sábado, 28 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos


 Rodney Stephen "Rod" Steiger (14 de abril de 1925 - 09 de julho de 2002) foi um ator americano conhecido por suas performances em filmes como On the Waterfront, The Knife Big, Oklahoma !, The Harder They Fall, Across the Bridge, The agiota, Doutor Jivago, no calor da Noite, Waterloo, Pato, Você Ventosa !, e The Amityville Horror, bem como os programas de televisão Marty e Jesus de Nazaré......Steiger nasceu em Westhampton, Nova Iorque, filho de Lorraine  e Frederick Steiger,  de francês, escocês, e descendência alemã.  Steiger foi criado como um luterano.  Ele nunca conheceu seu pai, um vaudevillian que tinha sido parte de uma equipe de música e dança de viajar com a mãe de Steiger (que posteriormente deixou o show business).  Steiger cresceu com sua mãe alcoólatra antes de fugir a partir de casa aos dezesseis anos para se juntar à Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto servia como Torpedeiro em destroyers, ele viu a ação no Teatro do Pacífico Sul, incluindo a batalha de Iwo Jima.
Steiger apareceu em mais de 100 filmes. Ele começou sua carreira de ator no teatro e na televisão ao vivo no início da década de 1950. Em 24 de Maio de 1953, um episódio de Goodyear Television Playhouse jump-started Sua carreira. O episódio foi a história de Marty escrito por Paddy Chayefsky. Marty é a história de um açougueiro caseira solitário do Bronx em busca do amor. Recusando-se a assinar um contrato com o estúdio de sete anos, Steiger mais tarde recusou o papel na versão cinematográfica em 1955. A assinatura de um contrato com o estúdio naquela época teria restringido a gama de papéis Steiger poderiam desempenhar e determinou a imagem ele retratou na tela; aqueles eram duas coisas Steiger oposto a toda a sua carreira.
Ele ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua interpretação do chefe de polícia Bill Gillespie em No Calor da Noite (1967) oposto Sidney Poitier. Ele foi nomeado para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para On the Waterfront (1954), no qual ele interpretou o irmão do personagem de Marlon Brando. Ele foi indicado novamente, desta vez de Melhor Ator, para o corajoso O Pawnbroker (1965), um filme de Sidney Lumet em que Steiger retrata um sobrevivente do Holocausto emocionalmente retraídas morando em New York City.
Ele jogou Jud Fry na versão cinematográfica do musical de Rodgers e Hammerstein Oklahoma !, no qual ele fez o seu próprio canto. Um de seus papéis favoritos era como Komarovsky em Doutor Jivago (1965). Steiger, um dos dois únicos americanos no elenco do filme, foi inicialmente apreensivo sobre como trabalhar com esses grandes atores britânicos como Ralph Richardson e Alec Guinness e tinha medo de que seu desempenho não misturar com as deles, mas ele ganhou aclamação para este papel. Ele também fez amizade com o ator Tom Courtenay neste filme.
Ele também apareceu em The Knife Big como um chefe estúdio de cinema indevidamente agressivo que repreende estrela de cinema Jack Palance; como Al Capone em Al Capone (1959); como o Sr. Joyboy em The Loved One; como o serial killer em Nenhuma maneira de tratar uma senhora; NCO como um gay reprimido em O Sargento (1968); e como rabino Saunders em The Chosen (1981).....Ele também jogou figuras bem conhecidas, tais como Napoleão Bonaparte em Waterloo (1970); Benito Mussolini nos últimos quatro dias (1974) e novamente em O Leão do Deserto (1981); W. C. Fields em W. C. Fields and Me (1976); Pôncio Pilatos em TV minissérie de Franco Zeffirelli Jesus de Nazaré (1977); US Marshal Bill Tilghman em Gado Annie e pouco Britches (1981), e chefe da máfia Sam Giancana na minissérie de TV, Sinatra (1992). Steiger apareceu em vários filmes italianos, incluindo Mãos sobre a Cidade (1963) e Lucky Luciano (1974) (ambos de Francesco Rosi) também Duck de Sergio Leone, e, Você otário! (1971), estrelado por James Coburn. Na França, ele estrelou em Innocents de Claude Chabrol com as mãos sujas opostos Romy Schneider.
Em seus últimos anos ele apareceu em The Amityville Horror (1979); O Vizinho (1993), O Especialista (1994), e Marte Ataca !. Na televisão, ele apareceu na minissérie Esposas de Hollywood Jackie Collins (1985), Contos de Armistead Maupin da Cidade (1993), e um filme de televisão Columbo 1995, Strange Bedfellows. Entre seus papéis finais foi o juiz do drama de prisão, The Hurricane (1999). O filme reuniu-lo com o diretor Norman Jewison, que o havia dirigido em No Calor da Noite. Seu último filme foi Poolhall Junkies (2002).
Steiger também estrelou na versão cinematográfica da peça de Kurt Vonnegut Feliz Aniversário, Wanda de Junho (1971). Em 1969, ele apareceu na adaptação cinematográfica de Ray Bradbury The Illustrated Man com sua então esposa, Claire Bloom. Ele foi oferecido o papel-título de Patton, mas recusou porque ele não queria glorificar a guerra.  O papel foi então dado a George C. Scott, que ganhou um Oscar de Melhor Ator. Steiger chamado esta recusa o seu "mais idiota passo na carreira".
Em 1985, Steiger realizado no álbum de Joni Mitchell Dog Eat Dog, onde ele forneceu a voz de um evangelista na canção "Tax Free".
Steiger era casado cinco vezes: ele se casou com a atriz Sally Gracie (1952-1958), a atriz Claire Bloom (1959-1969), Sherry Nelson (1973-1979)  Paula Ellis (1986-1997)  e atriz Joan Bento Steiger (casado de 2000 até sua morte).  Ele teve uma filha, cantora de ópera Anna Steiger (nascido em 1960) por Bloom, e um filho, Michael Steiger (nascido em 1993), a partir de sua casamento com Ellis.
Steiger morreu de pneumonia e complicações de uma cirurgia para um tumor da vesícula biliar em 9 de julho de 2002, em Los Angeles  e foi sepultado em Forest Lawn - Hollywood Hills Cemetery. O filme Saving Shiloh, lançado em 2006, foi dedicado à sua memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário