungria. A maior sinagoga da Europa de hoje, foi originalmente construído em 1859 e sofreu danos durante a Segunda Guerra Mundial.  Em 1998, ele também fundou a Fundação Emanuel para Cultura Húngara, e serviu como presidente de honra. A organização trabalha para a restauração e preservação de sinagogas e cemitérios judaicos 1300 na Hungria. Ele dedicou isso aos 600.000 vítimas judias do Holocausto na Hungria e terras ocupadas pelo Exército húngaro.  Ele também ajudou a promover a imagem nacional da Hungria em comerciais......Em 1965, Tony Curtis foi animada em um episódio de Os Flintstones; Ele também expressou seu caráter. Em 1994,  um mural com sua imagem, pintado pelo artista George Sportelli, foi desvendada no viaduto Sunset Boulevard da Rodovia Hollywood Freeway 101, na Califórnia. O mural foi transferido para Hollywood Boulevard e Bronson Avenue em setembro de 2011.
Também em 1994, a Fundação Memorial da Marinha dos EUA atribuiu o seu Prémio marinheiro solitário por seu serviço naval e sua carreira de ator subsequente.
Em 2004, ele foi introduzido na Universidade de Nevada, Las Vegas Hall of Fame.  A rua é nomeado após ele no desenvolvimento Sun City Anthem em Henderson, Nevada.
Em 2008, ele foi destaque no documentário The Story Jill & Tony Curtis sobre seus esforços com sua esposa para resgatar cavalos provenientes de matadouros.
Em outubro de 2008, de Curtis autobiografia americano Prince: A Memoir, foi publicado  Nela, ele descreve seus encontros com outras lendas de Hollywood da época, incluindo Frank Sinatra e James Dean, bem como o seu duro-bate infância e caminho para. sucesso. Ela foi seguida pela publicação de seu próximo livro, The Making of Some Like it Hot:. Minhas Memórias de Marilyn Monroe eo filme American Classic (2009) [30] Curtis compartilhou suas lembranças da realização do filme, em particular sobre Marilyn Monroe, cujo palhaçadas e atitude sobre o conjunto fez todo mundo miserável.
Em 22 de maio de 2009, Curtis pediu desculpas à audiência de rádio BBC depois que ele usou três palavrões em uma entrevista de seis minutos com BBC apresentador William Crawley. O apresentador também pediu desculpas ao público por Curtis do "realismo Hollywood." Curtis explicou que ele pensou que a entrevista estava sendo gravada, quando na verdade era ao vivo.
Curtis foi um democrata ao longo da vida e participaram da Convenção Nacional Democrática 1960 ao lado de artistas liberais como Edward G. Robinson, Shelley Winters, Ralph Bellamy, e Lee Marvin.
Curtis desenvolveu um vício pesado de cocaína em 1974 durante as filmagens de Lepke, num momento em que seu estrelato havia diminuído consideravelmente e ele estava sendo oferecido alguns papéis no cinema.  Em 1984, Curtis foi levado às pressas para o hospital sofrendo de cirrose avançada, como resultado de seu alcoolismo e vício de cocaína. Ele então entrou no Betty Ford Clinic e prometeu superar suas várias doenças.  Ele foi submetido a cirurgia de revascularização cardíaca em 1994, depois de sofrer um ataque cardíaco.
Curtis quase morreu quando contraiu pneumonia em dezembro de 2006 e ficou em coma por mais de um mês. Como resultado, ele usou uma cadeira de rodas depois e podem caminhar distâncias curtas única.
Em 8 de julho de 2010, Curtis, que sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), foi hospitalizado em Las Vegas, depois de sofrer um ataque de asma durante um compromisso de autógrafos em Henderson, Nevada, onde ele morava.
Curtis morreu em sua casa Henderson em 29 de setembro de 2010, de uma parada cardíaca.  Ele deixou para trás cinco filhos e sete grandchildren.ref Sua viúva Jill disse à imprensa que Curtis sofria de . vários problemas pulmonares por anos, como resultado do tabagismo, embora ele tinha parado de fumar cerca de trinta anos antes  Em um comunicado à Associated Press, sua filha, a atriz Jamie Lee Curtis, declarou:
"Meu pai deixa para trás um legado de grandes atuações em filmes e em suas pinturas e assemblages. Ele deixa para trás as crianças e suas famílias que o amavam e respeitavam ele e uma esposa e sogros que foram dedicados a ele. Ele também deixa para trás os fãs em todo o mundo. Ele fará muita falta ". Seus restos mortais foram enterrados no Palm Memorial Park Cemetery em Henderson, Nevada, em 4 de Outubro de 2010.  Seu serviço memorial foi assistido por suas filhas, Jamie Lee Curtis e Kelly Curtis; Arnold Schwarzenegger; Rich Little; e Vera Goulet, viúva de Robert Goulet. Investor Kirk Kerkorian, o ator Kirk Douglas e cantor Phyllis McGuire estavam entre os pallbearers honorários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário